13/08/20

Mais quatro jogos então...










Palavras do técnico Paulo Autuori, após o empate de ontem:

"- Certamente daqui a três, quatro jogos vamos produzir de uma maneira diferente, mais próxima daquilo que a gente deseja. Até porque muitas equipes vão sentir esse período e para ganhar esse ritmo vamos precisar de alguns jogos. Enquanto isso, teremos que ser uma equipe organizada, com espírito de sacrifício e capacidade de sofrimento para poder colher resultados que nos deem uma certa tranquilidade".

Bom, anotado. Vamos observar essa melhora então daqui a duas semanas (tempo para quatro partidas), pois o que fora produzido até o momento não agradou. 

Só me preocupo com o discurso de equipe que tenha capacidade de sofrimento. Meu Deus, e olha que enfrentamos o Bragantino. Um time acertadinho, mas longe, bem longe de ser uma máquina por causa dos investimentos da Red Bull. E convenhamos: Sem camisa alguma.

Ainda acho mais interessante parar de desculpas e rever os erros internos: Esquema tático, posicionamentos, pouca movimentação ofensiva, nenhuma proteção à zaga, etc.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

30 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Acredito que essa mudança tática/tecnica, só virá com um vexame muito grande em campo.Infelizmente...

Marcio disse...

Esse é o novo modismo no futebol, "capacidade de sofrer"...
Os três ou quatro jogos estão proporcionais ao quinto jogo da preparação física, considerando que houve uma paralisação forçada?
Sinceramente, não se pode desconhecer a realidade e reconhecê-la é uma das etapas para que se tenha resultados bons, mas acho que o discurso do técnico está demasiadamente negativo. Muitas lamentações!
Obviamente eu não sei o que é dito por ele aos seus comandados, mas não se pode deixar de considerar o efeito que esse tipo de discurso tem sobre os jogadores, pois cada um é influenciado de forma diferente aos estímulos do ambiente.
Não digo que tenha de vender ilusões, mas outros têm dificuldades a serem enfrentadas e nem por isso "focam" nessa realidade.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, e se vier...

Marcio, essa de capacidade de sofrer é realmente....SOFRÍVEL! heheheh

Abs e SA!!!

Christian disse...

Daqui 3 jogos teremos um excesso de jogos e será o motivo do time não render hehehe... em tempo: futebol brasileiro é uma m* ... inacreditável a diferença de um jogo da Champions com nossos jogos, da vontade de chorar com a falta de fundamentos básicos + vontade dos nossos atletas.

Rodrigo Federman disse...

Christian, com certeza. Daqui a 3, 4 jogos, a desculpa será justamente o excesso de jogos em sequência. hehehe
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,só escrevo o que penso porque você respeita as opiniões contrárias.Apenas peço que pense e reflita enquanto aguardamos mais alguns jogos.
Alguns torcedores,particularmente os mais fanáticos,acham que têm solução para tudo e adoram culpar alguém,sem analisarem o contexto do futebol atual.
Na partida de ontem,o PA tem culpa se o CA,BN,LH e HONDA,teoricamente os melhores do time,não jogaram nada,falhando diversas vezes em jogadas ofensivas e defensivas? O treinador mudou a formação várias vezes,chegando a colocar 3 zagueiros.Quando chega ao ponto do GS ser um dos melhores em campo é fácil compreender que algo se passa e o torcedor,no afã de querer a vitória,não capta.Jogador sem DINDIM no bolso não corre nem se esforça,salvo raras exceções.
Quem acha que empatar com o RBB foi ruim,etc,etc,vai achar o que do time da mídia perder para um time que veio da segunda divisão,com o treinador estreando e com desfalques por covide? Não gosto das cores do mal e gostei de ver a derrota deles,mas sem a grana da poderosa a realidade vem à tona.
Alguns midiáticos dirão que sentem falta do JJ e culparão o novo treinador.A essa altura o MANCINI é um gênio,pois deu dois treinos e meteu 3x0 no melhor time do mundo,rsrsr.
O SP do FD e RAÍ,cheio de grandes e caros jogadores,virou saco de pancadas por causa do treinador? Me engana que eu gosto,sem grana no bolso eles fingem que correm e quando o fazem é para não chegar.
RODRIGO e amigos desculpem o texto longo,mas pegar no pé do treinador e de alguns atletas não resolverá nossos problemas em campo.
A meu ver,o nosso ponto crucial são os quadrilheiros que se apossaram do clube e que segundo soube,querem detonar o PA por estar contrariando alguns inter$$es.Na realidade,esses pilantras é que deveriam ser detonados.JOTA.






Rodrigo Federman disse...

Jota, a partir do momento em que o treinador posiciona mal algumas peças, isso obviamente também reflete no desempenho individual. Lógico que ele não tem culpa total, mas vejo sim, boa parcela de culpa/responsabilidade nas costas do PA.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo.

Me socorra, o que é isso ? "Com espírito de sacrifício e capacidade de sofrimento."

Sem mais !!!

Patinhas.

Marcio disse...

Só para constar:
O A. Goianiense jogou a sua última partida oficial, antes da paralisação, em 14 de março; partida válida pelo campeonato goiano.
Desde então, fez alguns amistosos para se preparar para o brasileirão, fazendo a sua estreia ontem, já que o primeiro jogo foi adiado.
Pois bem, o Autuori "reclamou" que o retorno do carioca, antes de todos os outros estaduais foi uma estratégia equivocada e prejudicou os clubes cariocas.
Entretanto, o campeonato goiano 2020 ficou para 2021, o que faz com que o A. Goianiense estivesse sem jogo oficial há mais tempo do que o seu adversário de ontem, Flamengo, que fez a sua última partida antes da parada forçada em 14 de março, voltou em 18 de junho em um total de 7 partidas, incluída a estreia pelo brasileiro contra o A. Mineiro.

Disse o Autuori:

"Se a equipe tivesse um pouco mais de trabalho e competição, certamente poderia ter definido o jogo de maneira diferente. Mas a gente sabia que essas coisas iam acontecer. Campeonato Carioca parou muito tempo antes. As equipes cariocas me parecem que estão sentindo um pouco em relação às equipes que estão disputando os estaduais há mais tempo. Claro que foi uma estratégia completamente equivocada porque não se pensa de maneira geral(...)"

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/paulo-autuori-se-diz-satisfeito-com-empate-do-botafogo-na-estreia-era-importante-pontuar.ghtml

Concordo com o Autuori quando fala em relação à organização (ou a falta dela) das competições, mas não é somente por isso que o BOTAFOGO tem um mau desempenho, pois ele somente está no cargo de técnico porque o anterior foi demitido por causa de um péssimo desempenho.
E todos começaram a disputa juntos, já que o campeonato era o estadual.
O que diria o técnico se fosse questionado dos porquês da vitória dos goianos no jogo de ontem.

SA!!!


Rodrigo Federman disse...

Patinhas, só os filósofos do futebol conseguem traduzir isso sem ficarem putos. Hahaha

Márcio, ele certamente falaria alguma palavra difícil e rebuscada para desconversar.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo.

Chame o amigo Di Sabbato que com a sua sabedoria talvez consiga traduzir essa conjunção verbal.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Patinhas, acho que até o Sérgio terá dificuldade nessa. Rs
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Vou repetir o que vejo há uns 2 anos, talvez 3: o Botafogo não tem elenco para jogar nesse estatutário 4 3 3, um sistema de jogo deve ser montado a partir daquilo que se tem em mãos. Só para lembrar, a Holanda só se classificou para a Copa de 74 pela repescagem. Como o RM fez aquele time que quase foi eliminado se tornar a grande sensação da copa? O JOTA citou o exemplo do flamengo que eu ontem comentei que o JJ estava fazendo falta, e essa é uma realidade. O JJ tinha o time nas mãos, nem o antecessor e nem esse atual conseguem acertar o time, o que prova e mostra a importância do treinador nos dias atuais. E não dá dizer que o elenco deles é fraco ou que falta grana. Em outros tempo havia jogadores que sabiam os atalhos do jogo, independente do treinador, hoje, pelo menos aqui no país,que não vejo esse tipo de jogador, que saiba os atalhos para vencer as partidas, coisa comum há uns 30 ou 40 anos atrás.
Repito: o sistema do Botafogo não vai dar certo contrariando a característica de vários jogadores, sem contar que a marcação do meio é muito ruim e esse 4 3 3 é um esquema que sem variações e sem aproximação dos setores se torna obsoleto, e isso há décadas.
Aqui fica uma pergunta: esse sofrimento do Botafogo já dura décadas, será que ainda dá para aguentar, s emendo com outra pergunta: desde que o PA assumiu eu não vi nenhum jogo em que Botafogo não tenha sofrido sufoco, seja de grandes times ou de um Bangu, Portuguesa, Paraná, etc. O deicurso e a prática parecem bem conflitantes. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, concordo. E aí eu faço comparação com o Sampaoli, um excelente técnico que monta o time de acordo com as características do elenco e/ou advsersários. Enquanto isso, por aqui, a gente vê o PA insistindo um único esquema tático sem qualquer análise da característica individual do jogador.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Certas coisas no futebol não se "entende", algumas falas do Autuori:

Na derrota no amistoso contra o Fluminense:

"O que eu menos gostei foi que a gente não conseguiu jogar o jogo que nós jogamos e ganhar. Essa lição que fica para o Brasileiro. O jogo esteve na nossa mão para ganhar. Mas gostei da solidez que a equipe demonstrou. Estamos construindo um coletivo, e a equipe funcionou. A cada jogo vai ganhando mais confiança"

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/analise-honda-toma-as-redeas-no-meio-do-botafogo-mas-falhas-no-ataque-sao-licao-para-o-brasileirao.ghtml

No empate contra o Fluminense, também em amistoso:

“Se for ver só o fato de fazer o gol, aí vamos falar do Babi. Mas fizemos um início de jogo muito bom e vi o pivô do Pedro Raul com muita qualidade várias vezes. Falar que ele não fez um bom jogo eu não posso concordar. Fez um jogo bastante interessante com aproximação do Honda e do (Bruno) Nazário, tivemos saídas muito rápidas e ele foi importante pela parede que fazia, atraindo um dos dois zagueiros para a entrada do Luis Henrique e do Rhuan. Como treinador, tenho que ver outras coisas, não vou julgar o jogador só pelo fato de fazer gol”

https://medium.com/@botapress01/botafogo-e-fluminense-empatam-e-autuori-elogia-partida-equipe-mais-competitiva-964236d2f593

Após o primeiro jogo ele citou o fato de não vencer após o jogo que foi jogado, ou seja, faltou "criar" oportunidades e/ou aproveitá-las. Acabou derrotado e disse que deveria servir de lição.
No segundo jogo, ele disse que se fosse falar somente de gol, falaria do Babi, que não julgaria o jogador apenas pelo fato de fazer gol; colocou-se a elogiar a participação do P. Raul.
Entretanto, até a saída do P. Raul e a entrada do M. Babi, autor do gol, o BOTAFOGO estava perdendo o jogo; M. Babi entrou no jogo aos 19 minutos do segundo tempo e marcou o gol aos 21.
No primeiro amistoso, P. Raul ficou em campo até os 35 do segundo tempo, foi substituído pelo Babi...
Como ele lamenta não vencer um jogo em que acreditou ter sido bom, ou seja, faltou gols, e no outro ele não quer apenas analisar um jogador pelo gol que o livrou da derrota?
O jogo elogiado do P. Raul não ajudou em gols no segundo jogo.
E eu vejo o P. Raul como muito útil dentro da área, que fique claro.
SA!!!

Sergio disse...

O único ser que teve espírito de sacrifício e capacidade para o sofrimento foi o Senhor Jesus que veio ao mundo exatamente para isso: nos salvar, isso naturalmente para quem crê. Fora isso, não vejo isso nem no Botafogo bem em lugar nenhum. Abs e SB!8

Rodrigo Federman disse...

Marcio, serei repetitivo, mas faço questão de reforçar: O PA quer falar tão difícil, bonito e rebuscado, que acaba se perdendo nas próprias incoerências.

Hahahaha! Sergio, isso mesmo!

Abs e SA!!!

Marcio disse...

O que está faltando ao BOTAFOGO, em resumo, aproveitando o futebol moderno, é simplesmente a "homeostase de entrosamento"
E nada mais!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahahaha! Marcio, essa é inesquecível. E pela elegância e cultura acima da média do PA, é bem capaz de, se perguntado a respeito, ele responder que entende e concorda perfeitamente com uma análise de homeostase de entrosamento em uma equipe de futebol.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

O Márcio relembra cada caso que realmente é incrível. Essa da homeostase de entrosamento é ótima. E sem entrosamento, qual seria o nome? Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Hahahah! Sergio, melhor nem tentarmos adivinhar.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Guilherme Santos e o novo Cesar Prates lembra dele Rodrigo ?

Marcio disse...

A falta de entrosamento é uma desordem...
Então o termo seria "entropia de entrosamento".
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fábio, lembro e discordo por completo.

Hahaha. Sensacional, Marcio. Mas não dá ideia. Rs

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Muito bom Márcio, o Botafogo sofre da "entropia de entrosamento". É rir para não chorar. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, e mesmo rindo, difícil não chorar depois. Hahaha
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Fortaleza foi derrotado pelo São Paulo, duas derrotas em dois jogos, e vai entrar pressionado contra o BOTAFOGO.
Que o BOTAFOGO apresente um futebol melhor neste confronto e entre para vencer.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Da série.

Coisas que só acontecem ao Botafogo.

Se o fortaleza tivesse vencido as duas, viria embalado pra cima do Botafgo.

Como perdeu as duas, vem mordido pra cima do Botafogo.

O que seria pior ou melhor?


Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, seria/será drama em qualquer um dos casos.
Abs e SA!!!