12/08/20

Empate no sufoco









Na estreia do Botafogo no Brasileirão, devemos agradecer aos Deuses do Futebol por permitirem o empate de 1 a 1 com o Bragantino.

Ainda bem que não existe justiça nesse esporte, pois se houvesse, o GLORIOSO seria goleado pela equipe do interior paulista. Principalmente pelo primeiro tempo, amplamente dominado.

Na segunda etapa, uma leve melhora. Ou será que o Bragantino que piorou? Bom, pouco importa. O fato é que achamos o gol salvador e terminamos o jogo com quase todo o time atrás da linha do meio de campo, defendendo como podia e chutando as bolas para frente.

Em um campeonato que brigaremos apenas para não passar sufoco, vale o pontinho. Mas ao tratar da bola rolando, muito ruim. O time não apresenta nada de novo. Pelo contrário, foi aquele festival de erros primários, equipe completamente espaçada, lenta, sem saída de bola, com dois pontas sem liberdade para movimentar pelo ataque, com o Honda sendo obrigado a fazer o papel de "novo Lindoso" tocando bolas laterais e para trás, etc.

A situação fica mais incrível quando somos obrigados a reconhecer que o possante Guilherme Santos entrou e conseguiu melhorar o pouco um time.

Sim, o GS!

Isso só comprova que a coisa foi feia e que se continuar assim contra adversários tecnicamente mais fortes, provavelmente não sairemos com empates na base do sufoco.

Muita coisa a melhorar. E cabe ao Autuori identificá-las para poder mexer. O problema é que ele não parece muito disposto a ver o que muitos torcedores tanto têm alertado por aqui e em vários outros sites/blogs botafoguenses...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 1 x 1 Bragantino

1- Gatito: Nos livrou de goleada com ótimas defesas - 7,5

2- Barrandeguy: Levou um banho de bola - 3,0

3- Marcelo: Começou mal, terminou bem - 6,0

4- Kanu: Seguro quando exigido - 6,5

5- Caio Alexandre: Errou demais - 3,0

6- Victor Luís: Apenas regular - 5,0

7- Luis Henrique: Um bom chute. E só - 4,0

8- Honda: Mal posicionado, pouco acrescenta na parte ofensiva - 5,0

9- Mateus Babi: Atacante vive de gols. E apesar de ser meio fraco fora da área, deixou o seu - 6,0

10- Bruno Nazário: Muito mal e distante - 4,0

11- Rhuan: Nada fez - 3,0

12- Rafael Forster: Fortaleceu a defesa - 5,0

13- Luiz Otávio: Não conseguiu dar a pegada que precisávamos no meio - 4,5

14- Guilherme Santos: Melhorou bastante o time - 6,5

15- Kevin: Estreia que preocupou bastante - 3,0

Paulo Autuori: Insiste no mesmo esquema e demora para mexer durante os jogos. Não passa motivação do banco de reservas - 4,5

35 comentários:

Unknown disse...

Igual ao jogo contra o fluminense, o adversário troca bola com facilidade na entrada da area; a bola sempre sobra para um atacante desmarcardo, e a sai da de bola é de uma lentidão que irrita.

Rodrigo Federman disse...

Unknown, o Botafogo é um convite para os adversários. Não tem pegada alguma.
Abs e SA!!!

João disse...

Rodrigo, tudo bem o Honda voltar pra recompor, mas é uma burrice sem tamanho travar ele de primeiro volante. O cara tem um bom chute e visão, não vejo ele fazer isso no Botafogo.

Marcelo Lopes disse...

Rodrigo, tô vendo o jogo do Atlético Goianiense em que Vagner Mancini é o treinador e ele tá fazendo o time jogar direitinho contra o fra. Na sua passagem pelo Bota foi horrível. Parece que há uma espécie de maldição em General Severiano, não tem um técnico se quer, nos últimos anos, que faça esse time jogar. É desanimador! E tempo o PA teve pra treinar e dar o mínimo de padrão a equipe. Vai ser outro ano de sofrimento...

Marcelo Lopes

Rodrigo Federman disse...

João, culpa exclusiva do PA.

Marcelo, que ele seja feliz.... lá em Goiânia mesmo. Hehehe

Abs e SA!!!

Sergio disse...

O time do Botafogo está muito mal treinado. Outro dia recordando a entrevista do Saldanha em 87 quando meteu o pau no atraso tático dfutebol brasileiro, hoje eu vi exatamente isso: um time espaçado, mal posicionado, meio campo e ataque sem movimentação, um pseudo 4 3 3 num elenco que não tem a menor condição de jogar nesse esquema, e pior, no futebol atual não existe esse de um time jogar num esquema sem variações. Voltando ao Saldanha, ele exemplifica times do futebol europeu que começa m o jogo num 3 3 3 1 e varia para um 3 5 2 ou 4 4 2 ou um 3 4 3 e por aí vai. Infelizmente aqui o técnico tenta impor um esquema mesmo não tendo jogadores adequados para esse esquema e mata os jogadores. O exemplo do Honda é gritante assim como o do LH. Os jogadores parecem perdidos em campo sem saber exercer devidamente as funções. Vamos ver o que será que vai acontecer. Agora, mais um ano torcendo para não cair é muita maldade com o Botafogo e sua torcida. Parabéns aos 116 anos do futebol do Botafogo. O presente poderia ser melhor. Abs e SB!

Lucas disse...

Nao é possivel que o autuori nao veja que bruno nazario e honda nao podem jogar juntos no 4 3 3,ficamos sem marcaçao e sem criatividade.num 4 4 2 com rafael forster de 1 volante e caio alexandre de 2 acredito que seria o unico esquema possivel pros dois juntos na criaçao.
San

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Sérgio. Também não consigo enxergar pontos positivos nesse time e maneira de atuar que o PA montou até agora.

Lucas, ele (PA) pensa diferente da maioria da torcida. Impressionante. Para mim, ele já não tem mais tesão para ser treinador.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

E o flamengo tomando de 3 do poderoso A. Goianiense. Que falta está fazendo o JJ. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, juro que cago e ando pra eles lá. Principalmente quando estamos cheios de problemas por aqui. Rs
Abs e SA!!!

Assimos disse...

Salve Salve, amigos do CB!

Apesar de querer comentar pontualmente sobre os muitos problemas do time, vou me ater a poucos detalhes.
Posso até ser criticado, mas vejo o japonês jogando no mesmo estilo do Cícero – só toques laterais e para trás. Se ele está fora de sua posição e não quer se indispor com ninguém, pelo menos orienta o time, pô! Ninguém ali tem a bagagem dele.
Se continuarmos assim, esse campeonato não será nada tranquilo. Não teve um jogador que fez uma boa partida. Vi um time mal escalado, inseguro, com marcação fraca e sem pegada.

PS: Para mim, Honda, Barradeguy, CA, LH e Rhuan foram horríveis, o resto foi de médio para ruim.

Abraços e SA!

Marcio disse...

Considerando o que ocorreu no jogo, o resultado foi bom.
Ainda bem que o futebol não é justo!
Mais uma vez apresentou alguns dos seus velhos problemas, no primeiro tempo teve falta de aproximação entre os setores, falta de movimentação dos jogadores, pouca pressão no que diz respeito à marcação de meio campo, fragilidade na lateral direita, erros de passes e a sensação de deficiência física
E assim sofreu o gol e poderia ter sofrido outros.
No segundo tempo o Time voltou com um pouco mais de disposição e aos 9 minutos o Autuori procedeu a sua 1ª substituição, sacou o inoperante Rhuan e colocou o G. Santos.
E foi justamente o G. Santos, em uma das poucas jogadas de velocidade, que deixou o Babi em condições de marcar o gol de empate aos 19.
Depois disso o BOTAFOGO não criou muitas oportunidades e o Autuori começou a fazer as substituições; Forster no lugar do Honda, L. Otávio no lugar do C. Alexandre e Kevin no lugar do Barrandeguy.
E essa entrada do Forster no lugar do Honda é para ser pensada com atenção. O Honda é desgastado na marcação, parece não ter a força adequada para tal, e pouco participa das ações ofensivas. Por que não pensar essa formação para tentar uma maior efetividade na marcação de meio campo e maior liberdade para o Honda e C. Alexandre?
O meio de campo é a alma de um Time de futebol.
Tem muito o que ser trabalhado nesse Time.
Fernández- Muito bem no jogo;
Barrandeguy- Fraco na marcação;
Marcelo e Kanu- Considerando que jogaram sem proteção do meio campo, foram bem;
V. Luis- Partida de bom nivel;
C. Alexandre- Precisa melhorar no combate ao adversário, partida bem aabaixo;
Honda- Discreto, parece não ter força para ser marcador e não se aproxima da intermediária adversária;
B. Nazário- Partida discreta, longe dos seus melhores momentos;
L. Henrique- Está precisando mostrar um maior repertório, mas precisa receber uma maior liberdade no jogo;
Rhuan- partida ruim, não aproveita as oportunidades que recbe;
M. Babi. Fez o que se espera do centroavante, gol, então, foi bem.

G. Santos- Fez a jogada do gol, porém;
Kevin- Pareceu tímido, mas vou aguardar mais jogos;
L. Otávio e Forster- Sem tempo para mostrar muita coisa.

Autuori- Precisa repensar esse BOTAFOGO urgentemente, pois continuo com a mesma sensação de anos, esse esquema não é o ideal.

SA!!!


Rodrigo Federman disse...

Assimos, para piorar, o Honda tem a questão da língua para dificultar orientações. Está mal escalado e aproveitado. Um futebol apenas burocrático.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, disse tudo. Mas eu aposto com qualquer um que o PA não vai ceder. Vai contínuar insistindo com os mesmos erros. A não ser que aconteça um milagre.
Abs e SA!!!

Assimos disse...

Sim, Rodrigo, tem esse agravante, mas não dá para se agarrar nessa moleta.

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Assimos, mas isso eu não vejo como uma desculpa. A questão maior é a péssima função que o PA designou para o Honda.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Vi outro jogo. Primeiro tempo começamos melhores mas por mérito do Mateus Nascimento deles (calcanhar espetacular) fizeram um gol. dai em diante dominaram o primeiro tempo e poderiam ter ampliado (nada de goleado). No segundo tempo o Paulo mudou a cara do time e melhoramos muito com boas jogadas no ataque e com melhor posicionamento defensivo. Empatamos com justiça quando estávamos melhor e depois mudou mais melhorando ainda mais a defesa para conseguir um bom empate na casa do adversário que é um dos bons times do campeonato desse ano. osso duro de ser batido em casa. Parabéns Botafogo pelos 116 anos e pelo bom resultado.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, essa é a graça do futebol: Permitir diferentes opiniões sobre os jogos. Até porque, não existe verdade absoluta. Hehehe. Eu achei o time horrível, um empate para ser agradecido e o Autuori insistindo nos mesmos erros de sempre.
Abs e SA!!!

Assimos disse...

Concordo. Mas se ele (Honda) não vai questionar a posição que está jogando, deve ao menos articular o time. O idioma pode atrapalhar? Sim, mas não ao ponto de torná-lo um jogador no nível do Cícero.

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Assimos, creio que a cultura do japonês seja de respeito máximo à hierarquia e por isso ele cumpra o que lhe é ordenado, ciente de que está ajudando, mesmo que pudesse ajudar muito mais.
Abs e SA!!!

Assimos disse...

Não é possível que o PA ainda não enxergou que o Honda está sendo mal utilizado.
Vou ser pragmático: Fora PA!


Abraços e SA!

Marcio disse...

Deixo claro que não estou dizendo que é para o Honda jogar lá na frente e não recompor, não ajudar a impedir a troca de passes do adversário.
A questão é que a obrigação primeira do Honda é defender, não criar, fica nesse jogo de meio campo absolutamente insosso.
A outra situação é com os "extremos", que por diversas vezes descem até o bico da grande área para ajudar a marcar...
Quando a bola é retomada, não tem para quem lançar, pois os extremos que são, geralmente, jogadores de velocidade, estão na intermediária defensiva e precisam correr 70 metros. Quem consegue?
Conclusão, dá um bico para frente na tentativa de encontrar o centroavante, torcendo para que consiga dominar a bola, livrar-se do marcador e da sobra de marcação, até algum companheiro chegar.
Como o M. Babi e o P. Raul vão fazer isso se não têm qualidade técnica para isso?
Quando foram bem mostraram que são jogadores de área e somente de área.
Sem o bico para frente, a bola fica rodando a intermediária, o adversário pressiona e o erro é forçado a ocorrer.
Sinceramente, tem coisas que são difíceis de entender nesse futebol dito moderno.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Assimos, como treinador, ele também já me cansou.

Exatamente, Marcio. Isso só reforça nossas observações de que o PA não está sabendo armar o jogo e/ou esquema do time.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Até porque nem todos os jogadores têm essa característica de comandar o Time em campo, alguns apenas são lideres técnicos, outros conseguem organizar todo um time dentro de campo, apontar os caminhos.
Vejo como o caso do Messi no Barcelona, onde tem a braçadeira de capitão, pois é o mais antigo do elenco, mas exerce muito mais uma liderança técnica do que organização do time dentro de campo. Pelo menos é o que acho.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Concordo contigo, Marcio.
Abs e SA!!!

keven disse...

Fala Rodrigo e galera alvinegra!!
Cara não consigo entender porque o Honda não participa dos lances de bola parada.sem dúvida alguma é o melhor batedor que temos.o Honda coitado só faz marcar.esee time do PA. Muito sem nexo.o Botafogo foi amassado pelo bragantino, parecia que a gente era o time pequeno e o bragantino o gigante.
Já falei aqui algumas vezes. Sou a favor de ser testado um 3-5-2, esse 4-3-3, está engessado demais não rende nada. O time em tese é "ofensivo", porque na prática é totalmente diferente. Haja paciência e dor de cabeça.

Abs e SA!!

Unknown disse...

O que acho mais engraçado é o autuori reclamar do tempo q teve livre devido ao carioca ter terminado logo ..e na msm entrevista falar q o campeonato não dar muito tempo devido as viagens...o time passa 1 mês sem jogar e não muda nada porq mudaria agora?
aja desculpa esfarrapada...o Botafogo joga mal desde sempre esse ano..uma ou outra atuação q escapa...e só pra constar...o Atlético goianiense não jogava desde março...kkkkk
#Fora autuori...já deu...kkkk

Evison

Rodrigo Federman disse...

Keven, eu nem sei dizer se o time é ofensivo ou não, tamanha apatia. Hehehe

Evison, repito: O PA está especialista em desculpas.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Sem querer ser insistente e já sendo, se não houver interferência da arbitragem, todo resultado é justo.
Futebol premia quem faz gol; premia quem não toma gols. Não premia quem joga mais bonito e não necessariamente quem joga melhor.
Levi

Fatos disse...

Aproximação e triangulações na saída de bola pro ataque, e agressividade na marcação faltaram ao time de Autuori na estreia.

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Levi.

Fatos, acho que faltou praticamente tudo.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Engraçado foi ver o Atlético Goianiense bater o Flamengo por 3 x 0 e o Ferrareis ser o melhor em campo....kkkkk
O centro avante deles é o Hyuri. Pelo amor de Deus, como esses caras conseguem se manter jogando e ganhar um jogo dessa forma?!? Isso nos faz ter certeza que o futebol não é uma caixinha de surpresas, é um antro de picaretas vestidos de jogadores. Como tem canalha nesse ambiente! A máxima de que "eles fingem que me pagam e eu finjo que jogo" ainda é bem atual, certo Diego Souza???

Rodrigo Federman disse...

Paulo, é bem isso mesmo! O futebol brasileiro é patético. Na verdade, o Brasil, como país, é patético. hehehe
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Grata surpresa do Autouri...Guilherme Santos de meia atacante

Rodrigo Federman disse...

Fábio, não vejo grata surpresa alguma. Parabéns ao Guilherme, que entre todos péssimos, foi dos melhores mesmo. Mas não podemos aceitar GS ser coringa para todas posições. E como primeiro substituto sempre.
Abs e SA!!!