20/10/20

Injustificável









No elenco sofrível do Botafogo, há um jogador tecnicamente limitado (igual a 99% dos companheiros) mas que, aos trancos e barrancos, pelo menos tem feito alguns gols no campeonato.

Aí, ontem, diante do lanterna do campeonato, começa entre os reservas.

Questionado sobre a escolha, o técnico (?) Bruno Lazaroni tentou justificar:

"- Não teve intenção nenhuma em poupar. Foi mais uma situação específica de jogo. A gente acreditava que o Goiás vinha marcando baixo, como foi o que acabou acontecendo. E aí a gente tentou priorizar a utilização de jogadores leves pelos lados, jogadores com capacidade de um contra um. E as substituições também foram nesse sentido. O Babi já nos ajudou bastante e fez diversos gols decisivos ou passes decisivos. É um menino que trabalha sério e duro. E acredito na capacidade e no potencial dele, assim como nos demais jogadores do elenco".

Alguém me explica a insistência com Rhuan no time titular? E a preferência pelo Pedro Raul no comando do ataque? O pior é que pelas palavras do treinador, ele parece enxergar o Babi como jogador de lado mesmo...

É, o filho do Sebastião já provou ser um incompetente, incapaz e, com muito boa vontade, no máximo um auxiliar técnico entregador de coletes em treinamentos.

É inadmissível, no meio do oceano de mediocridade, o Babi ser reserva do Pedro Raul. E olha que, diferente de muita gente, eu acho o MB fraquinho e sem condição alguma de vestir a camisa do Botafogo também.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

37 comentários:

VinnyMarques disse...

Eu queria muito ver o Kalou de centro avante... Mas temos que ter um jogador de lado decente pra jogar com ele. E vendemos o LH... Tá difícil. Muita insistência burra, poucas tentativas de mudança... Difícil...

Rodrigo Federman disse...

Vinny, nada muda.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Explicação fraca, pois desejou jogadores leves pelo lado de campo, bons no um contra um, só que eles não chegam à linha de fundo para executar o cruzamento.
Os laterais, V. Luis nunca vai no fundo e o Kevin quando, vai mal.
E uma outra observação, por simples modismo os "professores" adoram colocar um canhoto pelo lado direito e um destro pelo esquerdo, alegando que podem finalizar melhor... Quantos gols o B. Nazário e o Rhuan fizeram desse modo?
Resultado, não finalizam e quando têm a possibilidade de executar um cruzamento, precisam arrumar a bola pera a perna boa.
A sensação que tenho é que o jogo que assisto é muito diferente do que os técnicos tentam explicar; na maioria das vezes o que eles falam, nada acontece.
Nem todo mundo é o Messi ou Robben, para fazer aquela jogada manjada e arrematar com precisão impar; também não temos um chutador com a capacidade de um Nelinho, para acertar um chute como aquele na copa de 78 no jogo contra a Itália que tinha no gol o Dino Zoff.
E esse discurso de que o Babi ajudou bastante é uma bobagem colossal, já que está lá e é pago para fazer gols, jogar futebol e bem. Entretanto, cabe ao técnico entender que o M. Babi não tem a mínima capacidade técnica de jogar fora da área, não é o Benzema, deve jogar somente dentro da área e nesta posição está jogando melhor do que o P. Raul.
Na verdade, dos 587 jogadores do elenco, 575 não podem ter cadeira cativa entre os 11 primeiros e nem entre os 5 que substituem.
Esses discursos devem ser ensinados nos cursos mega-hiper-pro da cbf, fifa...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o que me deixou mais assustado, é a possibilidade dele considerar o MB como jogador de lado. Pelas palavras dele, dá para tirar essa conclusão. Aí sim é problema sério de falta de leitura de jogo, avaliação de características do jogador, etc.
Abs e SA!!!

James disse...

Injustificável não conseguir fazer um gol no Goiás pra quem assistiu o primeiro tempo. O time adversário estava entregue, até que o Foster entrou em ação e colocou o Goiás no jogo. Como errou jogadas esse Foster.
Realmente nos falta aquele jogador que faz a diferença, ficamos sempre limitados a depender de um lampejo de Rhuan, PR, MB, BN.
olha...tá dificil!!

Rodrigo Federman disse...

James, sempre lembrando que o possante Forster foi um pedido do digníssimo filósofo. hehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, o pior é que ninguém cobra porra alguma nesse clube.
Deveriam questionar ao técnico porque ele está convicto de que o M. Babi pode jogar nas extremas.
Deveriam questionar também porque somente 1/2 dúzia de 7 ou 8 jogam constantemente, já que, em tese, todos os contratados foram aprovados por alguém.
Deveriam questionar também o porquê do Honda jogar na escala 2x1 e o porquê do Kalou não entrar em forma, dois que deveriam ser o diferencial; vale cobrar por todo o elenco.
E o V. Luis sentiu um incômodo muscular.
SA!!!

Marcio disse...

Mesmo o Forter sendo um jogador experiente, com passagem pela Europa, é preciso entender que há um tempo de maturação fisiológica, considerando o nível de exigência imposta aos atletas, no que concerne à loucura que é o calendário brasileiro.
A curva de desempenho em seu pico máximo, considerando a função executada pelo atleta, considerando as exigências e as suas limitações dentro de um contexto competitivo, não pode ser descartada de forma irracional ou deixar que a análise emocional atrapalhe o entendimento do todo. As ações e julgamentos devem ser equilibrados e os erros e acertos não são ao acaso e cabe ao analista identificar o contexto e, mais uma vez, entender a curva da maturação no contexto existente.
SA!!!

Jones disse...

Lembrando que temos 3 jogadores convocados pela seleção sub 17 mas eles n podem jogar nos profissionais pois Foster Pedro Raul são titulares absolutos.

Anônimo disse...

RODRIGO, será que o BL é incompetente, PAU MANDADO ou ambos, rsrsr.
Evito criticar quando não tenho certeza, para não cometer injustiças. Criticamos dirigentes por contratações absurdas de jogadores fracos e não entendemos alguns serem titulares absolutos. São fatos concretos e reais.
O "titular absoluto" PR perdeu dois gols daqueles imperdíveis. No primeiro, recebeu um cruzamento MB do KEVIN (milagre), cabeceou sozinho próximo da pequena área, quase nas mãos do goleiro. No segundo, recebeu uma bola limpa do HONDA, na meia lua e chutou para fora.
Ontem, comentei com você que eu não criticava o DM por não ter certeza do que acontece nas internas. Citei exemplos que vivenciei de craques do passado.
Para minha surpresa, pouco ante do jogo começar, leio que o BN estava escalado
como titular. Não entendi, pois ele estava contundido e sem previsão de volta.
De repente acontece um milagre e ele entra em campo todo alegre e fagueiro.
O que de fato aconteceu para essa volta que não estava prevista ? Alguém sabe explicar ?
É por isso RODRIGO que eu evito criticar o que desconheço.
O fato real e concreto é que o BN entrou em campo como titular.
É mais um dos mistérios muito comuns nas hostes alvinegras. JOTA.



Assimos disse...

Salve Salve, amigos do CB!

Lembrando que temos Foster, Kevin e Rhuan que não deveriam estar nem no banco.
Eu só queria entender porque o Lecaros não recebe uma chance.

Agora eu só quero os 46 pontos.

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Não cobram por dois motivos: Não entendem merda alguma de futebol e se cobrarem mudanças, eles (dirigentes e empresários) deixarão de ganhar dinheiro e benefícios com essas situações que fazem mal ao Botafogo, mas não a eles.

Pois é, Jones. Aqui, precisamos esperar até que completem 35 anos para se tornarem jogadores "prontos".

Jota, os dois. Mas quanto ao DM, desculpe, amigo, respeito, mas não há nada que abone ou isente de críticas. Os péssimos serviços prestados são de longa data. Amanhã, inclusive, falarei um pouco mais sobre isso. Com outros exemplos.

Assimos, e esses 46 pontos serão muito difíceis de serem alcançados. Mais fácil torcer contra os outros.

Abs e SA!!!

Assimos disse...

Rodrigo, difícil será, mas espero que a gente não dependa de ninguém.

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Assimos, eu não confio e nem acredito apenas na força do Botafogo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Só no BOTAFOGO que existe essa transição eterna.
No final sábado passado, Koeman escalou o Pedri, 17 anos, 1,74 m e 60 kg, que foi contratado junto ao Las Palmas.
Ele fez o seu primeiro jogo como profissional pelo Las Palmas aos 16 anos...
Obviamente que nem todos estarão prontos para jogar entre os profissionais aos 17 anos, o problema é que no BOTAFOGO nunca estão prontos, com 17, 19 ou 23.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, só aqui mesmo.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

O que mais me irrita e entristece é saber que nessa atual situação não podemos esperar muita coisa nem do elenco nem do treinador, ambos limitadíssimos, para não falar outra coisa e não querer ofender, afinal se estão lá a culpa é de quem contratou.
Perder faz parte do jogo, ontem o líder CAM que tem um bom time perdeu pro timeco do Bahia, o Palmeiras vem de 4 derrotas seguidas, mas a diferença fundamental é que desse dois elencos podemos esperar algo, do Botafogo apenas sorte pois o que temos é muito fraco. Tirando 4 ou 5 jogadores, o resto é de doer.
Eu acho que o Babi jogando especificamente na área, sem ter que sair prá buscar jogo ou jogar pelas extremas é mais útil que o Pedro Raul que pensa que é craque, mas não consegue dar um drible, não controla a bola e ainda atrapalha os outros na hora da conclusão. Ontem ele atrapalhou o MB que pegou a bola meio desequilibrado, o goleiro fez uma boa defesa, mas acho que se o Babi tivesse inteiro no lance faria o gol.
Sem ser cansativo repito: o que falta nesse time é talento, e digo mais, pode botar uns dois talentosos mas com esse resto, vão dar bola redonda e receber quadrada. Tá flórida. Abs e SB!

Ricardo Rocha disse...

Nós da RB fizemos um abaixo assinado contra a diretoria do Botafogo e contamos com a sua assinatura. Divulguem, compartilhem, vamos mostrar a força da torcida do Botafogo.

https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/ministerio_publico_do_rio_de_janeiro_apuracao_do_ministerio_publico_no_botafogo_de_futebol_e_regatas/?cEepArb&utm_source=sharetools&utm_medium=copy&utm_campaign=petition-1132798-apuracao_do_ministerio_publico_no_botafogo_de_futebol_e_regatas&utm_term=EepArb%2Bpo

Sergio Di Sabbato disse...

Ontem estava pensando a razão de escalar um canhoto na direita e um destro na esquerda, e sinceramente não consigo entender. Então, se o Garrincha ou o Rogério, ou o Renato Gaúcho (não gosto da pessoa, mas foi um baita jogador) ou Jairzinho ou Julinho, os professores atuais o escalariam pela esquerda. Por outro lado, Joãozinho, Edu, Canhoteiro, Zagallo, Dirceu, seriam escalados na direita. Viva os "professores" e o futebol "muderno". Nílton Santos era destro e jogou como LE, mas era gênio, jogaria em qualquer posição da defesa e até no meio campo onde jogou. Marinho Chagas era destro e craque e o Junior idem, e tambémo PC Cajú, mas esses foram exceções, eram jogadores de alta categoria. De onde esses caras tiraram que esses cabeças de bagre do futebol do Botafogo atual podem fazer isso? Me lembrando da Holanda de 2014, o Rooben jogava prioritariamente pela direita, ocasionalmente ia pela esquerda, coisa que o Garrincha fez algumas vezes. O Ribery a última vez que o vi jogando, era canhoto e jogava pela esquerda.
Realmente nossos professores são muito entendidos e evoluídos, razão pela qual sempre fizeram sucesso no continente europeu, por serem estudiosos e inovadores. Treineiros tupiniquins, parem com essas babaquices! Montem esquemas de acordo com o que tem em mãos e não inventem aquilo que os jogadores que tem es mãos mal sabem executar o básico. O futebol atual jogado no Brasil é sofrível, mas o futebol que o Botafogo joga no momento, não há adjetivos que possam classificar o que fazem nas 4 linhas, é abaixo de sofrível, custo a crer que seja um time de futebol profissional. Nada no Botafogo atual lembra um clube de futebol profissional. ABS E SB!

Jacaré disse...

Eles precisam "faturar" como o Pedro Raul, vendê-lo!

Tem que estar na "vitrine", jogar!

Então, até com perna quebrada, esse jogador vai ser titular!

Só assim, para girarem as comissões e negociatas!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, infelizmente não devemos mais esperar coisas boas do Botafogo mesmo. Quanto aos pontas, sempre fui favorável ao clássico ponteiro direito (destro) e o canhoto na esquerda. Mas hoje, os professores pensam no contrário, com a alegação de que eles cortam para dentro e chutam. Só que no Botafogo ninguém chuta. E quando o faz, é sempre mal.

Valeu, Ricardo.

Jacaré, o mesmo se aplica ao Rhuan também.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Eu devo ter visto outro jogo ontem ou estou ficando doido. Um site colocou o Kevin na seleção da rodada!!! É inacreditável.
Outra notícia dá conta que o Lúcio Flávio será o coordenador ou auxiliar técnico do Botafogo. Desisto, cansei. Vou tirar umas férias do Botafogo. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, quando Kevin entra em seleção da rodada, só comprova que o nível da competição é baixíssimo.
Abs e SA!!!

Jacaré disse...

Lucio Flávio, quando jogava, naquela época, já parecia ter o covid-dezemole.

É lento, até para falar!

Rodrigo Federman disse...

Jacaré, eu não sou daqueles que criticavam o LF quando jogava não. Pelo contrário, acho que a primeira passagem dele foi muito boa.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

A questão é que o Lazaroni, segundo as noticias, indicou um auxiliar, o Fábio Lefundes; agora dizem que o L. Flavio foi indicado pelo Túlio... É muita indicação para um clube que não tem dinheiro.

Eu também vou indicar: R. Federman para conselheiro da presidência.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Marcio, só se eu pudesse xingar e chamar a polícia. Rs
Abs e SA!!!

Zé disse...

Eu tenho zero condições de avaliar profissionalmente o Lúcio Flávio. E, já que está contratado, é óbvio que desejo todo sucesso do mundo a ele.
O Botafogo precisa de um conselho consultivo permanente de futebol, capacitado, pra gente não ficar mais à mercê de indicação bêbada de técnico metido a sabichão, como sempre temos com Renteria, Davi Araújo, etc.
Hoje, infelizmente, o técnico indica, a gente contrata no escuro, depois ele vai embora e o Botafogo fica com o legado maldito. Antes de contratar, é preciso que o clube analise a opção apontada de acordo com o PLANEJAMENTO e a filosofia de futebol que o Botafogo quer pra ele.
Dito isso, eu só indago a escolha pelo Lúcio Flávio por três motivos:
1 - Qual foi o grande trabalho do Lúcio recentemente que nos garante a escolha como correta? O critério é afinidade?
2 - A impressão que temos no Botafogo, é que há pelo menos 20 anos estamos presos numa lista de 30 nomes e ficamos repetindo em looping seja Rotemberg, Anderson Barros, Pimpão, Túlio Lustoza, Paulo Autuori e tantos outros (agora o Lúcio Flávio)
3 - Se a ideia foi trazer alguém identificado com o clube, qual é a identificação, conquista ou empatia do Lúcio Flávio com a torcida? O cara, assim como outros, apesar de ter ganho dois Estaduais vem de uma geração fracassada.

PRECISAMOS NÃO TER MEDO DO NOVO. Não temos motivos pra remoer este passado recente.

#AteQuandoBotafogo

Rodrigo Federman disse...

Zé, essa é a questão: Nem pelo fato de ser o LF, mas pela simples contratação apenas por ele um dia ter sido profissional do clube. Acho que não há qualquer avaliação de histórico e capacidade dele como dirigente. Contratam por laços afetivos e só. E viva o profissionalismo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Só para constar:

O Kelvin não foi relacionado para o jogo contra o Goiás.
Segundo as noticias, sentiu um desconforto na coxa durante a semana, se recuperado, mas, como perdeu treinamentos, o técnico B. Lazaroni optou por não relacioná-lo.

https://radiobotafogo.com.br/kelvin-sente-desconforto-na-coxa-se-recupera-mas-fica-fora-de-jogo/#:~:text=O%20jogador%20sentiu%20desconforto%20na,a%201%20para%20o%20Gr%C3%AAmio.

Obviamente não fez falta alguma, mesmo que com contestações sobre o Rhuan ser titular absoluto, Babi ser escalado nas extremas e outras bizarrices.
Mas é incrível a fragilidade física do Time do BOTAFOGO...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. O post de daqui a pouco é sobre isso.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O interessante é que nessas escolhas por afinidade, não escolhem quem além de ter vencido no CLUBE, tenha mostrado liderança, sem contar, óbvio, estar preparado para a função.
Fora a passagem do Carlos Roberto como técnico em 2006, Mauro Galvão como técnico em 2004 e a do Gottardo como diretor de futebol em 2014 (ambiente absolutamente conturbado, também), não me lembro de outro com carimbo de vencedor e lider que tenha sido escolhido.
Tem o Gonçalves, por exemplo, que ganhou muito no BOTAFOGO, foi capitão, tem formação em gestão esportiva... Por que nunca se cogitou a sua contratação?
É preciso referências grandiosas e sólidas no CLUBE. Veja o caso do Bayern, que tem o Rummenigge como CEO, Oliver Kahn no Conselho de Administração... Aliás, Kahn está sendo preparado para substituir o Rummenigge.
O sistema de gestão por lá é outro, claro, mas o BOTAFOGO fica nessa de "somos o clube" e não aproveita nenhum deles para ser referência.
Se eu fosse gestor de alguma coisa no futebol do BOTAFOGO, já teria implementado algumas situações.
1- Contraria um auxiliar técnico especialista em defesa, outro para o meio de campo e outro para o ataque. Todos para ensinar como se posicionar, as nuances da posição. A parte tática, óbvio, continuaria com o técnico, que escolheria qual tipo de marcação seria exercida.
2- Se as condições permitissem, contraria um especialista para em fazer gols para ensinar como deve proceder os atacantes na hora que estão na zona de finalização.
Todos, preferencialmente, com conquistas relevantes e liderança dentro do CLUBE.
SA!!!
Mas, o que esperar de um CLUBE que viu no Seedorf um problema?
Um trecho de uma entrevista do Ceni, após o Fortaleza perder para o São Paulo no Morumbi, deveria ser mostrada para os dirigentes e jogadores do BOTAFOGO.

"(...)Não gosto de perder, não sou acostumado a perder, não sou um perdedor, sou um vencedor(...)"

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, a gente sabe que nada lá é planejado ou faz sentido. Estamos vacinados. Infelizmente já caiu no modus operandi.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Uma coisa também é nítida, a maioria da torcida do Botafogo também pensa pequeno, se acostumando com as derrotas, não exige muita coisa. Também, o ué adianta exigir coisa
Melhor. O jeito é se conformar com a situação.

Rodrigo Federman disse...

Unknown, eu vejo os torcedores-focas que aplaudem tudo, mas também tenho visto a maioria da torcida bastante descontente e cobrando dentro das possibilidades.
Abs e SA!!!

Luis Eduardo Carmo disse...

Começa o jogo, o Babi pelos lados pra cavar jogadas pro Pedro ou Nazário (ou), aí vou regar as plantas, trocar a água do cachorro, encher um balaio com mangas... É enfadonho.
Abraços botafoguenses!

Rodrigo Federman disse...

Luis, pois é. Qualquer outra coisa é melhor do que assistir um lance assim. heheeh
Abs e SA!!!