07/10/20

E surpreendeu!


 








Quando a torcida está empolgada e o adversário é relativamente tranquilo, o Botafogo entrega a paçoca.

Quando a situação é crítica, o adversário é tecnicamente mais forte e a torcida está completamente preocupada, o Botafogo surpreende.

Foi assim agora a noite, na vitória de 2 a 1 sobre o Palmeiras.

Eu disse que seria muito difícil, quase improvável e que não acreditava em outro resultado diferente de derrota... e eis que o GLORIOSO, aos trancos e barrancos, passando um sufoco no final e todo na defensiva arranca três pontos de suma importância na luta contra o rebaixamento.

Ufa!

Pelo menos até amanhã, olharemos a tabela e veremos o time fora da Z4.

Enfim, uma noite de sono mais relaxante.

Obviamente, só consegui acompanhar pedaços da partida. Logo, não me julgo capaz de opinar sobre o futebol apresentado e também das participações individuais.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

26 comentários:

Ezieljr disse...

Esse time foi um lixo... mas ganhamos né essa vitoria foi muito importante e como eu disse antes o Botafogo cresce nos grande jogos... Devia se dedicar assim em todos os jogos... obs: eu jogo muito mais que esse Warley como ele conseguiu virar profissional putz sem condições...

João disse...

Rodrigo, o Kalou não tem condição. Veio passear na praia com a noiva. Não está só jogando mal, está atrapalhando o time.

O Honda é incrível, excelente posicionamento, visão de jogo... Ainda ensinou o boçal do lateral direito como se joga de lateral direito num lance.

Rodrigo Federman disse...

Eziel, mas não cresceu contra o Flamengo e Inter, por exemplo. Só que hoje valeu muito.

João, o problema é, com 35 anos depender do Felippe Capella para estar em forma.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Fala Rodrigo e amigos! Essa Vitória foi surpreendente. Com peças de reposições poderíamos ter feito um jogo mais tranquilo.

Foi pênalti a favor do Botafogo no primeiro tempo. Poderia ter dado uma calma maior.

O time jogou bem no primeiro tempo. No segundo fez os gols e poderia ter feito mais se partisse pra liquidar o adversário. Como o nosso banco é muito fraco ficamos sem reposição das peças. Aí ferrou!

Sem muito o que falar. Esse Kevin é muito fraco, o Palmeiras fez o jogo todo em cima dele. O Honda da uma tranquilidade maior ao time. Ele impõe respeito ao adversário. Mesmo não fazendo uma grande partida ele causa incômodo. Sua saída matou o time. E o Lazaroni não teve coragem de tirar o Kevin. Não tem como jogar com os dois postes. O time fica muito lento.

Hj pra sair dessa situação, são 4 jogadores necessários. Ld, volante, meio e atacante de velocidade.

SA....André

Rodrigo Federman disse...

É, André. E pelo que vi em pequenas partes durante o jogo, a saída do Honda desmontou o time por completo. Oh seja, vencemos (ótimo), mas japonês não pode sair do time. Não conseguiremos suportar pressões como a de hoje sempre.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Nem sei o que dizer, tô me recuperando das fortes emoções! O primeiro tempo o time jogou um pouco melhor, mas continou esbarrando na ruindade dos jogadores. Teve uma pequena melhora justamente pela presença do nosso japonês. No segundo tempo veio com tudo abrindo dois a zero. Mas como tudo que envolve o Glorioso vem com sofrimento, não me convenci que era jogo ganho. E foi assim até o fim, sofrimento até aos 53, com Cavalieri brilhando na cobrança do pênalti. Acho que melhorou um pouco com a entrada do Honda, mas a falta de categoria, tática continua.

Marcelo Lopes

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, os minutos finais foram perfeitos para testes em cardíacos. Quem não partiu depois de hoje, está bem forte. Hehehe
Abs e SA!!!

João disse...

Eu acho o preparo do time pavoroso, mas no caso do Kalou acho que é ex-jogador em atividade mesmo. Parece que entra com dois sacos de cimento nas costas. Não consegue ter protagonismo, não briga, não orienta. Tomara que eu esteja errado.

Marcio disse...

Vitória, finalmente!
No primeiro tempo o BOTAFOGO foi a campo mais uma vez com o Forster de volante e a dupla Kanu e Pedro Raul no ataque; tivesse o Time uma qualidade técnica razoável, alguém que também enxergasse o jogo igual ao Honda, sairia com a vantagem no placar, pois o Palmeiras mostrou-se desorganizado e errando muitos passes em sua saída de bola. Tudo isso até a metade do primeiro tempo, depois disso as oportunidades rarearam.
No segundo tempo iniciou em nem houve tempo para observar alguma melhora na organização, pois antes do primeiro minuto Pedro Raul fez um gol típico gol de centroavante em um cruzamento do péssimo Kevin e aos 7 C. Alexandre ampliou o placar.
O Palmeiras começou a fazer as alterações e aos 20 o Lazaroni iniciou as substituições eno meu entendimento, algumas equivocadas. A primeira, aos 20 minutos, foi a entrada do G. Santos no lugar do Rhuan; depois aos 27 colocou o Kalou no lugar do Forster e Renteria no lugar do Honda.
Estas duas substituições que entendo como erradas, pois sacou o Honda que dominava as ações de meio campo e deveria ter sacado o péssimo M. Babi para a entrada de alguém de velocidade, Warley, por exemplo, e não do Kalou. Assim teria Warley e P. Raul na frente e no meio campo, Renteria, C. Alexandre , Honda e G. Santos em uma dupla função, chegar à frente pela esquerda e fechar o meio de campo.
Essas substituições deram o domínio de campo ao Palmeiras que diminuiu o placar e a possibilidade do empate, não fosse o Cavalieri defender a penalidade que ele mesmo cometeu. Para completar o show de bobagens, Lazaroni ainda colocou o Zagueiro David Sousa no lugar do C. Alexandre e Warley no lugar do P. Raul… E foi sufoco até o final.
O Time carece e muito de organização, parece não saber o que deve fazer em campo.
Cavalieri- Bem quando acionado e defendeu uma penalidade que cometeu;
Kevin- Apesar do cruzamento para o gol do P. Raul, é um péssimo lateral e, pior, parece ser meio medroso. Fraco!
Marcelo e Kanu- Vão dando conta do recado, mesmo não tendo a devida proteção do Forster e ainda ver os cruzamentos pelo lado do Kevin acontecer de maneira constante;
V. Luis- Ainda longe dos seus melhores momentos, mas não comprometeu;
Forster- Um absurdo ser titular, Carimba todas as bolas e na maioria das vezes faz bobagens, fora o péssimo posicionamento;
C. Alexandre- Voltou a jogar melhor e tem a virtude de não se omitir no jogo, tanto que fez o gol porque acreditou na jogada. Tem margem para evoluir;
Honda- Boa partida, dominou o meio campo e não deveria ter sido substituído;
M. Babi- Uma completa nulidade fora da área;
P. Raul- Uma nulidade fora da área, dentro dela fez o que se espera do centroavante. Gol! Não deveria ter sido substituído;
Rhuan- Precisa ser mais simples e objetivos nas jogadas;

Renteria- Entrou meio perdido no jogo;
Kalou- Mal, não deveria ter entrado no jogo;
Warley- Deveria ter entrado no lugar do Babi e nesse bolo de jogadores que é o BOTAFOGO, precisa ser testado mais efetivamente;
G. Santos- Também entrou meio perdido no jogo, mas mostrou disposição;
D. Souza- Entrou no final para auxiliar a defesa;
Lazaroni- Teve mais sorte do que juizo, tanto na escalação inicial, com Forster, Pedro Raul e M. Babi (os dois últimos no ataque), como nas substituições, principalmente ao sacar o Honda, que dominava o meio de campo.
Pelo menos vai trabalhar após uma vitória importantíssima e se considerarmos os dois adversários enfrentados, conseguiu bons resultados, sem contar o fato de que o trabalho que recebeu é inexistente.
SA!!!

Jacob disse...

Diego herói. Melhor: Caio Marcelo e Kanu prefeitos. Foster tirando as saidas de bola foi bem. Honda bem ou mal tem vaga garantida (apesar de achar que tá devendo pra caramba - em função das expectativas que foram criadas). Rhuan deu trabalho. Pedro fez o gol. Babi ao contrário de muitos ou alguns tem vaga nesse time (se não surgir outro melhor), ao menos se apresenta, volta pra marcar. Kalou até agora não disse o que veio fazer aqui. Lazaroni mexeu com boas intenções mas deu errado.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, João.

Boa, Marcio. Mesmo sem ter acompanhado o jogo todo com a devida atenção, faço coro contigo: O Honda é o cara do time. Em hipótese alguma ele pode ser sacado de um jogo. Nem mesmo quando estiver mal, o que não era o caso de hoje. Que a lição seja aprendida. Ao menos na vitória o Lazaroni pode ter mais calma para avaliar.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pai, não vejo esse futuro no Babi.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, posso estar absolutamente enganado e não duvido que esteja, mas a minha quase certeza é de que se o BOTAFOGO fosse treinado por um Técnico, com letras maiúsculas, desde janeiro, o futebol jogado, no que diz respeito às movimentações, seria melhor.
Os jogadores do BOTAFOGO dão em média 4, 5 toques na bola antes de fazer o passe, isso ocorre porque não há movimentação dos outros para ser opção, no mínimo duas, a famosa frase do Neném Prancha, "Quem pede recebe, quem desloca tem preferência", é atualíssima e não precisa ser um Guardiola para enxergar essa obviedade.
Nos contra-ataques, não sabem a hora do drible, a hora do passe, tomam as decisões erradas... Quando a bola cai nos pés de determinado jogador, os outros devem saber como a jogada vai se desenrolar, salvo se este resolver fazer algo fora do planejado, coisas de craque, o que não são.
Que há deficiências técnica, de fundamentos técnicos, está claro, mas não vejo movimentos treinados, sejam coletivamente e/ou individualmente.
Engana-se quem pensa que um bom trabalho executado é apenas por quem foi campeão, o bom trabalho leva em consideração muitas variáveis...
Um exemplo, a Venezuela era saco de pancadas na América do Sul até ontem, hoje já não é mais a pior seleção do continente... Não vai se classificar para a Copa do Mundo, provavelmente, mas o trabalho do Dudamel foi excelente, talvez até melhor do que o feito por esses técnicos todos que treinaram a seleção da cbf.
O problema do BOTAFOGO é a falta de consistência e evolução, não sabem que tipo de jogo deseja... Qual a linha de trabalho nos últimos anos?
Em outubro e não sabemos qual o jogo do BOTAFOGO.
SA!!!

Lucas lima disse...

Boa noite Rodrigo e amigos do blog, sem palavras pra emoçÃo que foi hj tiramos 10 toneladas das costas! Saudações alvinegras

J. Daniel disse...

Foi uma vitória importantíssima, mas esse jogo revelou o que eu vinha observandO: O time tem dois grandes goleiros, tem o pior lateral direito da série A, a bola de Matheus Babi furou e o Kalou, respeitando os seus 35 anos, é um ex-jogador em atividade. Tem outra, o Forster está melhorando com o esquema implantado pelo Lazaroni. Apesar dos sustos, valeu a vitória e pode melhorar, eu acredito, pelo menos, na permanência do Fogão na elite do futebol brasileiro em 2021. VALEU FOGÃOOOOOOO....SA!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Até pelo nivelamento baixo no futebol brasileiro.

Lucas, foi mesmo. Hahah

J.Daniel, eu achei o Forster perdido como volante. É perigoso tê-lo ali. Perde muita bola.

Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Não disse que ganharíamos? Era jogo com cara de Botafogo. O time é aquele, com Nazário e Kalou na vaga de Babi e Rhuan. E é só não inventar. Até gostei do fraco Forster ali no meio ontem.

Anônimo disse...

Os astros estavam alinhados. Não me apego em lugares comuns e procuro ver cada partida como ela é e o desempenho dos jogadores a cada jogo. Não tenho problemas em mudar de opinião, de dar mão a palmatória. Vi a melhor partida do Honda no Botafogo, sem no entanto achar que ele faz jus a fama que carrega. Saiu porque estava no limite, cansado e o time precisava de gás. Aguardo novos desempenhos iguais ou melhores no futuro porque saber jogar ele sabe, disso ninguém tem dúvida. Em algumas análises pós-jogo, ouvi que ele não tem mais preparo físico para jogar adiantado como muitos aqui querem. Por outro lado, acho que Babi e Pedro Raul não podem jogar juntos na área. Ou um ou outro. Discordo de opiniões de muitos quanto ao desempenho de Babi. Ele joga sim bem fora da área e vem constantemente buscar jogo no meio de campo, pela inoperância dos meias do time. Aliás, esse é um setor que não funciona e só se fez presente ontem pelo bom desempenho de Honda. Babi também dá combate e prende bem a bola, cadenciando o jogo quando necessário, pois o Botafogo sempre tem menos posse de bola jogando contra qualquer adversário. Babi é um jogador útil e tático e certamente tem ainda muito a evoluir. Não é novidade dizer que, no geral, o nível técnico dos jogadores é baixo, mas se o time fosse bem treinado e com preparo físico adequado, não estaria na situação vexatória que se encontra na tabela. O Botafogo jogou contra um time considerado milionário para os padrões tupiniquins, mas que não mostrou organização e desempenho acima da média (pelo contrário) e só apresentou volume de jogo depois de levar dois gols e de modo atabalhoado partiu pra cima, no estilo vai de qualquer maneira que dá. Concluindo, o futebol brasileiro está nivelado por baixo.

Alguém aqui, ontem, não lembro o nome, falou já ter aprendido a controlar as emoções e assitir os jogos do Botafogo com serenidade. Faço minhas as palavras dele. Assisti a partida esperando qualquer resultado, mas com um fio de esperança de que o Botafogo não sairia perdedor, que pelo menos alcançaria mais um empate contra um adversário incensado pela mídia. O Botafogo sempre nos reservas surpresas, para o bem ou para o mal.

Miguel

Rodrigo Federman disse...

Vinny, o pouco que vi, não gostei do Forster. Perde muitas bolas perigosas ali na saída de jogo.

Miguel, nem de longe achei a melhor partida do Honda, apesar de também ter gostado do que vi dele ontem. Preferi os jogos contra Corinthians e Vasco, por exemplo.

Abs e SA!!!

keven disse...

Fala ,Rodrigo.!
O time do Botafogo na minha opinião jogou bem no segundo tempo até os 20 minutos do mesmo., Sendo que depois o Lazaroni começou a mexer o time se desmanchou, tomamos um gol e poderíamos ter perdido a partida.
Algumas considerações:
1- não entendo pq o Kelvin e o Victor Luis ficam responsáveis pela cobranças de bola parada, o Kelvin faz muita e pode reparar ele tem uma postura soberba ,mas o infeliz não acerta um cruzamento ( ontem com a instrução do Honda , ele conseguiu dá uma assistência)
2- o forster é lento e perde bolas bobas no meio de campo, o pior é que o renteria entrou ontem não fez nada passou batido dentro de campo.
3- o Kalou está muito mal, tanto tecnicamente como fisicamente ( nesse quisito sabemos de quem é a culpa)
4- vejo um Botafogo com mais vontade, mas,o elenco como sabemos não é dos melhores.

Vamos aos trancos e barrancos
Abs e SA!!

Marcio disse...

Sobre o Kalou, a questão é saber o que se pretende com a sua contratação, o que esperar dele, considerando o esquema de jogo escolhido, caso o BOTAFOGO tivesse de fato um.
Ele faz as três funções de ataque e segundo o seu companheiro de Hertha Berlin, renderia melhor como segundo atacante:

"Deve ser um segundo atacante, é a posição que ele se sente confortável. Tem um passe bom, é muito técnico. Pode ser tanto o cara do último passe como quem entra para finalizar. Ele tem essas qualidades. E tem experiência também, o que ajuda bastante.
- Ele não é mais aquele jovem que corre o campo todo. Joga muito mais com a cabeça. Não tem mais aquela juventude, o que leva até o jogador a se precipitar. Ele pensa muito mais. Na temporada passada eu joguei contra ele e até acompanhei mais. Ele estava muito bem."

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/brasileiro-do-hertha-aposta-em-sucesso-de-kalou-no-botafogo-qualidade-e-experiencia.ghtml

Ou seja, o fato do Kalou também jogar pelas extremas não significa que atualmente pode voltar marcando o lateral adversário.
O mesmo problema está no Honda, não se trata de jogar adiantado ou recuado e sim se desgastar com a obrigação de marcar. Ele no Vitesse jogou de segundo homem, mas uma matéria, já trouxe aqui no Blog, informava que ele participava mais da organização do que da criação.

(https://www.lance.com.br/botafogo/caminho-para-autuori-honda-foi-segundo-homem-meio-holanda.html)

Teríamos problemas também se o Yayá Touré tivesse vindo, pois fatalmente seria exigido a mesma dinâmica de jogo dos seus melhores anos...
Não é porque precisa de um volante que se contrata o primeiro disponível; em uma lista hipotética com todos em seus melhores momentos, Gattuso, Xabi Alonso ou Busquets?
Não se deve levar em consideração o esquema proposto?
Romário, o rei da área, desde sempre letal, nem sempre foi um jogador de área como apregoam, começou jogando pelo lado esquerdo de ataque, em uma linha que contava também com Mauricinho e Roberto Dinamite; Dinamite, mais veterano, passou a recuar e abriu espaço para o Romário passar a jogar mais centralizado. Romário, veterano, perdeu em mobilidade, mas o faro de gol continuou o mesmo, tanto que foi artilheiro do campeonato brasileiro de 2005 aos 39 anos.
Quando comentou sobre a possibilidade de perder o L. Henrique, autuori afirmou que tinha o Kalou.
A questão é ter alguém para colocar no lugar ou considerou o posicionamento, as características individuais ou o que coletivamente a Equipe precisava? Ou tudo junto?
Kalou e L. Henrique são jogadores diametralmente diferentes, até mesmo se buscarmos os jogos do marfinense quando bem mais jovem.

"(...)O Botafogo tem que se preparar para uma possível saída do Luis Henrique e, se ele sair, já temos o Kalou(...)"

https://www.fogaonet.com/noticia/autuori-contratacao-kalou-botafogo-luis-henrique/

Para terminar, todos acompanhamos as carreiras de CR7 e Messi; o português com o passar do tempo caminhou ainda mais para dentro da área, diferente do jovem que chegou ao M. United, que atuava mais pelos lados de campo; e o Messi tem se tornado mais cerebral, começou pela extrema direita, foi centralizado pelo Guardioka e hoje é um organizador de jogo.
É preciso entender o porquê de contratar determinado jogador, onde vai utilizá-lo e como vai utilizá-lo.
SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

O futebol é empolgante exatamente pela sua imprevisibilidade. O jogo de ontem foi uma prova disso. Não ia ver o jogo, mas pensei: o time é fraco, vou assistir sem esperar nada, se vier a vitória ótimo. Confesso que foi um sofrimento, pois o Botafogo jogou apenas 45 minutos, 30 no 1º tempo e 15 no 2º; depois do segundo gol o time parou de jogar e cedeu campo ao Palmeiras e só não sofreu o empate e uma possível virada pela penalti defendido pelo Cavalieri.
O time carece de uma meio campo, ou melhor, só tem dois: Honda e CA. Foster é uma lástima. O grande problema tanto do Honda quanto do Caio é a falta de com quem dialogar. O ataque é de uma nulidade sem tamanho, Pedro Raul é um cemitério de jogadas idem o Babi, por uma simples razão: ambos não tem habilidade para jogar fora da área, são apenas finalizadores. E ainda tem o Rhuan que é outro que perde tudo, parece cansado, acho que faltam vitaminas além de futebol. Tirando Cavalieri, MB, Kanu, VL, Honda e Caio Alexandre o resto do time é sofrível, e para piorar as mexidas feitas pelo BL conseguiram piorar o time, desmontou o pouco que havia e os que entraram pareciam completamente perdidos. Demos sorte, pois se futebol tivesse lógica daria Palmeiras. Sinceramente, na hora do penalti temi pelo pior, mas falei comigo mesmos: vai perder. Se não perde o Palmeiras virava o jogo.
Uma coisa porém não podemos negar: apesar das flagrantes limitações do elenco não faltou luta,m falta futebol, preparo físico medonho, mas luta houve.
Um caso que me chama a atenção é o do Kalou. Nos dois primeiros jogos o cara se movimentou, correu, fez gol deu passe para gol, flutuava no ataque, de repente o marfinense tá se arrastando dentro de campo, fixo num lado do campo e perdidinho, não sabe o que fazer. Aliás, muitos nesse time não sabem o que fazer.
Valeu a vitória, foi um sofrimento, muita sorte e pouco futebol. O problema é que a sorte nem sempre ajudará o Botafogo, e o que vem de contratações não anima nem um pouco, muito pelo contrário. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Keven, gostei do que vi no primeiro tempo e nos minutos iniciais surpreendentes do segundo tempo. Mas as mexidas do BL mataram o time por completo. Correu um risco enorme.

Marcio, e vou além: Será que o contrataram pensando no futebol ou apenas em mkt? Dessa diretoria, amigo, eu já imagino tudo. E geralmente o que tiver de pior.

Sim, Sergio. Ele está preso em um lado,sendo que não tem mais velocidade para ir e voltar. Acho que vale a tentativa de centralizá-lo, pois caso contrário, tem sido peso morto. Mas o BL não parece disposto a mudar o modus operandi imposto pelo filósofo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Uma correção em meu último comentário.
O Honda participava mais da organização do que da marcação.
SA!!!

keven disse...

Estava lendo que o Cícero vai ser reintegrado ao elenco do Botafogo, pelo menos pode jogar no lugar do Forster e pelo menos não vamos passar sufoco na saída de bola, sem falar que o Cícero já quebrou um galho como zagueiro. Então toda ajuda é bem vinda.
Abs e SA!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio.

Kevem, no atual momento, é reforço.

Abs e SA!!!