10/09/20

Jogar com que tem à disposição





Quando um time está vencendo e a partida entra na reta final, existem duas alternativas: Executa de vez o adversário ou administra o resultado.

No caso do Botafogo, é impossível sacramentar a vitória. Falta-nos talento e técnica para isso.

Resta(ria) então, saber levar os minutos finais em banho maria. E aí, se não temos técnica para segurar a bola ou trocar passes inteligentes, precisamos ter um fôlego extra. Em um elenco repleto de medíocres, chega um determinado momento em que aquele que está fresco no banco de reservas se torna importante por algum tempo.

No empate de ontem, pelos relatos dos amigos, o time simplesmente morreu. Até aí, nenhuma novidade, afinal, tem sido uma constante. Agora, se você está com o 1 a 0 a seu favor, fora de casa, e precisa de mais suor, na pior das hipóteses você tira um titular "morto" e coloca um suplente com a incumbência única de correr igual um tarado em casa de massagem. 

Certo?

Ok, e o que fez o Paulo Autuori ontem? Utilizou apenas duas das cinco mudanças que tem direito.

Ah, Rodrigo...os reservas são horríveis. 

Amigos, vários titulares que estiveram em campo não são muito melhores. Porra, tirasse qualquer um que estivesse cansado e colocasse o tal Warley, Lecaros, Matheus Nascimento, Barrandeguy....enfim, qualquer um! 

Entendam, não estou colocando a culpa do Autuori, mas me desculpem: Se ele tem essa opção de mexer e vê que o time está fisicamente esgotado, não pode morrer abraçado com apenas duas ou três mudanças. Isso é, além de tudo, um sinal de que as suas palavras são bonitas, porém não condizem com a verdade. Ou seja, não confia em mais da metade do elenco.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

31 comentários:

VinnyMarques disse...

5 substituições são metade de um time. Se ele não consegue mudar o panorama físico (ao menos) do time... Melhor se aposentar logo. Tá difícil. É passar raiva desnecessariamente... E a entrevista? Alguém viu?

Anônimo disse...

Segundo o site “Esporte News Mundo”, Cuca gostou do perfil de Matheus Babi, com mobilidade, técnica e boa altura. O presidente do Santos, José Carlos Peres, já entrou em contato com representantes do atacante e manifestou interesse.

Será que negociaram com uma mariola e 02 bombons.

Quanto ao jogo de ontem o que faltou e vem faltando é a liderança do Joel Carli, vários pontos está indo para o brejo por falta de um líder na equipe.
O resto nós vamos procurar motivo e não encontraram temos um técnico vitorioso e experiente cabe a diretoria procurar mais um zagueiro com liderança coisa que o Foster não está sendo.
Não concordo em chamar o nosso time de jogadores medíocres nosso time jogou de igual para igual contra os melhores que se dizem do Brasil aí concordo com o Autuori.
Estamos com um time sendo montado pelo ótimo treinador com uma tabela que está sendo com jogos mais complicado mais vejo o time em bastante progresso e não estou nem aí para rebaixamento vejo nosso time luzes acima de muitos.

Marcos

Rodrigo Federman disse...

Vinny, pois é. É o básico do básico.

Marcos, o Santos deu exemplo do que deve ser feito. Ao final do jogo, com a vitória nas mãos, começou a ganhar tempo, fazer cera, etc.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Em 1995 Gotardo era o líder chegou até a pressionar o Túlio empenho e o Joel Carli fez muito bem agora estamos sem lideres no elenco.
Tem que ter um cara dentro do campo para gritar,orientar,liderar não tem outro jeito até o time ficar mais experiente a faixa de idade é muito baixa 22 anos.
E Honda,Kalou e o Gatito não será esses lideres.
Quantos gols tomamos com Joel Carli em fim de jogo,não lembro.

Marcos

Anônimo disse...

Boa tarde. Eu não sei bem se o problema ontem foi questão física. Porque o Athletico morreu também. Até porque,o time só está morrendo fisicamente depois que faz o gol, ou seja nos últimos 5 minutos do jogo, o que não faz sentido. Problema mesmo está sendo a mentalidade e maturidade para segurar o resultado. Botafogo é o único time do campeonato que consegue se desorganizar depois que FAZ um gol e está na frente do placar, sendo que naturalmente isso acontece quando acontece o contrário. Vai entender né.

Sds,
Mário

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcos. Em outras palavras: É preciso ter um "filha da puta" no time.

Mário, eu sinceramente não acho que o time está morrendo nos últimos 5 minutos. Para mim, não aguentamos mais do que 45 minutos. Depois, morremos.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

E com o agravante de que ele, Autuori, tentou fazer a terceira substituição aos 50 e muitos minutos, quando o árbitro já "estava soprando o apito".
Sinceramente, acho que o futebol anda muito filosófico...
SA!!!

Anônimo disse...

Precisamos de um jogador no estilo Joel Carli, Felipe Melo etc... Só pra botar em campo no segundo tempo pra segurar o jogo. Deve ter algum disponível no mercado.
Felipe

Marcio disse...

Sobre o Joel Carli, compreendo as opiniões mas discordo que com ele a zaga estaria sofrendo menos gols, embora estejamos falando especificamente dos sofridos nos finais das partidas.
Explico:
Em 2017 o Carli esteve em campo em 49 partidas e o BOTAFOGO sofreu 52 gols;
em 2018 esteve em campo em 39 partidas e o BOTAFOGO sofreu 47 gols;
em 2019 esteve em campo em 31 jogos e o BOTAFOGO sofreu 33 gols.
Apenas em 2016 a defesa com o Carli sofreu menos de 1 gol/jogo, foram 30 jogos do argentino e 18 gols sofridos.
Obviamente não estou dizendo que a culpa é do Carli, pois desde 2017 o BOTAFOGO sofre mais de 1 gol/jogo. 74 gols sofridos em 72 jogos em 2017; 75 gols sofridos em 62 jogos em 2018; 64 gols sofridos em 59 jogos em 2019. Em 2020, até o momento, são 26 gols sofridos em 24 jogos.
Quando o Carli não esteve em campo, os números são os seguintes:
2017 foram 22 gols sofridos em 23 jogos; 2018 foram 28 gols sofridos em 23 jogos; 2019 foram 31 gols sofridos em 28 jogos.
Observem que em 2017, sem o Carli, a defesa sofreu menos de 1 gol/jogo, 22 gols em 23 jogos.
Claro que são apenas números e é preciso considerar algumas variáveis como as equipes enfrentadas, competições, jogos onde ele foi substituído, entre outras situações.
O que me parece claro é que o problema está além dos nomes que formam ou formaram a zaga e sim na incapacidade de formar um sistema defensivo minimamente eficaz.
Equipe alguma consegue ir longe em competições sofrendo 1 gol por jogo e obrigando o ataque a fazer no minimo dois para poder vencer. E em todos esses anos o ataque fez mais de 1 gol por jogo, inclusive.
O departamento de futebol fala muito bonito, cheio de técnicas, mas se tivessem estudado as últimas temporadas, a primeira providência tomada seria arrumar o sistema defensivo...
E justamente por isso eu não vejo o Carli como uma possível solução; aliás, já o via em declínio técnico e físico.
Claro que posso estar completamente equivocado em minhas argumentações.
SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

O preparo físico do Botafogo é na minha opinião o principal obstáculo para desempenho melhor da equipe. o time titular sem improvisos e sem poupar ninguém é razoável, mas o elenco é fraco, então a única compensação seria um preparo físico melhor, sim, porque sem preparo a cabeça pensa mas as pernas não obedecem, isso mesmo com grandes jogadores, imagina com os fracos. Enquanto não melhorar o preparo físico o time não vai melhorar o desempenho: em todos os jogos que assisti esse ano, à exceção do jogo contra a Cabofriense, o time sempre leva sufoco, principalmente a partir dos 20 do segundo tempo.
Uma outra hipótese é que o time corre errado, e isso realmente pode ser uma agravante, pois pela maneira como o time joga, sempre espaçado e sempre correndo atrás do adversário o cansaço é dobrado. Ou o Botafogo melhora esse preparo ou vai ser essa decepção até o fim do campeonato.
Por falar em decepção, há quanto tempo reclamamos das condições físicas do time e desses sistemas táticos que faz com que fiquem correndo atrás dos adversários. Na hora que precisa e tem condições de matar o jogo o cara não tem mais pernas. É mole não. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, uma filosofia de botequim, diga-se!
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Felipe, uma coisa é verdade. O Carli realmente saberia matar um jogo.

Marcio, nem digo em relação ao desempenho, mas eu sinto falta do Carli nesses jogos pegados, truncados. Mais pelo perfil e liderança do que propriamente pela bola, apesar de eu sempre ter gostado bastante dele.

Sergio, para mim também. O exemplo do Flamengo é nítido. Os caras já começaram a correr muito de novo. Enquanto isso, o nosso time não ganha ritmo e condicionamento. Impressionante.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Interessante a observação do Mário (o Botafogo "consegue se desorganizar depois que FAZ um gol e está na frente do placar").

Contra o Coríntians, mal abrimos o marcador, e eu dizia para minha filha, parceira de sofrimentos, "vamos ver quanto tempo conseguimos segurar o marcador". E não deu nem 5 minutos, os caras fizeram aquele gol - bem anulado.

Outra coisa, ontem os caras conseguiam estar mais mortos que a gente. Aí eles fizeram substituições. E quem entrou fez a diferença (e o gol também).

O Bruno morre em todos os jogos. Ele joga de centroavante e meia-armador ao mesmo tempo. Vitor Luiz estava mortinho da silva. O gol e o pênalti saíram do lado dele. Sigo os amigos do Cantinho entendendo que teria sido mais produtivo entrar com QUALQUER UM do banco, ainda que somente para tocar um zaralho, um barata-voa, em campo. Aliás, pior e mais inoperante que o medonho Luis Otávio ninguém há de ser.

O Athlético PR está uma bosta. O Coxa idem. Conseguimos deixar 4 pontos pelo caminho ante esses dois times, que patinam. Quando estivermos "encorpados" mais à frente, os demais também estarão.

Enfim, vida que segue.

Abs.

Sergio disse...

Enquanto o Botafogo não tiver um meio campo que saiba ler o jogo, seja defendendo seja criando, vamos continuar sofrendo, tomando gols nos finais e não tendo capacidade de matar ou segurar o jogo. O problema do time do Botafogo, e isso há uns 3 ou 4 anos está na ausência de meio campistas. Como dizia i Grande Gerson: o jogo é pensado no meio campo. Por isso é que nossos atacantes tem que ficar correndo atrás dos do adversário, pois nosso meio simplesmente não tem visão de jogo. Culpa dos treinadores? Também, mas falta visão nas contratações, contratam muito mal. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Eduardo. Melhor um louco pra correr nos minutos finais (mesmo sendo ruim de bola) do que morrer com titulares se arrastando. Erro crasso de visão e planejamento do treinador.

Concordo contigo, Sergio.

Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Sobre a parte física, tive uma informação de um colega de profissão que trabalha na base do fla, que o Jorge Jesus praticamente não fazia treinos físicos durante a temporada. Era só funcional, tatico e regenerativo. Não poupava ninguém. E o time estava sempre na ponta dos cascos. E nós, com 5 jogos, já poupando jogadores.

Eduardo Samico disse...

Realmente, o Cantinho Botafoguense é um espaço da melhor qualidade para discussões em ótimo nível sobre as coisas do futebol do Botafogo.

Estava esperando os levantamentos de dados do Márcio. Digo isso, pois me lembro muito bem deste tipo de observação por ele feita há muito tempo. Qual seja: temos tido zagueiros de bom nível. Carli, Marcelo, Igor Rabello, Gabriel, agora o Kanu. Todos esses nomes formaram duplas de zaga de respeito. Não obstante, sempre sofremos muitos gols e muitos destes ocorreram no melhor estilo "casados x solteiros" da repartição. Os adversários chegam tabelando na maior facilidade nas nossas linhas defensivas, parece pelada ! Aí pode botar Brito e Osmar, Gotardo e Galvão ou Gonçalves, pode botar Baresi e Piqué que vai ser osso.

Será que não existe na estrutura, vá lá, profissional do futebol do Botafogo ninguém levantando esses dados e analisando as informações deles advindas ? É muita grana envolvida para o assunto ser tratado assim tão amadorísticamente. De nada adiantam esses treinadores com essas falas empoladas e vazias de conteúdo. Melhor seria se falassem, e fizessem, o feijão com arroz bem feito. Que é...treinar bem e apresentar resultados em campo.

Falando em estrutura, será que, além da questão salarial, dispomos de recursos para buscarmos uma preparação física de qualidade ? Longe vão os tempos em que a preparação física era série de polichinelos, agachamentos, corridinhas... Tem toda uma ciência, profissionais e equipamentos envolvidos atualmente. A quantas andamos ?

É o CT que não fica pronto; e tem aquela doação feita pela senhorinha que veio a falecer e deixou terrenos ou outros imóveis para o clube, o que foi feito disto? É Marechal Hermes e o Caio Martins, o que é feito das instalações do clube ?

Será que é só o preparador físico o responsável pelo time sem preparo ? Não sei...

Para encerrar, por ora. O Sérgio acabou de escrever o mesmo que disse para minha filha vendo o 1º tempo do jogo: o time do Botafogo morre também pelo fato de ficar correndo atrás da bola. Parecia roda de bobo: os caras tocando a bola e nós correndo atrás feito uns malucos. Quando recuperávamos a bola, mal conseguímos retê-la que fosse por parcos 40 ou 50 segundos ! E tome correr atrás...

Lembrei-me com saudades de quando tínhamos um meio-campista, o maior que eu vi jogar, que fazia a bola rodar de pé em pé e éramos nós que bota´vamos os outros na roda.

Infelizmente, Sérgio, meio-campista que pense o jogo, como você falou, eu não conheço por aqui. Nem mesmo os melhores times dos últimos tempos dispunham de um jogador com estas características. Talvez o Alex tenha sido dos últimos "pensadores" do meio-de-campo.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Vinny, o Jesus provou que essa frescura é babaquice. Jogador de futebol está sujeito a contusão. Bota pra jogar ... se machucar, troca. Simples.

Eduardo, o pior que tem gente lá que recebe para isso e não apresentam metade do que o Marcio nos trouxe. General Severiano é um cabide de empregos e que se prioriza meritocracia ou competência. Jamais.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Eduardo, realmente não existe mais esse tipo de jogador no país atualmente, para ser mais preciso, não vejo esse tipo de jogador de meio que pensa no Brasil há muito tempo. O último que vi e foi recente foi o Seedorf, mas esse foi devidamente queimado no Botafogo. Me lembro daquele jogo da copa do brasil que fomos eliminados pelos mulambos que se via claramente o descontentamento do holandês com o time, principalmente com o OO que nada fez para corrigir o ataque que o Gilberto sofreu pelo seu lado, o que aliás foi uma repetição daquele 4x1 para o flu, quando o Lucas foi expulso e o OO simplesmente não tomou nenhuma providência.
Se não existe mais esse tipo de jogador pensante no futebol atual, pelo menos há muitos que vêem o jogo e se posicionam bem e outros que sabem marcar.
Uma outra coisa que tenho observado no Botafogo e isso em relação a base, é que o Botafogo no passado tinha uma escola, todas as divisões jogavam do mesmo modo, daí a facilidade que havia na transição de uma divisão para outra, hoje, além de mal formados fisicamente, são mal orientados taticamente. Claro que o Botafogo foi durante muito tempo uma máquina de formar grandes jogadores e isso facilitava, mas também sabia contratar, quem fazia isso entendia do riscado. Exemplos: Quarentinha, Manga, Zequinha, Marinho Chagas e muitos outros. Nos dias de hoje ou é por vídeo editado ou então empurram "clientes" dos empresários que no Botafogo parece que fazem o que querem.
Vou repetir: se a SA não profissionalizar o futebol do clube contratando profissionais de qualidade, não há dinheiro que dê jeito, e nisso concordo inteiramente com o que falou o João Paulo Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, considerando que são os mesmos dirigentes de sempre envolvidos no projeto da SA, juro que fico bastante ressabiado quanto ao projeto. Desses caras eu desconfio sempre.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Kalou não enfrentará o Vasco, pois viajou para a França para participar da sua formatura na Escola de Negócios de Lyon.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Marcio.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Os gols no fim mostram que o time sempre falha na hora de segurar o jogo. É preciso 'colocar a bola debaixo do braço' em situações como essa e não permitir que o rival jogue. Falta experiência ao sistema defensivo. E leitura de jogo ao treinador.

Sergio Di Sabbato disse...

Sobre o Kalou, isso já havia sido combinado antes dele assinar contrato. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Fatos.

Sim, Sergio.

Abs e SA!!!

keven disse...

Fala Rodrigo , e galera alvinegra!!
Quero vê a escalação, contra o Vasco z porque o Kalou não joga, então provavelmente o rhuan deve jogar por lá.

Só um parêntese , eu estava assistindo o jogo do Vasco e por incrível que pareça o Atlético Goianiense é mais organizado que nosso Botafogo.e o Vagner Mancini de trabalhoso horroso, está fazendo alguma coisa. Isso mostra como o PA não está fazendo nada no Botafogo.
Abs e SA!!

Rodrigo Federman disse...

Keven, o LH deve voltar.
Abs e SA!!!

Christian disse...

Eu tive uma impressão diferente nesse último jogo...não achei que morremos no gás mais do que o athletico pr não. Pra mim a questão é mais psicológica do que física, é nítido que o time sempre acha que tem que "saber sofrer" nos minutos finais e simplesmente decide entregar a bola para o time rival. O athletico estava morto desde o primeiro minuto do segundo tempo...mas nos minutos finais, vendo a postura do Botafogo aceitando ficar nas cordas..decidiu tentar um última vez...e conseguiu o gol de empate. Realmente falta ao time uma figura que saiba catimbar nesses últimos minutos, já que qualidade pra reter a bola no ataque nos não temos...

Rodrigo Federman disse...

Christian, pode ter algo psicológico, mas negar que o físico desse elenco é pífio (e já vem de anos), não dá!
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Tem razão, Sérgio. Esqueci-me do Seedorf, meio-campista craque de bola. Juninho Pernambucano também entra nesse seleto rol.

Eu estava no Maracanã nesse fatídico 4 a 1 do lixo. Não sei o porquê, nem em que setor fui parar (no verdadeiro Maracanã não tinha dessas coisas, era geral, cadeira, arquibancada com cada torcida no seu lado), mas estávamos eu e um amigo do trabalho em meio a uma multidão de torcedores do esgoto. Com camisa do Botafogo somente nós dois e um jovem adolescente umas duas fileiras abaixo. O resto, todos com as cores do mal. Nem gosto de lembrar dessa noite. O Gilberto tomando um vareio e o odioso OO, com aquela empáfia dele, inerte. O holandês, visivelmente puto. Mas, pombas !, numa hora dessas vai lá e muda as coisas dentro de campo. Tá vendo que o "comandante" não vai tomar nenhuma atitude, vai deixar o barco afundar ? Sei lá eu...

Ser botafoguense é para os fortes.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, de fato, só os fortes sobrevivem ao amor pelo Botafogo. hehehe
Abs e SA!!!