24/08/20

Faltou um detalhe

















Palavras do Pedro Raul, após o empate de ontem:

"- Sensação que fica é de frustração. Queria ver se fosse o contrário, se com o jogo encerrado seria marcado. O VAR está aí para tirar essas dúvidas, não tem o que falar, não tem que ficar lamentando. É uma pena, mas o que fica é a dúvida se para o outro lado seria igual".

Bom, o fato é que, seguindo a regra, foi pênalti. Isso não dá para questionar. 

Agora, acho que fica uma lição bem amarga para o Botafogo: Em clássico, quando marcamos um gol e entramos nos acréscimos, a bola precisa ser estourada sem dó e nem piedade. É a hora do último gás, custe o que custar, chutando o que estiver pela frente.

Não é crítica, mas faltou essa "malandragem" contra o Flamengo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

24 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Eu acho que aí que entra o treinador.
PA nao é amador...

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, o treinador também. Mas os jogadores também não podem ser tão ingênuos.
Abs e SA!!!

João disse...

Contra o Fortaleza houve um pênalti claríssimo que nem VAR foi chamado. Acho que a reclamação principal é essa, como bem disse o Autuori. Diferença de tratamento e interpretação.

No lance do jogo passado, o culpado foi o Gatito, pois deveria ter feito cera quando a bola foi pra mão dele.

Anônimo disse...

Ricardo
O que mais me irritou ontem foi ver o Honda correndo atras dos adversarios e fazendo faltas.

Rodrigo Federman disse...

João, acho que todos falharam. Alguém deveria ter furado a bola no segundo após o gol.

Ricardo, é a função que o PA exige dele. E que eu discordo bastante.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Verdade, Rodrigo, bem isso que você escreveu em resposta ao comentário do João, e que o Roby Porto também escreveu no twitter dele: ganhando o jogo, ainda mais um clássico, nos acréscimos, fura a bola, mas não pode tomar gol.

Tem que ter experiência pra fazer passar o tempo minimizando os riscos. Não é fazer cera burra pois aí o soprador de apito dá mais 3 horas de acréscimo, ainda mais em se tratando do adversário em tela. Veja que não faltou o tal "último gás" a que você se referiu: o pênalti sai justamente pelo fato de o Marcelo (monstro, juntamente com o Kanu !) ter se atirado de encontro à trajetória da bola. Enfim, vida que segue.

Entretanto, em que (ainda) pese a frustração por não ter vencido a partida, estou satisfeito pois vi um Botafogo diferente nestes 2 últimos jogos. Vi um time empenhado, aguerrido, marcando forte e em cima. A se manter assim, e evoluir nos treinamentos, dá para ter esperanças de sair do reme-reme de fugir do rebaixamento de todos os anos.

Abs

Eduardo Samico disse...

E completamente fora da postagem, comento sobre a entrevista do João Paulo (aliás, que beleza se ele voltar ao Glorioso ! Cai como uma luva para tentar dar consistência àquele problemático setor direito), neste link:

https://www.vavel.com/br/futebol/2020/08/21/botafogo/1033414-entrevistavavel-meia-joao-paulo-elege-momentos-mais-marcantes-pelo-botafogo.html

Destaco este trecho: "Não é só injetar dinheiro e achar que tudo se resolve. Além do dinheiro, precisa profissionalizar todas as áreas. Esse é o fator principal para fazer um Botafogo melhor."

Grande João Paulo. Bom jogador, sério, profissional dedicado, comprometido e com capacidade de pensar. Tomara que volte.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Eduardo. Faltou essa malandragem. Conseguimos a proeza de marcar um gol aos 48 e levar o empate aos 51 do segundo tempo. Isso é inadmissível.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Livre pensar é só pensar, no dizer de uma das maiores inteligências já vistas nessa Terra de Papagaios. Falo do genial Millôr Fernandes, R.I.P.
Sim, já estou me cansando dessa história de "queria ver se fosse em nosso favor..., se o pênalti seria marcado" e de suas variantes. Como também não gosto de superdimensionar uma eventual vitória contra o desprezível número dois ou contra outro assim chamado "gigante" do futebol brasileiro. Uma e outra posturas só fazem potencializar uma importância dada ao lado de lá pela mídia chique e não estou aqui para isso. Notinha à margem, não retiro nada do que venho dizendo a respeito do apequenamento do Botafogo, mas há de se preservar um mínimo de amor próprio, em honra a tudo que o Botafogo representa no cenário do futebol.
No entanto, impossível não manifestar o meu "livre pensar é só pensar", depois do que aconteceu ontem.
No jogo contra o bravo Fortaleza houve um pênalti claríssimo no Nazário. Sua Senhoria, o árbitro, viu tudo e mandou seguir. O VAR não foi acionado e o que prevaleceu foi a decisão tomada pelo soprador de apito, prestigiando-se, desse modo, a assim chamada "soberania" do juiz de campo.
Ontem, a outra Senhoria viu o lance, gesticulou com toda a eloquência de que dispunha no momento, indicando claramente que não havia pênalti no lance. O VAR foi acionado, oh surpresa! O sujeito que apita obedeceu ao comando das outras Senhorias que manejam os recursos de vídeo e...PÊNALTI! Nesse caso, não mais se rendeu homenagem à - digamos assim - "soberania do juiz de campo, que viu o lance de perto...
Não conheço a regra de regência do uso do VAR nesses casos. Nem sei mesmo se o que vale é a decisão do momento, tomada ali, na hora, pelo soprador, principalmente quando este demonstra a certeza com que decidiu, como foi ontem com o Sr Fulano de Tal ou se o que prevalece é a decisão tomada em conjunto. Mas que houve a aplicação de critérios absurdamente diversos em situações em tudo semelhantes, não se põe em dúvida.
O que eu achei do lance? Foi pênalti sim e se fosse em nosso favor e se não tivesse sido marcado, eu estaria reclamando até agora, a não ser na hipótese de encontrar algo melhor para fazer. E é por essas e outras que atualmente tenho me limitado a assistir jogos em Pindorama, exceção óbvia aos jogos do Botafogo.
E sim, sou plenamente favorável ao VAR, mas há casos em que deveria prevalecer a interpretação do árbitro de campo, sob pena de, a pretexto de se praticar justiça, corra-se o risco de se fazer com que a injustiça reste intensificada. Repito: foi pênalti, o VAR acertou, mesmo a despeito da "certeza" do Sr. Fulano de Tal na hora do lance. E foi pênalti no Nazário no jogo contra o Fortaleza. Aguardo pelo VAR até o momento em que escrevo essas mal traçadas... Pelo visto, vou ficar esperando.
E para não deixar nada sem ser dito, o Botafogo deu mole - mais um - ao permitir que o desprezível número dois rondasse a área e empatasse o jogo...depois que o maldito jogo acabou.
Levi

Marcio disse...

Faltou de fato um pouco mais de malicia para embromar o jogo de forma inteligente após o gol marcado.
Entretanto, independente da penalidade ter sido bem marcada ou não, não vi comentários sobre a invasão efetuada pelos jogadores deles, neste caso a cobrança deveria ter sido invalidada e nova efetuada.
A questão é que o VAR é operado por árbitros... Se são péssimos dentro de campo, por que seria bons fora dele?
Até uma ferramenta que deveria servir para diminuir os erros de arbitragem, por aqui é esculhambado.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Levi, eu também não tenho mais saco para esse lance de sempre perguntar "e se fosse para eles, seria marcado"? Se fizéssemos a nossa parte, não precisaríamos perder tempo com esse complexo de vira-lata. Se tivéssemos estourado a bola após o gol...se tivéssemos jogado com vontade de vencer contra o Fortaleza....não estaríamos aqui lamentando e nem reclamando da arbitragem, que, diga-se, acertou em todas as marcações.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, analisando friamente, de fato, houve. Mas sei lá, o que aconteceu ontem, acontece em 99,9% das vezes em que penalidades são cobradas.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Somente para clarificar, Rodrigo, acertou ontem (com o auxílio do VAR), mas errou feio contra o Fortaleza (com a omissão do VAR).
E deveria sim, ter jogado para vencer o Fortaleza, mas não dá para não deixar o registro de que fomos prejudicados.
E mais, toda essa questão em torno do duplo padrão no uso de critérios deveria ser objeto de uma tomada de providência por parte da direção do clube. Nós, torcedores, não temos o mais mínimo poder para modificar essa realidade. O que nos resta é dizer essas coisas somente para desopilar o fígado...
Levi

Rodrigo Federman disse...

E olhe lá, Levi! hehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, acontece sim, mas não deveria acontecer, pois só lá no VAR deve ter uns 5 camaradas, somente para observar essas situações, invasão, goleiro que se adianta...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Também acho. O que eu quis dizer, é que só estamos reclamando porque foi com a gente. Não deveria acontecer, mas o que rolou, infelizmente acontece sempre é a favor e contra todos.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Compreendo, Rodrigo.
Como escrevi anteriormente, por aqui esculhambam até o VAR...
SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

O problema do var é que muitas vezes a visão da câmera engana o que realmente aconteceu, e eu caso de dúvida vai sempre para os mesmos. Me lembro de um Botafogo X Palmeiras (se não me engano foi 1X1), um atacante do Botafogo arrancou do meio campo depois de matar a bola no peito mas o juiz marcou falta alegando que tinha sido com a mão. A rede esgoto mostrou o lance de um ângulo em que parecia nítido a mão do jogador, mas vista por outro ângulo em uma outra emissora dava para ver claramente que foi com o peito, ou seja a imagem foi manipulada, isso quando ainda nem sonhavam com o var. Como bem disse o Márcio, se os juízes são ruins e mal intencionados dentro de campo por que não seriam fora? A questão não é se foi ou não pênalti, a questão é que o var age de acordo com a camisa de determinadas equipes.
Sobre o post, faltou realmente malandragem, como dizia o Canhota e repetido aqui: fura a bola. Falando em Canhota de Ouro o inesquecível Gérson, o maior armador que vi vestindo a camisa do Fogão (vi o Didi mas não tenho a menor ideia, não lembro dele a não ser por vídeos) na final de 87 contra o Bangu ele dando bico para a arquibancada com o time todo entrincheirado na defesa, como dizia um velho narrador "bola pro mato que o jogo é de campeonato". O que aconteceu ontem serve de experiência, serve de alerta. Como não vi e só li o que aconteceu, ou seja, não estava na emoção do jogo, prá mim foi menos cruel, mas quem estava no calor da torcida deve ter doído muito, pois já presenciei várias vezes essa situação. Como diria o saudoso Saldanha "vida que segue"! Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Marcio.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Sergio. Ali era hora de furar as bolas, dar um perdido, simular contusões, etc.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Rodrigo no mínimo teria que mandar voltar a cobrança 4 jogadores não 1 só invadiram a área

Rodrigo Federman disse...

Fábio, foi o que respondi ao Marcio. Isso acontece sempre.
Abs e SA!!!

Jacaré disse...

O detalhe que faltou foi o árbitro não ter ignorado o VAR.

Foi pressionado e voltou atrás.

Se fosse ao contrário, prejudicando o "proprietário" do futebol brasileiro, ele não voltaria, nem a pau!

E tem mais: expulsar jogador do "mais queridaço", só com fratura exposta... e olhe lá!

Rodrigo Federman disse...

Jacaré, mas não pode ignorar o VAR. Principalmente em lance capital e que o VAR acusou o que, de fato, aconteceu.
Abs e SA!!!