17/09/20

Saímos na frente

















O Botafogo sai em vantagem no confronto contra o Vasco pela Copa do Brasil.

Depois de perder no último domingo pelo Brasileirão, o GLORIOSO venceu o mesmo adversário por 1 a 0 nesta noite de quinta-feira. Agora joga pelo empate na próxima semana, em São Januário.

Triunfo de suma importância. Principalmente quando lembramos que o nível técnico dos dois times é bem parelho. Logo, toda e qualquer vantagem (por menor que seja) deve ser considerada. 

Em relação ao jogo, um primeiro tempo bem ruim. O Botafogo era um time estático, lento, sem inspiração e apático. Infinitas trocas de passes entre o trio de zaga e um vazio no meio de campo. Desta maneira, o ataque - também sem mobilidade - mal recebia bolas. 

Na zaga, um único vacilo... salvo pelo Gatito.

Na volta do intervalo, confesso que pensei que o Paulo Autuori voltaria com mudança tática. Mas não foi o que aconteceu. Mesmo time e mesma forma de jogar. 

Com o passar dos minutos, uma troca de volante por volante, apenas para aumentar a pegada no setor. E quanto a isso, deu resultado. Mas continuávamos com três zagueiros - de maneira desnecessária - e um futebol insosso. 

Até que apareceu o talento.

E para "azar" do treinador, o Honda, em jogada de armador, matou a bola com maestria, armou o ataque...
...e gol do Botafogo.

A partir daí, apenas administração de resultados com duas observações:

1- O preparo físico continua lamentável. Horroroso. Vexatório.

2- Não se pode desperdiçar um contra-ataque como o que tivemos praticamente nos acréscimos.

Por fim, o que o treinador fará, não sei. Mas, pelo amor de Deus: O Honda é armador! O Honda não é volante!

Terminado esse primeiro duelo e vantagem debaixo dos braços, voltamos a atenção para o Brasileirão, quando teremos um jogo chato no final de semana e qualquer resultado diferente da vitória será catastrófico.

Nada de poupar!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 1 x 0 Vasco

1- Gatito: Uma grande defesa no primeiro tempo - 5,5

2- Kevin: Erra praticamente todos cruzamentos - 4,5

3- Marcelo: Boa partida - 6,0

4- Kanu: Soberano - 6,5

5- Rafael Forster: Não comprometeu e ajudou na saída de bola - 6,0

6- Victor Luís: Poderia ter se arriscado mais no ataque - 5,0

7- Kalou: Ficou muito preso. Ainda assim, é diferente para o futebol brasileiro - 5,0

8- Honda: Muito mais vibrante do que no domingo passado. Mostrou que tem talento e bola para jogar adiantado - 6,5

9- Matheus Babi: Cumpriu (outra vez) a sua função: Marcar gol - 6,5

10- Bruno Nazário: Não conseguiu dar sequência em um único lance - 4,0

11- Caio Alexandre: Faltou mais intensidade - 5,0

12- Rentería: Deu mais pegada na marcação - 6,0

13- Rhuan: Sem muito destaque - 5,0

14- Fernando: Só entrou para fechar o lado - 5,0

Paulo Autuori: Demorou para tentar uma mexida. Precisa repensar no time com o Honda adiantado - 5,0

34 comentários:

Christian disse...

Os 3 zagueiros deixam nosso meio campo vazio, esse é o problema na minha opinião...o Honda se desdobrou e conseguiu vários desarmes, mas podia render mto mais sem tanta obrigação defensiva. Eu entraria no próximo jogo com o Renteria no lugar do Foster...

Fatos disse...

Venceu e abriu vantagem mínima. Ok. Mas que futebol pobre, sem criatividade, lento..
E o treinador como gestor pode ser ótimo, mas como treinador é de matar. Não bastasse a insistência num esquema que piorou o time, até nas substituições o cara se enrola, e em quase todos os jogos(!). Rentería no lugar do Caio foi dificil de entender, pois CA era um dos poucos se movimentando e mordendo, e ele não se atentou ao Nazário caindo pelas tabelas.. Devia ter feito a troca do CR pelo BN e adiantado o Honda.. Mas mesmo que mudasse as duas peças, deveria fazê-las juntas! Fez duas substituições num intervalo de menos de 3 minutos.. Depois a substituição do Kevin pelo Fernando, ELE que deveria ter ido no lateral e mandado esperar pq Honda e Gatito estavam no chão, mas não fez isso e depois ficou esbravejando com o Fernando, mas o jogador não tem culpa, o técnico é que deve observar essas coisas (jogadores cansados, número de substituições), o jogador depois que aqueceu quer mais é ir pro jogo.
Depois já com Fernando em campo e o japonês com cãibras, orientou o Forster a ocupar o espaço no meio campo, e como vimos, a defesa se comportou bem com Marcelo e Kanu.
Poucos pontos positivos além da vitória, mas impossível não citar o Babi: parece um veterano do alto dos seus 18 anos. Segura a bola no ataque, protege bem a bola pra sofrer faltas, levanta a cabeça antes de tocar a bola, não fica parado esperando a bola no pé, tem humildade na marcação.. mais uma ótima apresentação desse garoto. Duvido que o Botafogo resista a janela de Outubro, infelizmente.

Rodrigo Federman disse...

Christian, sim. Eu também. E se o Luis Henrique estiver disponível, com ele no lugar do BN. O fato é que o Honda precisa jogar mais adiantado. Isso, para mim, está evidente.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Forster é queridinho do treinador e duvido que saia do time.
Acho ele bom jogador, já comentei isso no blog, mas ele tem que esperar a vez e não "criarem" um esquema para ele poder ser titular.

Anônimo disse...

Kevin na minha opinião jogou bem, Forster tbm, eles que foram mal no jogo passado. Marcelo tbm, hoje foi muito bem. Gostei muito do Rentería, quem sabe ele melhore o time no lugar do Caio Alexandre ou do Nazário.
Felipe

Rodrigo Federman disse...

Fatos, sim...o futebol foi paupérrimo (mais uma vez). Não há sinal algum de evolução tática e física. E concordo também: O PA conseguiu se enrolar até com a excelente possibilidade de usar até 5 mudanças em até 3 paradas. Impressionante. Só não sei se como gestor ele é ótimo também! heheheh
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Felipe, se sair o CA para entrar o Rentería, o Honda continuará sendo pessimamente escalado. Eu já nem sei mais quem entrar e/ou sair...desde que o PA acorde e deixe o japonês avançado.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Será diretor na SA (dizem), é bom nos acostumarmos com ele..

Rodrigo Federman disse...

Fatos, ouvi dizer que ele tem interesse e que alguns desses malditos dirigentes do clube também....mas penso que os acionistas precisam e devem opinar e ajudar a escolher também, né? Eu espero que seja contrato um gestor profissional de verdade.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Creio que com Autuori o jogo vai ser esse mesmo; agora é vencer, seja lá de que forma for.
Mais uma vez um esquema de jogo confuso, onde os jogadores se "mostram" meio perdidos em relação as suas atribuições.
Forster não pode ser líbero, pois mais atrapalha do que ajuda; Honda pode e deve ser adiantado no seu posicionamento e no lugar do Nazário que vive fase muito ruim; M. Babi é centroavante e quando está na área tem feito gols; Kevin mostra que o BOTAFOGO continua sem lateral direito.
Kalou precisa ainda de um melhor ritmo de jogo; Marcelo e Kanu, nas circunstancias, têm correspondido; V. Luis passa mais tranquilidade; Fernández quase sempre fazendo defesas importantes.
SA!!!

Fatos disse...

Com certeza, concordo contigo. Mas parece que alguns dos atuais membros do tal comitê serão investidores também..

Jacob disse...

PA trocou 6 por meia dúzia. Deveria tirar o Nazário e adiantar o Honda. Simples assim. Babi pela 2° vez seguida o melhor. Não é bobo. Mais uma vez foi lá atrás pegar uma bola e carregar pro contra ataque. Gol de cabeça de quem sabia o que estava fazendo. Segurou a bola por mais de 4 vezes na bandeira do escanteio. Deve estar com uma estatística bem interesante de gols por partida. Deu certo a contratação.
Jacob

Pix disse...

O time dá muito espaço no meio campo. Com três zagueiros o Botafogo sempre perde o meio campo. Além disso o time não finaliza mesmo tendo bons finalizadores. É preciso voltar a incentivar Bruno Nazário, Caio Alexandre e Honda a arriscarem de fora da área.

Lucas Lima disse...

Boa noite rodrigo e amigos do blog uma partida diferente da anterior onde jogamos mais sérios e ainda com o Honda jogando mais ligado em campo , ainda falta muitas melhoras e o Paulo Autuori precisa dar o braço a torcer quanto ao posicionamento do Honda definitivamente rende melhor adiantado e é o único armador legítimo visto que Nazário joga melhor quando chega como 3 atacante, no mais acho que o renteria fecharia a nossa defesa e poderíamos jogar com Caio Alexandre e o Honda na armação, pra finalizar o Babi tá arrasando vamos ver se ele mantém o nível. Saudações Alvinegras!

Anônimo disse...

É certo Rodrigo. Talvez uma escalação com Rentería de primeiro volante no lugar do Forster, deixando Marcelo e Kanu na zaga, o Caio de segundo volante, Honda como armador e Nazario na direita (Exatamente como na jogada do gol) Kalou na esquerda e Babi na frente. Esse seria o time ideal (Na minha opinião) e claro antes que eu esqueça, Kevin (o menos pior) e Victor Luís nas laterais.
Felipe

Unknown disse...

Achei o rendimento do Babi acima da média. Grande maioria das decisões acertadas. Fez gol. Ganhou todas por cima. Puxou contra ataques. Segurou bola. Deu bons passes. Incomodou o tempo todo.
Hoje, pela primeira vez, gostei do jogo do Forster, seguro nos passes e lutou bastante.
O Honda se desdobrou em campo.
Grande abraço
Renato

Sergio disse...

Feliz com a vitória, muito embora ache que não tem nada decidido, pois os times se equivalem e qualquer resultado é possível.
Uma pena que esse time seja um cemiterio de contra ataques, inacreditável como existe precipitação e falta de velocidade.
Continuo achando que esse esquema de 3 zagueiros não funciona, e se o Kano tivesse feito o gol entraríamos pelo cano. Incrível como a zaga com 3 zagueiros e não há um na sobra.
BN muito mal, muito embora na única jogada que acertou saiu o gol. Gostei do MB, o Kalou parece que sentiu o jogo, mesmo ass fez vias jogadas.
O que é terrível é esse preparo físico medonho, o time se arrastando em campo. Isso é problema muito sério. Valeu pela vitória num jogo ruim e muito amarrado.
Antes do jogo da quarta pela CB é importante que o Botafogo vença no campeonato brasileiro. Quem é o próximo adversário? Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, na verdade, tudo bem confuso. Até na gestão das mudanças. Aliás, falarei sobre isso no post de amanhã.

Fatos, claro. Eles não largarão o osso. E por isso eu tenho um pé atrás sobre a tal SA...

Pai, o PA segue nadando contra a maré. Parece ser o único (ou um dos poucos) que insiste em não ver a melhora absurda quando o Honda é adiantado. Perde só o Botafogo com isso.

Pix, hoje eu incentivaria o BN a sentar no banco de reservas! hehehe

Lucas, ele não dará esse braço a torcer. Não consigo ver essa humildade nele.

Felipe, ainda prefiro o LH ao BN.

Renato, o MB tem sido uma grata surpresa para mim. Está queimando a minha língua. Que bom! E que outros mais queimem também.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, nossa preparação física é ridícula. Não dá para tentar pensar positivo ou diferente disso! É vergonhosa! Enfrentaremos o Santos no domingo. Jogo chato e perigoso.
Abs e SA!!!

keven disse...

Fala galera alvinegra .
Rodrigo, achei um jogo muito igual, com o nosso Botafogo levemente superior no segundo tempo.
Vou fazer umas breves considerações. primeiro: será que o PA não percebe que o Honda é armador, a forma que ele dá dinâmica no jogo quando avança mais um pouco., Segundo:tira o Forster ( que não comprometeu hoje), coloca esse renteria e libera o Honda.; Terceiro: deixa esse lateral Kelvin só marcando ( ele não sabe cruzar, então não adianta de nada) ; quarto: Se o Luís Henrique voltar e jogar no lugar do Nazário, talvez vejamos Outra dinâmica.; Quinto: todo final de jogo vai ser sofrido , porque o time fica se arrastando em campo.
Esse time do Botafogo pode jogar mais do que vem mostrando.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, eu tbm. Me refiro aos jogadores que temos a disposição atualmente, com todos a disposição prefiro Luis Henrique no lugar do BN e Guilherme no lugar do Caio.
Abraço
FELIPE

Rodrigo Federman disse...

Sim, Keven. As duas equipes são parelhas. Fracas igual. Cara, sobre o Honda, eu aposto que o PA reconhece....mas não dará o braço a torcer.

Ah tá, Felipe! Saquei!

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Parece que ficou patente que o Honda é armador. Abs e SB!

Anônimo disse...

A "chamada" do técnico no japonês, no jogo passado, fez ver que ele é pago pra jogar futebol e não para desfilar em passarela. Hoje ele correu, se apresentou na frente e deu início a jogada do gol. Teve até câimbras de tanto esforço que fez. Tenho dito: se o sujeito sabe jogar, ele será útil mesmo mal escalado, o que não acho que ocorra. O time continua tendo um meio de campo pouco criativo e combativo, o que sobrecarrega a defesa. Kalou não se destacou, mas não jogou mal. Mas, mostra empenho e é jogador agudo, que incomoda a defesa adversária. Nazário errou quase tudo, mas acertou na jogada do gol (amém). Um comentário acima disse tudo de Babi. Desde o primeiro jogo dele no time principal, mesmo não jogando bem naquele jogo, já o achei um bom jogador e com muita chance de evoluir. Domina e protege bem a bola, dá passes certos, sabe cadenciar o jogo e se desloca e se posiciona bem. Dificilmente ficará no Botafogo, pois há muito tempo o clube e a torcida não têm paciência com seus jovens jogadores. Pior será se ele sair a preço de pirulito, pois o nosso clube faz reiteradamente péssimos negócios e não tem uma mídia amiga que transforma bondes em craques como têm os molambos.

Miguel

Rodrigo Federman disse...

Sergio, surpresa zero pra gente. Mas será que o PA terá humildade para reconhecer o seu erro?

Miguel, eu continuo vendo de outra maneira. O PA quis queimar o Honda no jogo passado. E o japonês hoje resolveu se aventurar mais a frente, mostrando que jogador bom rende em qualquer posição, mas se escalado no melhor ponto do campo, rende duas vezes mais. E contra vontade do treinador, hoje o Honda mostrou outra vez que não pode ser primeiro ou segundo volante.

Abs e SA!!!

Fatos disse...

Só corrigindo, Babi tem 23 anos. Confundi com o Luiz Henrique.

Rodrigo Ramalho disse...

Uma postagem em branco em respeito a carroçada sofrida pelos mulambos...

Rodrigo Ramalho disse...

...

Rodrigo Federman disse...

Que chocolate, Rodrigo. Rs
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Fatos.
Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

Vencemos, ufa! Mas, o time continua com os mesmos erros de sempre, falta alguém para compor o meio, á frente da zaga, para dar mais liberdade ao Honda. Isso ficou bem claro no jogo de ontem. Não sei se o Renteria aguentaria, pelos menos, uns 70 minutos, mas eu o escalaria no jogo contra o Santos. O Botafogo nesse jogo, precisa reforçar a marcação pela esquerda do ataque do adversário, senão o Soteldo vai deitar e rolar em cima do Kevin. Precisamos "poupar" alguns jogadores para a decisão contra o Vasco, mas repito, seria uns dois ou três jogadores, pois os jovens não precisam, mas os veteranos, Kalou, Honda, o próprio Nazário, acho que precisarão "descansar". TEMOS QUE CONSEGUIR A CLASSIFICAÇÃO NA CB. Tarefa muito difícil, mas longe de ser impossível. Saudação Alvinegras!!!

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, sou contra poupar. O jogo de domingo é tão importante quanto o de quarta. É força máxima. E se a preparação física não vai suportar, então que alguém acorde em GS e demita os (ir)responsáveis por ela.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Fogo,fogo......

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Unknown.
Abs e SA!!!