20/08/20

Importante para os contra-ataques











Autor do segundo gol na vitória de ontem, o Caio Alexandre falou sobre a instrução que recebeu do técnico Paulo Autuori:

"- Ele conversou comigo antes do jogo e no intervalo, quando eu entrei, para usar esse espaço que eles estavam deixando, e quando roubasse a bola poderia explorar o Luiz Fernando, o Luis Henrique e o Rhuan. Foi muito importante essa leitura fora de campo para quando entrar desempenhar um bom papel no Botafogo".

De fato, a estratégia foi boa e deu certo. Quanto a isso, sem mais o que comentar, além de parabenizar o treinador botafoguense. Em compensação, reforça a minha observação de que ao começar o jogo sem um volante com essas características (posse de bola, cabeça em pé, facilidade nos lançamentos e inteligência tática) e com duas "torres" sem mobilidade na frente, não foi a melhor escolha.

Repito: Nada contra jogar no contra-ataque. Só acho que escancarando o meio de campo e protegendo mal a nossa defesa, é um risco exagerado. Afinal, não será sempre que os adversários concluirão 30 vezes sem muito sucesso, né?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

45 comentários:

Unknown disse...

O Paulo Autuori arriscou exageradamente na escalação da equipe no primeiro tempo. Expos a defesa, contra um adversário forte, comandado pelo melhor técnico em terras brasileiras, no momento. Apesar de ter seu objetivo alcançado, não aprovo a forma como a equipe jogou no primeiro tempo. Se o ataque adversário estivesse em noite inspirada, o resultado poderia ser outro. Em seus domínios o Fogão tem que pontuar, mas o técnico não pode repetir a escalação da primeira etapa, quando montou um sistema suicida. Jamais poderia esperar o Luiz Otávio na equipe titular. Felizmente, para o alívio dos torcedores alvinegros, Keno e companhia, não estavam numa noite feliz. De qualquer maneira, valeu muito, os três pontos. Saudações Alvinegras!!!

Marcio disse...

A ideia de jogo correta no meu entendimento foi essa, tanto que até comentei o seguinte:

"O Sampaoli não se afastará da sua característica ofensiva, seja lá qual esquema primário escolha.
Não é jogo para tentar sair tocando a bola desde a linha de defesa, pois pode custar caro; é jogo para bolas lançadas às costas da defesa e para isso precisamos que alguém tenha a minima capacidade de fazer os tais "lançamentos" e que o L. Henrique tenha a liberdade necessária para apenas correr para o ataque.
O segundo ponto é o Pedro Raul ser exclusivamente centroavante..."

A questão crítica se deu na escolha dos executores das tarefas, pois L. Otávio nada acrescenta e faltou alguém com uma melhor capacidade de acerto nessas bolas esticadas.
Da mesma forma que o Canhota diz que só foi o que foi porque jogou com grandes atacantes, os atacantes também precisam de quem saiba lançar.
O movimento do atacante facilita o lançador, mas um lançamento no ponto exato é tudo o que precisa o atacante.
Dizem que o Maradona ganhou a Copa de 86 sozinho, mas precisou do Burruchaga fazer o terceiro gol em uma jogada do próprio Maradona.
SA!!!
SA!!!

RICARDO SOUZA disse...

Caio é seleção! Assim que pegar mais uma maturidade e oscilar menos durante as partidas vai se tornar um jogador cobiçadíssimo pelo futebol europeu.
Contra o Fla eu manteria o time, apenas começaria com Caio no lugar do LO e Nazário ou Honda no lugar de Pedro Raul, guardando Forster pro segundo tempo.
BOTAFOGO está montando um time com 14, 15 titulares, isso será imprescindível no decorrer do campeonato.

Anônimo disse...

Ricardo
Meu medo é ele usar o mesmo esquema no proximo jogo e depois usar a desculpa que deu certo ontem.Com certeza nao vai acontecer isso se o flamengo tiver 30 oportunidades...

Christian disse...

Concordo, até por conta do cara que entrou no lugar do CA - Luis Otávio nao faz nada melhor do que o CA, então não fez mto sentido... Outro ponto é a questão do perfil do CA, ele não pode jogar muito atrás na minha opinião, precisa de alguém que proteja o time na marcação pra que ele possa acompanhar as subidas do time, armando e aparecendo pra finalizar.

Rodrigo Federman disse...

Penso assim também, Unknown.

Isso aí, Marcio. A ideia faz sentido, mas não com as peças e montagem que iniciou o jogo. Tanto é verdade, que a melhora no segundo tempo foi sensível.

Ricardo Souza, eu mantenho os pés mais no chão.

Ricardo, se ele iniciar de novo (contra o Flamengo) o time sem Caio, Honda e e com LO e PR e MB juntos será demais para minha paciência.

Christian, esse LO não tem bola nem para fazer parte do elenco de um clube como o Botafogo.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO e amigos,ontem me deliciei com as CARAS DE BUNDA de alguns comentaristas,após o término dos jogos do LIXÃO,FLORES e BOTAFOGO.Falam como se futebol fosse uma ciência exata,olham para os celulares e ficam "vomitando" dados estatísticos como se fossem verdade absoluta.
A CARA DE BUNDA DA MAIORIA,APÓS AS PARTIDAS EM QUE ERRARAM SEUS PROGNÓSTICOS VALEU A NOITE,NÃO TEM PREÇO.
Aqui no CB podemos expor nossos ACHISMOS e falarmos nossas bobagens à vontade,pois falamos entre Botafoguenses e não temos a pretensão de sermos treinadores de futebol,rsrsrsrs.
Não tenho criticado nem elogiado o PA,pois já disse que COM O ELENCO DISPONÍVEL,esperaria no mínimo 5 partidas para ver o que aconteceria.
Gosto do PA,pelo seu modo independente de ser,escala quem ele acha melhor sem protecionismo com já insinuaram.Erra e acerta como a maioria.
Ontem,com o time que escalou,caso fosse treinador de uma certa equipe,as manchetes de hoje seriam:"PA dá aula e nó tático em SAMPAOLI e outras baboseiras que muitos adoram ler".
EM uma das outras partidas,quando você o criticou,eu disse que culpa ele tem se HONDA,BN e CA não jogaram nada ?
Acredito que com esse grupo não podemos esperar jogadas trabalhadas e blá,blá,blá,pois a mão de obra não é qualificada para isso.Quem pensa ser possível é bom não assistir aos jogos.
Penso que o PA sacou que temos que jogar com uma defesa bem plantada e protegida e com dois atacantes rápidos.
Aguardarei a estréia do KALOU para ver o que acontece e podermos avaliar positiva ou negativamente o trabalho do treinador.
Já que BEOCUTAS,aqui vai o meu ACHISMO,rsrsrs.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, sim....jogar fechadinho e tal. Mas a formação do primeiro tempo não serviu para isso. Não estivemos protegidos. Na primeira etapa, o Gatito nos salvou porque o time foi montado - em minha opinião - de maneira equivocada e dando muito espaços. No segundo tempo, aí sim, ele arrumou a casa e soube jogar da maneira correta.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,concordo e acredito que o erro foi escalar o LO que é muito fraco,mas como disse acima,treinador erra e acerta.Ele corrigiu o erro no segundo tempo.
Esqueci de dizer que o tão criticado GS tem sido muito útil na posição que o PA o colocou,com muita raça e disposição,o que falta a alguns que,teoricamente,são mais habilidosos.JOTA.

Marcio disse...

Sem relação com BOTAFOGO:
Não é por ontem e nem por outros momentos que se deve diminuir o trabalho do Sampaoli.
Foi vice campeão brasileiro em 2019, e poucos se dão conta de que o melhor ataque do campeonato, Bruno Henrique e Gabigol, poderiam ter jogado no Santos e com o comando do argentino. No inicio do ano noticias davam conta de que a Internazionale poderia renovar o empréstimo e B. Henrique deixou a equipe paulista antes da estreia no campeonato estadual.
Ainda no meio do caminho, em junho, Rodrygo foi jogar no Real Madrid.
Qual o resultado ele poderia ter atingido se tivesse com os três jogadores em sua equipe?
Considerando que o Gabigol já havia sido artilheiro do brasileiro 2019 e Bruno Henrique, de 40 gols na carreira, pulou para 83 com o comando do Jorge Jesus.
É bom lembrar que Sampaoli é o técnico que levou o Chile, um eterno coadjuvante em competições, a conquistar o seu primeiro título, o mesmo fez no comando da La U (Universidad de Chile) ao conquistar a Sul-Americana 2011; inclusive nas oitavas, no RJ, fez um 4 a zero sobre o Flamengo comandado pelo Luxemburgo. Campeão invicto nas duas oportunidades.
Na copa de 2014, nas oitavas, o Chile de Sampaoli fez um bom jogo contra o Brasil e aquela bola do Pinilla na trave, bola na trave não é gol, claro, fosse gol, evitaria o 7 a 1 das semifinais.
Fez um bom trabalho no Sevilla...
Não fez um bom trabalho na seleção da Argentina, mas é preciso uma avaliação mais aprofundada, pois há muito técnico algum consegue fazer um bom futebol na seleção, mesmo com grandes jogadores que possui, não por acaso que desde 1993 não vence um campeonato.
Vejo o Sampaoli como um dos melhores que andam por aí, se vai ser campeão ou não, outros fatores influenciam.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Jota. E foi o que disse (e muitos não entenderam). Critico o PA pelo erro inicial e elogio a correção! rs

Concordo, Marcio.

Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Não acho que Pedro Raul e Mateus Babi são torres sem mobilidade ,eles se movimentam bastante,tanto que o Babi participou dos dois gols .

Rodrigo Federman disse...

Tiago, eu acho. Fora da área, não gosto deles. Ainda mais juntos.
Abs e SA!!!

P. Guido disse...

O Botafogo teve muito menos posse de bola que o Galo, mas vejam outras estatísticas do footstats:

Finalizações: 10 (5 no gol além de uma que foi o gol anulado) x 31 (8 no gol)
Defesas difíceis do goleiro: 5 x 3
Desarmes: 12 x 17

O jogo do Botafogo não foi de volume, o time tem muito a evoluir, e o buraco no lado direito da defesa precisa ser corrigido imediatamente. Precisa melhorar também as conclusões, teve oportunidades de matar o jogo e não matou.
O Botafogo foi muito aplicado taticamente, e pra quem critica dizendo que sempre joga da mesma forma, Autuori ontem iniciou num esquema diferente do que costuma usar e depois ainda o alterou pra melhorar o que não estava funcionando no primeiro tempo.

Abs e SA!

Marcio disse...

Deixo claro que a história do profissional deve ser respeitada, apenas contesto que a sua garantia no presente esteja em conquistas um tanto distantes, o trabalho é um desenvolvimento constante...
Muitas das vezes quando se critica o trabalho de algum técnico aqui no Brasil, logo se fala que foi campeão disso ou daquilo; do currículo.
Acho esse argumento muito vago...
Apenas como comparação, Carlo Ancelott, técnico que é o maior vencedor de Champions (ao lado do Zidane), entre outros títulos, está no Éverton (Inglaterra)... Longe de afirmar que é demérito ou cosa parecida, pois desconheço as razões, apenas por currículo ele não deveria estar treinando uma equipe para brigar por títulos?
O hoje conta também.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

P.Guido, mas que ele não repita a escalação do início de ontem.

Marcio, de novo, concordo.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Sobre o Sampaoli, pegando carona no comentário do Marcio, eu contrataria o argentino na hora, caso o Botafogo resolvesse o eterno problema das finanças e de gestão. É o exemplo acabado do treinador que não atrapalha e que sim, sai da média.
O Márcio tem razão: com os dois fulanos atacantes citados no time do Santos, o campeonato brasileiro teria sido conquistado pelo time santista.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Eu também, Levi. Sem pensar duas vezes.
Abs e SA!!!

Pedro disse...

Prefiro o JJ em relação ao Sampaoli. JJ mantém o time, só altera se o time tiver jogando mal ou se o jogador estiver sem condições físicas. Sampaoli gosta de inventar as vezes.
Mas ambos estão bem acima dos brasileiros, fato.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Pedro . Bem acima!
Abs e SA!!!

danie disse...

- Ajeitamos de vez a zaga.
- 2 camisas 9 com qualidade razoável.
- Guilherme deu vida na volância do time.
- Ninguém tem cadeira cativa no time.

Rodrigo Federman disse...

Mais ou menos, Daniel. Honda, Marcelo, VL, LH, CA e Kalou. Esses para mim têm cadeira cativa no time titular.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

A escolha tática do PA foi correta, o grande problema foi a escalação e a consequente exposição da defesa ao ataque adversário, não tomamos gol por pura sorte ou incompetência do Galo. O Caio nunca poderá ser reserva nem do Cícero e menos ainda do Luís Otávio, que repito, nem deveria fazer parte do elenco do Botafogo.
Para esse tipo de esquema é necessário rapidez, mas sobretudo passes/lançamentos precisos, ter quem consiga sair jogando e não ficar correndo atrás do adversário ou dando campo demais, sem esquecer que a marcação necessita da ajuda dos extremas, principalmente porque nossos laterais são fracos e sempre expostos no mano a mano, não há cobertura, ou melhor, não houve no 1º tempo.
Pelo que vimos ontem, colocar o Honda de 1º volante é desperdiçar um jogador que tem bom passe, sabe chegar, mas não é bom marcador. O Caio é outro que tem que se apresentar na frente, essa de volante só ficar atrás nem no passado era assim. Tivemos sorte e muita competência nos contra ataques, embora o desperdício de chances e a arbitragem pudessem ter sido fatais, felizmente não foi. Vamos ver o que veremos domingo e depois contra o Paraná. Repito: se for para passar sufoco como ontem, muitos botafoguenses terminarão o campeonato com sérios problemas nas coronárias. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Sergio. Nada contra a escolha tática dele. Deu certo, isso que importa. Mas no primeiro tempo, foi por sorte, pois ele montou o time errado defensivamente e arriscou 45 minutos sem nada fazer. No intervalo, quando mexeu, melhorou.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Há uma questão sobre essa inquietude do Sampaoli, semelhante à do Guardiola.
Ambos têm entre os inspiradores o Marcelo "El Loco" Bielsa, considerado um dos técnicos mais inovadores.
Bielsa levou o Leeds United de volta a Premier League 2020/21 após 16 anos.
SA!!!

Rui disse...

Forster joga muita bola, mostrou isso ontem, muito técnico, forte, mas acho injusto pedirem pra mexer na zaga Marcelo e Kanu. São 3 jogos e 1 gol sofrido, os dois são muito entrosados. Dor de cabeça pro Autuori aí, e precisamos de elenco.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Excelente referência, diga-se.

Rui, não achei o Forster ruim (longe disso), mas ainda achei pouco para cravar tudo isso de bom. Sobre a dupla de zaga, concordo contigo: Hipótese alguma mexer. Marcelo e Kanu estão muito bem.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Eu acho que o grande salto do Flamengo não foi somente os jogadores, mas principalmente o JJ. Pela fase atual parecer não desmentir essa afirmação. Sobre o Botafogo jogar sempre da mesma maneira, isto foi um fato com o PA até ontem. Esse ano só vi duas vezes o Botafogo fazendo algo diferente do estatutário 4 3 3: contra a Cabofriense e ontem. Repito: se a sorte não estivesse do nosso lado no 1º tempo o Botafogo dificilmente venceria o jogo. É claro que a sorte é bom, como dizia o Nélson Rodrigues: "sem sorte o cara que atravessa a rua pode ser atropelado pela carrocinha de sorvete". Isso faz sentido para quem ainda viu a carrocinha de sorvete. No meu tempo era uma das coisas que paravam a pelada na rua, era o intervalo, mesmo para os mais fominhas. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Sergio. Não podemos desconsiderar o fator sorte. Na verdade, por ontem, não é demérito algum (pelo o que os jogadores e o PA fizeram) também agradecer a presença dela. rs
Abs e SA!!!

P. Guido disse...

Esse time não joga no 433.
Vocês dizem que o esquema é estatutário, mas o esquema não é esse, e ainda acham isso por que acham que a posição do jogador é estatutária. Vai entender.

Não é porque um jogador é atacante que ele está jogando de atacante.

Em relação a sorte, peço licença ao FATOS para dar um control c control V no comentário dele no post atrás, pois penso o mesmo:
"E apesar das 30 chances, muitas de fora da área, bolas roladas pra trás pra quem chega batendo, além da facilidade pela fragilidade da nossa marcação pelo lado direito.
Já as nossas 10, além dos gols e daquele anulado, tivemos duas chances bem claras que "tem que fazer" mas LH e PR não fizeram.
Acho que o atlético jogou melhor, mas dentro da estratégia do Botafogo não vejo a vitória como golpe de sorte ou coisa assim.
Na verdade vi um certo azar, com "gols feitos" sendo perdidos, e arbitro tendencioso anulando gol erroneamente em minha opinião, não chamando VAR em bola na mão do zagueiro adversário na área porém chamando VAR quando bateu no Fernando com braço junto ao corpo e pra trás, não dando cartão em puxão de camisa que parou contra ataque do Nazário, amarelando por bobagem e pendurando o Barrandeguy que estava tendo dificuldades na marcação, etc
Repito, apesar da nossa vitoria o Galo jogou melhor sim, mas dentro da estratégia montado por Autuori - uma no primeiro e outra no segundo tempo - o time abraçou a ideia do treinador e mereceu ganhar. Com sorte e um árbitro menos tendencioso ganharia por um placar melhor"

Eduardo Samico disse...

A se destacar o aguerrimento demonstrado pelo time do Botafogo no jogo de ontem. Tivesse demonstrado gana igual nos jogos contra o Bragantino e o Fortaleza, muito provavelmente o resultado teria sido outro. Não sei se os jogadores entraram conformados com o empate, tratando-se de jogo fora, se foi relaxamento, por serem times em tese mais fracos. Sei é que ontem, contra o Galo, os jogadores atiravam-se na trajetória da bola, marcavam, deslocavam-se. Que continue assim.

A respeito de treinadores, além do dedo do JJ, salvo engano, ele veio com equipe de preparação física também (ao menos isso me foi dito, não chequei a informação). Imaginem um esquema padrão europeu, de muita correria e marcação forte (intensidade, no jargão muderno), com uma preparação física precária. Não daria certo nunca.

É o que sempre digo, há que se ter profissionalismo. Fisiologistas, nutricionistas, fisioterapeutas, médicos, preparadores físicos, os assistentes técnicos do treinador... Não me conformo em um esporte que movimenta milhões a coisa ser tratada -sem ironia- de forma amadora. Pranchetas e rachões, nepotismo na comissão técnica. Assim como há o preparador de goleiros - e os nossos destacam-se por termos um dos melhores preparadores do País - deveria haver um preparador para o sistema defensivo, outro para o ataque.

Viajei.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

P.Guido, então, para mim, a situação é ainda mais preocupante: Se o cara é atacante e não está jogando de atacante, é sinal de que tem muita coisa errada aí. Inclusive na grande chance de desperdício das melhores habilidades e competências profissionais desses jogadores. E viva o "atacante moderno". Ou seja, aquele que primeiro tem que se preocupar em voltar até a nossa linha de fundo para, se sobrar fôlego, tentar uma arrancada maluca para atacar....sem deixar a defesa desguarnecida, é claro.

Total de acordo contigo, Eduardo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Esse futebol dito moderno está criando jogadores "patos", pelo menos aqui no Brasil, fazem um monte de coisa e tudo mal feito.
Não por acaso eles estão levando os jogadores cada vez mais jovens, um dos motivos é o preço, o outro é para dar a formação que não tiveram por aqui.
Eram outros tempos, mas o Falcão foi vendido para Roma com aproximadamente 27 anos e por lá confirmou tudo o que todos sabiam em relação a sua gigantesca categoria; e isso quando o futebol italiano era o que hoje é a Premier League.
Por lá enfrentou Platini, Boniek, Rummenigge, Maradona, Paolo Rossi, Scirea, Bruno Conti, grande parte dos maiores e melhores estava por lá. O futebol italiano sempre foi um dos locais mais difíceis de adaptação para o jogador, imagina naquela época com o nível elevadíssimo.
Chegou pronto e tirou a Roma de um jejum de 40 anos...
Rivaldo foi para o La Coruna com 24 anos e jogou muita bola, com maiúsculas.
No meu entendimento alguma coisa não está correta no que se tem como futebol por aqui.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Marcio. O mais louco é ver muita gente achando isso tudo normal ou aceitável.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

O Falcão era o tipo do jogador que pensava o jogo, tipo Gérson, Didi, Ademir da Guia, Jair da Rosa Pinto, Dirceu Lopes, etc., ou seja era um técnico dentro de campo, ou um auxiliar que via o jogo e os atalhos para chegar ao gol adversário e como saber se defender. Hoje, pelo menos aqui não vejo esse tipo de jogador, razão pela qual eu vejo por exemplo a queda do Flamengo porque o JJ tinha o time nas mãos e pensava por ele, e veja que o elenco deles é na minha opinião o melhor elenco do país. Então, os esquemas com grandes jogadores são sempre flexíveis. Citei aqui o Botafogo de 67/68. Geralmente quando escalamos aquele time, fazemos assim: Manga, Moreira, Leônidas, Zé Carlos e Valtencir; Carlos Roberto e Gérson: Rogério, Roberto Jairzinho e Paulo César. Pela escalação parece um 4 2 4, mas na verdade o PC Caju também jogava pelo meio, virava um 4 3 3 e muitas vezes um 4 4 2. Quando falamos em esquema estatutário nos referimos a um esquema engessado onde as peças não tem movimentação e o meio mal defende e mal cria. Eu tive a felicidade de ver essa geração, e vi Jairzinho entrando pelo meio, pela meia direita, meia esquerda, vi o Roberto fazendo gols em várias posições do ataque, havia alternância entre ele e o Jairzinho, às vezes o Gérson chegava o PC estava atrás, o Carlos Roberto chegava para concluir e por aí vai. Na seleção de 70 a mesma coisa. Ontem foi uma exceção, vou repetir, demos sorte, faz parte do jogo. Cansei de ver o Botafogo massacrar adversários e perder o jogo, faltou sorte ou competência, isso faz parte, querer negar isso é em minha opinião tentar esconder o que aconteceu ontem. Tudo bem, cada um tem uma visão do que acontece em campo bem diferente e, muitas vezes a paixão esconde a realidade. Ganhamos, ótimo, mas não dá para dourar a pílula. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Sérgio. Ganhamos, ótimo. Mas não custa nada uma boa dose de realismo para análise racional também.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Quando falo em sorte não estou querendo tirar os méritos do Paulo Autuori, acho que ele foi ousado e soube explorar os avanços do CAM. Quando falo em sorte falo principalmente pela péssima escalação do primeiro tempo quando o time tomou um sufoco e conseguiu um gol numa boa trama e poderia ter aumentado, mas não dá para esquecer o sufoco que o time tomou e caprichosamente a bola não entrou. Incompetência do Galo? Pode ser, mas não há como negar o fator sorte. Repito: ontem o time se mostrou de uma forma que há muito não via. Tomara que a sorte não nós abandone e o Paulo Autuori continue inspirado. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Eu também, Sérgio.
Abs e SA!!!

P. Guido disse...

Jogar melhor e perder faz parte, aconteceu com o Botafogo de 68, com o Barcelona de 2006, com o Galo na última quarta, e pra sempre existirá. Isso é uma das razões pro futebol ser esse esporte emocionante.
Mas daí a achar que quem jogou pior ganhou por sorte, é ooooutra coisa. Existem muitos outros fatores, controláveis e planejáveis.

P. Guido disse...

E a sorte do Galo com a pixotada do Pedro Raul? Ou com o LH perdendo cara a cara? E a sorte do Galo no árbitro anular o gol do Nazário?

Repito, eles jogaram melhor, mas teve fatores mais preponderantes pra nossa vitoria do que sorte.

Rodrigo Federman disse...

P.Guido, não foi só sorte, óbvio. Teve a competência do Botafogo, é lógico. Mas negar que a vitória veio com uma grande dose de sorte é demais. E sim, jogamos pior do que o Atlético. É fato incontestável. Só que vencemos. Ótimo.
Abs e SA!!!

P. Guido disse...

Grande dose de competência sim. Grande dose se entrega sim. Grande dose de correção tática pra corrigir a marcação pelo lado direito sim.
Sorte?! Teve sim, mas "grande dose", discordo total.

Rodrigo Federman disse...

P.Guido, não vi essa correção tática no lado direito. Pelo contrário, vi um risco enorme em não ter feito nada depois de todo o sufoco por lá no primeiro tempo.
Abs e SA!!!

P. Guido disse...

Deveria ter mexido antes do intervalo, concordo com você.

E a correção tática pra corrigir a marcação pelo lado direito foi a entrada do Forster como volante, formando uma trinca com Guilherme e Caio. Com a entrada do Forster, passou a "sobrar" um volante pra ajudar o Barandeguy pela direita.

Aproveitando pra completar o raciocínio, Forster se posicionou a frente dos dois, saindo sempre no primeiro combate quando o Galo vinha atacar, e com isso liberando sempre um dos extremos (vocês amam esse termo né rsrs) desse primeiro combate.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, P.Guido. Por isso eu não compro a ideia de "banho tático". Em minha opinião, ele apenas corrigiu um erro (crasso) inicial.
Abs e SA!!!