31/08/20

O salva-vidas














O técnico Paulo Autuori falou sobre o fato de começar a poupar jogadores:

"- Com os que jogaram, a equipe se manteve. Eu tenho de salvaguardar. Se o futebol brasileiro não salvaguarda a integridade física dos jogadores, todas as equipes estão fazendo. O Internacional estava com quatro jogadores lesionados, e todas as equipes estão assim. Gostaria muito de no final do ano ver um estudo sobre o número de lesões que vamos ter nesse ano. Isso é relevante. Se você não salvaguardar mais ainda, temos um grupo muito enxuto, muita juventude e outros com mais experiência. Então com a comissão tenho de analisar isso. Tem de ter um olho aqui, trabalhar, e ter um olho no futuro".

"Salvaguardar" é o cacete, Autuori.

Todos sabem da minha opinião a respeito desse assunto. Para mim, besteira, frescura. Mas para quem concorda (e eu respeito!), gostaria de deixar apenas uma questão: Se é para "salvaguardar" jogador A, B ou C, por que não fazer em partida fora de casa, com viagem longa e onde, a princípio, a tendência é sempre jogar mais fechadinho? Por que poupar um monte de atletas no Rio de Janeiro? E mesmo assim, já que - equivocadamente - resolveu mexer no time todo dentro de casa, não faz sentido algum diante do líder do campeonato, quando, em tese, precisaríamos de força máxima. Por que não dosar e seguir essa linha contra o Coritiba?

Alguém concorda? Ou melhor, alguém me explica?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

25 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
concordo.
Isso é mais uma desculpa para as derrotas e posteriormente para uma classificaçao mediocre no final.
Parece que o Botafogo joga muito mais partidas do que os adversarios.
Ridículo....

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, e o time acabou de voltar de longas "férias". Não é possível que já, em um mês, estejam todos cansados, propensos à contusões. Nem deu tempo de esquentar os músculos.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,não me sinto seguro para criticar,discordar ou tentar explicar,pois sou apenas um torcedor apaixonado.Não sou treinador,não assisto treinos,não conheço os atletas e seus problemas físicos,enfim não sou profissional da área.
Apenas opino sobre atuações em campo,quem foi bem ou mal,etc,etc.Custo a ter má vontade com qualquer jogador,pois se é fraco,a culpa é do clube que o contratou.
Normalmente evito criticas ao treinador,seja lá quem for,pois ele não entra em campo,não entrega gols de presente para o adversário,nem os perde cara a cara.
Sobre o tema de hoje,qualquer opinião que eu der será puro achismo meu,pois torcedor sempre distorce os fatos de acordo com as suas preferências,por isso em temas polêmicos prefiro ficar calado.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, mas não vejo polêmica alguma no tema. São simples opiniões de quem acha que é uma frescura esse tratamento dado aos jogadores e de quem concorda. E claro, torcedor sempre se baseia em "achismos". O que é justamente papel de torcedor, né?
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Mesmo defendendo o direito do Autuori de debater questões gerais do futebol brasileiro, não gosto de após os jogos do BOTAFOGO vê-lo sempre trazendo esse tema geral para debate.
E os dirigentes o BOTAFOGO debatem e/ou cobram de forma efetiva alguma mudança organizacional do futebol brasileiro nos fóruns apropriados?
Sobre poupar jogadores, tirá-los 100% da possibilidade de jogar eu acho um absurdo; já escrevi 893 vezes que se o BOTAFOGO pode fazer até 60 partidas em uma temporada e o jogador suporta 30 jogos completos, é obrigação encontrar uma fórmula que contemple os números de jogos do CLUBE, o suportado pelo jogador e a tabela de jogos. Não pode ser apenas uma conta fria, fulano joga três jogos e descansa 1.
Com 5 substituições permitidas, o técnico até tem condição de fazer um jogador atuar somente por 45 minutos, uma substituição programada antecipadamente.
Após o jogo frente ao Flamengo, disse o Autuori:

"Estamos sem tempo para treino, assim como todas as equipes do Brasil. Por isso fui falar com o Domènec, quando ele deu uma aula sobre as substituições. Qualquer cinco substituições você desarticula a equipe, isso é tão óbvio". Eu me recuso a todo jogo ter que trocar cinco vezes, três vezes. Não estou preocupado com o que vão falar, é o direito deles, assim como é o meu direito fazer aquilo que eu confio",

Não vou discutir se está certo ou errado o Autuori nessa fala, mas chega no jogo contra o Internacional e o L. Henrique é desfalque (desconforto muscular), Honda é pupado e Nazário vai para o banco. Por vontade própria forçou dois desfalques no meio de campo no inicio de jogo, Honda e Nazário, onde o jogo é pensado...
Se recusa a fazer 3 ou 5 substituições em todos os jogos, é um direito seu, claro, mas faz um monte de alterações por vontade própria, mesmo mesmo não tendo tempo para treinar...
Não deveria o técnico encontrar uma maneira de minimizar os problemas decorrentes das 5 substituições e assim aproveitar melhor o que a regra permite?

https://www.foxsports.com.br/br/article/autuori-diz-que-se-recusa-a-fazer-as-cinco-substituicoes-e-dispara-desarticula-a-equipe_vxoalo#:~:text=Ap%C3%B3s%20a%20partida%2C%20no%20entanto,simples%3A%20a%20desarticula%C3%A7%C3%A3o%20da%20equipe.&text=%22Eu%20me%20recuso%20a%20todo,trocar%20cinco%20vezes%2C%20tr%C3%AAs%20vezes.&text=Veja%20abaixo%20os%20pr%C3%B3ximos%20jogos%20das%20duas%20equipes.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Marcio. Uma coisa é quem concorde com esse negócio de ficar poupando jogadores (eu respeito, mas não concordo). Outra, bem diferente, é aceitar que o treinador faça esse planejamento de maneira equivocada, mexendo inteiramente no setor de meio de campo a ataque contra o líder do campeonato e podendo, como você bem frisou, dosar/administrar de modo que o time não fique tão alterado.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Eu nunca vi poupar jogador em condiçao de jogo e ainda mais contra um adversario mais forte.
O Fluminense poupou Nene e Fred contra o Vasco ??
As desculpas do PA estao insuportaveis...

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Ricardo. Isso foi o que eu menos entendi. Por que não pensar nessas situações contra adversários mais fracos?
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, observe que quando enfrentamos o A. Mineiro, lider à época do campeonato, o Honda foi poupado e os motivos foram os jogos seguintes, Flamengo e Paraná.
Agora, contra o Internacional que chegou como lider, novamente o Honda é poupado e o Kalou nem para o banco foi relacionado.
A minha sensação é de que não estão considerando os adversários no momento do enfrentamento.
Apenas como base, o Honda fez no campeonato brasileiro e Copa do Brasil apenas 4 das 6 partidas disputadas pelo BOTAFOGO, esteve em campo por 315 minutos, 3,5 jogos completos, esteve em campo em 58% do tempo total.
Obviamente que outras variáveis devem ser incluídas, mas o rendimento técnico do Honda está abaixo do que seria o ideal e o tempo disponível em campo também.
Qual a efeito a sua escalação como volante está ocasionando no rendimento?
Se o japonês é o jogador diferente e tem de jogar apenas 60 minutos/jogo, que seja... Que o Autuori transforme em obrigatória uma das 5 substituições possíveis.
Ficará com outras 4 para fazer as mudanças técnicas/táticas.
Guardadas as devidas proporções, Iniesta em sua última temporada no Barcelona esteve sempre presente, no banco ou jogando; quando estava em campo quase sempre era substituído após os 55 minutos de jogo.
No campeonato espanhol, por exemplo, esteve disponível em 32 de 38 rodadas; em 7 jogos jogos iniciou no banco e foi a campo em 5, em 25 jogos esteve em campo desde o inicio e em apenas 3 jogou 90 minutos.
O jogador tido como diferente deve estar disponível para jogar, utilizar ou não dependerá do desenrolar do jogo.
SA!!!

Anônimo disse...

Fala Rodrigo e amigos! Acho que o PA acreditou que fosse ganhar o internacional com os jogadores poupados. Já que do outro lado tinha (Se não me engano) 4 titulares fora. Pq o PA não deixou os caras no banco, qqr coisa poupava os 45min. Com 30 min de jogo estava 2x0 pros caras. Acho que foi vc quem trouxe a informação, o kalou estava doido ora jogar. Pq não colocar ele 45 min?! Os outros 45 deixava ora outro atacante. Esse jogadores tem vida mansa de mais,pqp!

Investe tanto em equipamento, serve pra quê?!

Mal começou o campeonato e já estamos de saco cheio!!!
SA....André

Rodrigo Federman disse...

Marcio, ou então o PA tem pensado que contra esses adversários, nem força máxima ajuda. E aí, está trabalhando para o Botafogo ter os melhores contra adversários mais fracos. Nivelando por baixo.

André, eu acho que ele não sabe o que está fazendo. Está meio escolhendo na base aleatória e seja o que Deus quiser. ehehehe

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo.

Quando o Botafogo convidou esse "Pernóstico" treinador, eu disse que iria torcer por ele pois como botafoguense quero o melhor pro clube. Entretanto, afirmei que não acreditava em que fosse ter sucesso. Os últimos trabalhos não o credenciava, pois quando fez algum brilhareco foi com times fortes. Estamos ligados a ele pelo titulo de 95.Ele era desconhecido, mas o time era excelente. Um bom goleiro, uma zaga com Gonçalves e Gottardo, um meio campo com Leandro Ávila, Beto e Sérgio Manuel, é com Túlio e Donizete voando no ataque não poderíamos disputar meio de tabela, né ?
Últimamente só tem aparecido por dar as suas tradicionais coletivas empoladas e verborrágicas cheias de evasiva, e com criticas generalizadas. E todo mundo gosta e se admira de sua sabedoria.
Em dois jogos com uma escalação estranha e bizarra, conseguiu bons resultados que lhe valeram a condição de "Gênio da Lâmpada" tão ao seu estilo. E digo só conseguimos aqueles pontinhos não a ele, e sim a uma garra e determinação que a muito não se via posta em campo.
Agora, como se vê já enfadado e indisposto como treinador, quer ser gerente de futebol e haje como se estivesse fazendo um favor ao Botafogo dirigindo o time.
Mas como assim ? Ele não está recebendo ? Acho que contratar um novo treinador e dar a ele uma gerência de futebol é um premio imerecido a quem está cagando e andando pro clube.
Mas enfim.....pra mim não passa de boquirroto decadente, ultrapassado e seus conceitos dentro das 4 linhas, filosofo de botequim de quinta e metido a sabichão.
Parei com esse bosta, o Botafogo é muito maior que suas sandices rebuscadas.

Quem vê qualidades nele, eu respeito. Mas as minhas são essas aqui posta.



Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, eu concordo em gênero, número e grau com o amigo. E completo: O jeito como ele se comporta, é de quem está fazendo um extremo favor ao Botafogo por assumir um cargo que não faz questão (ou que se acha muito mais importante).
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Patinhas, repetindo o que falei: o Paulo Autuori perdeu o encanto pelo futebol, principalmente o brasileiro, e a coisa aqui tá tão feia, pois quando um dos destaques do campeonato e´o Thiago Galhardo e ainda tem que aturar esse var gabundo!
Acho que o PA está sempre procurando algo para justificar o que faz, mas eu pergunto: por que não poupar contra times teoricamente mais fracos e fora de casa e poupar contra os teoricamente mais fortes? Não vejo coerência, e mais incoerente ainda é não utilizar o melhor jogador do elenco e utilizar o desconhecido Davi Araújo.
Acho que 30 minutos do Kalou valeria mais do que aquela tática terrível de sábado, a mesma utilizada contra o Paraná onde a sorte deu a vitória ao Botafogo. Acho que taticamente o time do Botafogo é uma bagunça e, sem um grande jogador desse mato não vai sair coelho. Um time que joga sem meio, um ataque sem jogadores que saibam jogar pelos lados, dois laterais fracos e o mais grave, deixar uma zaga segura que ficou completamente desorientada, ou seja, esse 3 5 2 nunca poderia dar certo, e aí coloca o BN no banco, dispensa o Honda e não utiliza o Kalou. Eu acho que estou ficando chato em repetir sempre as mesmas coisas, mas o que aconteceu sábado é incompreensível. O que eu vejo é que não há planejamento nenhum no quesito poupar jogadores e se não tem tempo para treinar faz o simples e para de invencionice. Gosto do PA, mas repito: prá mim já deu. E outra, aquele time de 95 foi montado pelo Jair Pereira, que só não foi campeão carioca por um chute errado do adversário que deu certo. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

É isso mesmo, Sergio. Ele já não quer mais trabalhar de técnico. Então, que seja poupado desse "sacrifício" hehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Essa conversa de 1995 precisa ser vista com um bom critério e isso não significa que méritos do Autuori estejam sendo retirados.
Em 7 de junho deste ano, o jogo da final do brasileiro do citado ano foi transmitido e inclusive foi o Post do dia aqui do Blog.
Em determinado momento, publiquei o seguinte comentário:

"Não se pode esquecer que no brasileiro de 1994 chegamos às quartas de final e o elenco contava com Vágner, Carlão, W. Goiano, Gottardo, André Silva, Beto, Moisés, Sérgio Manoel e Túlio. O técnico era o Renato Trindade.
Em 1995, no carioca, chegaram Narcisio e Jamir; Renato Trindade e depois o Jair Pereira comandaram o Time.
Depois veio o Brasileiro e chegaram jogadores que se provaram muito importantes, Leandro Ávila, Donizete, Gonçalves... Mas creio que os nomes mantidos da temporada anterior e mais os bons que chegaram foram importantíssimos na conquista.
Não vejo a conquista do brasileiro de 1995 como tendo inciado e terminado no próprio brasileiro."

http://www.cantinhobotafoguense.com/2020/06/vale-pena-ver-de-novo.html

O fato é que o Time não vinha jogando mal e algo de bom foi deixado para o Autuori.

SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Acabei de ler que o Botafogo estaria dispensando o Ruan Renato, Cícero e Danilo Barcelos, três jogadores que não faço a menor questão que continuem no Botafogo. O mais engraçado é que li torcedores reclamando da saída desses 3 como se fossem reforçar algum time.
A minha impressão é que a SA parece estar em vias de ser iniciada, então parece que estão querendo enxugar o elenco dos jogadores que nem deveriam ser contratados. O DB foi o Valentim quem pediu, ou seja, um grande erro. Cícero foi bom jogador, foi, não dá mais e o RR sinceramente, o zagueiro Davi Souza parece ser muito melhor segundo muitos. A minha dúvida agora é como fica o elenco cada vez mais enxuto e numa temporada com muitos jogos? Bom planeJumento. Pobre dos jumentos que tem sido comparados ao que há de pior no país, eles não merecem isso. Abs e SB!

Anônimo disse...

RODRIGO,não discuto o momento do PA como treinador.Parece que ele não quer mais a função,está desmotivado,desinteressado,etc,etc.
O torcedor tem o direito de gostar do trabalho dele ou não,faz parte do futebol.Agora,dizer que o PA não é um treinador vitorioso e só ganhou em 95 porque o time era bom etc,etc,não condiz com a realidade dos fatos.
Para quem não sabe ou não se lembra,alguns TÍTULOS importantes do seu curriculum: 2 LIBERTADORES DA AMÉRICA,1 MUNDIAL DE CLUBES e vários títulos estaduais pelos times que treinou.
Repito que o torcedor tem o direito de não gostar do trabalho dele na atualidade,mas pode evitar cometer injustiças com o passado do treinador.JOTA.

J. Daniel disse...

O PA fala em rodar o elenco do Botafogo, entendo, o calendário é muito cruel, mas do jeito que ele escalou o alvinegro contra o Atlético Mineiro, por sorte, ganhamos e contra o Inter, apesar do VARgabundo, a equipe atuou muito mal. PR e Babi juntos, cansando os dois ao mesmo tempo, não vejo muito sentido nessa afirmação do técnico. Pra piorar, o elenco já é limitado, mais três atletas foram liberados. DB pediu "penico", RR e Cícero por ruindade mesmo, mas onde encontrar peças de reposição? Falam que vão repor com jogadores da base. Não posso criticar, pois não conheço a qualidade dos meninos, mas disputar um Brasileiro, complicado, com grande parte dos times reforçados, pode "queimar" as promessas e por outro lado, levar o nosso querido fogão para a zona de rebaixamento, que está cada vez mais próxima. Saudações Alvinegras!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo e amigos, sem dúvida a postura do JOTA é a mais sensata. Ignoro solenemente tudo o que ocorre para os lados de GS e do Engenho de Dentro. Difícil ter alguma convicção.

Isto posto, considerando que estamos entre amigos que têm em comum o amor ao clube da Estrela Solitária e que nenhuma decisão advirá dos nossos pitacos, digo que as coisas no futebol profissional do Botafogo são, no mínimo, muito incoerentes. Passam a impressão, para nós que estamos de fora, que se trata de um barata-voa, um pomba-rolô, uma zona com decisões tomadas de afogadilho e sem nenhum critério ou planejamento.

Não acompanhei a campanha bem sucedida do esgoto em 2019. Em que pese disporem de um elenco infinitamente superior ao da concorrência, parece que o JJ não tinha essa de poupar jogadores.

Tampouco me parece que o Nenê venha sendo poupado nos jogos daquele time aqui do bairro. D´Alessandro, também veteraníssimo, não aguenta os 90 minutos, mas joga e acaba substituído.

Concordo com você, Rodrgigo, se é o caso de poupar (salvaguardar é o cacete !), não seria melhor fazê-lo nos jogos fora ? E não seria melhor poupar nos jogos contra os times, em tese, mais fracos ?

Por outro lado, o único poupado, poupado mesmo, foi o Honda. LH pode ter sido aquele caso de não escalar para não agravar uma contusão. Nazário pode ter sido opção técnica, até pelo fato de não estar jogando bem (o que não quer dizer que eu concorde com a barração).

Finalmente, não me parece que jogamos no 3-5-2. O Mestre PA enfiou 3 zagueiros, mas os laterais não jogaram como alas (não tem cacoete nem talento para isso). Perdemos completamente a criação no meio sem ganhar em proteção à defesa. Basta ver o gol de pelada que levamos.

Rafael Foster pode ser um bom reserva para Marcelo e Kanu, mas jogar de volante, jamais ! E vamos combinar, meio campo com ele, C.Alexandre, Rhuan e Guilherme Santos (se achando o Marinho), é para sentar no meio-fio e chorar lágrimas de esguicho.

Abs.

Anônimo disse...

Ricardo
É impressão minha ou o PA botpu em campo Cicero e D. Barcelos no ultimo jogo pois sabia que eles nao jogariam mais pelo Botafogo.
Tá FODA......

keven disse...

Autouri é muito é do fresco.fica usando esses termos sem futuro ,para ficar enrolando a galera.o rodízio no elenco é sem critério,a escalação é sem critério, o elenco do Botafogo é todo desproporcional ( a culpa não é dele nisso).
Para mim era para ser joga até cansar quando não dê mais,troca o jogador, como fez o Jorge jesus e como faz o coudet no Inter agora.

Dá logo o cargo de diretor para esse homem e arruma um técnico que quer trabalhar.
Abs e SA!!

Rodrigo Federman disse...

Isso, Marcio. Seremos sempre gratos ao PA por 95, mas a vida segue e o Botafogo acima de todos.

Sérgio, a questão é: Com qual elenco terminaremos o ano se o PA quiser ficar poupando jogadores então?

Jota, mas eu sinceramente não vejo ninguém questionando o currículo dele. Isso não pode ser feito, pois contra fatos e números não há argumentos.

J.Daniel, ele enfraquecer o time contra os adversários mais fortes realmente não fez sentido.

Eduardo, disse tudo. Os pontos de decisão do PA são bastante questionáveis. Não fazem sentido. Me soa até um pouco maluquice da parte dele. Heheheh

Ricardo, jamais saberemos. São coisas estranhas em GS.

Keven, exato. Se ele não quer mais ser treinador, vida que segue.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Atualizando:
Contratados: Barrandeguy, Kevin, Warley, R. Renato, Forster, D. Barcelos, G. Santos, Thiaguinho, L. Otávio, G. Cortez, P. Raul, M. Babi, D. Araújo, V. Luis, Honda, Kalou, Lecaros, B. Nazário, R. Navarro, Renteria. (19 jogadores)

Dispensados: Thiaguinho, G. Cortez, R. Renato e D. Barcelos. (4 jogadores)

Podem ser emprestados: Lecaros e Warley.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e depois a gente não pode reclamar e ainda levamos a culpa por todos esses absurdos. Hehehe
Abs e SA!!!