12/10/20

Saber vencer sem sofrer

















Palavras do atacante Pedro Raul, após a vitória de ontem:

"- A gente estava conseguindo fazer bons jogos e sofrer nos últimos minutos. Foi o segundo jogo que conseguimos ganhar. Estamos sabendo sofrer. Perdemos um jogador na metade do segundo tempo, é muito difícil jogar com um a menos. É salientar o espirito da equipe, foi um jogo muito difícil, e descansar que quarta-feira temos mais uma batalha fora de casa".

Ok, importante é vencer. Sempre. Mas sem essa de "saber sofrer". Não precisamos passar por isso. Até porque, uma hora a "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". 

Ainda há margem para melhorar. Em especial, nos finais dos jogos, ganhando tempo com ela nos pés, matando os contra-ataques e evitando levar sufoco nos últimos 10 ou 15 minutos.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

22 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Fico cada vez mais convencido que a maioria dos jogadores hoje em dia nao conseguem pensar, falta cérebro, tanto dentro de campo como nas fora.
Isso é chamado de futebol moderno pelos "professores".

Gernaldo Silva disse...

Creio que ontem, o time permanecendo com 11 não sofreria tanto... Aliás, o BL ao fazer o simples tem modificado a postura do time.

Rui disse...

Melhor tática pra se defender manter-se no campo de ataque. Mas ontem com um a menos ficou dificil.
E o Botafogo precisa melhorar a bola aérea defensiva.

Rui disse...

Perceberam que depois que Gatito chutou a cabine do VAR nunca mais o VAR roubou a gente kkkk

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, raros são os jogadores inteligentes fora das 4 linhas.

Sim, Gernaldo. A simples mudança de posicionamento do Honda já mostra o quanto o BL é melhor que o atual ex-treinador PA.

Sim, Rui.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

P. Raul adotou a filosofia...
"saber sofrer", "resiliência", são os termos adotados para explicar o sufoco que as equipes passam, em muitos casos, por não saber o que fazer quando de posse da bola e/ou executar uma marcação eficiente/eficaz.
Jogar com vantagem ou desvantagem numérica são variáveis do futebol que deveriam ser trabalhadas.
Ainda bem que do outro lado estava o Jair Ventura e a conhecida falta de imaginação... O fato dele, Sport, não ter conseguido ameaçar o gol do BOTAFOGO me fez lembrar dois jogos específicos. Contra o Flamengo na Copa do Brasil, onde o goleiro deles era o mais do que contestado Muralha e o BOTAFOGO não chutou ao gol; o segundo foi pela Libertadores, contra o Grêmio, onde não havia nada preparado para o abafa final em caso de desvantagem no segundo e derradeiro jogo.
Mas isso não retira a boa ideia de jogo pensada pelo Lazaroni e que o Forster quase jogou pelo ralo.
Agora, essa do "saber sofrer" é uma invenção daquelas.
SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,um bom dia. Tenho conseguido desligar após as partidas. Não assisto programas esportivos, nem leio os comentários na internet.
Depois que dou os meus "pitacos" aqui, leio o que dizem sobre o jogo para ver se coincidem ou não. Certo ou errado ontem vi o seguinte:
1.com esse grupo acredito que um 4x4x2 seria menos ruim. Tentaria o KALOU com um jogador mais rápido, para ver se o marfinense realmente acorda, pois até agora não disse ao que veio. Caso não surta efeito, banco.
2.o PR deve ter um bom empresário, pois é fraco, indolente e sem velocidade para um atacante. Ontem perdeu quase todas pelo alto, mesmo tendo mais de 1,90m. Só fez uma jogada boa, quando deu um bom passe passe para o HONDA, que quase fez o gol. Muito pouco para quem se acha o tal.
3.MARCELO anda falhando muito nas bolas aéreas. Ontem bobeou no gol do TN.
4.necessitamos de um LD e um cabeça de área. KEVIN e FORSTER são os menos ruins dos que temos, mas fracos tecnicamente.
5.o FORSTER, que vinha de partidas razoáveis, ontem esteve muito atabalhoado e acabou sendo expulso, prejudicando o time.
6.espero que o BL não invente colocar juntos PR,MB,KALOU e BN, quando voltar.
7.o HONDA tem que ser o camisa dez, com dois atacantes velozes. Pegue os melhores times do CB ou menos ruins,com queiram, nenhum deles usa centro avante grandalhão sem velocidade, tipo torre ou poste.
Atendendo a solicitação de ontem do amigo, são as minhas impressões. Desculpe o atraso, rsrsrs. JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, precisamos nos livrar dessa máxima do futebol moderno.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Jota, fecho contigo. O problema é que hoje não temos mais esse jogador velocista. E eu também espero que, com o retorno do Babi, não passe mais pela cabeça do BL escalar ele e PR juntos.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Um baita primeiro tempo. Time organizado, errando pouco... Em contrapartida, péssima partida do Sport. Thiago Neves jogando sozinho.
Bem, a história já sabemos. Forster cagou nossa boa partida, mas também achei que o Lazaroni errou ao colocar o Guilherme em vez do Renteria. E errou também ao inverter o Rhuan. Aí o time praticamente abdicou de atacar no resto do jogo. Teremos alguns desfalques pra próxima partida, principalmente Marcelo.

Rodrigo Federman disse...

Vinny, legal é que pelo visto já houve diferença entre os trabalhos do PA e BL, né?
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Aprendemos a sofrer, nós, torcedores, quando assistimos ao referido e a outros tantos jogarem no Botafogo.
Isso já vem de anos. Uma alta referência em escola de sofrimento.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Levi, e haja sofrimento. Rs
Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

Se PR falasse menos e corresse mais, talvez sua posição não estivesse ameaçada pelo BABI, que a meu ver, já não tomou a titularidade porque o BL insiste no mesmo erro do PA, colocando os dois juntos. Nesse caso, o MB rende menos. Precisamos de um lateral e de um volante de ofício. Desculpem a apelação, mas até o Cícero tem chances nessa posição. Falam em Romildo, mas carece de experiência. Precisamos encorpar o meio de campo, pois os jovens zagueiros Marcelo e o excelente Kanu, estão ficando sobrecarregados com os erros do Forster. SA..

Sergio Di Sabbato disse...

Ontem o Botafogo venceria com tranquilidade não fosse a expulsão do Foster. Recordando o post de ontem, o que o Jacob escreveu e revi o lance, realmente o Foster ganha a bola, não teve a intensão de fazer a falta, mas como o pé dele sobrou na canela do adversário tomou o vermelho pois já tinha o amarelo. O sofrimento veio por causa da expulsão e o time ficou meio atordoado, e mais ainda quando tomou o gol, mas foi se arrumando e venceu. Mas Botafogo sem sofrimento e superstição não existe.
Realmente o Botafogo fez um primeiro tempo que não vejo há tempos, poderia ter saído com uns 3 gols no mínimo. A assistência do Kanu para o Caio Alexandre foi sensacional, não vejo isso no Botafogo há muito tempo.
Também espero que o BL faça o simples e não invente PR e MB juntos. O PR fora da área é muito fraco assim como o Babi. Ainda acho que o Kalou pode entrar em forma, não a de outros tempos, mas sabe de futebol e mais próximo da área sem ter que voltar tanto pode crescer, além do que ainda parece se adaptar ao modo de jogar no país; mas não tem mais idade para ficar indo e voltando.
O próximo jogo é um teste muito bom para avaliarmos se o Botafogo está evoluindo, uma vitória contra o Grêmio dará muita moral e confiança ao time. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, entre PR ou Babi (ambos, apenas como centroavantes), eu jogo a moeda para o alto e deixo ela escolher o titular. Rs

Sim, Sérgio. Foi no mínimo imprudência dele.

Abs e SA!!!

Adelson disse...

3 pontos... é o que importa agora... de qualquer sorte, a saída do morto-vivo PA parece que deu algum gás... O nível do campeonato é ridículo, cair para a segunda nesse baba organizado é o fim da picada. Vamos ver o que nos espera pela frente... mas passamos por dois jogos complicados com 6 pontos.

Rodrigo Federman disse...

Adelson, nosso grande reforço foi a saída do PA. Com ele, duvido que tivéssemos vencido os dois últimos jogos.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Se eu não estiver enganado, o Kanu foi centroavante em algum momento na base...
Então, o passe que proporcionou o gol do C. Alexandre se relaciona com o fato dele conhecer o jogo dentro da área.

Eu não conheço o Romildo, citado pelo J. Daniel, mas se for bom jogador, a inexperiência pode ser relevada, eu pelo menos relevo.
Eu já pedi a escalação do Fernando, Marcinho, Igor Cassio... E muitos da base não são piores do que alguns dos contratados..

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, foi sim. Ele começou como atacante.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Valeu pela confirmação, Rodrigo.
O Kanu está provando mais uma vez que é muito mais barato dar oportunidades aos jogadores da casa e somente depois, caso os resultados não apareçam, buscar contratações.
Jogador de fora, em tese, deve ser contratado para jogar.
Contrataram e já dispensaram o R. Renato e hoje quem vai começando a aparecer nos jogos é o D. Sousa, outro zagueiro da base.
O mesmo vale na lateral direita, pois para jogar o que o Kevin tem jogado, qualquer sub-alguma coisa não faria pior...
Agora, imaginem o BOTAFOGO com o orçamento do Manchester United... O quanto de péssimas contratações esses caras fariam.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, exato! E gastaram dinheiro com R.Renato durante 4 ou 5 meses de maneira irresponsável. Não aprendem. Na verdade, não querem aprender, afinal, é assim que eles ganham nas costas do Botafogo.
Abs e SA!!!