14/08/20

Keisuke Lindoso / Rodrigo Honda











O Botafogo contratou um jogador acima da média (para o futebol brasileiro), experiente, 3 Copas do Mundo, que sempre foi conhecido por ser um exímio finalizador, com capacidade de criação.... e que por conta da insistência do treinador, tem jogado um futebol lento, burocrático e bem aquém do alarde feito e da expectativa da torcida botafoguense.

Alguns até podem tentar, mas jamais me convencerão de que o Honda está sendo bem escalado.

Está jogando mal? Não...não é isso. Mas para toda a sua bagagem, está sendo pessimamente aproveitado. E em um elenco que carece de inteligência no setor do meio de campo para frente.

Fazer do Honda um mero volante marcador que fica passando bolas curtas para os lados e para trás é absurdo. Fazer com que o japonês fique mais focado da linha de meio campo para a defesa botafoguense é outro absurdo.

O que o Honda tem feito de diferente do Rodrigo Lindoso?

E vocês que acompanham o CB sabem da ojeriza que sinto pelo atual volante do Internacional, né?

Por favor, Autuori, deixe o Honda jogar bola (ele sabe fazer isso). Não faça o futebol dele ficar medíocre

O Botafogo não merece isso.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

27 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Com a ausencia de publico nos estadios fica dificil protestar ou chamar o PA de burro.Mas deveiria ser colocada uma faixa no estadio dizendo : Honda é atacante....Talvez o PA fique sabendo disso....Rssss

Ezieljr disse...

Boa tarde pessoal. A questão é esse escolha foi realmente do treinador? As vezes me questiono em relação a isso. PA deve ter falado para japonês onde vc prefere jogar e ele deve ter escolhido a posição... Só vejo isso como justificativa. Outra coisa que tenho reparado é que o japonês não chama responsabilidade igual faz na seleção japonesa... ou seja não sei se isso é problema do treinador.

Marcio disse...

Fui buscar um comentário que fiz aqui no Blog, onde escrevi sobre alguns dos posicionamentos do Honda em sua carreira.
Jogou no Pachuca e seleção japonesa em um 4-1-4-1 (escalado na segunda linha de 4 pelo lado direito); 4-4-1-1 (escalado como o "1" atrás do jogador mais avançado ou sendo o jogador mais adiantado); no 4-2-3-1 (escalado na linha de 3, pela direita); 4-3-2-1 (escalado pelo lado esquerdo na linha de 2).

Vale também a leitura de uma matéria do "Lance!", sobre como deu-se a movimentação do Honda, quando escalado de segundo volante em sua passagem pelo Vitesse:

Dizia a matéria:

(...)Durante a curta passagem que teve pelo Vitesse-HOL no fim do ano passado, Keisuke Honda atuou como segundo homem de meio-campo, um volante, mais recuado do que "estourou" para o futebol. O LANCE!, portanto, analisou uma atuação do japonês pelo clube. A partida escolhida foi Heereveen 3 x 2 Vitesse, no dia 29 de novembro, pelo Campeonato Holandês.
O Vitesse era comandado pelo russo Leonid Slutskiy, técnico que havia treinado Honda no CSKA Moscou e solicitou a chegada do japonês no clube holandês, que não vinha de uma boa sequência na Eredivise. A equipe era escalada em um 4-2-3-1 com os dois jogadores de lado aparecendo com frequência no ataque.
O estilo de jogo era de sair tocando desde o tiro de meta, atrair o adversário e apostar em uma bola longa para que um desses atletas de lado de campo pudessem chegar a uma posição confortável de ataque sem marcação. Honda, portanto, tinha papel fundamental: era um dos principais responsáveis por buscar tais passes em profundidade.
No 4-2-3-1, Keisuke Honda fazia parte da primeira linha do meio-campo, como segundo volante. Completavam o setor Matús Bero, volante com maior responsabilidade defensiva, e Riechedly Bazoer, um pouco mais à frente. Mais longe do gol adversário, o japonês ocupou cada vez mais o campo de defesa.
Honda, contudo, não se destaca pela parte defensiva. Na verdade, o japonês pouco aparecia em duelos individuais com os atletas adversários - a função do camisa 33 era mais de ocupar espaços e compor a linha de marcação. Por isto, os outros dois membros do meio-campo o "compensavam": Bero pouco quase nunca passava da parte central e Bazoer, se destacando pela força física, aparecia com frequência no lado direito do meio, justamente o setor de Honda.
No tiro de meta, Honda recuava e ficava entre os zagueiros, com os laterais avançando - formando, assim, uma linha de três jogadores à frente do goleiro. Por vezes, o japonês recebeu a bola perto da grande área e avançou buscando um passe vertical, na maioria das vezes buscando os lados do campo ou Tim Matavz, o atacante da equipe.
Se o japonês não chamava a atenção pelo empenho na defesa - neste jogo. por exemplo, ele fez dois desarmes, número pequeno para um volante -, a produção ofensiva era positiva. O japonês deu cinco passes que geraram finalizações, além de ter 92% de precisão nos toques que deu e de ter errado um lançamento que tentou. Os números são do site "Sofascore"(...)"

https://www.lance.com.br/botafogo/caminho-para-autuori-honda-foi-segundo-homem-meio-holanda.html

Como um jogador que passou toda a carreira jogando adiantado, ao final da mesma se tornará um exímio marcador?
A sua predisposição em colaborar com a Equipe, ajudar coletivamente, não pode servir de possibilidade para um subaproveitamento das suas potencialidades.
Parece que contrataram o Honda e não sabem de quem se trata, apenas por ouvir falar.
SA!!!

Anônimo disse...

Boa tarde amigos de Estrela, não gosto de fazer críticas a treinador ou a jogador do nosso time. Fica parecendo que torcemos para dar errado só para termos o prazer de dizermos como estávamos certos, mas no caso do Honda vou abrir uma exceção: Autuori, apesar de toda admiração que possamos ter por vc, DEIXA DE SER TEIMOSO, escala o Japa onde ele pode nos dar imensas alegrias, ou seja, livre no meio, sem obrigação de marca, apenas de recompor. Isso já tá ficando chato e ninguém aguenta mais tanta TEIMOSIA.
Hugo Correia - Porto Velho/RONDONIA

Anônimo disse...

Sei da sua raiva com Lindoso que tbm foi minha e de boa parte da torcida do Botafogo e com muita razão durante muito tempo.

Mas a situação de Honda de volante está tão crítica, que posso afirmar que ele está tendo um desempenho pior do que o do próprio Lindoso.
Não porque ele está jogando mal, como vc disse, mas sim porque o sistema de jogo do Autuori e funções designadas ao Japonês não está deixando o mesmo mal aproximar da intermediária do adversário e quem dirá da área. O próprio Honda disso isso na Botafogo TV, que como o Caio tem um perfil mais "dinâmico" ele precisa ficar mais preso para liberar o jovem.

Apesar de todas as críticas com razão ao Lindoso, já vimos Lindoso através de infiltração na área, cabeçadas em escanteio e penaltys decidindo algumas partidas para o Botafogo no Brasileirão, coisa que ao meu ver não vai acontecer com o Honda, pois se pegarmos os últimos jogos o Honda não deu sequer um chute a gol.

É hora do Autuori repensar essa escalação. E outra, a situação está tão bizarra, que além das faltas o Honda não está servindo nem para bater escanteio (Nazário tem batido) e o Victor Luiz chegou já assumindo a bola parada em faltas laterais.

Aí vem a pergunta. Pra que serve o Honda? Para ser capitão? Também não funciona e eu acho um grande erro. O Honda não fala Português, então ele não consegue dialogar com o Juiz, estamos vendo nos jogos o Benevenuto sair lá da zaga correndo pra fazer pressão na arbitragem. Além de não falar Português, tem a tal cultura Japonesa que imagino que não vai permitir o jogador dar uma cobrada na arbitragem de uma maneira mais bruta.

Tem muita coisa pra ser repensada no quesito Honda com a camisa do Botafogo.

O pior de tudo é que Honda teve 45 minutos na sua estréia jogando de "camisa 10" e botou 02 companheiros na cara do gol em jogadas muito lúcidas e depois nunca mais o deixaram jogar novamente na posição. Vai entender.

Resende

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, que ele ao menos deixe o Honda passar mais do meio de campo.

Eziel, o treinador hierarquicamente é quem manda. Comigo isso não cola.

Marcio, e muitas vezes, como se fosse o primeiro volante. O que torna ainda mais absurdo.

Hugo, mas não é torcer contra. Críticas se fazem necessárias. Até mesmo, porque a intenção é melhorar, consertar, evoluir.

Resende, aí é demais! O Honda fazendo pouco ainda é mais útil do que o Lindoso! Hhhahahaha

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Vou repetir pela enésima vez: em 88 xinguei muito o CA Santos, e pedi perdão vem 89. E por que a mudança foi da água pro vinho? Simples, posicionamento que o Valdir Espinoza modificou para o CA Santos, não só defendendo mas também atacando e fazendo assistências perto da área adversária. Me lembro bem do primeoro gol, o de empate contra o Flamengo naquele famoso 3x3.
Lendo as análise expostas pelo Márcio, não encontrei nenhum esquema estatutário, o indefctivel 4 3 3 que está prejudicando o time do Botafogo. Engraçado é que o PA criticou algunsealguns táticos como responsáveis pelo atraso no futebol brasileiro e usa um esquema prá lá de obsoleto, isso se ficar nesse engessamento como no Botafogo.
Não só o Honda está sendo muito mal utilizado, como também vários outros jogadores.
Recordando o jogo que foi dirigido pelo Renê Weber, eu vi o Honda chegando na área, atuando mais a frente, Caio Alexandre chegando na intermédia adversária e fazendo conclusões, inclusive um belíssimo gol. A movimentação do time foi completamente diferente de todos os jogos que vi do Botafogo nós últimos tempos. A Cabofriense é fraca, sim, mas e o Bangu, Portuguesa, Paraná, etc. Acho que o time do Botafogo joga de maneira obsoleta, é lento na recomposição vida defesa, lento no contra ataque, não sabe sair jogando, marca mal, as linhas são muito espaçadas, enfim é um time mal treinado, e o Honda, coitado, virou Lindoso. Há coisas que só acontecem ao Botafogo. Abs e SB!

Anônimo disse...

Então Rodrigo. Entendo a raiva, mas contra números não podemos brigar.

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/surpreso-com-artilharia-no-bota-lindoso-tem-meta-de-superar-10-gols-em-2018-mas-valoriza-coletivo-importante-e-vencer.ghtml

Esse link mostra como o Lindoso foi útil através de gols em 2018 (seu último ano de clube). Foram 5 gols no Brasileirão e todos eles determinantes para garantir o empate ou a vitória.

Claro, não estou querendo defender o mesmo.. só estou fazendo a comparação que com o Honda jogando da forma que está ele não vai superar os números do Lindoso.

Resende

Marcio disse...

Rodrigo, se no lugar do Honda o contratado fosse o Iniesta, provavelmente tentariam escalá-lo na mesma função que escalam atualmente o Honda, com a desculpa de "organizar" a saída de bola.
Como seria a escalação sem a contratação do Honda?
Não iria jogar com 9 na linha, obviamente, alguém jogaria de segundo volante.
Então, por que contratar um jogador para melhorar o nível técnico e escalá-lo como um jogador absolutamente comum?
Para ficar em um exemplo, se for para contratar o Marcelo, lateral do R. Madrid, para não permitir que ele seja ofensivo como sempre foi, prefiro que não contratem.
Para trazê-lo, tem de arrumar um que faça as devidas coberturas, um "Casemiro".
E mais uma coisa, essa conversa de que o técnico é quem sabe, porque treina o time "todo dia" é bem relativa; não me esqueço do técnico da seleção italiana, precisando fazer um gol na Suécia para levar o jogo para a prorrogação, eliminatórias copa 2018, querendo que o De Rossi entrasse em campo. De Rossi recusou-se e disse:
“Eu? Por que raio devo eu entrar? Não precisamos empatar, precisamos vencer!", disse o jogador, enquanto apontava para Insigne."
E o De Rossi não entrou em campo, o técnico não colocou o Insigne e a Itália não foi à Copa.
E no BOTAFOGO, temos um exemplo bizarro, Bebeto ser substituído no segundo jogo da final da Copa do Brasil 1999... Jogo onde precisava de "apenas" 1 gol e o Bebeto, com 3 Copas do Mundo e 1 título na bagagem, passagem vitoriosa na Europa, com capacidade de decidir o jogo, não ficou os 90 minutos porque o técnico decidiu.
Não sou favorável à indisciplina, mas tem horas que não dá para aturar determinadas coisas.
SA!!!

fabio lucas disse...

Honda tem extrema qualidade de meia-atacante estilo seedorf e o que fazem escalam ele de volante por falta de material humano os únicos volantes que o Botafogo tem e Caio Alexandre e o Luis Otavio que e nível abaixo do Rickson nosso jogador emprestado ao America-Mg que vem se destacando la, dizem que o Luis Otavio vem entrando durante as partidas bem digo por causa do Autouri que o deve treinar demais quando o técnico e bom sabemos que ele faz isso agora imagina o Rickson nas maos dele ou algum bom destaque dos estaduais nosso elenco teria uma elevação de padrão muito alto.

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, até mesmo na estreia dele contra o Bangu. Ele atuou mais solto. E, em minha opinião, foi o melhor jogo dele até agora.

Resende, eu entendo. Mas consideremos os anos de RL no Botafogo e os menos de 10 jogos do Honda até agora. Além disso, a análise não pode ser apenas números de gols. Tem variáveis ao longo da passagem e para qualquer futura comparação.

Marcio, se bobear, até o Kalou será escalado com funções prioritárias na defesa. Depois, se sobrar fôlego, ele poderá atacar. Hehehe

Fábio, Rickson não. Menos.

Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Mesma análise e comparação que eu faço. O Honda de volante não passa de um Lindoso de grife. Um desperdício de talento. Por que não o agora polivalente Guilherme ali, com Honda e Nazário na frente com LH e Babi? Qual a dificuldade? Meu Deus...

VinnyMarques disse...

Apesar do fraco adversário, a melhor partida do Botafogo, taticamente falando, foi contra a Cabofriense. No 442.

Rodrigo Federman disse...

Exato, Vinny. Já que o colosso GS passou a ser extremamente importante (!!!), coloca ele ali de volante, qualquer coisa...mas libera o Honda pra jogar mais na frente.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Acabamos de ver um exemplo de que é preciso se adequar as circunstâncias de momento, o Barcelona levou de 8 a 2 do Bayern.
Eu gosto do jogo de posse de bola e já escrevi "n" vezes sobre isso, mas a verdade é que o Barcelona não possui mais os jogadores que possibilitem imprimir tal jogo.
Quem nesse meio de campo tem a categoria do Xavi e do Iniesta?
Os remanescentes daquela época estão mais velhos e o ritmo é outro.
Vidal, De Jong (tem margem para melhorar), Raktic, estão muito distantes de Xavi e Iniesta.
Quanto ao Bayern, jamais vi um time marcar pressão em 90 minutos e sempre pressionar com dois ou três jogadores o adversário que tem a posse de bola.
Até o Liverpool do Klopp, que é de ritmo forte, às vezes desacelera.
sa!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Acabei de ler duas notícias bomba: o Bayern ganhou de 8X2 do Barcelona! Caraca, incrível. Mas a pior bomba é esta: Luis \Fernando volta no fim de semana. Tá flórida aguentar o Botafogo. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, hoje foi massacre!

Hahahaha! Sergio, essa segunda bomba será tema do post de amanhã.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo, um massacre.
Agora, veja que esse resultado não é obra do acaso, pois enquanto clube o Barcelona está à deriva, como problemas graves em sua cadeia de comando, um técnico sem tamanho para comandar um vestiário pesado em nomes, sem organização de jogo...
Por isso que digo que se o BOTAFOGO contratasse o Messi, ele iria sucumbir, considerando o nosso nível de organização.
Hoje foi a prova.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Não tenho dúvida alguma disso, Marcio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Matheus Cunha, jogador do Hertha Berlin, sobre o posicionamento "ideal" do Kalou:

"Deve ser um segundo atacante, é a posição que ele se sente confortável. Tem um passe bom, é muito técnico. Pode ser tanto o cara do último passe como quem entra para finalizar. Ele tem essas qualidades. E tem experiência também, o que ajuda bastante"

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/brasileiro-do-hertha-aposta-em-sucesso-de-kalou-no-botafogo-qualidade-e-experiencia.ghtml

Claro que devem ouvir o próprio Kalou...
mesmo assim, não custa lembrar:
Não inventem!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Aguardemos, Marcio.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Será que o Kalou vai ter que disputar posição com o eterno LF. No Botafogo eu não duvido de mais nada! Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, eu diria que ele sai em grande desvantagem. Hehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

L. Fernando naquele espaço pela ponta direita é quase um usucapião.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Dono do pedaço total, Marcio.
Abs e SA!!!

P. Guido disse...

Po Rodrigo, exímio finalizador? Essa alcunha deixaria para jogadores como Romário, Cristiano Ronaldo, Neymar, etc mas pro Keisuke Honda acho que não condiz. Honda é um jogador que pensa rápido e ótimo meio campista, queria vê-lo também de camisa 10

Rodrigo Federman disse...

P.Guido, exímio finalizador não quer dizer artilheiro. Ele sempre pegou muito bem na bola. Ou seja, poder de finalização/chutes muito bom.
Abs e SA!!!