19/08/20

Hora de recuperar
















O Botafogo deixou 4 pontos para trás no Brasileirão.

Dois contra o Bragantino e outros dois contra o Fortaleza.

Apesar de terem sido jogos fora do Rio, sem torcida e contra adversários fracos, não tem desculpa.

Vacilamos.

E agora estamos obrigados a recuperar os pontos diante do Atlético/MG, líder do campeonato, com 100% de aproveitamento até o presente momento.

Mesmo que o confronto seja no Niltão, será parada dura.

Que os Deuses do Futebol olhem com carinho para o Botafogo.

Pra cima deles, Fogão!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

59 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Alem da parte tecnica, pra mim a maior diferença está na vontade de jogar e ganhar.Entao nossa esperança está mesmo nos deuses do futebol.

Christian disse...

Sem o Vitor Luis o PA tem a oportunidade de testar algo diferente no time...talvez 3 zagueiros liberando o Guilherme para continuar como ala... Estou confiante, o velho Botafogo costuma endurecer jogos contra boas equipes....veremos

Marcio disse...

Jogo inicialmente complicado, ainda mais considerando que o Sampaoli é um técnico naturalmente inquieto no que diz respeito às variações táticas, antes e durante os jogos.
Obviamente que o futebol não é um esporte completamente lógico, ainda bem, mas não custa uma análise da tabela, antes de iniciar o campeonato e do momento de cada adversário.
Inicialmente teríamos o Bahia (casa), Red Bull Bragantino (fora), A. Mineiro (fora) e Flamengo (fora, só que um clássico local).
Me parece claro, na teoria, que o BOTAFOGO deveria partir para tentar emplacar 9 pontos nesses primeiros jogos; com o adiamento da partida contra os baianos, manter os 100% contra os 2 adversários seguintes.
Pois bem, ao empatar com o empate frente ao RB Bragantino, Autuori elogiou a equipe paulista, da boa campanha no campeonato estadual. No segundo jogo, contra o Fortaleza, também fez elogios a esta equipe, ou seja, saiu satisfeito com o BOTAFOGO e, talvez, com empates nas duas partidas. Só que o técnico "desconsiderou" que o Fortaleza vinha de 4 partidas sem vitórias (incluído uma classificação na Copa do Nordeste, frente ao Sport, após vitória nos pênaltis) e sem marcar um único gol. Vinham pressionados, até porque tiveram uma derrota para o maior rival, Ceará, que custou a vaga na decisão da Copa do Nordeste.
E nem assim percebi no BOTAFOGO uma vontade maior de vencer.
Agora o enfrentamento é contra o lider do campeonato, A. Mineiro, o que torna teoricamente a possibilidade de vitória bem mais difícil.
Como o futebol não obedece a lógica, repito, não se pode permitir deixar de acreditar em uma vitória, claro que com a obrigatoriedade do BOTAFOGO jogar o jogo, não apresentar a costumeira morosidade.
Jogos também são vencidos na disposição.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Ricardo.

Christian, eu espero que ele faça isso, pois voltar com Danilo Barcelos seria um retrocesso ainda maior.

Marcio, será bastante complicado. Vamos ver a questão de vibração do time. Tomara que pelo menos nisso, entremos com o mesmo espírito do time do Sanpaoli.

Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

E vamos de Danilo Barcelos... E lá na frente, se o Guilherme jogar, LH na direita. Se voltar com LF, LH na direita e talvez Guilherme na lateral.
Não sei o que é pior...

Rodrigo Federman disse...

Vinny, será um drama! hahaha
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Saudade do tempo em que neste jogo a vitória era certa.
Em 95 eu estava no Maracanã: cinco a zero, com direito a show e com gol até mesmo do Gonçalves.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Levi, bons tempos! Naquele jogo o Pantera acabou com o Atlético, né?
Abs e SA!!!

Luciano_CE disse...

Boa tarde RF. Com a ausência do VL será que o nosso desmotivado treinador teria a coragem de entrar com esse time em campo?
Gatito
Kanu
Foster
Benevenuto
Barrandeguy
Caio Alexandre
Guilherme Santos
Nazário
Honda
Luiz Henrique
Pedro Raul. 3-5-2
ABS e SA.

Rodrigo Federman disse...

Luciano, acabo de ler que o Honda será poupado. Começou...
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Começou cedo essa de poupar o Honda.
Se o cara suporta jogar 20 partidas na temporada e o CLUBE irá fazer 30, que escalonem a sua participação de forma inteligente.
Utilizaram o jogador contra o Bragantino e Fortaleza e o deixam fora do jogo contra o A. Mineiro, o que na teoria sempre se mostrou mais complicado, mesmo antes do campeonato iniciar.
E com um agravante, agora o técnico pode fazer 5 substituições; Honda neste dois primeiros jogos, ficou em campo por 78 minutos contra o Bragantino e por 90 minutos contra o Fortaleza, um total de 168 minutos; poderiam tê-lo sacado no intervalo, tê-lo colocado em campo no segundo tempo e agora, mesmo que tivesse necessidade de poupá-lo, não seria preciso deixá-lo de fora do jogo, poderia ir para o banco.
Eu não acredito nessa conversa de planejamento... Todo ano é a mesma conversa de poupar e o resultado é o mesmo, zero.
SA!!!

Marcio disse...

E o técnico está na dúvida entre escalar o L. Otávio e o Forster no lugar do Honda...
E aquela conversa de que o Honda joga recuado para poder fazer a tal saída de bola?
Se o Forster pode jogar de volante, porque não fez esse teste para que o Honda pudesse jogar mais livre e ter menos desgaste com a obrigação de marcar?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, de existe planejamento (coisa que eu duvido), ele é de uma extrema e invejável incompetência. Absurdo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, das 10 substituições possíveis nos 2 primeiros jogos, Autuori fez 7.
Contra o Bragantino ele fez 4 substituições, uma aos 9 do segundo tempo, duas aos 32 e uma aos 34.
Contra o Fortaleza ele fez 3 substituições, uma aos 27 do segundo tempo, uma aos 42 e uma aos 48.
O Honda foi substituído aos 32 do segundo tempo contra o Bragantino e aos 48 do segundo tempo contra o Fortaleza.
Aí no dia do jogo aparecem com essa conversa de poupar...
É obrigação encontrar uma fórmula que possibilite ao Honda estar presente em todos os jogos, mesmo que seja inicialmente no banco de reservas.
Planejamento? Quando? Onde?
SA!!!

Eduardo Samico disse...

Honda poupado ? Poupem-me !

Rodrigo Federman disse...

Marcio, isso é mais uma das inúmeras provas de que já deu para ele. Como treinador, já deu!

Eduardo, coisas do super planejamento do departamento de futebol.

Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Não sei o que houve, mas poupar o destaque internacional do clube, na TV aberta, contra o líder... Complicado... O Botafogo se auto-sabota.

Rodrigo Federman disse...

Vinny, exatamente. O Botafogo é sempre o maior inimigo dele mesmo. Nada é pensado, planejado, elaborado. É uma zona, com todo respeito às zonas.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo, quem utilizou 7 de 10 substituições e das 7 feitas, duas foram após os 40 minutos, não me parece estar preocupado com condição física do Time.
Mas bateu na tecla de construção de equipe, só que já pensa em improvisar o zagueiro Forster de volante... Tem dúvidas, segundo as reportagens.
Considerando ser verdade que poupar o Honda é planejamento, conforme também dizem as reportagens, não faz sentido o Autuori ter dúvidas sobre quem escalar, salvo se for para tentar "confundir" o Sampaoli, pois teve tempo suficiente para pensar e trabalhar as alternativas, pois Honda e L. Otávio não chegaram ontem e o Forster já tem quase um mês de CLUBE.
Ou durante a paralisação o departamento de futebol não se comunicou pensando na arrumação teórica da equipe?
SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Na atual situação em que se encontra o Botafogo, qualquer time é complicado, times mais fortes como CAM, Flamengo, Palmeiras, Grêmio a vitória é muito pouco provável, pois o Botafogo é incapaz de fazer um golzilnho sequer em times como Fortaleza, Portuguesa Carioca e etc. Vou torcer, mas não acredito na vitória e nem no empate, mas como futebol às vezes a lógica nos derruba, então vamos lá. ABS E sb!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, já não tenho mais saco para o PA como treinador.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, tomara que hoje seja uma dessas noites.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Primeiro postei e depois li os comentários e aí fiquei em estado de choque!!!!! A contratação mais importante do clube contra um adversário muito superior e líder do campeonato e vão poupar o Honda!!!!!! Esse clube não pode ser sério, essa SA não vai dar certo, não creio, o Botafogo nunca sai da mediocridade. Por que não poupam o Paulo Autuori que parece extremamente cansado e colocam o Renê Weber para dirigir o time? O Botafogo nos consome. Abs e SB!

Marcio disse...

O que resta é torcer.
O Sampaoli não se afastará da sua característica ofensiva, seja lá qual esquema primário escolha.
Não é jogo para tentar sair tocando a bola desde a linha de defesa, pois pode custar caro; é jogo para bolas lançadas às costas da defesa e para isso precisamos que alguém tenha a minima capacidade de fazer os tais "lançamentos" e que o L. Henrique tenha a liberdade necessária para apenas correr para o ataque.
O segundo ponto é o Pedro Raul ser exclusivamente centroavante...
Ainda sobrarão 8 jogadores para efetuarem a marcação, nada que duas linhas de 4 bem arrumadas e treinadas não consigam executar. Repito, duas linhas de 4 bem treinadas...
SA!!!

Eduardo Samico disse...

Zero vontade de assistir esse jogo. Espero estar errado, mas é jogo para nos irritar ainda mais.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Sergio, é desanimador.

Marcio, bem treinado passa longe do Botafogo.

Eduardo, espero queimar a língua também, mas estou preocupadíssimo.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não vou defender aqui o Paulo Autuori, que é um ex-treinador em atividade. Mas, a torcida do São Paulo está descontente com o seu técnico, até há pouco tempo considerado inovador. Os palmeirenses chamam o técnico do seu time de ultrapassado. Os molambos estão descontentes com o estagiário que assumiu o comando do time há pouco tempo. Quem seria o técnico ideal para o Botafogo, com elenco constituído de jogadores limitados tecnicamente e de péssimo condicionamento físico, além de desmotivados? Solução caseira no comando técnico se mostrou desastrosa no passado.

Miguel

Rodrigo Federman disse...

Miguel, alguém que pelo menos queira ser técnico de futebol. O PA já afirmou que não quer.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo.

Concordo plenamente com o Di Sabbato. Temos que poupar o Paulo Autuori enquanto há tempo.

Bisonha, essa escalação.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Bisonha demais, Patinha. Há muito tempo não via um time escalado de maneira tão maluca.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Que escalação é essa? Esse meio campo não consegue passar uma bola, não organiza nada. PA pede prá sair. Abs e SB!

Anônimo disse...

PelaamordeDeus, Pedro Raul!!!!!

Marcelo Lopes

Sergio disse...

Apesar de estarQestar ganhando, coisa horrível, que time é esse que não troca dois passes. Luís Otávio, para com isso PA, Botafogo não tem meio campo e não percebeu que a jogada do Atlético é sempre nas costas do Edinho Barrandeguy. Esse time do Botafogo parece um time de pelada. Pedro Raul, como você perde um gol desses, pura bisonhice. Abs e SB!

Sergio disse...

Barrandeguy

Marcio disse...

Escalação absolutamente inesperada, meio campo aberto, mas com vitória parcial e que poderia ser até com uma vantagem maior.
Uma coisa é certa, essa escalação mandada a campo pelo Autuori joga por terra o argumento de que o Honda tem de jogar recuado para iniciar as jogadas de ataque.
Ele está com Babi, P Raul, L. Fernando e L. Henrique.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, ainda bem que - ATÉ AGORA - não existe justiça no futebol. Essa vitória parcial veio por causa dos Deuses do Futebol, pois o time foi sofrível, desde a escalação até a bola jogada.

Marcelo, não pode perder um gol desses. Absurdo!

Marcio, eu diria inesperada....e bizarra.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Será que o time do Botafogo não percebeu que todas as jogadas de ataque do CAM são nas costas do Barrandeguy, esse lado direito do Botafogo tá duro de ver. Aliás, mesmo ganhando tá duro de ver o Botafogo jogar, principalmente esse meio campo medonho. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, o PA não viu isso em momento algum, pois foram 45 minutos com esse jogo. É incrível como ele é incapaz de perceber e mexer taticamente durante o jogo rolando.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Finalmente vejo uma boa partida dos extremos. A manutenção do Babi no time sacando o Bruno Nazário se mostrou acertada.
Não sei dizer se uma coisa está relacionada a outra, mas é fato que BN não vive um bom momento, e fica como uma (boa) opção pro segundo tempo.
Outro acerto foi deslocar Guilherme Santos pra linha de volantes, ali é um setor que tem que ter pegada, morder na marcação, e ter fôlego pra ajudar o lateral na marcação e ainda sair pro jogo. Bem diferente da atuação do Luís Otávio. Tanto faz se com Caio ou Honda, eu manteria GS como volante.
Por outro lado, Autuori falha grosseiramente ao não corrigir a marcação do lado direito, Barrandeguy não está bem, não consegue conter o Keno e todos os lances em cima dele levam perigo, talvez devesse entrar com o Forster e deslocar o Marcelo pra lateral.
E que gol perdeu Pedro Raul!

Vamos ver a postura do time no segundo tempo.

Anônimo disse...

Como é mal treinado esse time, meu Deus!
Levi

Rodrigo Federman disse...

Fatos, eu não concordo muito com as observações. Sem Honda, Caio...o BN tem vaga no time. Da mesma forma, que vejo uma partida razoável do LH e uma insossa do LF (ponteiros, nada de extremos....morte às termologias do futebol moderno hrhehehe).

Também acho, Levi.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Autuori calando a boca dos críticos. Deu show!

Rodrigo Federman disse...

Não acho, Paulo. Continuo achando a escalação inicial horrível, mal escalado e que no intervalo ele corrigiu o erro inicial. Analisando apenas resultado, ótimo.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

A sorte esteve do lado do Botafogo, apesar da vitória o time apresenta muitos problemas na armação do time. O que não se pode negar foi a bravura do time apesar das inúmeras limitações. O Atlético Mineiro não é essa coisa toda, o Botafogo é que é muito fraco. Destaque para Marcelo, Kanu, Gatito. O Caio não pode ser reserva do LO nunca, ou melhor o LO não pode nem ser jogador do Botafogo. Hoje gostei do Mateus Babi: passe que saiu para aja do primeiro gol e o passe para o segundo gol. Me agradou também Foster e o GS. Hoje o DB não foi mal, mas em compensação o Barrandeguy é uma avenida. Pela escalação inicial não tem como sustentar o Honda de primeiro volante e o Caio tem que ter mais liberdade, como teve para fazer o segundo gol. LH oscila muito mas tem futuro se bem orientado o PR tá meio fora de sintonia. Bom, valeu pela vitória, mas precisa melhorar muito. E o gol que tomou no final foi muita falta de atenção, ainda bem que o jogo estava ganho. Abs e SB!

PAULO FERNANDO disse...

Rodrigo desculpa, mas 2 x 1 com aula do Autuori no Sampaoli.
A proposta de contra ataque deu certo. Iniciamos em um 4 x 2 x 4 com forte marcação e rapidez. Fechamos o primeiro tempo com 1 x 0 com chances de terminar com maior vantagem. Claro que jogar assim dando a bola para o adversário impõe riscos, mas era a tática.
Com a vantagem arriscou novamente no segundo tempo com melhor saída de bola e lançamentos com o Caio Alexandre e fez um 5 x 2 x 3.
Vendo que tinha repor a velocidade tirou o Luis Henrique e colocou o Nazário e depois tirou o Luiz Fernando e colocou o Rhuan. Fizemos o segundo mal anulado e depois o terceiro para matar.
Ao final o gol do galo sem assustar o resultado final.
Matheus Babi jogou muito!!!
Parabéns Botafogo por ter calado a boca dos piores comentaristas do Brasil - SPORTV e GLOBO.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Sergio. Bravura, de fato, houve. Mas a limitação do time e a maneira maluca de jogar muito defensivamente me preocupou.

Paulo, respeito, porém, discordo. Qual foi a aula que o Sampaoli tomou? O time dele dominou, finalizou 30 vezes e foi incompetente ao extremo para colocar a bola na rede. Não vi o Atlético desguarnecido. Levou contra ataques normais, como acontecem em vários jogos. Quanto a tática do Autuori, desculpa, valeu - e obrigado - pela vitória, mas o time foi mal escalado. Diferente do que alguns acham que ele melhorou o time no intervalo, eu diria que ele consertou o erro inicial. E veja, não estou tirando méritos dele. Só acho que nem ao céu, nem ao inferno.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Posse de bola não ganham jogo e nós que tivemos o Barroca ano passado sabemos disso. Os caras tentaram 30 vezes e fizeram 1, tivemos 10 e fizemos 3.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, mas isso foi o que eu disse. Mas aí é incompetência do jogador. Não tem qualquer relação com banho tático (minha opinião). Abs e SA!!!

Turco e doido disse...

Boa noite. Não tenho mais interesse em participar do blog, mas, não sei como fazê-lo. Gostaria, se fosse possível, que me tirasse daí, ou me explicar como isso poderia ser feito. Agradeço desde já.

Fatos disse...

Chamo de extremos pq ponteiros me lembram atacantes, e os "Luises" jogam uma linha atrás dos atacantes (hoje Babi e PR), como alguém bem observou dia desses.

Rodrigo Federman disse...

Turco e Doido, não tem nada que prenda qualquer um ao blog, irmão. Basta você não mais acessá-lo, apagar dos favoritos, enfim, aí é contigo.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Concordo com o Paulo Fernando. No intervalo Autouri mudou do 442 inicial com dois volantes e dois extremos por um meio com 3 volantes, pra sobrar um a mais junto com o Barrandeguy. Além de mexer certo (em minha opinião) dessa vez ele não demorou e aproveitou pra mexer no intervalo.

Rodrigo Federman disse...

Saquei, Fatos. Enfim, apenas termos. Extremos para uns, ponteiros para outros. Rs
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fatos, possa crer. Eu vejo como correção de erro inicial. E diante do que vi no primeiro tempo, ele arriscou em ter esperado até o intervalo. Que bom que hoje deu certo, mas eu teria feito antes.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

E apesar das 30 chances, muitas de fora da área, bolas roladas pra trás pra quem chega batendo, além da facilidade pela fragilidade da nossa marcação pelo lado direito.
Já as nossas 10, além dos gols e daquele anulado, tivemos duas chances bem claras que "tem que fazer" mas LH e PR não fizeram.
Acho que o atlético jogou melhor, mas dentro da estratégia do Botafogo não vejo a vitória como golpe de sorte ou coisa assim

Fatos disse...

Deveria ter mexido mesmo, por pouco Keno ou Hyoran não fizeram, Barrandeguy foi engolido

Rodrigo Federman disse...

Fatos, fomos mais competentes, mas eu vi uma boa dose de forte ontem. E ainda bem que foi ao nosso favor.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Na verdade vi um certo azar, com "gols feitos" sendo perdidos, e arbitro tendencioso anulando gol erroneamente em minha opinião, não chamando VAR em bola na mão do zagueiro adversário na área porém chamando VAR quando bateu no Fernando com braço junto ao corpo e pra trás, não dando cartão em puxão de camisa que parou contra ataque do Nazário, amarelando por bobagem e pendurando o Barrandeguy que estava tendo dificuldades na marcação, etc
Repito, apesar da nossa vitoria o Galo jogou melhor sim, mas dentro da estratégia montado por Autuori - uma no primeiro e outra no segundo tempo - o time abraçou a ideia do treinador e mereceu ganhar. Com sorte e um árbitro menos tendencioso ganharia por um placar melhor.

Rodrigo Federman disse...

Fatos, o árbitro realmente estava em uma péssima noite. Eu não diria azar, mas os erros de finalizações são incompetência mesmo. E no caso do Atlético, além do azar (eles eu acho que tiveram), a incompetência ofensiva foi ainda maior. Sorte nossa.
Abs e SA!!!