02/08/20

Alerta ligado





Análise do técnico Paulo Autuori, a respeito dos dois jogos contra o ECTD:

"- Foi muito importante, não ficamos fazendo treinos com equipes apenas para ganhar. Nosso objetivo era fazer amistosos com equipes que tivéssemos parâmetro para o que vai ser o nível do Brasileiro. Ótimo o fato de conseguirmos fazer esses dois jogos contra o Fluminense apresentando coisas bem interessantes. Está se construindo uma equipe que não vai ser espetacular, mas vai ser competitiva, como mostrou no primeiro tempo. Chegamos, poderíamos ter feito gols, tivemos oportunidades. Mas saio satisfeito pela qualidade e nível competitivo dos dois jogos".

Bom, considerando que o tricolor tem um time para brigar mais na parte de baixo da tabela no que na de cima - e pelo que mostrou o Botafogo -, então devemos ficar bastante preocupados, afinal, foram 180 minutos disputados e saímos com o saldo de um empate e uma derrota. 

Jogamos pior do que eles? Não. Mas ainda assim, se tivemos bastante dificuldade contra o time apenas limitado (como o nosso) do ECTD, fica difícil ficar animado para os confrontos diante de algumas equipes mais técnicas no Brasileirão. 

Vamos torcer para que muita coisa se ajeite nessa última semana de preparação.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

38 comentários:

keven disse...

Rodrigo, o PA já encheu o saco, só fica usando termos pra enrolar e está bagunçando com a escalação, a impressão que dá , é que ele não está nem aí para o que está acontecendo e coloca o auxilar para ficar passando os treinos e orientando o time. Ele não reconhece que o Time joga ruim nunca. O Botafogo está praticamente com um mês de treinamento e não evoluiu praticamente nada.

Rodrigo Federman disse...

Keven, o fato é que o PA é um gerente de futebol tem tempo. Atuar como treinador não parece ser algo que o motive mais.
Abs e SA!!!

Christian disse...

Vi mtos botafoguenses achando os resultados de bom tamanho pelo nível do Fluminense...um total absurdo, o time deles é super fraco. Enfim PA já tá arrumando terreno pra no final do campeonato explicar a teoria por traz do nosso 16⁰ lugar na classificação.

Lucas lima disse...

Bom dia Rodrigo e amigos do blog,fico imaginando a realidade após um inicio ruim contra Bahia e bragantino vão chegar dizendo que i nível do futebol eh nivelado pelo alto e que as equipes são muito estruturada e tal kkk ai nós simples torcedores veremos que esse tempo todo e cbom um bom elenco não conseguirão dar um padrão de jogo e acertar as melhores opções para formar o time,ontem mais uma vez Honda de volante deixando caio Alexandre muito recuado sem chance de apresentar o seu melhor que eh o passe médio e longo. Eu tentaria essa formação (apesar de não ter visto nada animador no Luiz otavio) Luiz Otávio e caio Alexandre de volantes, Honda e Nazário no meio, luís Henrique tendo liberdade para jogar e o Pedro Raul na área, dai veríamos se esse 433 realmente eh o melhor esquema para esse time . Saudações alvinegras!

Marcio disse...

Apenas como curiosidade, após o retorno o botafogo fez 5 jogos (2 foram amistosos), marcou 7 gols e sofreu 3. Entretanto dos 7 gols marcados, 6 foram em uma única partida e justamente na que o Autuori não estava no banco. Dos 5 jogos, 3 foram contra o Fluminense (2 amistosos), com 2 empates e uma derrota.
Vale lembrar também que antes a paralisação levamos uma pancada de 3 do Flamengo, outra de 3 do próprio Fluminense e vencemos o Vasco na "última" bola do jogo, gol do I. Cássio.
No total em 2020 foram 6 clássicos, contando os amistosos contra o Fluminense, com 3 derrotas, 2 empates e 1 vitória; 8 gols sofridos e apenas 2 marcados. 28% de aproveitamento nos clássicos.
Obviamente não se pode colocar tudo isso na conta do Autuori, já que veio para substituir o Valentim, mas na conta do departamento de futebol/inteligência sim, pois a manutenção do Valentim no comando no inicio da temporada foi um erro grave.
Sobre as palavras do Autuori, entendo que não se pode fazer amistosos apenas para ganhar, pois assim escolhe-se um adversário que nada exige, mas independente de ser amistoso, uma Equipe deve jogar para ganhar sempre.
Se, por exemplo, um atacante não consegue fazer gols em um amistoso, onde a pressão é menor, como vai fazer quando valer 3 pontos? A vitória traz confiança!
No mais, algumas das substituições que fez eu não gostei, principalmente a entrada do agora "polivalente" G. Santos (se cuida Gatito!), pois poderia observar os jogadores sem que isso causasse uma "desorganização".
O fato é que tem muito o que trabalhar, melhorar, avançar...
Para terminar, andei olhando alguns jogos por aí e não tem ninguém apresentando um bom futebol, o marasmo de sempre continua, que o BOTAFOGO consiga aproveitar para largar bem no campeonato.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Christian, como eu disse, os resultados foram o de menos. Preocupante mesmo é termos tantas dificuldades (sem nenhuma vitória) de um adversário fraco também.

Lucas, e devemos agradecer aos céus que os dois são times regulares e iguais ao nosso, pois seria muito pior começar o campeonato enfrentando Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Inter, Atlético...rs

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO e amigos,desculpem,mas BEOCUTAS.
Torcedor de TV não é fácil,acha que SABE TUDO,mas não é treinador,não participa do dia a dia do clube,ou seja,quem treina bem e joga mal e vice versa.Tem sempre a melhor solução para melhorar o time,rsrsrs.
Deixo claro que não estou criticando as opiniões de ninguém,pois também SOU TORCEDOR de TV,e por isso evito os meus ACHISMOS de saber qual a melhor tática,esquema de jogo,etc,etc,rsrsrs.
NÃO SOU DIFERENTE DA MAIORIA,APENAS TENTO ME CONTROLAR E DOU TEMPO AO TEMPO PARA CRITICAR OU ELOGIAR.
Acredito que,NO MOMENTO,depois de poucas partidas,detonar o treinador,jogadores,etc,a meu ver é PURO ACHISMO.Por isso,como disse acima,prefiro aguardar mais jogos.
Leio sempre todas as opiniões e concordo com o UlTIMO PARÁGRAFO do JACOB e com o comentário do DANIEL,ambos de ontem.
Acrescento que o HONDA disse ao treinador onde preferia jogar e até agora não mostrou nada de anormal,ou seja um jogador fora de série como nós TORCEDORES esperávamos.
Achar que ele mais avançado seria MB para o time é pura adivinhação,pois o próprio atleta não quer.
Encerro lembrando que BEOCUTAS,e por ser TORCEDOR igual a vocês,prefiro aguardar algum tempo para não usar o meu ACHISMO logo de cara e depois pagar mico,ahahaha.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio. Os números comprovam que as coisas não estão boas. E nem evoluindo. Ah, todos estão mal? Ok, concordo...mas pensemos no nosso lado, afinal, quantas vezes deixamos de conquistar boas coisas por causa da própria incompetência (interna), né?

Jota, mas não há detonamento de ninguém? Há sim, críticas e elogios, de acordo com os "merecimentos". Eles são profissionais do "espetáculo", ou seja, são/estão sujeitos a isso. E o papel do torcedor é fazê-lo, dentro de suas convicções e apresentando argumentos. Por fim, sobre o Honda, não é questão de ser fora de série (pois nunca foi, nem mesmo nos melhores tempos do Milan), mas a inegável superioridade técnica dele nesse elenco do Botafogo. Daí o que chamo de subaproveitamento, pois utilizá-lo apenas para passes laterais, desculpe, eu acho um enorme desperdício. E não precisa o Autuori acompanhar diariamente e eu apenas pela TV. É uma opinião que acho pouco provável que mude. rs

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,respeito as opiniões contrárias,mas o amigo dizer que aqui não detonam o PA eu devo estar lendo outro BLog,rsrsrs.
Enfim,ficarei quieto,mas lembro sempre que,nem você,nem eu,nem ninguém deve se julgar o dono da verdade,afinal BEOCUTAS.
Um bom domingo,queira-me bem e SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.Quando você tiver a minha idade garanto que esses rompantes alvinegros irão diminuir,rsrsrs.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, eu entendo "detonar" como criticar a pessoa e/ou, no profissional, sem apresentar argumentos ou justificativas. Quem está criticando (e eu sou um deles), está apresentando seus pontos de vista, claro, com a certeza de que não existe verdade absoluta. Por fim - e por ser músico nas horas vagas -, repito: Artista (e eles são artistas) está sujeito às críticas quando for mal e elogios quando for bem. O que não dá, é para ficar isento! Pelo menos, eu, sendo público, não me contento com algo insosso vindo do "palco". rs
Abs e SA!!!

Daniel disse...

Eu creio numa campanha brigando entre 12º e 8º lugar, sem brigar por permanência na série A mas também sem brigar por G6.
Vejo dois fatores como determinantes: Primeiro, o início do campeonato dirá muito, se arrancarmos bem, talvez briguemos pela pré Libertadores, se arrancarmos mal talvez passemos algum sufoco.
Outro fator é salários em dia, se realmente quitarem tudo dia 15 como Montenegro falou, será um desempenho, mas se isso não se confirmar será outro desempenho.

RICARDO SOUZA disse...

Rodrigo, desculpe mas Honda não joga apenas dando passe pro lado.. aliás Honda tem jogado na mesma posição do Gerson do Fla, e tentando sair com criatividade desde a intermediária, o que acho super válido como conceito de jogo.
Agora, ele olha pro lado e tem Luiz Henrique/Luiz Fernando/Rhuan/GSe não Everton Ribeiro.. não é fácil pro japa.

Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Daniel, tudo bem que hoje em dia, até a vaga de pré-Libertadores está banalizada e mais fácil de conseguir, já que até 7 ou 8 colocando (dependendo) podem alcançar. Mas concordo que salários em dia podem e farão toda diferença ao final.

Ricardo, entenda, não é uma crítica ao futebol apresentado pelo Honda. É uma lamentação por estar sendo aproveitado pela metade do que poderia render. E desculpe, ele tem feito o papel ali, legal, com correção (até porque, é um bom jogador), mas para o que ele vem exercendo, acho que é pouco do que poderíamos aproveitar dele. Quanto ao Gerson, vejo ele chegando muito mais na frente. Dá para contar nos dedos as raras bolas em que o Honda aparece na frente. Não pode termos um jogador como o japonês sem que consiga dar um ou dois chutes (no mínimo) ao gol adversário.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre o Honda jogar de volante, já o fez na curta passagem pelo Vitesse, apenas 4 jogos.
Entretanto, trago uma matéria do Lance de fevereiro de 2020, sobre a possibilidade dele ser utilizado nessa função e como ele atuou pelo clube holandês.

"Caminho para Autuori? Honda foi segundo homem de meio na Holanda
Jogador japonês foi volante e ocupou a primeira linha do meio-campo durante passagem pelo Vitesse, algo que pode se repetir no Botafogo"

Durante a curta passagem que teve pelo Vitesse-HOL no fim do ano passado, Keisuke Honda atuou como segundo homem de meio-campo, um volante, mais recuado do que "estourou" para o futebol. O LANCE!, portanto, analisou uma atuação do japonês pelo clube. A partida escolhida foi Heereveen 3 x 2 Vitesse, no dia 29 de novembro, pelo Campeonato Holandês.
A EQUIPE
O Vitesse era comandado pelo russo Leonid Slutskiy, técnico que havia treinado Honda no CSKA Moscou e solicitou a chegada do japonês no clube holandês, que não vinha de uma boa sequência na Eredivise. A equipe era escalada em um 4-2-3-1 com os dois jogadores de lado aparecendo com frequência no ataque.
O estilo de jogo era de sair tocando desde o tiro de meta, atrair o adversário e apostar em uma bola longa para que um desses atletas de lado de campo pudessem chegar a uma posição confortável de ataque sem marcação. Honda, portanto, tinha papel fundamental: era um dos principais responsáveis por buscar tais passes em profundidade.
COMO O JAPONÊS ATUOU
No 4-2-3-1, Keisuke Honda fazia parte da primeira linha do meio-campo, como segundo volante. Completavam o setor Matús Bero, volante com maior responsabilidade defensiva, e Riechedly Bazoer, um pouco mais à frente. Mais longe do gol adversário, o japonês ocupou cada vez mais o campo de defesa.
Honda, contudo, não se destaca pela parte defensiva. Na verdade, o japonês pouco aparecia em duelos individuais com os atletas adversários - a função do camisa 33 era mais de ocupar espaços e compor a linha de marcação. Por isto, os outros dois membros do meio-campo o "compensavam": Bero pouco quase nunca passava da parte central e Bazoer, se destacando pela força física, aparecia com frequência no lado direito do meio, justamente o setor de Honda.
No tiro de meta, Honda recuava e ficava entre os zagueiros, com os laterais avançando - formando, assim, uma linha de três jogadores à frente do goleiro. Por vezes, o japonês recebeu a bola perto da grande área e avançou buscando um passe vertical, na maioria das vezes buscando os lados do campo ou Tim Matavz, o atacante da equipe(...)"

https://www.lance.com.br/botafogo/caminho-para-autuori-honda-foi-segundo-homem-meio-holanda.html

Segundo a matéria, embora escalado como segundo homem de meio campo, o técnico trabalhou para que outros jogadores se encarregassem da marcação, "poupando" o Honda para a organização do Time.
Já no BOTAFOGO, mesmo escalado como segundo homem, Honda não terá esse refresco na marcação, já que os outro jogador de meio, Nazário, não tem essa força.
Caso a análise esteja correta, fica claro que há variações dentro do mesmo esquema, que escalar na mesma posição não quer dizer ter as mesmas obrigações.

SA!!!

Sergio disse...

Já encheu o saco esse modo de dirigir o Botafogo e esses discursos que tentam justificar o injustificável. Eu ia perguntar quantos gols o Botafogo fez sob o comando do Autuori, mas o Márcio já respondeu assim como o número de gols sofridos, resultado muito ruim. Pouca esperança de algo além do objetivo de não ir para a segundo a. Muito pouco para o Botafogo. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Muito bom, Marcio. O técnico em questão fez certinho e apesar de escalar o Honda de segundo volante, soube identificar as maiores qualidades do japonês.

Sérgio, o pior é que com Rotembergs da vida por lá, até a tal SA me deixa um pouco preocupado.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Ricardo mencionou o Gerson, que ao olhar para frente, encontra o E. Ribeiro.
Não vou comparar jogadores, mas Arrascaeta, B. Henrique, G. Barbosa e o próprio E. Ribeiro se movimentam muito, há trocas de posições constantes, o que confunde as defesas adversárias e facilita o jogador que tem a bola. O G. Barbosa quando sai para os lados do campo, B. Henrique entra como centroavante, apenas para ficar em um exemplo.
Aliás, vale dizer que o B. Henrique chegou ao Flamengo com 28 anos e 40 gols marcados na carreira; atualmente tem 83, ou seja, uma evolução assustadora, tanto em gols, quanto em passes para gols.
Sem pestanejar, tem muito mérito do técnico nessa situação e duvido que um brasileiro chegasse próximo a essa performance.
E já que chegamos ao Time deles, o gol que sofreram do Liverpool é uma demonstração de como uma movimentação é importante, pois o Henderson fez o passe no Salah e o F. Luis interceptou, quando a bola retornou aos pés do Henderson, Mané que estava marcado pelo Rafinha pelo lado esquerdo do grande círculo, saiu imediatamente para receber o lançamento em profundidade, entre a zaga (Henderson deu apenas dois toques na bola, um para arrumar, outro para lançar. O R. Caio estava fazendo a cobertura do Mari... Firmino percorreu mais ou menos uns 50 metros absolutamente livre para receber o passe.
Sem movimentação, o Henderson teria de dar mais de dois toques na bola e ver a melhor jogada, provavelmente a marcação chegaria.
Como diria o Gentil Cardoso, "Quem se desloca recebe, quem pede tem preferência"; acho muito pouco o futebol brasileiro entender como movimentação o centroavante sair da área para fazer o pivô ou a "casquinha", o jogador se movimentou, é necessário que outro ocupe a posição.
Uma observação final.
Está muito bom esse debate.
SA!!!

VinnyMarques disse...

Não vejo outro modo desse time jogar se não no 442. Muito mais fácil achar alguém pra jogar com o Caio aliás, do que sacrificar o Honda como 8. Bota o Guilherme ali! Honda e Nazário, Kalou e Pedro. O resto do time é o que já estamos cansados de saber. Não tem erro. É fazer o simples e colocar pra jogar. Já cansei da teimosia do Autuori.

Anônimo disse...

Um recado ao Jota!

Pela sua experiência no futebol e acompanhando sempre as opiniões dos torcedores, chegamos sempre a mesma conclusão, torcedor é sempre torcedor, Jota como eu, estamos em outra escala de torcedor ou patamar, os da terceira idade.
Paulo Autuori, é uma baita técnico, que sua história e títulos no futebol; já diz tudo.
Paulo Autuori fez uma análise perfeita do Botafogo atual, está montando a equipe e em vez de fazer como o rival, ganhar do olaria de 9x0 seria que algum torcedor assistiu as partidas finais do carioca de flamengo e fluminense eu acho que não assistiram.
Fluminense é um time arrumado e com um bom treinador e um time pronto se não é um time para ganhar o brasileiro; tá longe de ser um time fraco,como aqui falaram, respeitando quem pensa diferente é claro.
Paulo Autuori, aos poucos vai montando sua equipe, Gatito titular,Barrandeguy subindo jogo a jogo, ótimo lateral, será um dos melhores do brasileiro,Benevenuto,Kanu e Foster três bons zagueiros e o Vitor Luis, que dispensa apresentação.
Caio Alexandre um menino de futuro e o Honda tem tudo para dar certo.
Bruno Nazário e principalmente Kalou, dispensa comentários.
Luis Henrique e Pedro Raul ou o futuroso artilheiro Babi.
Acredito no trabalho do técnico e vejo diferença para os demais torcedores a opinião do Botafogo.
Espero salários em dia, para poder cobrar melhores resultados.

Marcos

Rodrigo Federman disse...

Excelente explicação, Marcio. Nada a acrescentar. Isso só mostra o quanto um técnico pode acrescentar, ser mais do mesmo ou prejudicar um time. Hoje, vejo o PA sendo mais do mesmo.

Vinny, como o Marcio colocou: pode até deixar o Honda ali, mas deixa ele subir e ajudar na criação também.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcos, respeito a opinião do amigo, porém, discordo em grandes partes. De todo modo, também acho que os salários em dia pode fazer esse elenco medíocre passar o BR sem sustos.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Eu não acho o Honda fora de série, apenas um bom jogador acima da media do futebol brasileiro atual, mas fora de série no país não vejo nenhum jogador. O Jorge Jesus mostrou como aproveitar o material que tem, claro que o elenco que tinha em mãos era muito bom além de opções para o banco, e nesse combalido futebol brasileiro com esse elenco e 80 por cento dos times abaixo da média ele deitou e rolou. Só para lembrar que o técnico anterior com o mesmo elenco o time ia mal das pernas.
Gosto do Autuori, mas repito: prá mim não dá mais, perdeu o encanto pelo futebol. Mais parece um burocrata cumprindo funções do que criando soluções. Abs e SB!

Marcio disse...

Em seu comentário, o Marcos se referiu ao Forster como um bom zagueiro...
Obviamente eu não tenho condições de avaliá-lo, pois jamais assisti qualquer jogo dele.
Mas a citação do Marcos sobre o Forster me fez lembrar que não faz muito tempo, aqui no Blog, havia quem argumentasse que o Marcelo tem baixa estatura para zagueiro, com os seus 1,81 m.
E o Forster?
Também tem 1,81 m!
No meu entendimento, nada muda, já que não adianta um gigante se o posicionamento for ruim.
SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo e turma.
Vou dar um palpite (mais vontade do que palpite ou sugestão).
O Botafogo só consegue algo com esse grupo se trouxer um "acende vestiário".
Põe o PA de gerente e traz o Lisca. Com esse plantel, o único que poderia levar a algo melhor como uma LA.
Ele tem excelentes conhecimentos táticos, agrega grupos e chuta portas de vestiário. E tem horror de acomodados
SA

Paulo de Poa

Anônimo disse...

MARCOS,obrigado pelo recado,mas discordo quanto a terceira idade,pois ano que vem,quando eu completar 80 no lombo,passarei a ser da MELHOR IDADE,sempre aprendendo com os mais novos e com os coroas,pois quem pensa ser o dono da verdade,já morreu e não sabe,rsrsrsr.
NO MOMENTO,concordo com o seu texto sobre jogadores e o treinador,mas prefiro aguardar alguns jogos do CB para ver O QUE ACONTECERÁ.Tenho assistido a várias partidas e tirando alguns poucos times,PARECE que a maioria está no mesmo nível do nosso BOTAFOGO.É o futebol brasileiro atual,vamos aguardar.
Sabemos que um mesmo fato é visto de forma diferente por várias pessoas,assim acontece,E MUITO,no futebol.Como dizia NR,a unanimidade é burra.
Quer um exemplo? O VL,que acaba de chegar ao clube,foi muito hostilizado quando era nosso LE.Agora que voltou,os críticos da época se esqueceram e ele é a salvação da lavoura.
Encerro,agradecendo a sua referência e também a paciência do nosso amigo RODRIGO em aceitar e postar nossas MSG fora do tema.
Depois que ele ultrapassar a barreira dos"setenta",ficará mais paciente e tolerante com os erros dos nossos"craques e treinadores"de ponta,rsrsrsrs.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Fecho total contigo, Sérgio. É a minha sensação também.

Exato, Marcio.

Paulo, enquanto a SA não vier, não creio em mudanças. Mas o Lisca não me agrada. Folclórico demais. Rs

Jota, o CB é sempre um espaço democrático aos amigos botafoguenses. Hehehe

Abs e SA!!!

Sergio disse...

JOTA meu querido, o problema não são elencos do mesmo nível do Botafogo, inclusive acho que o time titular do Botafogo pode brigar para ficar entre os dez primeiros,o problema é a falta de proposta de jogo, que a do time atual é detestavel, o time toma sufoco de todo mundo e não incomoda ninguém. Até times como Paraná, Portuguesa carioca, Boa Vista e etc. tem proposta de jogo melhor que a do Botafogo. Não é possível um time depois da parada sob o comando do PA só fez um gol, amigo um gol, e com o auxiliar fez 6 gols! Há algo errada nessa dinâmica de jogo e vou repetir pela enésima vez: o time do Botafogo é engessado, burocrático demais, a criatividade do time parece ser contida com essa falta de movimentação do time e essa falta de proteção do meio, o time do Botafogo não evolui, e isso faz tempo. Torço ardentemente estar errado e injusto com o PA e o time decolar, esse é um desejo sincero, pois será para o nosso benefício. Mas se continuar com o estatutário 4 3 3 (by Márcio) com esse elenco, esquece, vai brigar para ficar entre os 6 últimos. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, e digo mais: o elenco. Time titular, também acho que ficaríamos entre os 8 até. O problema é que com dois jogos por semana direto, precisaremos de elenco. Outros times têm titulares iguais aos nossos, mas os reservas mantém o nível quando entram. No nosso time, confesso que não sei de um reserva que consiga manter minimamente o nível do titular. Elenco mal montado. Essa é minha grande preocupação.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Eu falei time titular, porque os reservas são tristes.
O que acho mais engraçado é que em 95 o PA jogava com 4 no meio, sendo que dois eram verdadeiros cães de guarda: Jamir e Leandro. O mundo da voltas. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, um 442 clássico, mas com dois volantes que sabiam jogar.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Mas a tabela do campeonato "permite" que seja estudado em quais jogos a "força máxima" pode e deve ser utilizada, principalmente no que diz respeito ao Honda e ao Kalou.
É preciso considerar quantos jogos os jogadores mais importantes do elenco suportam.
Como vão descansá-los dentro dos jogos, o que exige uma maior cota de sacrifício dos demais jogadores, em quais situações serão substituídos nos jogos ou entrarão no segundo tempo.
Inclusive um variação de esquema, 3-5-2, 3-4-3, 4-4-2, quando os citados tiverem de "descansar" em algumas partidas.
Será que o Forster entende como joga um volante?
Se entende, o C. Alexandre pode se tornar o segundo de meio campo e o Nazário o terceiro e o Honda ser adiantado quando o Kalou estiver ausente, ou também quando o próprio Honda for o ausente.
Se o G. Santos é o polivalente da vez, vai brigar no meio campo, segundo o Autuori, não custa lembrar que o Marcinho era meia atacante na base.
Alguém precisa pensar nas possíveis variações.
SA!!!

Anônimo disse...

OK,SÉRGIO,obrigado por me citar,entendi a sua avaliação.
Só não captei o que você quis mostrar quando diz que,com o treinador auxiliar o time fez seis gols e com o PA só um.Pareceu-me que o amigo quis dizer que o auxiliar é mais competente que o titular.É isso mesmo ou estou errado?JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, isso mesmo. Mas será que pensam essas coisas? Não consigo acreditar que já vinham observando o colosso GS como alternativa do meio de campo. Para mim, é tudo no susto e no chute.

Valeu, Jota.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, no Site do BOTAFOGO consta o elenco principal com 32 jogadores.
4 goleiros, 8 laterais, 5 zagueiros, 5 meio-campistas e 10 atacantes.
Uma observação, o Warley consta como atacante... Mas é polivalente, pois também joga de ala e lateral.
São quase 3 times completos, e se considerarmos os polivalentes, não é pouco.

SA!!!

Sergio disse...

JOTA, foi exatamente isso que falei: o Renê Weber foi mais competente que o Autuori, pelo menos contra os números não há como negar. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, é ou não é um elenco pessimamente montado?

Sérgio, tudo bem que foi o adversário mais fraco de todos, mas naquele jogo o time apresentou bem mais mobilidade e movimentação mesmo. Pode ter sido mera coincidência, mas aconteceu. Rs

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, concordo que é mal montado.
Só que a quantidade de jogadores não permite que digam que o Elenco é enxuto, quando o bom futebol e os resultados não aparecerem.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ah sim, Marcio. Isso, com certeza. Fecho contigo.
Abs e SA!!!