14/09/20

Foi para queimar
















Palavras do técnico Paulo Autuori, sobre as substituições do Honda e Caio Alexandre na derrota de ontem:

"- Saíram porque eu achei que não estavam rendendo tudo aquilo que podem render. Não estavam agressivos, estavam cometendo erros de passe. Olha a quantidade de passes que erramos e a falta de agressividade, eu decidi fazer isso antes do intervalo e não fiquei preocupado com o tempo. Foi feito porque eu achava que precisava e já foi uma mensagem para o intervalo do jogo".

Me desculpe quem cai nesse papo furado, mas o que ele fez - durante o primeiro tempo inteiro - para tentar corrigir o que ele viu de errado? Trocar os dois jogadores com 43 minutos foi para querer mostrar "poder" e queimar atleta, sim senhor.

Curioso, é que ele não viu a péssima partida do seu queridinho Rafael Forster também, né? Ou do Bruno Nazário...

Sem contar que o Autuori nunca faz mudanças na primeira etapa. 

Eu até acho que não existem regras e momentos certos para substituições, mas com o mínimo de coerência e tato para não criar situações de desconforto no elenco. Principalmente, também, quando envolvem atletas que o treinador tem mais simpatia (Forster, o horrível Luiz Otávio).

Diante de tudo isso, não ficarei surpreso se o Marcelo, Caio ou Honda iniciarem no banco de reservas (como se fossem os culpados) na quinta-feira, contra o o mesmo Vasco da Gama.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

64 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
E pensar que o PA quer ser o CEO do Botafogo S/A.
Navio com buraco no casco e sem comandantes....
Mas como ele está fazendo um favor....

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, se queremos uma gestão profissional, tem que ser um profissional gabaritado. O PA é só uma pessoa de fala empolada e nada mais.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Erros de passe!!! E o terceiro gol que foi o primor da estupidez de um jogador que não poderia nem vestir a camisa do Botafogo, o LO, que fez a única jogada que não poderia fazer?
E por que insiste nesse pseudo jogador? Esse lance me lembrou um comentário do Saldanha quando ele disse que se um toma sai pelo meio e o time ta se projetando ao ataque, perder a bola é fatal. E o estupido do LO fez a única coisa que não poderia fazer. Nem passe ele deu, entregou de bandeja onde tinha um monte de jogadores do Vasco. Ontem o time perdeu pelas invencionices do PA e pela incompetência defensiva do time: três gols ridículos de falhas individuais. Falando em falha, e o segundo gol, o que fez o Foster? Só é mantido no time porque foi indicação do PA.
A escalação começou errada, colocou dois jogadores de criação na contenção, o Honda e Caio Alexandre e um terceiro zagueiro que não é nem libero e nem zagueiro. Por que não começou com o Renteria? Depois para coroar às cagadas bota dois centro a antes de área para jogar fora da área! O Ruan por pior que estivesse estava mais efetivo que o PR que estou chegando a conclusão que não joga nada. E outra lambança é jogar o MB para os lados do campo onde não é efetivo, o lugar dele é dentro da área.
Ontem destaques para o MB, o Kalou, esse sabe o que é jogar bola, e o Kanu.
Resumo da ópera: toma mal escalado, mal armado, substituições ruins e erros crassos da defesa, perdendo para um time tão medíocre quanto o Botafogo. Aliás, a mediocridade cresce assustadoramente no Botafogo, como li ontem em um comentário: o Botafogo não tem um bom técnico há 13 anos. Paulo Autuori, com todo o respeito, pede prá sair. Abs e SB!

VinnyMarques disse...

Ele está gagá... Só pode. Reclamou de erros de passe e coloca Luis Otávio? E o Forster? Não aguento mais esse cara! Pqp... É só colocar 2 volantes, 2 meias e 2 atacantes e ver a mágica acontecer.

Marcio disse...

Além dos passes errados, ele reclamou da falta de "agressividade".
Mas veja a explicação do Autuori, em julho, sobre utilizar o Honda recuado:

"Fisicamente se cuida muito, apesar da idade. Trouxe o Honda um pouco para trás para tentar qualificar a saída, já que é um jogador que erra muito pouco passe. Tem um jogo muito vertical. Está sempre pensando em fazer a bola chegar para frente. Isso é característica dele"

https://onefootball.com/pt-br/noticias/paulo-autuori-explica-opcao-por-honda-mais-recuado-no-botafogo-30559545

O Lance, em fevereiro, analisou uma partida do Honda pelo Vitesse, onde jogou de segundo homem de meio campo, e parte da análise dizia o seguinte:

"No 4-2-3-1, Keisuke Honda fazia parte da primeira linha do meio-campo, como segundo volante. Completavam o setor Matús Bero, volante com maior responsabilidade defensiva, e Riechedly Bazoer, um pouco mais à frente. Mais longe do gol adversário, o japonês ocupou cada vez mais o campo de defesa.
Honda, contudo, não se destaca pela parte defensiva. Na verdade, o japonês pouco aparecia em duelos individuais com os atletas adversários - a função do camisa 33 era mais de ocupar espaços e compor a linha de marcação. Por isto, os outros dois membros do meio-campo o "compensavam": Bero pouco quase nunca passava da parte central e Bazoer, se destacando pela força física, aparecia com frequência no lado direito do meio, justamente o setor de Honda."

https://www.lance.com.br/botafogo/caminho-para-autuori-honda-foi-segundo-homem-meio-holanda.html

Ou seja, quando falou dos porquês de utilizar o Honda recuado, o técnico não fez referência à agressividade, combate ou outra situação equivalente; na matéria do Lance, fica claro que a marcação não era a prioridade para o Honda, mesmo estando jogando mais recuado.
Não sou daqueles que acreditam que o jogador não pode mudar de posição, mas não se pode deixar de considerar o rendimento e o japonês jogou toda a carreira como jogador de meio campo e com liberdade para atacar.
Vou citar dois exemplos extremos, Messi e CR7, espetaculares que são, hoje estão modificados em seus posicionamentos; o argentino hoje é mais um organizador de jogo e CR7 mais finalizador.
Pode mudar? Pode! Mas há casos e casos... Ocupar espaços para inibir uma jogada, um passe, é diferente de saber marcar.
Zidane com um meio campo formado por Kroos, Modric e James Rodriguez, viu-se obrigado a fazer o Casemiro titular porque simplesmente protege melhor a defesa e na época, inclusive, fazia a cobertura do super ofensivo Marcelo. James acabou sobrando...
Se uma zaga comandada por Sérgio Ramos precisou ser bem protegida, a do BOTAFOGO não vai precisar?
Ou seja, o Honda não é o jogador indicado para exercer a marcação...
Autuori perdeu a possibilidade de ganhar um jogador mais decisivo em sua posição "original" e não está ganhando nada com ele recuado.
O abalista do lance vii mais coisas sobre o Honda do que o Autuori , que tem a obrigação. E eu desço o sarrafo na imprensa esportiva, que fique claro.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, esquece...o PA nunca vai assumir essa questão. Ele prefere falar bonito e difícil, mas não dizer (e nem fazer) absolutamente nada.

Vinny, ele está perdido e, para mim, deixando claro que nem o controle do grupo tem tanto assim.

Sensacional, Marcio. Com essas suas lembranças, a máscara da (in)coerência do PA fica ainda mais evidente. Esse cara está conseguindo dificultar o que já é complicado por natureza. E com uma arrogância ímpar.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Autuori foi quem indicou o peruano Ciurlizza, já no distante ano de 2001.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, para muita gente, ele tem salvo conduto para fazer o que quiser, só por causa de 95. E assim, o Botafogo se permite ficar "refém", ao invés de grato pelo título.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Montenegro:

(...)Vocês só criticam, nunca elogiaram nada. Temos alguns jogadores fracos? Claro que temos. Acabamos acertando 8, 9 ou 10 contratações, erramos uma ou duas(...)

https://www.fogaonet.com/noticia/em-audio-montenegro-problemas-atuacoes-ruins-defende-botafogo/

Vamos à lista:

Barrandeguy, Warley, Kevin, Forter, R. Renato, G. Santos, D. Barcelos, V. Luis, Thiaguinho, L. Otávio, Nazário, P. Raul, Honda, Kalou, G. Cortez, Renteria, R. Navarro, D. Araújo, Lecaros e M. Babi.

Não se discute a contratação (inicialmente): V. Luis, Honda e Kalou;
Já foram dispensados (independente de motivos): Thiaguinho, R. Renato, D. Barcelos, G. Cortez;
Já apresentaram alguma coisa semelhante a futebol: Nazário, P. Raul (gols no inicio da temporada) e M. Babi;
Saiu de ruim para "aceitável": G. Santos e Kevin(?);
Não apresentaram nada parecido com futebol: Forster, R. Navarro e L. Otávio;
Incógnitas: Renteria, Warley, D. Araújo, Lecaros.
E tem o Barrandeguy...

Não achei os entre os de 8 a 10 acertos e muito menos os 1 ou dois erros. Só entre os dispensados e os que não mostraram nada são 7 nomes; ainda tem mais 2 que saíram de ruins para aceitáveis.

SA!!!

Unknown disse...

Com esse time o nosso querido Fogão vai disputar a segundona em 2021. Se de fato acontecer, adeus S/A. Não temos lateral direito, MB que era nossa esperança, caiu de produção, o Forster não tem futebol para ser titular, o Honda parece mais um fusquinha 69, o Nazário, tem lampejos positivos, o LH que poderia desequilibrar, não joga bem há um tempão, resta quem? Com goleiro, Kanu, CA, VL, Rhuam, Kalou e Babi, 8 jogadores bons ou seja um bom time se faz com pelo menos 11 jogadores de nível acima da média, nós temos 4 ou 5 titulares, cadê o resto? Ainda acho que o problema do Botafogo começa pelo bolso. SA.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e são esses caras que trabalham pela tal profissionalização do clube. Como ficarmos esperançosos? Não dá. Definitivamente não dá.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Unknown, depender de Rhuan também é dose! rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Ainda sobre a fala do Autuori sobre o M. Babi:

Sobre o Babi:

"Mérito dele. A gente só observa o que acontece nos treinos e toma as decisões. Pedro Raul vinha bem, com uma média de gols boa. Matheus Babi quase fez o hat-trick, Fernando Miguel operou um milagre. Mas ele ia fazendo o terceiro gol por mérito exclusivamente dele(...)"

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/autuori-lamenta-atuacao-no-primeiro-tempo-mas-assume-responsabilidade-apos-derrota-para-o-vasco.ghtml


E vejo vários comentários de que o técnico deslocou o elogiado M. babi para jogar na ponta...
Se o cara está em fase inspirada, fazendo gols, por que o técnico resolveu modificar o posicionamento do jogador?
Ainda mais que a boa fase do P. Raul terminou naquele pênalti que desperdiçou contra o Fluminense no amistoso.
Que porcaria de substituição é essa que modifica o posicionamento de quem está jogando bem?

SA!!!

Christian disse...

Tb nao entendi a do PA...se queria mais combate no meio de campo poderia colocar o colombiano e tirar o amarelado Foster... Outro ponto, não confia no seu próprio taco pra esperar o intervalo pra conversar com Honda e CA e ajustar os pontos necessários ? Realmente estranho e até diria cretino da parte do PA fazer esse tipo de alteração aos 43 do primeiro tempo.

Mario Wayne Polly de Freitas disse...

Bom dia.
Mais um vez o botafogo luta p/ não cair a esperança do título é ilusão. PA joga o boné.
As indicações dele até agora são uma lastima. Esperamos um bom técnico. É triste vê um time
sem garra para lutar pelo melhor. Nazarios tendo dois jogadores para mandar para as redes achou melhor chutar e o fez por cima. Comentários sobre o Honda é certo, e tirar o Benevoluto
o melhor da zaga é burrice. como tb o Honda. Quinta feira tem contra o mesmo Vasco na taça
Brasil é agora José, que vai fazer e comandar a Barca e ir para China. Montenegro tem cisco no
olho para tentar ressusitar essa Mumia.
Abs SA.

Anônimo disse...

RODRIGO,não tenho simpatias/antipatias por treinador ou qualquer jogador há um bom tempo.Tento analisar jogo a jogo,vendo quem é quem no momento,pois o pereba de hoje é o bom de amanhã e vice versa.Sobre a partida de ontem,selecionei alguns aspectos que aconteceram sem quaisquer achismos de minha parte:
1.o resultado normal da partida deveria ser o empate.
2.um meio de campo com CA,HONDA e BN leva calor de qualquer time.
3.o MARCELO,que tanto elogio,tem falhado constantemente.Não sei o que está acontecendo,pois são falhas individuais grotescas para quem era a alma da defesa.
4.o HONDA,por mais boa vontade que eu queira ter,ainda não disse ao que veio.Na posição em que é escalado ou quer jogar,não tem demonstrado ser o que eu pensava e esperava dele.Essa história de que deveria estar mais a frente não me convence.
5.o KALOU é bem diferente,mesmo sendo mais velho e passando 8 horas voando de volta,jogou bem.Até agora foi uma boa contratação.
6.o PR ontem foi o autêntico "EMPATA FODA",pois perdeu quase todas as bolas que disputou.Aliás,não vem jogando nada há algumas partidas.Não sou treinador,mas como torcedor e observador do que acontece em campo,PR e MB juntos só com milagre dos deuses do futebol,rsrsrs.
Os seis aspectos citados acima não fogem a realidade do que aconteceu ontem e tem acontecido em diversos jogos.
Na atualidade,prefiro agir assim após as partidas,pois me aborreço menos,rsrsrs.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, porque ele não sabe o que fazer. Simples assim.

Exato, Christian. E vou além: o que ele passou para o time durante os 43 minutos se via que não estava funcionando?

Mário, e ainda temos a novela SA para deixar tudo mais emocionante. Ser Botafogo é para os fortes.

Jota, o curioso é que bastou o Honda jogar mais solto contra o Corinthians, o desempenho dele foi melhor. Insisto: está sendo pessimamente escalado pelo PA.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

É pura especulação minha mas me parece que há uma queda de braço entre PA e Honda nos bastidores. Essa insistência em escalar o japonês nessa posição mesmo sabendo que ele não está rendendo é muito estranha. Outra coisa é esse tal Luís Otávio. Esse sujeito tinha que ser mandado embora hoje. Ele continuar vestindo a camisa do Botafogo é uma afronta a nós torcedores. Alguém mais reparou que além de ser o culpado pelo 3o gol, esse petulante só andava em campo, reclamava dos companheiros e ainda se achava a o bonzão? Me tirou completamente do sério. Abs Kaka

Sergio Di Sabbato disse...

Rodrigo, esse time: Gatito ou Cavalieri, Keven (menos ruim no momento. Barrandeguy é triste) Marcelo, Kanu e Vitor Luís; Renteria, Caio Alexandre Honda e Nazário; Kalou e MB não acho um time ruim não. Não digo que seja um time para ser campeão, longe disso, mas pode brigar pelas 10 primeiras posição, talvez a 9ª ou 10ª posição. Bem treinado pode crescer, mas como temos um filósofo dirigindo o time vamos brigar para não cair. Infelizmente é a minha previsão.
O caso do Honda é simbólico de como o time está perdido, o japonês está completamente perdido, me lembra o CA Santos em 88; bastou chegar um treinador com uma proposta clara de jogo que ele cresceu assustadoramente. E o Honda tem uma outra agravante: culturalmente os japoneses são obedientes e vejo que ele cumpre as ordens sem discutir.
Agora, cá pá n[os, tirar o MB e deixar o Foster, tirar o CA e o Honda e optar por Luis Otavio é prova de que algo está muito errado no Botafogo. E esse PR, que coisa horrorosa, mas mais grave é colocar dois centro avantes de área e tirar um atacante que não estav tão mal. Matou a pressão do time. Abs e SB!

Sergio Di Sabbato disse...

JOTA, quem escala esse meio campo é o técnico, e ele ainda não percebeu que nem o CA e nem o Honda marcam bem, mas a opção de deixar o Renteria no banco, que parece saber marcar foi do técnico assim como a entrada do PR e dos medonhos LO e Barrandeguy.
Sobre o comentário do Márcio de modificar o modo de jogar de jogadores, me lembrei de 2 casos: Jairzinho quando campeão da LA pelo Cruzeiro começou a jogar mais recuado, inclusive fazendo lançamentos. O outro caso foi o do Roberto Dinamite, que sem o vigor do começo da carreira começou a jogar mais recuado e sempre indo bem. Márcio, sabe qual é o problema do Botafogo: tudo nesse clube parece ser estatutário nas últimas 5 décadas, mas parece que o estatuto com mais vigor é: é proibido ser vitorioso.
Sobre a falta de garra do time discordo, não vejo isso em nenhum momento mesmo com os salários atrasados, o problema do time é a completa falta de um esquema que explore as características dos seus jogadores, e isso não é de hoje, faz tempo. ABS E SB!

Anônimo disse...

Rodrigo.

Que o Pardal arrogante e prepotente, que fala Javanês fluentemente está ultrapassado, todos nós já chegamos a essa conclusão.
O que me causa espanto é saber que tem torcedor dizendo: Ele não quer mais ser treinador, então dá logo um cargo na diretoria e contrata outro técnico.
Deixa ver se eu entendi, o cara caga e anda pro que está acontecendo com o time, e ainda vai ser promovido ?
O que ele fez de extraordinário pra merecer essa benesse ? Vai deixar de receber ás criticas inerentes ao cargo que ocupa, e vai fazer com mais tranquilidade o que tem sido sua especialidade atual. criticar tudo e a todos. Inclusive vai ser julgado agora por ter falado merda, e provavelmente vai tomar um gancho.
A cara de entediado que ele faz a beira do campo, dá nojo. Parece que está fazendo um esforço enorme pra dirigir a equipe. Será que ele está trabalhando de graça e nós aqui metendo o pau no coitado ? Com certeza não, né ?
Pra mim, esse merda já deu. Mas como por aqui tem quem goste dele, vou parar pra não suscitar a ira dos irmãos de camisa.

Obs. Perder pra Vasco é ruim e ainda vai acontecer outras vezes. Mas tomar gol do possante Ribamar, é dose !!!


Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Kaka, mas só se for por parte do PA, pois o Honda sequer critica publicamente ou cria algum caso. Para mim, é burrice no posicionamento que o PA quer do japonês.

Sergio, concordo. Mas ainda tenho alguma dúvida sobre o BN. Para mim, deixava o Honda adiantado e servindo Kalou, LH e MB.

Só no Botafogo mesmo, Patinhas. O cara vai mal no trabalho atual, dizendo, inclusive, que não queria mais esse cargo...e tende a ser promovido. Isso é, se a tal SA realmente acontecer, né? Pois com CAM, Rotemberg, Mufarrej, CEP e tantos outros envolvidos no projeto, eu tenho sérias dúvidas do sucesso.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Rodrigo, com o Renteria esse 4 3 3 pode dar certo, desde que o LH volte a jogar bola.
Costumam dizer que técnico não ganha jogo, que sem ovos não se faz omelete, etc. Interessante é que às vezes o técnico tem ovos de altíssima qualidade e faz lambança. Quer apenas um exemplo: seleção brasileira de 66. O número de grandes jogadores e craques que haviam no país naquela época dava para fazer umas 4 os 5 seleções de altíssimo nível com condições de vencer o mundial, e o que aconteceu? Um desastre. Time com Pelé, Gérson, Jairzinho, Tostão, Edu, Manga, só para citar o mínimo, foi eliminado nas oitavas.
Por outro lado o contrário também existe, exemplo, Botafogo de 81. O time só não foi a final pela roubalheira em SP, um dos maiores roubos do futebol brasileiro, até tapa deram no juiz dizendo que ele não sairia vivo dali se o SP perdesse. Bom, aquele time tirando 2 ou 3 jogadores, era um time recheado de ovos não muito bons.
Eu tenho a seguinte opinião: técnico não ganha jogo assim como um grande carque sozinha também não, mas ajuda a vencer, tem importância sim, o JJ é um exemplo disso, deitou e rolou aqui. É bom lembra que antes dele o time ia mal das pernas. Agora também concordo com o seguinte: grande parte dos técnicos brasileiros ajudam a perder o jogo com sua arrogância e teimosia.
Uma coisa que me irrita é ano após ano torcer para que o time não caia, isso não é digno do passado glorioso do Botafogo, isso é uma aberração. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, mas eu juro que não vi essa queda absurda do futebol do LH. Nos últimos jogos, não repetiu, por exemplo, o bom jogo contra o Flamengo, mas o Nazário está há bem mais tempo atuando mal. Logo, sou mais o LH disparado.
Abs e SA!!!

Chico da Kombi disse...

Falta de respeito com a história do Honda, ser substituído aos 43 do primeiro tempo pelo ex-treinador em atividade.

Rodrigo Federman disse...

Chico, a maneira como aconteceu (e as justificativas depois do jogo) foi muito mesquinha mesmo.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Concordo contigo, acho o LH muito bom jogador, oscila pela idade e falta alguém para dar conselhos, quem sabe se a convivência com o Kalou pode ajudar. Porém, eu gostaria de ver O LH mais solto, revesando a posição com o Kalou e o MB mas próximo da área. Pode dar certo e infernizar a vida dos adversários. Abs e SB!

Anônimo disse...

Rodrigo


Sobre o 3-5-2, alguns anos atrás perguntaram a um técnico (não lembro o nome) porque ele não mudava o esquema do time do 4-3-3 para o 3-5-2 visto que a defesa vinha falhando frequentemente. Ele respondeu algo mais ou menos assim: Tá louco?!?! No 4-3-3 tenho 2 zagueiros que podem falhar, no 3-5-2 eu passo a ter 3.....


Abs

AC

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Sergio.

AC, acho que tudo é questão de treinamento.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Agora, de cabeça menos quente, não chego a afirmar que o PA fez aquelas substituições para queimar os jogadores. Mas que há uma total incoerência, isso é indubitável. Se o problema era a quantidade de passes errados, o primeiro a ser sacado deveria ter sido o sr. Rafael Forster que, aliás, sequer deveria ter entrado em campo. A quantidade de erros de passes que ele cometeu ao tentar sair jogando de volante não é pequena. O sr. PA deveria ter algum auxiliar para levantar esses dados e ele partir para a análise.

Outro que nem no banco deveria estar é o inepto L. Otávio. O cara não marca, não passa, não chuta, se posiciona mal, nem sei como conseguiu virar "jogador de futebol". Deveia estar disputando a série C ou então em algum dos piores times da série B.

Não tenho dados para afirmar, mas o Marcelo vem há alguns jogos cometendo falhas cruciais e bisonhas. Não teria a ver com esse esquema de 3 zagueiros, que não protege droga nenhuma, e ainda confunde os caras. Sei não, mas tenho a impressão de que Marcelo e Kanu vinham relativamente bem. Entrou esse R. Forster, a maionese desandou.

Sei lá, não vivo o dia-a-dia do clube, não acompanho treinamentos, mas a impressão que passa é que esses treinadores querem mostrar "independência", que acaba virando uma estúpida teimosia. E querem se mostrar os fodões do Bairro Peixoto, querem ser as estrelas do espetáculo com nós táticos e falas empoladas. Não é à toa que nenhum treinador brasileiro conseguiu algo nas melhores ligas do mundo. Só se criam no Oriente Médio e Japão.

Saudades de um Paulinho de Almeida, Jair Pereira, Tim...

Para os próximos confrontos com o Vasco o sr. PA tem que acabar com esse esquema 5-2-3, que nos deixa sem proteção à zaga e aos flancos, sem saída de bola, sem criação no ataque. Forster, pela quantidade de erros de passes e erros capitais (pqp !! o cara ficar olhando a bola vir pelo alto e não acompanhar o artilheiro-matador do adversário é de f#*er !!) tem que ficar no banco. LO tem que ficar em casa vendo Premier League ou NBA ou Fórmula 1. Pedro Raul só pode entrar no lugar do M. Babi, juntos, nunca !

Para encerrar, que elenco mal montado da muléstia !! Estamos disputando o Brasileiro e a Copa do Brasil tendo como reserva imediato no meio-campo o LO ! O Renteria só chegou há pouco tempo. Temos um lateral -quem foi o gênio que viu o DVD do Barangadeguy no Uruguai ?- que já se embaralhou com a bola e caiu sozinho por 2 vezes ! O Botafogo, quando a gente pensa que não tem mais como piorar, vai lá e se supera !

Começo e me sentir mal por ter passado esse amor à minha filha.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Putz, Eduardo. O seu final do comentário é meu drama também. Outro dia, meu filho (9) anos perguntou porque a gente nunca conquista títulos. Pior que no fim do mês chega mais um no mundo para eu passar esse sofrimento que é ser Botafogo. Heheheh
Abs e SA!!!

Snoopy em p/b disse...

o último comentário é meu. achei q ia entrar uma página pra logar e ñ entrou.
fábio de deus

Rodrigo Federman disse...

Fala, Fabião. Não veio seu comentário anterior, amigo.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo, ontem a Elisa, minha filha que tem 17 anos, estava tensa, com dor de cabeça e quase revoltada com o Botafogo. Já nem é por não conquistar títulos, não. É a quantidade de dissabores que o Botafogo proporciona. Derrotas e empates no apagar das luzes, eliminações vexatórias, falta de empenho em campo.

A gente estava vendo o jogo contra o Athlético PR. Aí, já chegando ao final, a TV apresentou a classificação do campeonato atualizada. Ela se animou, o Botafogo vencendo dava uma subida boa. Aí eu lembrei a ela que no jogo contra o Corínthians foi parecido: a TV vai, apresente a classificação, eu me animo com a subida na tabela, a zaga dorme, o Botafogo deixa de ganhar.

É osso, meu amigo...

No comentário acima, o AC fala do 3-5-2. Nosso caso é pior, pois nem 3-5-2 é. Neste esquema os laterais atuam mais avançados, os chamados alas. Nós, não. Temos uma linha com 5 atrás, 2 no meio, e os três estatutários do ataque.

Só espero que o sr. PA não venha a substituir o Kalou em algum jogo aos 43 min do 1º tempo pelo fato de ele estar subvertendo a ordem e ficar se movimentando pelo ataque, ora, na esquerda, ora na direita.

Abs.

RICARDO SOUZA disse...

Sem falar que ele perdeu uma "parada" para mexer. Apesar de poder mexer em 5 peças, o treinador tem que fazer isso em três paradas. E o intervalo não conta como uma parada. Total incoerencia mexer aos 43..

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, e aí a gente fica com um sentimento de culpa da porra, né? Hehehe! O pior é que se a SA não vier, o Botafogo acaba. E com esses caras lá para buscarem a SA, eu fico com os dois pés atrás.
Abs e SA!!!

RICARDO SOUZA disse...

O nome é Rogerio Ceni. E Deus permita que nessa semana finalmente coloquem os salários em día.

VinnyMarques disse...

E o que tem de gente passando pano pro Autuori... 3 das 5 substituições deram merda. Ou alguém gostou de Luis Otávio, Barrandeguy e Pedro Raul? Matou o time...
Esse time é pra jogar com 2 zagueiros e 2 na proteção. Até porque não temos lateral direito. Renteria, Caio e Honda. Isso se ele voltar com o 433, com LH, Kalou e Babi.

Marcio disse...

A diferença de técnico de futebol para um Técnico de Futebol:

Disse Robben sobre Guardiola:

"Quando o Pep chegou, eu já tinha 30 anos. Nessa idade, você só quer se manter constante e não piorar. Mas, sob seu comando, fiquei melhor. De repente, passei a jogar em posições que nunca pensei que jogaria"

https://www.lance.com.br/futebol-internacional/robben-aponta-guardiola-como-seu-melhor-tecnico-explica-razao.html

Não é somente ter os melhores jogadores, é saber também como fazê-los melhorar constantemente.
O cara alavancou o futebol do à época promissor Messi, ao fazê-lo jogar mais centralizado, e melhorou a performance do já veterano e consagrado Robben.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, pois é....bem observado. Além de incoerência, burrice!

Vinny, são os mesmos que aceitam um cara dizer que está ajudando o Botafogo. Oras, o Botafogo é muito maior. É ele quem ajuda todo e qualquer um.

Marcio, e sem nenhuma verborragia diferenciada, exalando arrogância! Simples assim.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

É impressionante como quase todos os torcedores perceberam a lambança nas substituições, principalmente a entrada do LO, PR e Barrandguy e o treinador não. Algo está errado.
Márcio, se o Brasil tivesse treinadores do nível dos europeus, com o enorme número de grandes craques que tivemos, muito provavelmente teríamos uns 10 títulos mundiais, mas a arrogância dos nossos "professores" é infinita. Até o Zagallo que considero um dos bons técnicos brasileiros, antes do confronto com a Holanda em 74 disse que eles é que tinham que aprender conosco. Tomamos um banho de bola. E o Têle em 82, riu do conselho do Aymoré Moreira alertando para o perigo que era o time italiano, outro banho de bola.
Circula um áudio do Montenegro dizendo que o Botafogo é o maior freguês do Vasco na história. Concordo, não vejo nenhum problema, mas ele se esqueceu de dizer que em jogos decisivos contra o Botafogo o Vasco é um eterno perdedor. Se contarmos decisão de turno e mais as finais campeonatos deve dar um enorme diferença. Lembrando que em decisões de título o Botafogo a vantagem é bem ampla, se não me falha a memória é 5X1. Melhor assim, quando vale o título temos direito até de golear o adversário e de brinde um olé. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, sim. E em momento algum o PA teve o caráter de reconhecer que o erro dele matou o time, né? Assumir a responsabilidade sem pontuar e mostrar aonde foi que errou dá em nada. E não há qualquer cobrança por parte da diretoria. Pelo contrário, eles continuam agradecendo (?) eternamente ao que o PA vem fazendo. Só não entendo o motivo.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Sérgio, vou falar, ou escrever, de memória. O Márcio é que é o responsável pelo levantamento de dados aqui no Cantinho.
Feita a ressalva, e salvo engano, até a decisão do Estadual de 2014, quando disputávamos o bicampeonato, foram 3 decisões contra o Vasco, todas vencidas pelo Botafogo.
Aí conseguimos perder para o Vasco em 14 e 15. E vencemos em 18.
4 a 2, portanto.
Não considerei decisão de turnos.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, acho que é isso mesmo.
Abs e SA!!!

JorgeFS disse...

Parece insatisfeito, se verdade nada o impede de sair de fininho, mas queimadores de dinheiro o Botafogo já tem demais, incluindo o "jerico" que contratou o - Foster, coloco sempre um sinal negativo antes do nome, porque esse realmente é um zero a esquerda, mas é sempre escolha do técnico, mas fazer substituir dois jogadores aos 43 do 1° tempo, é no mínimo ridículo, ou um recado para a diretoria, como, pra mim chega! É um tal de poupar jogador, que já tá dando na vista, a qualquer momento ele vai entrar com terceiro goleiro, para desestressar o Gatito e o Cavalieri, o melhor seria ele nos poupar da sua teimosia e inoperância

Rodrigo Federman disse...

Jorge, então ele que tenha caráter e peça pra sair. Concorda?
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Eduardo, decisões vencidas: 48, 3X1, venceu o quase invencível expresso da vitória; 68, 4X0, time inesquecível com direito a olé; 90, 1X0, volta Olímpica da caravela;97, 1X0, dancinha do Edmundo, golaço do Dimba? 2018, vencida nós pênaltis, gol faltando 30 segundos para acabar o jogo, Carli. Portanto 5x2. Se colocar decisão de turno e taça gb deve dar uns 12X3, algo por aí. Tá bom né? Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, isso é goleada. Mas como agora dificilmente os dois voltarão a disputar títulos com frequência, precisamos diminuir o máximo possível essa diferença gritante no confronto geral.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Ricardo Souza lembrou bem sobre as 5 substituições que só podem ser feitas em 3 paradas.
Mas o técnico, parece não ver importância estratégica no fato e/ou aproveitar melhor o que a regra permite.

"Saíram porque achei que não estavam rendendo aquilo que poderiam render. Não estavam agressivos, estavam cometendo erros de passe. Deem uma olhada na quantidade de passes que nós erramos e a falta de agressividade que tínhamos, então decidi fazer isso antes do intervalo. Tampouco fiquei preocupado com o tempo que (as substituições) foram feitas. Foi feito porque achei que a equipe precisava e já foi uma mensagem para o intervalo do jogo, sobre o que nós iríamos conversar no intervalo do jogo.”

https://esportenewsmundo.com.br/autuori-explica-substituicoes-de-honda-e-caio-no-primeiro-tempo-achei-que-nao-estavam-rendendo-aquilo-que-poderiam/

Samico e Sérgio, sobre decisões entre BOTAFOGO e Vasco:

Campeonato Carioca de 1948: Botafogo campeão.
Taça Guanabara de 1965: Vasco campeão.
Campeonato Carioca de 1968: Botafogo campeão.
Campeonato Carioca de 1990: Botafogo campeão.
Taça Guanabara de 1997: Botafogo campeão.
Campeonato Carioca de 1997: Botafogo campeão.
Taça Guanabara de 2010: Botafogo campeão.
Taça Rio de 2012: Botafogo campeão.
Taça Guanabara de 2013: Botafogo campeão.
Campeonato Carioca de 2015: Vasco campeão.
Campeonato Carioca de 2016: Vasco campeão.
Taça Rio de 2017: Vasco campeão.
Campeonato Carioca de 2018: Botafogo campeão.

São 9 títulos para o BOTAFOGO e 4 títulos para o Vasco.
Dos 9 títulos, 5 são do campeonato carioca e 4 em taças Guanabara ou Rio

SA!!!

Sergio disse...

Isso não me preocupa, pois nunca deixamos de ganhar títulos apesar da diferença de vitórias com o Vasco. O problema do Botafogo está 6dentro dos muros de GS, essa é a verdadeira freguesia abominável. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Marcio!

Verdade, Sergio.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

então, meu amigo, eu havia dito q a evolução nítida q houve do valentim pro autuori tem me feito ser paciente. ñ vai adiantar ficar trocando de treinador toda hora.
mas 1/4 do campeonato já se foi e a preocupação de nos metermos num atoleiro e nos vermos numa condição de ñ conseguir sair mais dele é assustadora.
ontem, o autuori me desapontou - e duas vezes.
primeira com essa forma em q ele resolveu mexer no time. e segundo com a exposição desnecessária dos atletas.
lamentável!

Rodrigo Federman disse...

Fabião, evolução houve, com certeza. Mas juro que não vejo tanta. E ele tem um time menos pior. E com resultados ridículos, além de arrogância enorme. Já passou a hora dele sair.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

"O Botafogo é freguês do Vasco e é isso mesmo". "Ganhar títulos não é tradição do Botafogo"
Não sou o autor das afirmações acima. Elas foram ditas pelo Montenegro, representante do Botafogo, o tal de presidente eterno.
Ele está certo. Afinal, trata-se de um dos que contribuíram para que esse estado de coisas fosse instalado. Ele só está reafirmando um conceito criado por ele e por outros de nomes menos conhecidos. E começo a acreditar que o treinador está ali para levar a sério a proposta.
O problema dos times do Botafogo já nem é mais de natureza psicológica. O que se criou no clube, por Montenegro e outros, e que é levado a campo há vários anos, foi uma MENTALIDADE, uma MARCA indelével do apequenamento, que é colada na alma de cada um que veste a alvinegra. Um exemplo? Tiago Galhardo, que está longe de ser craque, mas não fez nada vestindo a nossa camisa. Não sei quantas vezes já escrevemos aqui, mas o Botafogo vem se apequenando a cada ano e isso é refletido nas tabelas do Campeonato Brasileiro, desde que o sistema de pontos corridos foi implantado.
Quando Montenegro diz o que disse, ele está me passando o seguinte recado: não perca tempo torcendo para o Botafogo, posto que não faz parte da nossa tradição ganhar títulos.
Pois não! Como disse ontem, acabei de cancelar o Premiere.
Está difícil perder meu tempo com o Botafogo. Estadualzinho, há muito que não dou importância. Já começo a cogitar de parar de me preocupar com brasileirão também. Não nos esqueçamos: não é da tradição do Botafogo ganhar títulos e somos fregueses do time da cruz errada e é isso mesmo!
Vai começar o Italiano e a Gloriosa Fiorentina me espera. Ganhou dois títulos nacionais (como o Botafogo), mas foi seis vezes campeã da Copa da Itália. Jamais será dito pelo Geancarlo Antognoni (ex-craque e dirigente da Viola) que não faz parte da tradição do time de Florença ganhar títulos...
Levi

Eduardo Samico disse...

Tinha esquecido do bicampeonato de 90, Sérgio.
Valeu, Márcio.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Levi, e é esse cara (CAM) o homem que está conduzindo a tal profissionalização do clube. Como levar fé?

Valeu, Eduardo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Quando campeão da série b 2015, disse o CEP, presidente à época:

"Uma realização muito grande, um momento especial para mim como torcedor. Nada mais conta a não ser ver a torcida se realizando e gritando é campeão, num título nacional que o Botafogo não ganhava há 20 anos. É um ano muito positivo para o Botafogo, ao contrário do que se imaginava. Temos também hegemonia no polo aquático e o tricampeonato de remo. É um ano muito especial."

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2015/11/presidente-celebra-titulo-do-botafogo-e-promete-ouvir-torcida-por-reforcos.html

Comparou o título da série A com o da B.
O título da série B, melhor, o retorno para a série A não é celebração e sim alívio. Isso, claro, para quem trabalha e acredita que o seu lugar é na elite.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, uma declaração patética dessa só atesta porque o Botafogo não é mais respeitado por ninguém.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, eles transformam qualquer triunfo meia-boca em conquista épica.
Não por acaso, praticamente todos os dirigentes vivem em cada entrevista ressaltando as dificuldades encontradas, ajuda a criar a narrativa de salvadores, que tanto adoram propagar.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, exatamente!
Abs e SA!!!

Adelson disse...

Eu fico admirado com o otimismo de alguns quando chega alguma contratação feita pelos descabeçados. Temos apenas um bando de baganhas, com um ou outro razoável a sofrível. Montenegro e sua cambada de desmiolados deveriam cair fora junto com o ex-técnico em atividade. Escapar da segundona este ano será complicadíssimo. Não acredito mais em S/A. Somos uma espécie de Titanic.

Rodrigo Federman disse...

Adelson, com essa diretoria, também não boto muita fé na tal SA.
Abs e SA!!!

Lucas disse...

Marcio analise excelente parabens,a um tempo atras ja tinha visto que o japones de volante era nulo,nao defende bem(mesmo que tenha uma quantidade bem razoavel de desarmes em relaçao ao time) e nao ataca porque sendo um dos primeiros homens da linha de defesa qualquer erro pode ser fatal para um contra ataque,vide a lambança do querido do autuori L.O que gerou o terceiro gol,por esses fatores creio eu o japones tem sido um cicero de olho puxado...entretanto quando sobe pro ataque vemos que ele esta longe de ter perdido todo seu futebol.
SAN

Rodrigo Federman disse...

Lucas, uma pena que aquele que precisa pensar assim, não queira ou não consiga. Desta forma, seguimos aproveitando o Honda de maneira paupérrima.
Abs e SA!!!