11/10/20

Segunda vitória seguida










Enfim, saiu a primeira vitória do Botafogo fora de casa.

O 2 a 1 sobre o Sport veio na melhor hora, após vencermos o Palmeiras na rodada passada e somarmos outros três pontos que nos tiraram da zona de rebaixamento.

Não consegui acompanhar o jogo, mas pelo que li no Twitter, até que foi uma participação aceitável do GLORIOSO. Atuando bem melhor do que na época em que o Paulo Autuori ficava na área técnica.

Procede?

Espaço aberto para os comentários dos amigos.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

24 comentários:

J. Daniel disse...

Uma atuação convincente por ser na casa de um adversário difícil, mas o grande irresponsável da noite foi o Forster, expulso aos 8 minutos do segundo tempo, provocando uma reação do Sport que não chegou ao empate, pela incapacidade técnica de seus atacantes. Nota zero para o Forster. Mantendo a pegada, o alvinegro pode pensar em "coisa" melhor no Brasileiro, e até mesmo na CB. BOTAFOGOOOOOO....SA

Reinaldo disse...

Depois de um ótimo primeiro tempo, quando poderíamos matar o jogo, volta o pesadelo.
Foster expulso, aparece a primeira deficiência, uma comissão inteiramente inexperiente, teve 2 minutos para substituir o kalou e ficou vendo a banda passar, por ali, 2 minutos após, com participação total do kalou, sai um cruzamento do ala, completamente isolado e sai o primeiro gol do sport.
A pressão começou, ficamos com um atacante sem função e como não tinha mais condições deixei de ver o jogo. Mais um sufoco, mas um jogo muito bom do time até a expulsão.

Marcio disse...

Vitória dramática por causa exclusiva do Forster.
No primeiro tempo o BOTAFOGO mostrou boa disposição na disputa do jogo, uma melhor organização e sabendo o momento de fazer uma marcação mais avançada. O Honda, autor do primeiro gol, dominou as ações de meio campo, sempre se colocando como opção, organizando e se aproximando da área; um pouco abaixo do japonês, C. Alexandre, autor do primeiro gol, se movimentou bastante e também deve ter liberdade de ação dentro do campo. Embora não goste do futebol do Forster, o fato dele ter sido deslocado para jogar de volante, proporcionou as subidas de produção do Honda e do C. Alexandre.
Não fosse alguns desperdícios de contra-ataques, no último passe ou na conclusão, não seria exagero um placar mais elástico.
Como tudo não foi perfeito, a marcação pelo lado direito com o Kevin é muito, muito deficiente.
Uma outra possibilidade para melhorar o rendimento do Time, talvez, seria aproximar um pouco mais o Kalou do centroavante P. Raul.
No segundo tempo em que o BOTAFOGO poderia continuar controlando o jogo e até ampliar o placar, o péssimo Forster foi expulso, pelo segundo amarelo, de forma absolutamente estúpida e sacrificou toda a ideia inicial de jogo; logo em seguida, o Sport diminuiu, o BOTAFOGO se fechou com a entrada do G. Santos no lugar do ainda mal Kalou. De qualquer forma, o Time soube se defender e não foi ameaçado, embora a zaga tenha tido problemas nas bolas aéreas.
B. Lazaroni foi fazer as outras duas substituições após os 40 minutos, Warley no lugar do Rhuan e Renteria no lugar do C. Alexandre. Penso que poderia ter substituído o P. Raul, que tem pouca habilidade e colocado um outro jogador de velocidade,
Cavalieri- Não teve trabalho no jogo e sem culpa no gol sofrido;
Kevin- Fraco!
Marcelo e Kanu- Vacilaram um pouco nas bolas aéreas, mas a quantidade de bolas que chegam na área oriundas do setor do Kevin é absurda.
V. Luiz- Não comprometeu, mas pode mostrar um melhor jogo.
Forster- Levou um amarelo desnecessário no primeiro tempo, levou o segundo e foi expulso no segundo tempo. Fraco!
C. Alexandre- Um pouco abaixo do Honda, mas subiu de produção e hoje é um dos melhores do Time;
Honda- O melhor do jogo, dominou o meio de campo;
Kalou- Ainda devendo e foi bem substituído, quando o Time ficou com um jogador a menos;
P. Raul- Saiu menos da área e quando saiu até acertou um excelente passe para o Honda, que perdeu o gol.
Rhuan- Não se escondeu do jogo, mas ainda carece de melhores decisões em campo

G. Santos- Muita força e carência técnica, errou algumas jogadas;
Warley- Entrou para marcar pela lateral direita, já que o Kevin “nunca” está por lá
Renteria- Entrou para fechar a entrada da área.

B. Lazaroni- Teve no Forster um fator prejudicial a sua boa estratégia de jogo. Fez o Time alternar velocidade, cadência, marcação mais alta, ou seja, mesmo ainda precisando melhorar muita coisa, está claro que o Time hoje é melhor do que o do Autuori.
Como crítica, poderia ter sido um pouco mais rápido nas substituições e até ter sacado o P. Raul, para jogar com mais um de velocidade.
Pode pensar também em trazer o Kalou para jogar mais próximo ao centroavante.

SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Depois comento mais, mas o time parece outro depois da saída do Paulo Autuori. Bastou deixar o Honda e o Caio Alexandre mais livres que melhorou muito. De negativo o péssimo Foster. De positivo o belo passe do Kanu e a conclusão do CA. Pena que o Honda perdeu o equilíbrio quando driblou o goleiro, por isso perdeu o gol, num belo passe do PR mas fez um belo gol, chute de quem sabe.
Time se movimentando bem, setores não tão espaçados e o Kalou começando a pegar ritmo de jogo. De negativo o Foster e o Kevin é muito fraco. Valeu a vitória, dramática mas não muito pela expulsão. Duas seguidas em 3 jogos, mais do que o filósofo em mai de 10. Abs e SB!

Alvinegro disse...

a insistencia burra do filosofo em colocar um jogador de 3 copas do mundo na cabeça de area vao ficando cada vez mais escancarada,mostrando que muitas vezes a torcida tem que ser escutada... ,foster é reserva e ponto,mas tenho minhas duvidas quanto a capacidade do renteria rs de substitui-lo,kanu hoje nao deveu nada ao juan que jogava na seleçao zagueiro que joga de terno que classe na assistencia!!grande partida do time inteiro(vl apagado guilherme santos afobado mas ambos jogaram com raça treinador que grita ajuda) ate o kalou construiu ate ser substiuito pela burrada do autuori jr...
parabens ao timeganhar do gremio seria o ideal junto do goias que é fraco depois podemos ter o gas necessario para pegar o cuiaba com o moral alto!!

Christian disse...

Temos mto mais time que o Sport e o jogo demonstrava isso..até a herança do Autuori (Foster) decidir equilibrar as coisas e ser expulso. Mesmo com 1 a menos não corremos riscos a não ser em lances em que nossos próprios jogadores erravam, Jair Everest nós ajudou matando o time a cada substituição. Observações: Honda é meia, CA vem evoluindo, PR tb, errou bastante mas TB acertou bons lances... No mais, assim como no começo do ano, precisamos de um 1 homem de meio campo que desarme e de liberdade para o Honda e o CA..o Foster não é esse cara!! Renteria TB não..( não creio que vou escrever isso, mas) Cícero ??

Anônimo disse...

Forster e Kevin não vale a pena nem falar. Péssimos. A zaga precisa melhorar muito na bola aérea. Costumava ser o nosso forte. No mais time jogou bem e a melhora é considerável. Ao menos tem entrega. Abs Kaka

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, e pensar que praticamente trocamos o Alex Santana pelo Forster, hein? Ganhamos uma miséria ($) e perdemos um jogador bem melhor.

Reinaldo, mas mesmo inexperiente, o BL já fez muito mais que o experiente PA.

Marcio, a impressão que passa, é de que o time é ruim, porém, já está mais móvel e aplicado do que naquela época da mesmice do PA.

Exato, Sergio. A simples liberdade dada ao Honda já fez toda diferença. Que bom que o BL tem humildade e mexeu na posição do japonês.

Exatamente, Alvinegro.

Christian, tomara que o Rentería faça bom jogo na quarta para que não precisemos mais do fraco RF.

Kaka, eles são horríveis mesmo.

Abs e SA!!!

RICARDO SOUZA disse...

CAVALIERI: 6,5
Boas defesas. Não teve culpa no gol

KEVIN: 5,5
Bom jogo defensivo, nulo no ataque.

MARCELO: 6,0
Bom jogo na maior parte do tempo, mas bobeou ao ser antecipado por TN no gol do Sport.

KANU: 8,0
É seleção!! Um monstro na zaga, e ainda deu bela assistência.

VICTOR LUIS: 6,0
Entrega o tempo todo, firme na defesa. No ataque assim como Kevin também não foi bem.

FORSTER: 2,0
Um primeiro tempo com alguns erros na saída de bola. Expulsão tola que quase comprometeu o resultado.

CAIO ALEXANDRE: 8,0
Joga muito. Pisou no campo todo, se movimentou, criou e fez mais um gol. Terceiro jogo seguido.

HONDA: 8,0
Dono do meio campo. Comandou as ações por aquele setor e fez um belo gol

RHUAN: 5,5
Ajuda pela velocidade e pela opção que dá, mas faltou concluir melhor. Participou do segundo gol.

KALOU: 5,5
Melhorou ligeiramente em relação aos últimos jogos, buscando passes e tabelas, mas faltou intensidade.

PEDRO RAUL: 6,0
Mesmo sem gol, foi importante. Ganhou bolas no alto, pressionou a saída de bola. Deu belo passe que Honda quase fez.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Ricardo.
Abs e SA!!!

Jacob disse...

Vou n contramão de todos: não houve falta do Foster no 2° amarelo. Basta olhar a jogada: ele estava fazendo um toque na bola pro ataque. Lógico que quando você bate na bola o pé tem que ir pra frente. Como todo merda de jogador brasileiro o carinha do Sport simulou ter levado uma falta. A menos que o Foster tocasse o pé pra frente (como fez) e como um raio cortasse seu próprio pé e ficasse maneta. Seria a única forma de o pé não ir pra frente. Ele tem péssima saída de bola mas ocupa um espaço de bloqueio.
Lázaroni deveria tê-lo substituído já que desceu amarelado. Paulo Autuori fez isso um jogo com o Caio. Kalou é banco fácil. Talvez nem banco.
HONDA melhor de todos. Se apresentou, tocou, fez gol, defendeu etc.
Marcelo e Kanou muito bons mas precisam treinar saltar por cabecear na defesa.
Jacob

Marcio disse...

Rodrigo, não duvido que os discursos do Autuori traziam para baixo o ânimo dos jogadores...
Que ele, enquanto técnico, considere as condições de calendário, médica, física, tática e técnica para escalar um jogador, está dentro do contexto, pois ele é responsável pela estratégia e a tática do jogo; agora, ficar alardeando antecipadamente que iria "salvaguardar" os jogadores, eu não concordo.
O correto, no meu entendimento, seria ele dizer que iria sempre com a força máxima, que poupar somente em caso de necessidade.
A forma de comunicação não deve ser ignorada, ela influencia, e isso não significa que os protestos dele em relação às ocorrências não fossem corretas.
Ele insistiu tanto nesses discursos que fez as pessoas entenderem que ele estava ocupando um lugar que não desejava.
Não há como obter resultados positivos dessa forma.
SA!!!

Sergio disse...

Há uma discussão sobre o suposto pênalti do Rhuan. A bola bateu no braço que estava recolhido, não achei pênalti. Se aquele contra o Palmeiras não foi esse também não poderia ser. Interessante que houve uma falta num jogador do Botafogo pelo pé alto e o árbitro marcou acenado para uma falta em dois lances. Aí eu pergunto: dentro da área a regra da FIFA dita pelo Salvio é outra?
Torcendo para o Kalou entrar forma e o Foster não ser titular.
Tem que corrigir o lado direito, pois o que sai de cruzamento pela direita é uma grandeza. Teve um lance no primeiro tempo que o Kalou teve que dar um carrinho na linha de fundo, pois o corredor na direita é triste.Abs e SB!

JorgeFS disse...

O limitadissimo Foster quase enterra a partida, mas absolutamente sem culpa, eu não jogo nada, mas de repente surge um maluco qualquer e me contrata e ainda me põe pra jogar, que culpa tenho eu?
Mas o time jogou com inteligência e segurou o resultado que nos tirou daquela incomodam posição, o Honda na posição correta é insubstituível!
Só que o mantenham onde produz, e partem de inventar

Tiago Almeida disse...

Dia triste pros cornetas da base ,lembro de um monte de gente aqui no ano passado que defendia trocar o Caio Alexandre por Moisés e Jean do Corinthians.

Unknown disse...

Bela vitória, que venha o Grêmio

Rodrigo Federman disse...

Pai, o fato é que Forster não pode ser titular.

Com certeza, Marcio. E nós comentamos muito isso, lembra?

Sérgio, já que contrataram o tal Cascardo, que seja testado logo.

Isso aí, Jorge.

Tiago, aqui no CB eu lembro do contrário. Muita gente reclamou que o Botafogo chegou a cogitar trocar uma revelação da base pelos dois. Desculpe, mas tem essa de corneta não. Isso eu acho a maior babaquice de todas.

Ok, Unknown.

Abs e SA!!!

Fatos disse...

Ótimo resumo, retrata bem a partida.

Fatos disse...

"Estou irradiante de felicidade por estar de volta. Foi surpreendente para mim, porque fazia pouco tempo que eu tinha saído do Goiás e estava em Brasília quando o Renha (Manoel Renha, membro do comitê executivo de futebol) fazendo o convite. Na mesma hora peguei o carro, fui para Goiânia fazer a mala e no mesmo dia estava aqui. Foi uma felicidade só, a família também ficou feliz."

Palavras do Tulio. Se vai dar certo, não sei. Mas profissional motivado é outra coisa né.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Fatos. Fator que não tínhamos com o Filósofo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Vejo algumas coincidências no aproveitamento do Honda e do Kalou.
Há muito pedíamos que o Honda não fosse sacrificado na marcação e que de forma mais do que teimosa, o técnico anterior insistia em fazer; inclusive, como já trouxe aqui, o Lance publicou uma matéria de como o japonês foi aproveitado no Vitesse, mais participações na organização e menos na marcação.

(https://www.lance.com.br/botafogo/caminho-para-autuori-honda-foi-segundo-homem-meio-holanda.html)

Agora temos o Kalou, que de fato tem mostrado um rendimento muito abaixo do que se espera de um jogador com a experiência dele.
Entretanto, não posso descartar que sendo escalado nas extremas e com a obrigação de contribuir na marcação, esteja ficando no meio do caminho e por isso não consegue marcar e nem contribuir ofensivamente.
E nesse sentido o Matheus Cunha, seu companheiro no Hertha, "indicou" que o melhor posicionamento para o marfinense seria o de segundo atacante. Também trouxe essa matéria aqui no Blog. "Deve ser um segundo atacante, é a posição que ele se sente confortável. Tem um passe bom, é muito técnico. Pode ser tanto o cara do último passe como quem entra para finalizar."

(https://br.bolavip.com/futebol/Matheus-Cunha-rasga-elogios-a-Kalou-e-indica-o-que-o-marfinense-pode-oferecer-ao-Botafogo-Ainda-tem-muito-para-dar-20200814-0014.html)

A minha sensação é que os jogadores são contratados sem considerar o que poderão oferecer, esperam a chegada para começar uma fase de testes.
O fato do Honda e Kalou aceitarem colabora dentro do esquema de jogo proposto pelo técnico não significa que estão sendo bem aproveitados.
Apenas como exemplo, se o BOTAFOGO contratar o Sergio Ramos, um dos melhores zagueiros do mundo, o técnico vai escalá-lo na lateral direita no lugar do Kevin porque ele foi lateral direito (Na Copa 2010 jogou de lateral na seleção espanhola)?
O fato de poder jogar em uma posição não significa que deve jogar.
Óbvio que existe uma situação limite, que não existe jogador insubstituível, mas considerando que ambos estão se dedicando de forma séria ao BOTAGOHO, Honda e Kalou "precisam" de um tratamento diferenciado para que consigam o máximo rendimento.
E não é somente o Kalou que parece não poder jogar pela extrema e com obrigação múltiplas; M. Babi de apenas 23 anos também não pode jogar por ali; Se falta vigor físico ao Kalou, para o Babi falta técnica.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Marcio. O caso do Honda já está provado que nós estávamos certos e o PA, burro e teimoso, fazia errado na escalação. Já o Kalou, ainda muito mal, não pode mais ser ponta. Por que não tentá-lo como segundo atacante, mais pelo meio, né?
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
Ainda mais que quem jogou com ele afirmou que escalado como segundo atacante o rendimento pode ser melhor.

Para terminar, os três primeiros colocados do campeonato são comandados por técnicos estrangeiros.
O A. Mineiro que é o líder é comandado pelo Sampaoli, que foi o segundo colocado com o Santos em 2019. O terceiro colocado é o Flamengo, que contratou outro técnico estrangeiro para defender o título.
O segundo colocado é o Internacional, comandado pelo argentino Coudet.
Dos técnicos brasileiros, a minha impressão é que o Rogério Ceni vai se consolidando, pois em 2019 foi o 9° colocado com o Fortaleza e atualmente está na 8ª colocação.
O interessante é que no brasileiro 2019 o Ceni teve aproveitamento de 46,49%, atualmente tem 46,66%, nada mal se considerarmos a capacidade de investimento do clube cearense.
O outro técnico que via um bom trabalho era o Thiago Nunes, não desenvolveu no Corinthians e agora precisará de uma nova oportunidade. Quanto ao restante, nada de novo, muita conversa e pouco resultado.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Marcio.
Abs e SA!!!