17/08/20

Deixamos 2 pontos no caminho

















Palavras do Victor Luís, após o apito final do empate de ontem:

"- Temos que trabalhar isso (finalização) para começar a resultar em gol. O Brasileiro é um campeonato muito difícil, onde é importante não perder fora de casa, mas se tiver chance de ganhar é importante concluir em gol e sair com os três pontos. Temos que continuar nesse caminho, é só o começo, acho que estamos no caminho certo".

Sim, principalmente diante de adversários visivelmente mais fracos. E sem a torcida deles contra, não podemos nos contentar com o empate. 

O erro maior do Botafogo nem foi a falta de qualidade no último toque, mas a falta de vontade extra de vencer a partida. 

É inadmissível, diante de um adversário tão limitado, ficamos trocando passes e não marcando pressão em momento algum do jogo.

Enfim, sabe aquele ponto que todo time sente falta no final do campeonato? Então, já temos dois para contabilizar. 

E olha que pela primeira vez serei paciente, pois em minha opinião, até os pontos em Bragança Paulista poderiam entrar nessa contagem também.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

44 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Pelas palavras do PA acredito que, para ele, nao perder é mais importante do que ganhar.Além dele falar em tomar sustos durante o brasileirão.Ou seja, nao ser rebaixado.
Com essa mentalidade qual jogador vai se motivar ?
Parece que 2019 está presente ainda...

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, de fato, não há como alguém ficar motivado assim!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Na minha opinião pegamos 02 adversários que vão brigar na parte baixa da tabela e talvez até brigar por uma vaga no rebaixamento.

Os empates fora de casa são ruins? Nem tanto.
Mas considerando que são 2 adversários inferiores e que vamos ter uma sequencia difícil, a vitória contra um deles seria essencial.

Agora vamos ver os resultados contra os times que vão brigar pelo título.

Resende

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Resende. Deixamos pontos preciosos no caminho e nos vemos obrigados a recuperar diante de 3 adversários mais fortes e de muito mais tradição que Bragantino e Fortaleza.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Estou me preparando psicologicamente para os dois próximos jogos do brasileiro, duas pedreiras. Se o time do Botafogo continuar nesse marasmo, sei não.
Sobre o Kalou entrar em forma e o tempo determinado para que isto ocorra, eu tenho a impressão que é para ele ficar no nível de preparo do time, ou seja, uma porcaria, pois essa preparação do Botafogo é muito ruim há uns dois ou três anos.
Lembra do Erick? Veio voando do Palmeiras, com dois meses de Botafogo se arrastava em campo. É mole não! Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, serão dois jogos complicados mesmo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Gosto muito da máxima que o JOTA relembra aqui de quando em quando: treinador bom é aquele cuja função primeira é não atrapalhar o time. Poucos, muito poucos mesmo saem da média e ainda conseguem criar algo além do lugar comum. E o PA não figura dentre esses poucos...
Falei ontem no Renê Weber e tenho para mim que funcionaria, mas como não cabe a mim decidir, a bola está com a - como é mesmo? - diretoria.
Já passou tempo suficiente para a constatação de que do jeito que está não vai funcionar.
Aproveitem e contratem um PREPARADOR FÍSICO!
Levi

Marcio disse...

O fato é o seguinte:
Pode ser coincidência e provavelmente é, mas o jogo onde o BOTAFOGO fez mais gols foi na vitória por 6 a 2 sobre a Cabofriense e o Autuori não estava à beira do campo.
Com ele à beira do campo foram 9 jogos (5 no Carioca, 2 na Copa do Brasil e 2 no Brasileiro), 2 vitórias (Copa do Brasil e Carioca), 6 empates (3 no Carioca, 1 na Copa do Brasil e 2 no Brasileiro) e 1 derrota (Carioca). Sofreu 7 gols e fez apenas 6.

Se para contratar um jogador as suas atuações de momento são avaliadas, ou deveriam ser, por que deve ser diferente com os técnicos?
Alguém tem dúvidas que o Carlo Ancelotti, (61 anos) entende de futebol?
O currículo dele é fraco?
Ele simplesmente tem 8 títulos internacionais (3 UCL, 3 Supercopa da UEFA, 2 Mundial de Clubes FIFA). Ao lado do Zidane é o maior vencedor da UCL, inclusive. Não vou contar os títulos nacionais por Bayern, PSG, Chelsea, Milan, Real Madrid...
Hoje o italiano é técnico do Everton (Inglaterra); o seu último clube de ponta na Europa foi o Bayern na temporada 2016/17.
Não existe na Europa um técnico mais vencedor do que ele, pode ter vencedores tanto quanto.
Obviamente que pode estar no Everton por causa de algum projeto, os gigantes europeus entendem que outros nomes apresentam neste momento um melhor potencial, mas se fosse apenas por currículo, deveria estar no M. United, Juventus, Barcelona, não no Éverton, mesmo considerando que é uma equipe tradicionalíssima.
Entretanto, no caso do BOTAFOGO está claro que o problema é estrutural, pois essa falta de vontade de vencer não se restringe ao trabalho atual, desde sempre não há imposição sobre qualquer adversário, por mais modesto que seja.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Levi, a partir do momento em que o próprio PA já disse que não queria ser mais técnico, não dá para aceitarmos ele quebrando galho sem tesão algum pela função.

Perfeito, Marcio. Essa falta de vontade do Botafogo em vencer vem de longa data.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Estão dizendo que o BOTAFOGO contratou Davi Araújo, 21 anos, do Real Brasilia.
Pesquisei e descobri que tem 23 jogos entre os profissionais e 5 gols marcados, média de 0,22 gol/jogo.
Não tenho conhecimento algum para fazer considerações mais aprofundadas, apenas que joga pelo lado esquerdo de ataque.
Não entendo dizerem que é reforço para o ataque se o Lecaros, 20 anos, é pouco utilizado... Contratar jovens e ficar com ressalvas na hora de dar oportunidade não adianta nada.
Pensar no futuro é bom, mas há um campeonato sendo disputado.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e a incoerência: Não esperariam a nova gestão da SA assumir para continuarem firmando contratos? Ou isso quer dizer que os que estão lá também continuarão na SA? O Botafogo é uma fábrica de roubalheiras.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Atualizando:
Barrandeguy, R. Renato, D. Barcelos. G. Santos, Thiaguinho (já dispensado), Warley, L. Otávio, Honda, B. Nazário, P. Raul, M. Babi, Lecaros, G. Cortez (já dispensado), Kevin (não é o Durant), Kalou, V. Luis, Forster, Rafael Navarro e agora o Davi Araújo.

São 19 contratações, com 2 dispensados (G. Cortez e Thiaguinho) e 2 dispensáveis (R. Renato e Warley), segundo as noticias.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, não dá para levar a sério. Qual investidor vai querer entrar nessa zona?
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Honda não pode jogar de volante mais chega escala ele de atacante, de meia atacante, de ala, de zagueiro até de goleiro mais de volante não... estão criticando o cara que não joga naquela função e o que joga que nao jogou bosta nenhuma estão esquecendo né Autouri Bruno morto Nazário.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Fabio.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Gente, nao entendo pq nao escalam o jovem matheus.

Rodrigo Federman disse...

Unknown, aquela baboseira de que é menino, etc. Quando tiver 31 anos estará preparado. rs
Abs e SA!!!

keven disse...

O PA , está tirando do sério, poder falar o que quiser do Jair ventura, mas, pelos menos os times sem jogavam com vontade!!! , Não estou dizendo que é para trazer ele se volta,mas, que tem treinadores novos no mercado que podem fazer esse Botafogo render mais do que rende, é um time sem expressão muito passivo.

Rodrigo Federman disse...

Keven, nada de lembrar de JV também.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

O Botafogo é um feudo inexpugnável na estupidez de seus comandantes. O pior é quem esquenta a cabeça somos nós os torcedores, os lá de dentro tão nem aí. Isso me lembra uma definição de um conhecido sob determinado local que ele trabalhou, era a seguinte: "essa lugar é uma cidadela fortificada, quem está dentro não quer sair e quem está fora quer entrar". Qualquer mudança no Botafogo só com outro tipo de cidadão, de pensamento, mas esses nunca vão entrar, porque quem está lá dentro nunca vai sair. Quem vai querer largar a mamata? Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, e isso que me deixa com um pé atrás sobre a SA: Os caras lá continuarão, de uma forma ou outra, por dentro do clube e palpitando/atrapalhando.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Hoje, o Cícero é titular. Jogaria ao lado do Caio. Acho que 50% do problema se resolveria se jogarmos com dois volantes. E nem nos livramos dos encostos e contratam mais desconhecidos... Como acreditar na S/A com esses caras?

Sergio Di Sabbato disse...

Rodrigo, Márcio ou alguém do Cantinho: quantos gols o time do Botafogo fez sob o comando do Paulo Autuori? Não vale os gols contra a Cabofriense, pois não foi ele que comandou o time. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Vinny, por incrível que pareça, o Cícero entrando e adiantando o Honda. Poderia melhorar.

Sérgio, esperar o Marcio com esses dados, mas garanto: são poucos. Rs

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Salve, amigos do Cantinho.

O Botafogo, esse zumbi de Botafogo, morto-vivo que se arrasta pachorrentamente pelos gramados, cansa.

É impressionante como todo e qualquer time, seja ele qual for, seja o Bambala, o Arimatéia, Madureira ou Bragantino, toca a bola com facilidade e penetra em nosso frágil sistema defensivo.

Já comentávamos algo parecido aqui no Cantinho, na época em que a zaga era composta pelo Carli e Igor Rabello, depois com o Gabriel no lugar do nosso jovem defensor, e então éramos uma peneira !

Entra técnico, sai técnico, mudam os defensores (Marcelo e Kanu formam uma boa zaga, eles têm entrosamento), mas o Botafogo não (se) anima.

Marcação frouxa, jogadores estáticos, que não se apresentam, mal se deslocam, jogam muito distantes uns dos outros. E nada muda.

Desculpas protocolares, conformismo, acho que desde que o Mantuano saiu da vice-presidência do futebol ainda em 2015 não tem ninguém que se emputeça e cobre, energicamente, por mais aguerrimento e, consequentemente, melhores resultados.

É como já foi dito aqui, podem trazer os melhores jogadores da Europa, o melhor treinador, a melhor comissão técnica que, em pouco tempo, estarão todos ou pensando em procurar algum clube com espírito vencedor, com ambições de vôos maiores, ou se acomodando e entrando no esquema de desculpas esfarrapadas.

Entra ano, sai ano, e é isso. Pior que saber de antemão que não dispomos de time com chance de vencer no Brasileiro (nem na Copa do Brasil, até agora o Botafogo NADA mostrou de auspicioso em seu jogo), é ter a expectativa de muita irritação vendo os jogos do nosso apático time.

Abs.

Eduardo Samico disse...

Sergio, o Márcio escreveu acima:

"Pode ser coincidência e provavelmente é, mas o jogo onde o BOTAFOGO fez mais gols foi na vitória por 6 a 2 sobre a Cabofriense e o Autuori não estava à beira do campo.
Com ele à beira do campo foram 9 jogos (5 no Carioca, 2 na Copa do Brasil e 2 no Brasileiro), 2 vitórias (Copa do Brasil e Carioca), 6 empates (3 no Carioca, 1 na Copa do Brasil e 2 no Brasileiro) e 1 derrota (Carioca). Sofreu 7 gols e fez apenas 6."

Houve os dois amistosos contra o clube de bairro. Perdemos de 1 a 0 um jogo, empatamos em 1 no outro.

Acho que é isso.

Rodrigo Federman disse...

É isso mesmo, Eduardo. Cansa demais. Parece que, além do estatutário 433, o Botafogo não pode ter alma de vencedor, de time brioso, que busca resultado sempre e independente do adversário. Pelo contrário: É sempre o time que entra para não perder. Se empatar, ótimo, conseguimos sofrer e não fomos derrotados. Irritante sina.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Eduardo Samico respondeu ao questionamento do Sérgio, tendo inclusive acrescentado os resultados dos amistosos aos que fiz em minha primeira intervenção.
Olha aí a "homeostase de entrosamento".
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Aí sim, Marcio! hehehe
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Eu tinha quase certeza que os números do PA eram muito desanimadores. Vou repetir: apesar da evidentemente fraqueza da Cabofriense, o que vi termos de movimentação e vontade foi completamente diferente dos outros jogos. Não tenho mais muitas esperanças de melhoras com o PA. Abs e SB!

Marcio disse...

Rodrigo, ontem assistindo a um desses canais de esportes, aprendi um novo termo, "Jogador posicional".
Como sei que gosta dos temos modernos do futebol...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, como treinador, eu também não tenho mais essa esperança no PA.

Hahahah! Marcio, sério? Cada vez mais odeio o futebol moderno. rs

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Termos de futebol moderno são ótimos: jogador resiliente, homeostase de entrosamento, jogador posicional, esses é ótima, tem outros temas que não me lembro, mas trocaram jornalistas e comentaristas que viveram futebol por comentaristas pseudo academicos
Que lêem sobre futebol. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, terço final, fazer o facão, jogo reativo, extremos insinuantes, linha alta...é muita babaquice gourmetizada.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Só rindo mesmo. Abs e SB!

Marcio disse...

É Rodrigo, "jogador posicional".
Se não bastasse os técnicos ficarem com esses termos, também têm os comentaristas utilizando essa linguagem, quando deveriam ser diretos e simples na análise para facilitar o entendimento do grande público.
SA!!!

Marcio disse...

Minha humilde contribuição para a "Modernização Técnica" do Blog:

Treinabilidade, performar com resultado, minutagem, frescor físico, galgar parâmetros, ponto futuro, amplitude, balanço defensivo ou ofensivo, box-to-box, flutuação, jogador infiltrador, interno (jogador que não é volante nem meia), jogo apoiado, jogo reativo, pivote (primeiro volante), jogador ritmista ou regista (aquele que pensa o jogo), jogo de transição, desmarque de apoio (jogador que se desmarca para ser opção de passe ao companheiro), desmarque de ruptura (jogador que se desloca para receber o passe em profundidade), força mental, goleiro tipo A de antecipação (aquele que joga também de líbero), goleiro tipo R de reação (aquele que fica preso a sua área), jogador terminal (goleador), jogo de posição, jogo propositivo, meritocracia, o Campo fala.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Só, Sérgio. Hehehe

Marcio, pior são os novos jornalistas influenciadores digitais, especialistas em táticas e frases modernas querendo dar aula.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

O futebol moderno a partir do século XXI com raras exceções, aqui no Brasil ficou muito chato. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Sergio.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Acho que tudo começou com o lazaronês, tendo o "galgar parâmetros" como grande destaque.

Antes teve o Cláudio Coutinho com overlapping e target-man, mas o nível era outro.

Muito boas as lembranças do Márcio !

Poderíamos criar um glossário dessas bobajadas.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Hahaah! Eduardo, começou ali mesmo! O professor dos atuais "professores".
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, um saco isso.
A comunicação com o público deve ser simples, clara e objetiva...
O povo, por exemplo, não quer saber o que gera a inflação, o que ele sabe é que o salário não dá para terminar o mês, mal paga as necessidades básicas.
Ai nas entrevistas os caras surgem com variadas terminologias técnicas, indexação, variação cambial...
E a maioria não entende o que eles dizem, mas sabem que o dinheiro não vale nada, basta perguntar a qualquer chefe de família.
O mesmo se dá no futebol, o Torcedor sabe quando o seu time jogou bem ou mal
Ou alguém acha que os 8 gols que o Barcelona levou foi um simples apagão, como tentaram vender aqui no Brasil quando do 7 a 1?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Essa é a questão, Marcio. A imensa maioria de quem ama futebol não está nem aí para esses dialetos e expressões modernas, pseudo-intelectuais e professorais. O futebol é simples e estão querendo transformar em uma ciência cheia de variáveis.
Abs e SA!!!