05/09/20

Jogou como nunca...empatou como sempre

















O Botafogo precisa de um banho de sal grosso e choque elétrico.

É muito azar e falta de atenção para um time. E em um campeonato de pontos corridos, chegamos ao terceiro jogo sofrendo gols nos acréscimos. Contra o Atlético/MG não fez estrago, mas contra o Flamengo e, hoje, diante do Corinthians, desperdiçamos 4 preciosos pontos.

A sensação dessa noite de sábado é de tristeza pelo resultado. Principalmente porque o Botafogo fez a sua melhor partida no ano de 2020 e nem assim conseguiu vencer a equipe paulista, que não passa de esforçada, porém, bastante desprovida de técnica.

Indesculpável o descuido nos minutos finais. Inadmissível.

Da mesma forma, puta que pariu, hein? A gente joga melhor, não passa sufoco, tem todo o domínio territorial, participações individuais interessantes, conclusões à meta adversária...
...e nem assim conquistamos a vitória.

Mais um empate, que nunca é bom resultado em campeonato assim.

Para amenizar essa sensação de derrota, só com uma esperança: Que o GLORIOSO dispute os próximos compromissos com a mesma desenvoltura, preparação, e futebol apresentados. Aliás, muito dessa visível melhora se deve - em minha opinião - a liberdade que foi dada ao Honda. Ou alguém discorda?

Enfim, não será fácil dormir com a cabeça quente outra vez. Agora depende do Autuori e seus comandados provarem que o futebol apresentado hoje pode ser mais repetido, mas que a atenção seja redobrada.

Chega de jogar pontos preciosos no lixo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 2 x 2 Corinthians

1- Gatito: Uma excelente defesa. Sem culpa nos gols - 6,5

2- Kevin: Melhorou um pouco. Precisa chegar mais na linha de fundo ao invés de cruzar da intermediária - 5,0

3- Marcelo: Seguro - 6,0

4- Kanu: Forte e com muita presença - 6,5

5- Rafael Forster: Rende um pouco mais ali na zaga mesmo - 6,0

6- Guilherme Santos: Não teve tanto destaque, mas não comprometeu - 6,0

7- Kalou: Mesmo sem ritmo de jogo, faz a diferença na parte técnica - 6,5

8- Caio Alexandre: Muito bom primeiro tempo. Ditou o ritmo do time - 7,0

9- Matheus Babi: Brigou bastante e criou espaços. Precisa só estar mais presente na área - 6,5

10- Bruno Nazário: Finalmente voltou a jogar bem. Mostrou disposição o tempo em que esteve jogando - 7,0

11- Honda: Com mais liberdade é outro jogador. E faz a diferença. O melhor do time - 7,5

12- Rhuan: Já entra com preguiça e se arrastando - 4,0

13- Luiz Otávio: Não dá poder de marcação algum - 4,0

14- Sousa: Um pouco nervoso por ser estreia. Normal - 4,5

15- Matheus Nascimento: Para 16 anos, não se escondeu. Tem toque diferenciado na bola - 5,0

Paulo Autuori: Acertou na escalação e no posicionamento dos jogadores. Hoje foi bem dentro das possibilidades à disposição - 6,5

30 comentários:

João disse...

Pelo apagão que aconteceu no final, o empate foi lucro. O Souza quase que entrega a paçoca. Pergunta: De quem o BFR vai ganhar nos proximos jogos?

Eu credito esse empate à elogiada defesa. Marcelo foi inocente no lance do gols dos caras.

Daniel disse...

É sempre isso. Ridículo. Não tenho nem palavras pra descrever o que foi levar esse gol aos 48 do segundo tempo. Ridículo. Caio Alexandre jogou muito bem mas aquele toque de calcanhar não era a hora, tinha que tocar a bola no Kevin e segurar no campo de ataque. Corinthians rodou a bola e NINGUÉM fez a falta. E Marcelo dormiu na marcação ao Jô. Time não aguenta 2, 3 minutos de pressão, ridículo.

Daniel disse...

Rhuan entrou e com 5 minutos já estava cansado

Jacaré disse...

Desde o jogo do atlético já venho falando "desses gols nos acréscimos".

Parece decreto!

Anônimo disse...

Vi os gols na TV. Foi pênalti mesmo de Benevenuto?

Miguel

Tiago Almeida disse...

Rhuan deu a assistência pro gol do Kalou, merecia pelo menos um 5,5

Marcio disse...

Pelo que foi apresentado em campo, era jogo para vencer; mas está faltando uma certa “maturidade” para levar o jogo quando o resultado é favorável.
Primeiro tempo onde o BOTAFOGO se mostrou mais equilibrado em campo, talvez por não ter hoje os famosos 3 atacantes, o que proporcionou um maior preenchimento do meio de campo, pois o Kalou e Nazário, além da movimentação, têm a característica de descer para buscar o jogo e com mais qualidade técnica, se juntando ao Honda e C. Alexandre. Com a bola, o BOTAFOGO chegou bem e Honda e C. Alexandre chegaram algumas vezes na zona de conclusão. O problema é que a arbitragem mais uma vez mostrou toda a sua incapacidade ao marcar uma penalidade inexistente e o estrago só não foi maior porque em uma cobrança de falta o Nazário empatou. Negativamente no primeiro tempo as laterais, especialmente o Kevin que marca mal e obriga o Marcelo a sempre dar o combate pelo setor, a “sorte” é que a escalação do Forster evitou um buraco maior na defesa.
No segundo tempo o BOTAFOGO continuou organizado até os 15,20 minutos, depois disso baixou o ritmo físico e o Autuori foi fazer a sua primeira substituição aos 25, Rhuan no lugar do Nazário e foi justamente o Rhuan que fez a jogada para o gol do Kalou. Gol de quem sabe.
Embora o Rhuan tenha participado do lance do gol, creio que o Autuori poderia ter colocado o L. Otávio ( que ele tanto gosta) no lugar do Nazário e ter adiantado o posicionamento do Honda, continuando com o meio de campo preenchido. Quase que imediatamente o Corinthians teve um gol invalidado com a participação do VAR. O BOTAFOGO ainda teve algumas oportunidades de matar o jogo e não aproveitou, começou a rifar um pouco a bola e acabou castigado nos acréscimos ao sofrer o empate, em uma jogada que poderia ter sido melhor marcada pelo G. Santos e o centroavante não pode finalizar livre em uma zaga com três zagueiros.

Fernández- Uma grande defesa no jogo e não teve culpa nos gols sofridos.
Kevin- Pouco poder de marcação e na frente pouco chega,
Marcelo e Kalou- Bom jogo, embora permitiram ao centroavante finalizar sem marcação no gol de empate.
G. Santos- Muita força e somente força
Forster- Deve preocupar-se somente com a marcação, com a bola na saída de jogo é bem ruim.
C. Alexandre- Boa partida, marcou, organizou o jogo e foi ao ataque para finalizar.
Honda- Jogou mais solto e se apresentou de maneira mais promissora.
Nazário- Melhorou em relação a jogos anteriores, mas precisa melhorar o condicionamento físico
Kalou- Carece de ritmo de jogo, pois em algumas jogadas tentadas mostra que conhece os atalhos.
Babi- Se movimentou muito fora da área, mas deveria jogar mais fixo.

Rhuan- Fez a jogada do gol, mas depois não deu sequência à jogada alguma.
M. Nascimento- Pouco tocou na bola, mas foi bom para tirar a ansiedade.
L. Otávio e D. Souza- Só assinaram a súmula.

Autuori- Demorou um pouco na substituição e já que ele gosta muito do L. Otávio, poderia tê-lo colocado no lugar do Nazário e assim ter adiantado mais o posicionamento do Honda. A substituição que fez abriu o meio de campo.

SA!!!

Sergio disse...

O futebol nunca é justo e com o Botafogo então ele sempre tem um requinte de crueldade. Gostei do time, hoje pareceu um time de futebol profissional, não vou criticar ninguém e nem lamentar o empate, apenar ficar chateado. Se o time jogar sempre do modo como jogou hoje podia ter esperança de dias melhores. Gostei muito do Honda, o que é a liberdade, do Kalou, esse vai dar caldo quando estiver em forma, pois já mostrou categoria. Acho por inexperiência o time não sabe segurar o jogo no final, paciência. Só não devemos nos esquecer que esse resultado só aconteceu pelo pênalti inventado pelo soprador, não fosse isso a dinâmica do jogo seria bem diferente e com um gol na frente no primeiro tempo acho que o Botafogo ampliaria pois fez um primeiro tempo que há muito não via. Paciência, repito: jogando sempre assim, podemos almejar algo melhor, mas é preciso atenção até o apito final. Abs e SB!

Lucas lima disse...

Boa noite Rodrigo e amigos do blog, Honda perto da área eh outra coisa, pensa o jogo melhor que qualquer meia nosso, não tem desculpa para o Honda jogar de volante, a sua melhor partida com a camisa Gloriosa, agora fiquei revoltado com os gols perdidos um inclusive pelo Honda , não dá pra desperdiçar tanta chance , penso que jogar nesse esquema pode dar certo contra alguns adversários mas queria ver um 442 com um bom volante cão de guarda para proteger a área nossa. Saudações Alvinegras !

Anônimo disse...

RODRIGO,direi apenas que um time cujo preparo físico,para alguns torcedores, parecia ser ridículo,o treinador ultrapassado,engessado e blá,blá,blá,hoje correu o tempo todo e só não venceu porque levou um gol em uma desatenção do GS. Qual foi o milagre? Mudaram o preparador físico,o treinador,etc,etc?
Não meu amigo,jogador quer é DINDIM,os salários estavam atrasados e como ontem pagaram alguns meses eles correram e se esforçaram em campo,SIMPLES ASSIM,como o amigo gosta de falar.
A obrigação do clube é pagar em dia,mas sem grana,alguns correm para não chegar,etc,etc.Infelizmente é assim que a banda toca.JOTA.

Jacob disse...

Em futebol profissional onde um técnico gosta de se mostrar diferenciado, inclusive na gestão, é inadmissível com tantos recursos tecnológicos e de dados de performances scouts etc o treinador manager passar 3 jogos levando gols nos acréscimos. Não me perturbem o que fazer. Sou torcedor é não ganho o salário dele(s). Mas alguma coisa tem que fazer de diferente (o quê não sei) pra evitar: dar bicão após os 43'; os jogadores da frente fazerem o vai-vem incessante; segurar mais a bola; cair roda hora... sei lá.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

João, não achei. O resultado final, diante de todo o jogo, foi prejuízo demais.

Daniel, mais uma vez, sensação de derrota.

Jacaré, é inadmissível mesmo.

Miguel, eu não achei.

Tiago, só por isso? E o restante do tempo? Moleque preguiçoso pra cacete.

Marcio, de destaque mesmo, a dupla CA e Honda. Muito mais dinâmicos, corajosos e participativos.

Sergio, o problema é que os jogos estão passando e nós somando poucos pontos. Seja jogando mal ou bem, esse vício em empates pode ser muito caro lá na frente.

Lucas, ele mais solto para chegar realmente faz a diferença. Espero que o PA tenha, enfim, acordado para isso.

Jota, eu discordo do amigo. Em minha opinião, você está tratando o jogo de hoje como regra e não exceção. Para mim, foi o contrário: A boa partida (do time, Autuori e preparo físico) foi exceção à regra vigente em 2020. E no caso da preparação física, vou além...desde 2018 (pelo menos) sendo muito bem criticada, com toda razão e argumentos possível.

Concordo integralmente, Pai.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O comentarista de arbitragem Sandro Meira Ricci, da Globo, discordou do pênalti a favor do Corinthians. Afirmou que não marcaria a falta.

Miguel

Anônimo disse...

Rodrigo e turma.
Boa partida, no global.
Não é fácil tomar um gol de pênalti inexistente e reagir.
Foi organizado o time.
A ressalva é que o Corinthians, do jeito que foi armado, deu muitos espaços.
Acho que o Tiago Nunes vai cair por lá...enfim, não nos interessa.
Kevin melhorou bastante, inclusive na marcação.
Honda melhor mais à frente e Caio Alexandre muito bem (menos na firula que levou ao empate).
Falou sem ritmo, mas sabe jogar.
Nazário fez a melhor partida do ano.
Babi incomoda muito os zagueiros.
Com LH e Pedro Raul ficaremos bem na peça de ataque.
Faltou um pouco de malandragem pra levar o jogo até o final.
Vamos ganhar mais jogos fora do que nos últimos anos.
Paulo de Poa
SDS alvinegras

keven disse...

O primeiro gol do Corinthians achei questionável, o Botafogo jogou bem,as tá faltando maturidade em alguns lances, agora o jogo do Kalou,mostra o que é um jogador experiente e inteligente, vai ajudar muito nossos Botafogo, o Honda com liberdade é outra coisa, espero que o PA preste atenção nisso.e espero vê logo Marcinho e Victor Luís nas laterais, o Foster é realmente zagueiro, jogou bem melhor sem comprometer.
Agora é ficar na expectativa para esse time melhorar quando o Luís Henrique voltar também.
Espero que o PA repita os pontos positivos e que dê mais chance ao Matheus Nascimento.
Abs e SA!!?

Unknown disse...

Com as limitações financeiras do nosso querido Fogão, acabou de quitar o mês de junho dos atletas, o que podemos esperar de melhor? Saudações Alvinegras!!!

JorgeFS disse...

Os desfalques não foram notadas suas ausencias! Mas Tomar gol de cabeça de um jogador de 1,5 metrô é o fim do mundo!

Marcio disse...

O que tem faltado ao BOTAFOGO nestes minutos finais é a tradicional duas linhas de quatro.
Times que sofrem por causa de deficiência técnica ou está enfrentando um adversário superior, precisa se utilizar desse expediente.
E um dos pecados de hoje foi a entrada do Rhuan, pois ficamos com menos um no meio de campo e o jogo do BOTAFOGO não precisava de mudança de dinâmica.
Pode parecer estranho, pois o Rhuan participou ativamente do lance do gol do Kalou, mas não posso negar a minha observação na hora da substituição.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Miguel, convenhamos, a gente não precisa basear nas opiniões desses caras. Eu também não daria pênalti.

Paulo, não tenho essa certeza sobre ganhar vários jogos fora de casa. Acho que faremos uma campanha perigosa até o final, com muitos empates.

Keven, não foi pênalti em hipótese alguma.

Unknown, se jogador entrar em campo, tem que comer grama. Está insatisfeito? Diga que não vai entrar em campo e ainda assim terá meio apoio. Mas se entrar para o jogo, salário atrasado não pode ser desculpa.

Jorge, ainda bem que esse gol foi anulado. Em minha opinião, para nossa sorte, mal anulado.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. E aquela disposição redobrada nos minutos finais.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Achei que o Marcelo falhou no pênalti (que não aconteceu) e no segundo gol (dando espaço e tentando Interceptar a finalização). Belas atuações de Honda, Kalou, Nazário e Caio (cagada por um passe CABAÇO de calcanhar que culminou com o gol dos caras). Faltou o de sempre: furar a bola nos acrescimos. Time cabaço demais. Chega a dar raiva.

Anônimo disse...

RODRIGO,parece-me que o amigo entendeu errado.Absolutamente tratei a partida de hoje como regra e não exceção como você pensou.
Posso até estar equivocado,talvez seja coincidência,mas quis demonstrar que em certas partidas,com salários em dia,o time corre e se empenha,como foi contra o ATL MG,LIXÃO e hoje.
Nas duas últimas,a derrota e o empate,quando a grana estava atrasada,houve reclamação geral dos torcedores por falta de empenho de alguns.
Não estou inventando nada,houve empenho em uns e falta de interesse em outros.
Quem sabe a "regra" para os jogadores seja correr somente com salários em dia.
De qualquer forma,são apenas "abobrinhas" que estamos trocando e ninguém está com a razão,1x1,BEOCUTAS,rsrsrs.Um bom final de semana e SA.JOTA.

Anônimo disse...

Jogou muito bem, mas perdeu pro VAR, como sempre...
Não foi pênalti e não chamaram o maldito VAR
Levi

Rodrigo Federman disse...

Vinny, falta realmente uma vontade maior de terminar jogos com vitórias.

Entendi agora, Jota. Mas então são todos sem vergonhas. Se estão insatisfeitos (com razão) por salários atrasados, peçam para não entrarem em campo.

Sim, Levi. Não foi mesmo. Mas em compensação, não achei falta do Jô no gol anulado deles também.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre o BOTAFOGO não conseguir a vitória, os números mostram que há muita dificuldade nesse sentido.
De 2017 até o jogo de ontem, o BOTAFOGO tem um total de 216 partidas disputadas, venceu 84 (39%), empatou 54 (25%) e perdeu 78 (36%).
2017 foram 30 vitórias em 72 jogos; em 2018 24 vitórias em 62 jogos; 2019 foram 22 vitórias em 59 jogos; 2020, até o momento, 8 vitórias em 23 jogos.
Para exemplificar melhor a dificuldade em vencer, no campeonato carioca que em tese é a competição mais fácil, apenas em 2017 vencemos a metade dos jogos, 7 dos 14 disputados; no carioca 2018 e mesmo sendo campeão, o que importa para a História, vencemos 8 em 17.
Em 2019 venceu 3 em 11 e em 2020 venceu 5 em 12.
O BOTAFOGO não peca somente por "não saber" segurar um resultado, peca muitas vezes também em não fazer ou tentar fazer um abafa final na busca por um resultado positivo.
E em todas as temporadas não observamos mudança alguma no planejamento para o futebol, fazem sempre as mesmas coisas.
Obviamente que não são os mesmos profissionais que estão no CLUBE desde 2017, mas as soluções passam por um estudo da história dos últimos tempos.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Bem observado, Marcio. E o jogo de ontem sintetiza esses números. Nem quando jogamos muito melhor, criamos chances....a vitória é sempre difícil.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Poi é, Rodrigo.
Esses números também refletem na percepção que os adversários têm sobre o BOTAFOGO.
Vou citar um exemplo;
A seleção da cbf, mesmo após o 7 a 1 e todas as críticas justas que sofre, dentro e fora de campo, ainda faz os adversários menos tradicionais term um bom nível de respeito.

Em 2019 o Roberto Martinez relembrou a vitória sobre o Brasil na Copa 2018 e disse:

"Quando você enfrenta o Brasil você tem uma barreira psicológica que precisa superar. O Brasil é psicologicamente mais forte do que qualquer outra seleção no torneio por causa das Copas que venceu. Ele tem qualidade individual nos jogadores que pode ganhar um jogo num instante(...)"

(https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/roberto-martinez-relembra-vitoria-da-belgica-sobre-o-brasil-na-copa-exibicao-tatica-perfeita.ghtml)

Veja que a Bélgica conta com jogadores muito bons e com experiência em grandes competições, o que na teoria não iria permitir receio.
Mesmo assim o Martinez, como ele mesmo disse, trabalhou para buscar uma vantagem tática, ou seja, não era suficiente fazer o trivial.

Qual a percepção que o BOTAFOGO causa nos adversários, como o BOTAFOGO se enxerga ao olhar no espelho?
Há muito eu "reclamo" da forma como o BOTAFOGO se comunica com o público e tenho quase a certeza de que os efeitos são muito ruins.
Os dirigentes quase sempre aparecem se lamentando de tudo, anunciam antecipadamente que precisarão se desfazer de jogadores... Já colocaram o L. Henrique na bola da vez, mesmo antes de receber uma proposta oficial, ou seja, imploram por uma negociação.
Obviamente que não desejo que venham a público dizer que a situação é maravilhosa, mas não é preciso gritar ao mundo das dificuldades.
Veja o caso da "salvaguarda" do Autuori... Que o calendário é uma porcaria todos sabemos, mas não precisava anunciar que faria a tal salvaguarda, deveria apenas poupar quem precisasse efetivamente ser poupado e nada mais, pois é um assunto interno.
Se tivesse evitado tal declaração, talvez não houvesse reclamação do tal "desconforto" em jogadores de 20 anos.
Por isso citei o Jorge Jesus em comentário anterior, onde disse que não iria poupar, salvo em casos de necessidade... Alguém acha que ele queria arrebentar algum jogador? Claro que não! Mas comunicou de forma diferente.
Repito que não desejo que tenham um discurso falso, mas da forma que fazem traz uma percepção muito ruim do BOTAFOGO para os seus interessados.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Os adversários não mais respeitam o Botafogo. Isso reflete dentro de campo.
Abs e SA!!!

Flavio disse...

Não entendi o critério das notas pois o Rhuan que deu o passe para o kalou marcar teve nota menor que a do Matheus Nascimento que mal pegou na bola. Temos que julgar pela produtividade e não por simpatizar com um jogador.

Rodrigo Federman disse...

Flávio, um passe absolutamente normal e o restante do tempo se escondendo. Desculpe, mas prefiro quem não se esconde e mostra disposição. Minhas análises não são de lances isolados (isoladissimos, nesse caso).
Abs e SA!!!