24/09/20

Jogando intensa ou densamente


 








Palavras do técnico Paulo Autuori, após a classificação de ontem:

"- As pessoas só falam em intensidade. Você tem que ter intensidade o tempo todo. Então, intensidade mais volume dá uma coisa que a gente tem falado muito chamado 'densidade'. É impossível você ver jogos, hoje, no futebol brasileiro com essa densidade. Isso é muito claro. 'Ah, mas o time caiu no segundo tempo'. Mas é claro, qualquer equipe cai. Nós estamos vendo que isso tem ocorrido bastante no futebol brasileiro afora com lesões. É uma competição injusta".

No ensino médio, aprendemos que densidade de um objeto é igual a sua massa dividida pelo volume. No futebol, acabo de aprender que um time denso é aquele que tem um ritmo intenso adicionado ao volume de jogo.

Bom, denso ou intenso, o fato é que, usando o jogo de ontem como exemplo, queremos e esperamos o Honda com a mesma liberdade para atuar em toda parte do campo. Para mim, ficou provado: O Botafogo pode aproveitar muito mais do japonês. 

Basta deixá-lo jogar sem que fique restrito apenas à funções burocráticas.

Vocês concordam?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

44 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Na proxima partida ele poupa todo mundo.Aí vem um resultado negativo e ele diz que a culpa é do futebol brasileiro.Como se os outros times nao pertencessem a esse futebol.
E falar que é normal cansar no segundo tempo só pode ser bricadeira ou Vasco realmente nao pertence ao futebol brasileiro.....

Ezieljr disse...

Melhor partida disparada do japonês. Ponto fraco do time hoje é na lateral com kelvin... menino muito fraco falha constante na marcação... já o Vitor Luis é titular incontestável... Se eu sou autori daria um jeito de colocar o Guilherme Santos pra jogar no lugar de kelvin so pra adicionar a disposição do lateral-direito do lado esquerdo do campo. Ontem ficou evidente que Pedro Raul não tem vaga no time titular... Rapaz esta pesado e não tem muita movimentação mas e bom que ele faca parte do elenco. Outro ponto que destaco é a evolução do menino Kanu... Rapaz essas zagueiros da base me enche de orgulho. Espero que continuem como titular pelo menos umas duas temporadas para enraizar nas referências do clube... Rodrigo e lindo ver nossos zagueiros campeões Sub-20 titulares absolutos do time. Ontem tivemos umas 10 bolas cruzadas na área e fomos soberano em todas.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, espero que não. Nesse momento, não podemos nos dar ao luxo de poupar ninguém. Estamos afundando no Z4.

Eziel, longe de ser lateral dos sonhos, mas ontem não vi toda essa ruindade no Kevin.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Bom dia.
Ótimos comentários.
Mario Wayne Polly de Freitas-
Abs e SA.

Anônimo disse...

concordo que ele escolhe onde jogar e creio que precisamos de 2 jogadores mais habilidosos e 1 camisa 10 pra n passar sufoco nesse campeonato os criadores de jogadas estao em pessima fase .
jabazim

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Mario!! Tamo junto!

Jabazim, infelizmente não dá para esperar por mais reforços, cara. O sufoco será até o final com esse grupo.

Abs e SA!!!

Lucas lima disse...

Boa tarde Rodrigo e amigos do blog,quanto ao Honda jogar com mais liberdade ajudou ao futebol do japonês e o do caio Alexandre visto que este teve a a função de fazer a bola circular da defesa para a intermediária , agora precisamos de alguém com mais vigor e velocidade para puxar os contra-ataques ontem foi trocentos contraataques perdidos todos por falta de alguém com velocidade e inteligência tática, quem pode puxar melhor ao meu ver seria o Guilherme santos quando ele voltar, visto que kalou não tem mais a mesma velocidade e o rhuan cansa com duas passadas que dá! Saudações alvinegras!

Rodrigo Federman disse...

Lucas, isso para mim é muito preocupante: sentirmos falta de GS. Para mim, hoje, apenas opção para compor elenco.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Fala Rodrigo e amigos. Sobre o jogo de ontem uma partida pra segurar o empate. Alguns pontos. O Honda com liberdade é outra coisa, o cara tem boa visão de jogo. Acho que poderia estar um pouco mais leve. Não sei se vc reparou, mas muita dessa liberdade foi a troca de volantes durante o jogo (Forster e Marcelo). O Marcelo aguenta mais o tranco, não sei se foi indicação do PA, mãe gostei dele fazendo essa função algumas vezes durante a partida. Esse Kevin é muito fraquinho. O Bruno Nazário está precisando se alimentar, o cara só joga sentado. No mais, uma partida que tivemos controle do jogo o tempo todo. Carecemos de um lateral direito e um meia de qualidade. Os salários estão em dia, acho que temos condições e buscar algo melhor no brasileiro.

SA...André

Marcio disse...

Primeira Lei do Autuori:

A máximo de atuação é alcançada quando os níveis de intensidade se equivalem aos do volume e resultam em densidade.

E dizem que o futebol é um esporte popular... E se não fosse?

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

André, isso aí! E ontem o Honda parecia com raiva! Gosto disso!

Hahahaha! Marcio, cada vez mais o futebol está sendo elitizado aos mais "instruídos intelectualmente"! Esporte segregador! hahahaha

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Não vi o jogo, mas é óbvio que o Honda mais solto vai melhorar o time, e quando o Kalou entrar em forma o ataque vai encorpar, é claro que o Kalou não pode ficar com obrigação de fazer o vai e vem, não tem mais idade prá isso. Quanto ao Pedro Raul, pelos jogos em que vi atuando acho um jogador sem habilidade, menos que o Babi, então não dá para colocar ele e o Babi juntos, mata o ataque. Tomara que o Nazário volte a atuar bem, pois com a saída do LH o time titular ficou a conta do chá, e um chá meio fraco.
Interessante é que domingo vi comentários descendo a lenha no Kanu, mas quando é para elogiar os críticos somem. Domingo é vencer ou vencer, caso contrário as coisas vão ficar bem tensas para o time, a pressão vai ser grande. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, a questão é: Com o Felippe Capella....será que o Kalou vai entrar em forma? hehehe
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Duas coisas:
1- parece que está provado que a freguesia para o Vasco não vale para partidas decisivas.
2- Muita densidade acaba afundando ou pesando demais. No meio tempo de garoto era mais fácil entender de futebol. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, era mais fácil e, convenhamos, bem mais legal, né?
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Eu acho que o nome completo é Felippe Capella "mortuária", pois o time morre todo jogo. Coitado do Kalou, mal chegou e já perdeu a forma que apresentou nos 2 primeiros jogos. Não é mole não. Abs e SB

Rodrigo Federman disse...

Hahahaha! Exato, Sergio. Contra o Corinthians, ele ainda estava com o condicionamento dele...bastaram dias com o Capella e o nível caiu absurdamente. Não pode ser coincidência! rs
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Sobre a declaração, lição, tese, apresentada pelo filósofo e filantropo, nada a declarar. Muita conversa fiada, muita fala empolada, vazia de conteúdo.
Ontem o Forster não comprometeu. Andou errando uns passes, ele é muito limitado, mas deu para o gasto. Não sei o porquê, talvez pelo physique du rôle, mas ele me parece zagueiro de time do interior de S.Catarina. De um Criciúma, talvez...
Honda em seu melhor jogo. Os zagueiros, os três, bem.
Sérgio, o Kanu errou umas duas saídas de bola no jogo contra o Santos. Mas como alguém observou, nossos meias se postam atrás das linhas do adversário, não se aproximam de quem está saindo jogando. Então ou dá um chutão pra frente ou tenta sair jogando com maiores riscos.
Ainda bem que somos os reis do empate, pois ontem, só mesmo com intervenção do acaso para sair um golzinho. E nem dá pra responsabilizar o PA nisso: os caras erravam simplesmente tudo ! Nazário, Kalou, Vitor Luiz, Kevin...Passes, chutes, cruzamentos, um festival de horrores.
Para encerrar, é preocupante mesmo, Rodrigo, mas nesse time do Botafogo o G. Santos faz falta, sim.
Até o tíbio LF faz falta !
Abs.

Anônimo disse...

E parece que o Luis Henrique realmente assinou contrato. O duro é saber que o valor da venda vai ser para pagar salários da Luís Otávio, Cícero em casa e os demais pernas de pau. Pobre Botafogo e de nós torcedores. Diretoria safada e covarde. Abs Kaka

Anônimo disse...

Ricardo
O Kalou che acima da media dos outros.Bastou algumas semanas com nosso preparador pra ele se nivelar....por baixo, claro.
Entao tb nao acredito que ele entre em forma..

Anônimo disse...

RODRIGO, já que o amigo respeita o BEOCUTAS, vou discordar de algumas observações postadas em seu BLOG.
O preparo físico do time não é horrível, caso fosse, MARCELO,KANU,VL,CA, KEVIN,FORSTER e RHUAN não correriam bastante em todos os jogos. Falar da fraqueza técnica de KEVIN e RUHAN tudo bem, mas falta de PF não é o que vejo em campo.
Não consigo vislumbrar essa falta de preparação física quando dizem que somos sufocados no segundo tempo. Devo estar assistindo a outras partidas ou a paixão/raiva por resultados ruins leva alguns torcedores a confundir ruindade com falta de PF.
Querer culpar a PF do clube porque o KALOU está fora de forma é sacanagem, a culpa é de quem o contratou, pois é um ex jogador em atividade, que estava parado há muito tempo e veio ao Brasil com a namorada a passeio, pelo menos por enquanto.
O HONDA é um pouco diferente, mas não estava mostrando nada em posição nenhuma, até que foi substituído no primeiro tempo levou seu esporro e passou se empenhar muito mais em qualquer posição.
Um time que tem como atacantes BN,MB e KALOU só faz gol por acaso, pois são fracos, indolentes e sem velocidade. E o pior é que o tal de PR, só por ter feito aquele gol contra as cores do mal se acha craque. Ainda bem que o nível do futebol brasileiro é muito fraco, poucos times são melhores do que o nosso.
Estou apenas postando o que penso, não quero polemizar com ninguém que pense diferente, pois não sou o dono verdade, mas é como vejo alguns fatos que acontecem em campo. Que cada um fique com a sua verdade. JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, ou então, nós que somos incapazes de compreender! heheheh! Concordo contigo sobre as avaliações individuais e hoje, minha maior preocupação é a falta de velocidade do time. Principalmente agora, no ataque. E as opções que restaram são péssimas.

Kaka, mais um péssimo negócio. E bem obscuro.

Ricardo, pode ser coincidência também! hahahah

Jota, mas eu não vejo essa correria toda em Rhuan ou Forster por exemplo. Nessa eu respeito muito, mas discordo do amigo. Pelo menos, com quem eu converso e onde leio (sites alvinegros), a imensa maioria da torcida vê sim, uma preparação física para lá de precária. E não é de hoje. Eu não sou da área, mas para mim o Felipe Capella é dos piores profissionais que temos. Ou então, coitado, é um baita azarado. O fato é que o time não consegue correr 90 minutos. Nunca. E repito: Não é exclusividade de 2020.

Abs e SA!!!

João disse...

Caro Jota,

a preparação física elogiou muito a forma física do Kalou quando o mesmo chegou. (https://www.fogaonet.com/noticia/kalou-surpreende-botafogo-testes-fisicos-maquina-cavalo/)

Então das duas, uma:

O jogador perdeu toda essa suposta explosão conforme foi treinando com o grupo.
ou
A preparação física não sabe avaliar um jogador que está pronto pra jogar.

Em ambas, o culpado na minha visão é a preparação física.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, João! Não é má vontade. É constatação de fatos. rs
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Jota, discordo sobre o Kalou. Fez duas boas partidas, uma contra o Coríntians fazendo inclusive um gol e outra contra o Vasco, cuja jogada para o gol do Mateus Babi foi daqueles lances que só craque sabe fazer. Porém, se não foi bem nos dois últimos jogos é porque talvez esteja decaindo fisicamente, o que é natural para a idade e nesse estilo que o Botafogo joga sempre sacrifica os da frente. Jogar mal faz parte, pois vi partidas de grandes jogadores que como dizia um amigo; jogaram muito, mas pedra em santo.
Eduardo, não sei se foi esse que você leu, mas eu fiz esse comentário sobre o Kanu não ter para quem dar a bola, assim como o Marcelo, pela simples razão da falta de movimentação do meio campo. Abs e SB!

Fatos disse...

Sem duvida Honda jogou ontem sua melhor partida pelo Botafogo. Mesmo jogando mais avançado, atrás dos 3 homens de frente, ainda ajudou a compor a marcação e roubou várias bolas.
Precisa acreditar mais na sua finalização e "pisar" na área adversária.

Eduardo disse...

O Vasco encontrou não criou nada mesmo com seus jogadores badalados pela mídia em campo. Honda deu mais qualidade e fez seu melhor jogo pelo Botafogo. Mas falta velocidade ao time. E já era de se esperar, Luiz Fernando e Luis Henrique foram embora.. Os dois eram os jogadores mais rápidos do setor ofensivo. A falta de velocidade não se resolve com o que tem no Botafogo. É preciso ir para o mercado!! Aliás, hoje acertaram com um lateral direito e avisaram ao Fernando que ele não faz parte dos planos.. mas com certeza irá receber até seu contrato acabar (assim como Cícero).
Rhuan melhora o time quando entra. E estamos falando de um jogador que não está pronto. Mas que melhora o time pelo simples fato de ser rápido. Como Guilherme Santos, de preterido e “dispensável”, virou um jogador importante neste Botafogo? Justamente porque dá velocidade e intensidade ao time. Infelizmente ele se lesionou e com essa preparação física é capaz de demorar para pegar ritmo.

Eduardo disse...

Um time bem preparado fisicamente, quando apresenta um jogador fora da sintonia, é nítido que se trata de algo individual. De uma deficiência causada por noitada ou por outro problema clínico. No Botafogo, infelizmente, destoa o jogador que está bem fisicamente. Este se torna o caso individual do Botafogo. Pelo menos essa é a impressão que se passa. Além disso não dá para aceitar o time ficar plantado no fim dos jogos. Apenas indo ao mercado em busca de jogadores de velocidade e resolvendo de vez seu preparo físico que o Botafogo vai render o que se espera dele

Pix disse...

O Botafogo acertou a contratação do lateral-direito Gustavo Cascardo, que estava emprestado pelo Athletico-PR ao Senica, da Eslováquia, por uma temporada. O atleta de 23 anos já teve passagem pela Seleção Brasileira sub-20 e ficou livre no mercado neste segundo semestre de 2020.

Marcinho e Fernando ficam sem contrato antes do Brasileirão acabar. Barrandeguy já teve várias chances e foi reprovado, provavelmente será emprestado. Warley (!) é mais ponta que lateral mas é pessimo em ambas posições. Se for pensar bem até que não é errado trazer um LD.

Rodrigo Federman disse...

Sergio, concordo plenamente contigo.

Fatos, sim. O problema é que quando ele parece que vai engrenar, no jogo seguido é poupado. Não ficarei surpreso se isso acontecer domingo de novo.

Eduardo, o elenco foi (e continua sendo) pessimamente montado.

Pix, eu acho muito errado. Um absurdo. Se fosse um jogador certo, ok. Mas outra aposta que ninguém conhece, que não é mais garoto...na boa, absurdo.

Abs e SA!!!

keven disse...

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/com-fernando-fora-dos-planos-botafogo-encaminha-contratacao-do-lateral-gustavo-cascardo.ghtml
Vi que alguém já colocou a matéria , mais, uma contratação sem futuro, do jeito que está, o barendeguy deve ser dispensado junto com fernando.isso mostra o planejamento inútil dessa diretoria.
( Rodrigo, depois escreve um post sobre a diretoria do Botafogo)
Abs e SA!!!

Pix disse...

Discordo. Era o que dava pra vir, foi uma negociação sem pagamento de multa ou luvas. E com salário similar ao do Barrandeguy.
Era isso ou aturar o uruguaio quando Kevin estiver fora.

Rodrigo Federman disse...

Pix, um cara sem currículo....esse lance de salário, não vi nada. Seria inteligente manter o que já tem. Liberar o Fernando do nada em outubro para trazer outro refugo, tendo ainda O Warley....acho absurdo demais.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Fala, Sérgio. Então foi ao seu comentário a que me referi, embora não me lembrasse da sua autoria.
Há muito insistimos na falta de movimentação dos jogadores do Botafogo, que não se apresentam para receber a bola, não se deslocam, não dão opções a quem vem de trás com a bola dominada. Assim, até para um Gérson, um Falcão, complica a vida.
Aprender a jogar bem, a essa altura da vida, nossos jogadores não irão conseguir; mas jogar de forma inteligente, sabendo o que fazer em campo, além de treinar, treinar, treinar fundamentos básicos do esporte, ainda dá tempo. E agora os salários, ao que me parece, estão em dia.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Keven, esses desgraçados são tumores malignos no clube. Que essas merdas sumam logo, antes que matem o Botafogo.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, parece que salários na conta mesmo. Então se essa era a razão de tanta apatia, não existe mais desculpa para esses caras, né?
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E o departamento de futebol/inteligência efetuou a 20ª contratação, mais um lateral direito...
G. Cascardo.

Só para não esquecermos os outros 19 contratados:
Barrandeguy, R. Renato, Forster, G. Santos, D. Barcelos, V. Luis, Kevin, L. Otávio, Thiaguinho, Honda, G. Cortez, Renteria, Kanu, B. Nazário, D. Araujo, R. Navarro, M. Babi, P. Raul, Lecaros.

Não conheço o contratado e não posso opinar.
Mas uma pergunta eu posso fazer: Quantas partidas o departamento de futebol/inteligência assistiu do referido jogador?

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu afirmo sem pestanejar: Nenhuma.
Abs e SA!!!

Jacaré disse...

É... o terceirona foi eliminado e o time do Atl. Goianiense jogou muito bem.

Vamos ver domingo, né?

Espero que o Paulo Autuori tenha assistido o jogo!

Rodrigo Federman disse...

Jacaré, assistir todos jogos dos adversários é obrigação para treinador. Aí está a questão: o PA vive falando que não quer mais ser técnico. Será que ele acompanhou? Espero que sim.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Vi um pouco do jogo do Atlético GO x aquele time aqui do bairro. Impressionou-me a correria deles. Até pensei que não conseguiriam manter aquele ritmo. Pelo que li hoje, mantiveram.
Finzinho do jogo e os caras voando em busca do 3o gol. Muita gente também elogiando o preparo físico deles.
Não sei, domingo veremos.
Abs, bom dia.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, também vi o jogo e saí preocupado também. Não na parte técnica deles, mas no preparo físico. Os caras correram os 90 minutos.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Calma gente


O Botafogo está contratando a Jéssica Sánchez para o futebol feminino. De repente ela dá uma força também lá no masculino....


Abs
AC

Rodrigo Federman disse...

AC, agora vai!
Abs e SA!!!