05/08/20

Em casa, só na quarta rodada



Com o adiamento (ainda sem nova data marcada) do jogo contra o Bahia, o Botafogo só estreará na segunda rodada, no dia em que o seu futebol completará 116 anos de vida.

Enfrentaremos o Red Bull Bragantino em São Paulo. Em seguida, mais um jogo fora do Rio de Janeiro, lá no Ceará, contra o Fortaleza. Ou seja, o primeiro compromisso no Niltão só será daqui a duas semanas, contra o Atlético/MG, em partida válida pela quarta rodada.

Apesar de todos os estádios não terem torcida, o fator casa sempre faz uma pequena diferença. Assim, precisaremos de inteligência, ambição e coragem para buscar pelo menos 4 pontos nessas duas rodadas viajando por aí.

Eu disse "pelo menos", afinal, o objetivo deve ser os 6 pontos!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

14 comentários:

Anônimo disse...

Foi feita uma pesquisa na Alemanha agora nos jogos sem torcida e se obteve como resposta que os times visitantes obtiveram 35% mais vitórias no campo do adversário comprado quando havia torcida contra.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Sim, Pai. Dá uma equilibrada.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Assisti ao jogo do Bragantino contra o Corinthians e ao do Fortaleza contra o Ceará pela Copa do Nordeste.
Embora o Bragantino tenha sido o melhor classificado na primeira fase, nas quartas, não jogou rigorosamente nada contra o Corinthians.
Já o Fortaleza, nesse confronto contra o Ceará, também fez um jogo ruim e pouco ameaçou.
Obviamente que assistir apenas uma única partida não permite maiores julgamentos, mas o BOTAFOGO precisa jogar o jogo e deixar eventuais receios de lado. Não me agrada essa situação de considerar todo e qualquer jogo fora de casa complicado e que por isso um empate é bom resultado; é preciso considerar variáveis, como o momento do adversário e o seu próprio, antes e após a bola rolar.
Pelo lado do BOTAFOGO me preocupa uma situação, se antes reclamavam do pouco tempo de pré-temporada, hoje "reclamam" do longo tempo sem jogos, mas se há uma coisa que não se pode admitir é ter um Time mal preparado fisicamente. Isso não!
Um outro fator é em relação ao esquema tático escolhido que me parece não ser os mais adequado para os recursos humanos disponíveis, no meu entendimento não existe esquema bom ou ruim e sim aquele que melhor se enquadra aos jogadores; não sei o porquê de obrigatoriamente ser copiado o esquema da moda.
Vejo plena condições do BOTAFOGO pontuar bem nesses dois jogos, mas espero que o Autuori tenha pelo menos uma variação ao esquema primário para utilizar.
Vencer é excelente, o empate somente após o término da partida pode se ter como bom ou ruim.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o pouco que vi dos dois times também não agradou. Mas sabemos que historicamente o Botafogo sempre se complica justamente nesses tipos de jogos. heeheh
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Amigo, esse vai ser o caixão brasileiro 2020. Como o país está cumprindo todas as providências e fazendo um trabalho muito bom, estamos fora de perigo. Bom, isso é o que dizem os energúmenos que desprezam a ciência e sobretudo o bom senso. Esse vai ser o campeonato mais escroto que já foi disputado, e já começa com adiamentos pois as datas estão bem apertadas. Que colosso é o brasilsilsil. E tome 7X1. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, já estou vendo clubes que depois perderem, reclamarem lá na frente, pq jogador A, B ou C não pôde jogar por ter testado positivo, etc.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Essa hipótese de jogadores testarem positivo não deve ser ignorada e uma alternativa deve ser pensada, caso se torne realidade.
No campeonato russo o Rostov foi goleado fora de casa pelo Sochi por 10 a 1; tudo porque tinha 6 jogadores com coronavirus e com o elenco profissional de quarentena, para evitar novos contágios, mandou a campo um time sub-17.

https://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,com-parte-do-elenco-com-coronavirus-time-russo-joga-com-garotos-e-perde-por-10-a-1,70003338981

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Marcio. Isso vai dar muita merda, pode escrever.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, não demorou para aparecer o primeiro caso:

"FMF cancela Troféu Inconfidência, Cruzeiro abre mão de título, e Uberlândia é declarado campeão>
Com 13 casos de Covid-19 no elenco do time do Triângulo e sem datas para uma nova partida, Federação Mineira de Futebol decide por encerrar definitivamente o torneio"

https://globoesporte.globo.com/mg/futebol/campeonato-mineiro/noticia/fmf-cancela-trofeu-inconfidencia-cruzeiro-abre-mao-de-titulo-e-uberlandia-e-declarado-campeao.ghtml

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Marcio.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Amigo, hoje tive a certeza que nosso país anda igual caranguejo. Explico: fui rever a obra prima do gol do Garrincha em 53 e aí revi alguns jogos do Botafogo do passado e constatei que sempre fizemos times bons apesar das dificuldades. Os títulos não vieram por algo inexplicável. Mas aí fui rever a entrevista do Saldanha em maio de 1987 no Roda Viva. Meu caro Rodrigo, aí que eu confirmei o que repito há anos: o Brasil anda prá trás, seja na política seja no futebol. Mas no caso específico do futebol a principal crítica do Saldanha é aquilo que falamos insistente aqui: o engessamento tático do futebol brasileiro, em especial o atual Botafogo. Vale a pena ver a entrevista se ainda não viu. E aí fui ouvir o grande Canhota, outra pérola. E o Canhota mostrou o esquema tático da seleção de 70, fica claro a importância da movimentação dos jogadores.
E nós aqui tendo que atuarar o estatutário 4 3 3 do Botafogo.
Passados 33 anos e o nosso futebol como o país regride. É por isso que o JJ deitou e rolou aqui nestas bandas. Foi um bom varandão hoje, me trouxe boas recordações, mas uma tristeza: será que um dia vamos caminhar prá frente? Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, o futebol brasileiro acabou. Tanto que os resultados da própria seleção não nos deixam mentir, né?
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Para lembrar o que escrevi aqui ainda neste 2020.
Em abril de 1970 a Revista Placar publicou uma reportagem com o técnico da seleção da URSS, Gravil Katchalin, onde ele afirmava que o Brasil seria campeão da Copa de 70, mostrou ainda muito conhecimento, indicando outros favoritos, Inglaterra e Itália, e explicando o porquê.
Sobre a Inglaterra, disse que tinha jogadores de alta capacidade física e técnica e a melhor disciplina de jogo da Europa; sobre a Itália disse que possuía uma mistura de futebol europeu e Sul-Americano.
Especificamente sobre o Brasil, segundo que havia lido, formava uma equipe boa fisicamente perfeita, jovem e com um bom sentido de organização.
Sobre a sua própria seleção, URSS, afirmou que era fisicamente e culturalmente preparada para cumprir as determinações de jogo, mas ressaltou também que na URSS havia um esforço para superar a falta daquilo que no Brasil sobrava, o talento, um celeiro inesgotável de jogadores talentosos, no trato da bola e estilo.

https://books.google.com.br/books?id=Ed_6WYmJmh8C&lpg=PA34&hl=pt-BR&pg=PA34#v=onepage&q&f=false

Ou seja, o Brasil que possuía jogadores que estraçalhavam a organização de jogo europeia, sempre presente, podendo procurar melhorar a sua organização para potencializar ainda mais a qualidade técnica do seu jogador, buscou a tática excessiva e transformou os seus jogadores em comuns. Eles não abandonaram a organização tática e trabalharam para encontrar o talento.
Tanto que a seleção de 70 teve organização e sem impedir que os jogadores desequilibrassem os jogos, claro que seria difícil um "professor" desses que andam por aí "enquadrar" aqueles caras, pois sobravam em talento e personalidade.
A fala do técnico da antiga URSS mostra que essa conversa de hoje, que muitos adoram, de que o adversário é estudado e por isso o futebol está complicado não é uma verdade absoluta.
Naquela época ele já sabia como estavam as seleções, inclusive citou o Peru, Bulgária e Bélgica como seleções que poderiam surpreender. O Peru foi eliminado pelo Brasil nas quartas, não custa lembrar.
E ele acertou o campeão!
Não se abandona uma escola, uma cultura futebolística impunemente.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio. Nós abandonamos...taí o preço.
Abs e SA!!!