04/08/20

Concorrência aberta




Notícia retirada do site Globoesporte:

"Babi vira sombra para Pedro Raul no Botafogo e ganha elogios de Autuori: 'Tem nos surpreendido'.

Atacante ganhou a segunda oportunidade em amistosos e balançou a rede diante do Flu".

Palavras do treinador alvinegro:

"- O Babi tem surpreendido muito a gente no dia a dia, nos treinos. Certamente será uma competição importante com Pedro Raul. Quem ganha com isso é o Botafogo, o grupo, que tem alternativas. Força uma competitividade interna interessante".

Como eu disse em alguma postagem antiga, a chegada do MB não me empolgou. E esses primeiros minutos (apesar do gol) também não me deixaram encantado. Mas torço muito para que seja uma grata surpresa. E o mais importante: O PR precisava mesmo de uma sombra, pois eu sentia uma pequena máscara de quem já se sente bastante confortável com a posição.

E convenhamos: O Pedro provou ser um atacante interessante, mas o Botafogo não podia mesmo se contentar em ter um jogador do seu nível como titular absoluto da camisa 9, né? 

Com exceção feita aos diferenciados, toda concorrência é sempre bem-vinda.

Isso inclui o comando de ataque botafoguense.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

28 comentários:

Marcio disse...

Pedro Raul parece ter sido acometido por uma certa soberba e suas atuações baixaram muito de nível.
Entretanto, nesse jogo frente ao Fluminense, o P. Raul distanciou-se muito da área e em alguns momentos foi receber a bola pelo lado esquerdo, próximo a linha central; ele sempre se movimentou, mas uma das suas virtudes foi sempre se fazer presente nas bolas que passavam pela área.
Em relação ao Babi, inicialmente eu não o vejo com capacidade técnica para ser um centroavante de alta movimentação.
Em resumo, vejo os dois jogando centralizados, com capacidade de jogar apenas da intermediária para dentro da área.
Poucos centroavantes têm capacidade técnica para jogar fora da área, sair da área a maioria sai, mas dominar a redonda com qualidade, poucos conseguem.
E no meu pouco entendimento de futebol, duas posições são absolutamente distintas das outras, goleiro e centroavante; ao primeiro não adianta uma atuação magistral por 89 minutos e sofre um frango no último minuto, ao segundo basta um gol decisivo no último minuto, ou seja, goleiro é para impedir os gols, centroavante é para fazê-los.
E sobre isso, disse o Autuori:

"Se for ver só o fato de fazer o gol, aí vamos falar do Babi. Mas fizemos um início de jogo muito bom e vi o pivô do Pedro Raul com muita qualidade várias vezes. Falar que ele não fez um bom jogo eu não posso concordar"

(https://br.bolavip.com/futebol/Com-Pedro-Raul-na-berlinda-Autuori-avalia-desempenho-de-Matheus-Babi-No-vou-julgar-so-pelo-fato-de-fazer-gol-20200801-0036.html)

Obviamente que não quero que o técnico detone o seu jogador publicamente, isso não é o certo a se fazer e determinadas coisas só se falam nas internas, mas enquanto Torcedor, vejo que não fosse o gol do Babi, o BOTAFOGO teria perdido o jogo... A brincadeira é fazer a bola ultrapassar a linha do gol e impedir que o adversário o faça.
E como diz o ex-centroavante Dario, "Não existe gol feio. Feio é não fazer gol."
A fala do Autuori é muito técnica, mas o P. Raul ficou em campo por 63 minutos, M. Babi por 27 minutos e fez gol, ou seja, foi melhor do que o seu concorrente e devemos sim falar de gol, que não é um detalhe.
Que sirva para o P. Raul, que parece ter um pouco mais de recursos do que o M. Babi, trabalhar não somente para voltar a ser o que parecia ser e sim para superar eventuais limites.
Que jogue o melhor fazedor de gols!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, perfeito. Concordo em 100%. Tenho a mesma impressão (que, espero, seja apenas impressão mesmo) sobre o PR e um certo "encanto" quanto ao "sucesso" que tem vivido no Rio de Janeiro até agora.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Jogo do Bahia frente ao BOTAFOGO foi adiado por causa de conflitos de datas entre este e a decisão do campeonato baiano. Adiado e sem uma nova data definida.
É o terceiro jogo da 1ª rodada que é adiado.
Terá o Autuori mais um tempo para melhor organizar o Time.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, cada vez menos oportunidades para desculpas! rs
Abs e SA!!!

Christian disse...

Tb notei o PR um pouco mascarado nós últimos jogos. Ele da trabalho para os zagueiros mas precisa ficar próximo ao gol, quanto mais longe, mais desengonçado fica. Sobre o Babi com pouco tempo não vi nada de especial...espero que seja um bom concorrente ao PR

Rodrigo Federman disse...

Sim, Christian. Ele não é ruim (não mesmo), mas também não é (ainda) essa Coca-Cola que se julga. É bom ter o Babi realizando bons treinos (segundo o PA) e fazendo gols. Ter uma sombra se destacando é bom para o titular abrir os olhos.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Tomara que o MB seja realmente uma sombra para o PR, uma vez que estou achando o PR meio mascarado, talvez seja impressão, mas aquele lance em que quis bater o penalti no lugar do Honda não me causou boa impressão.
Fora do post, hoje vi o vídeo do primeiro gol do Garrincha no Maracanã e foi justamente contra o coisa detetável, 1X1 em 1953. Que pintura de gol, mas o que me chamou a atenção foi que o Garrincha recebe a bola na meia esquerda, mas aí fica uma dúvida: o Garrincha sempre quis jogar de meia esquerda, mas no Botafogo acabou como ponta direita.Porém, ele jogou alguns jogos no Botafogo de meia esquerda, e não sei se nesse jogo jogou na ponta direita ou de meia esquerda. Se jogou na ponta direita foca bastante claro que essa estória de posição fixa nunca aconteceu em tempo algum, só no Botafogo de hoje. Márcio, você que é o pesquisador do blog, veja de consegue achar a escalação do Botafogo nesse jogo, eu não consegui.
Depois vi o Botafogo 1X0 mulambos em 1964 despedida do Nilton Santo. Engraçado que esse é um dos poucos jogos que vi menino que ainda me recordo o lance do gol, muito curioso. Para completar vi a final de 1966 (ouvi pelo rádio com meu saudoso pai): Bangu 3X0 coisa deprimente, e pude recordar e confirmar como o clube que veste a camisa vermelha e preto é realmente um clube deprimente, a mando da diretoria e do marginal almir arrumaram uma briga como desculpa do chocolate que tomaram e, segundo depoimentos que li, o detestável de camisa vermelha e preta já planejava melar a vitória do Bangu, inclusive não deixar o campeão dar a volta olímpica. Bom, para um time que sentou em campo para não tomar uma sova maior, essa de 66 é o normal por aquelas bandas. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, tenho essa impressão também. O PR andava muito tranquilo, pois sabia que mesmo que jogasse mal, não tinha reserva. Logo, jamais sairia do time.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sérgio, essa foi a escalação do BOTAFOGO nesse empate em 1 gol:
Gilson, Gérson e Nílton Santos; Arati, Bob e Juvenal; Garrincha, Geninho, Carlyle, Jaime e Vinícius.
Téc: Gentil Cardoso
Partida realizada em 01/11/1953, pela 6ª rodada.
Renda: Cr$ 1.149.050,90
Árbitro: Carlos de Oliveira Monteiro.

Sérgio, uma dúvida:
Foi de fato o primeiro gol do Garrincha no Maracanâ?
Te pergunto porque em 06/09/1953 o BOTAFOGO derrotou o Flamengo por 3 a zero, pela 9ª rodada do mesmo campeonato, e o Garrincha marcou um gol no jogo.
A escalação que foi a campo nesta partida foi a seguinte:
Botafogo: Gilson, Gérson e Nílton Santos; Arati, Bob e Juvenal; Garrincha, Geninho, Carlyle, Dino e Vinícius.
Téc: Gentil Cardoso
Local: Maracanã. Rio de Janeiro (RJ).
Renda: Cr$ 1.235.000,70
Árbitro: Alberto da Gama Malcher.

http://ibracrvg.blogspot.com/search?q=carioca+1953

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu demais, Marcio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Só para constar, 9ª rodada do 1° turno e 6ª do 2°.

Valeu, Rodrigo!

SA!!!

Sergio disse...

Muito bom Márcio, parabéns.
Eu disse que foi o primeiro gol porque foi o que li mas não tinha certeza. Na verdade o que me importava era saber se o Garrincha havia sido escalado como ponta direita, e a razão é simples: o ponta direita penetrou na área pela meia esquerda, ou seja, nem em 53 os jogadores jogavam fixo em uma posição, ou seja, esse engessamento do time do Botafogo atual é algo a ser estudado. Abs e SB!

Marcio disse...

Está correndo uma informação, não oficial, que o Laércio Paiva será o CEO da S/A e que o Renha será o homem forte do futebol.
Alguém tem alguma informação mais certeira?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Sérgio.

Marcio, ainda não li nada a respeito. Será?

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Márcio, também li essa informação no Canal Botafogo por um dos membros do canal que assina como Elramo que parece ser conselheira do clube ou pelo menos está muito a par do que vem acontecendo no clube e sempre é portador de notícias da SA. Vamos torcer pela virada do Fogão.
Ainda sobre o gol do Garrincha, uma obra prima, me fez lembrar uma frase do Neca: "pela matada de bola eu avalio um garoto se vai ser bom jogador ou não. A
matada do Garrincha e o lençol é coisa de gênio.
Que mal fizemos nós para ter que aturar os perebas que tem desfilado no Botafogo nós últimos tempos. Tá flórida. Abs e SB!

Marcio disse...

Sérgio e amigos, a disposição da escalação do BOTAFOGO nesses jogos, remete ao esquema conhecido como "pirâmide", o 2-3-5.
Entretanto há relatos que dão conta de que esse esquema de jogo foi utilizado até 1938...
Esse 2-3-5 foi imediatamente anterior ao conhecido WM (3-2-2-3), que se aproxima mais do já utilizado recentemente 3-4-3.
Considerando que entre 1938 a 1950 não houve de Copa do Mundo, por causa da 2ª Guerra, pode ser este o motivo de um "atraso" tático.
Ou estou equivocado?
O que acham?
SA!!!

Anônimo disse...

MÁRCIO,qual a fonte dessa escalação do ataque alvinegro?
Desculpe a minha intromissão,mas os dois atacantes titulares eram VINICIUS,centro avante(não ponta esquerda),e DINO.
O MANÉ os abastecia,faziam muitos gols e despertaram o interesse dos italianos que contrataram a dupla.Naquela época,eu já frequentava o Maraca com o meu pai,que ficou "P" da vida com a saída deles,pois não éramos campeões desde 1948.
O time do BANGU de 65/66 era uma máquina e eu adorava ir com o meu tio,banguense doente,assistir aquele ataque maravilhoso:PAULO BORGES,BIANCHINI,PARADA e MATHEUS.Lembro de todo o time menos do LE.
Varandão da saudade,perdoem a minha intromissão.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Amanhã vou procurar sobre isso também, Sérgio.

Marcio, é uma hipótese que pode muito bem ser considerada.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Jota, intromissões em assuntos do Botafogo são sempre bem-vindas. Rs
Abs e SA!!!

Sergio disse...

JOTA, eu o o Garrincha mas era muito garoto e me lembro de pouca coisa ao contrário do meu irmão que teve o privilégio de ver os grandes craques já bem grandinho. Mas o que eu queria perguntar é o seguinte: qual a sensação de ver o Luís Fernando depois de ter visto Garrincha? Abs e SB!

Marcio disse...

Jota a fonte é de um Blog de nome "Futebol em Memória".
O link é o seguinte:

http://ibracrvg.blogspot.com/search?q=carioca+1953

E sobre o lateral esquerdo do Bangu, deve ser o Ari Clemente.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, o LF joga muito mais.

Valeu, Marcio.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Que azar que emu vi o Garrincha e não consigo ver o craque insubstituível LF. É a idade.
Márcio, é Ari Clemente sim. Abs e SB!

Marcio disse...

O Garrincha era indisciplinado taticamente, tinha um esquema tático próprio da meia direita para ponta direita, se excedia nos dribles, não "ouvia" as preleções... Com a evolução do futebol, tática e física, não jogaria hoje.
Viva o futebol moderno!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, ainda bem que o Garrincha era bastante indisciplinado. O futebol agradece! rs
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Sergio, o LF é daqueles craques incompreendidos. rs
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Márcio, um colega meu campeão infanto juvenil em 57 pelo Botafogo assistiu a preleção em que o Garrincha foi expulso pelo Saldanha quando perguntado se ele tinha combinado com o adversário, isso em 57. Parece que repetiu isso em 58 antes do jogo com a URSS. Como dizia o Gérson, mais ou menos isso: prá nós um esquema de jogo, pro Garrincha, deixa ele lá na ponta direita sem esquema que ele resolve. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Grandes histórias, Sergio.
Abs e SA!!!