08/10/20

Virar a chave









Palavras do zagueiro Kanu, após a vitória de ontem:

"- Muito feliz com a vitória, principalmente contra um bom time, que estava invicto. Precisávamos disso para retomar a nossa confiança. Vínhamos de bons jogos, mas não de bons resultados. Seguimos trabalhando com os pés no chão para continuar crescendo. Sabíamos que a má fase ia passar, que iríamos conseguir os três pontos. Agora é seguir evoluindo, subir no campeonato e estar onde merecemos estar".

Foi uma excelente e importante vitória, mas eu só considerarei o fim da má fase após os dois próximos jogos. Ambos, fora de casa (Sport e Grêmio).

Boa hora para o Botafogo provar se os rumos serão outros ou se foi apenas uma noite fortuita.

Contra o Atlético/MG (nossa outra vitória no campeonato) foi igual. Não podemos repetir a figurinha. 

Vamos lá: Quero pelo menos 4 pontos nas duas próximas rodadas para voltar a acreditar.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

41 comentários:

Marcio disse...

Obviamente ele não iria descer o sarrafo no seu próprio Time, mas não concordo que avinhamos de bons jogos.
Um bom jogo só pode ser considerado se houver eficiência e eficácia e isso não se relaciona com jogar com posse de bola ou contra-ataques, sistema ofensivo ou defensivo, já que não existe esquema bom ou ruim e sim aquele que melhor aproveita os recursos humanos disponíveis.
Para completar, nem uma má fase se resume em uma derrota, quanto uma boa fase com uma vitória.
O fato é que em três jogos seguidos como mandante, o BOTAFOGO ganhou 4 pontos em 9, 44% de aproveitamento; se considerarmos os dois últimos adversários, a conclusão dos resultados muda um pouco.
Assim, o melhor é esperar uma sequência de jogos para determinar melhor o momento do BOTAFOGO, espero, óbvio, que seja altamente positivo.
SA!!!

Ezieljr disse...

Bom dia amigos. Então acredito numa vitória contra o sport pois é um time do mesmo nuvel que técnico que o do glorioso... vejo hm duelo parelho... Li agora no fogaonet que cicero voltara a ser relacionado significa que Rentería e Luís Otávio Conseguiram ser pior no setor...

Anônimo disse...

RODRIGO, lembro que dou meus pitacos jogo a jogo, pois o pereba de hoje poderá ser útil amanhã.
Vencemos o líder e o time que estava invicto há 22 jogos. Isso demonstra como o nível não é o que a mídia orque$trada tenta enfiar goela abaixo de alguns.
Ontem a partida estava equilibrada até que o treinador começou a desequilibrá-la, fazendo substituições totalmente equivocadas:
1.tirou FORSTER e RHUAN que tenho criticado, mas ontem não jogaram mal e foram muito mais úteis do que alguns, pois pelo menos não são chupa sangues.
2.colocou o GS, que foi de uma inutilidade total. Gostei quando vi que ele entraria, mas foi uma decepção, parecia totalmente perdido em campo.
3.colocar KALOU(O TURISTA) em campo é falta de respeito com o torcedor. Ele entrou no segundo tempo e não tem a desculpa de falta de condição física, pois mal conseguia dominar a bola, levou dribles ridículos e errou várias cabeçadas com dez minutos em campo. Não é normal para um bom jogador.
4.substituir o HONDA e o CA somente em último caso e assim mesmo se eles estiverem contundidos ou implorarem por cansaço, o que não foi o caso.
Encerro meu amigo, dizendo que não aguento mais ler ou ouvir a maioria desses canastrões da mídia esportiva. Vai ver nem assistem a partida e publicam o que os dirigentes ou empresários pedem. Um deles chegou a publicar que o BOTAFOGO venceu graças a raça, categoria e disposição do PR, chegando a compará-lo ao HONDA. Devo ter visto outra partida. JOTA.


J. Daniel disse...

O Botafogo de ontem deveria se chamar: Diego Cavalieri Futebol Clube. Este sim, garantiu a Vitória e justifica o salário que recebe. A defesa, exceto o Kevin, vem mostrando segurança, no meio Forster tem evoluído, Honda bem, na frente PR e alguns momentos do Rhuan. Entraram, Renteria, Kalou, GS e outros, mas esses três quase que entregaram a paçoca. Guilherme falta de ritmo, Renteria falta de futebol e Kalou, excesso de idade. Esperamos que os "reforços" que estão chegando, coloquem o Fogão no lugar que ele merece. Saudações Alvinegras!!!

J. Daniel disse...

Em tempo: que bom a reintegração do Cícero, o nosso plantel além de limitado é sofrível. SA.

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Marcio.

Eziel, quando é do mesmo nível ou pior, me preocupo mais ainda.

Jota, fecho contigo. Não há a menor justificativa para se tirar Honda ou CA durante os jogos.

J.Daniel, ele fez uma boa partida. E foi decisivo mesmo.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Acredito mais no sobrenatural ontem do que que em evoluçao e má fase.
Nao acredito no que dizem jogadores, treinador e dirigentes
Mas vamos ver daqui pra frente.

Marcio disse...

O Honda não pareceu cansado em momento algum e o Caio Alexandre também não; e em relação ao C. Alexandre, considerar ser sacado por cansaço com 21 anos de idade é quase um absurdo.
SA!!!

Marcio disse...

Sobre a reintegração do Cícero, as noticias dão conta de que um membro do tal comitê, houve um bom acordo financeiro...
Obviamente que não se pode ser intransigente em assunto algum, mas se não houvesse o tal acordo financeiro, o Cícero seguiria recebendo os seus vencimentos integralmente, já que tem contrato válido, no conforto do seu lar?
Se não houve acordo para o encerramento do contrato, ganhando 10, 100 ou 1000, penso que ele deveria estar no CLUBE trabalhando e não em casa... As explicações dadas sobre as tomadas de decisões são inacreditáveis.
O nome é CONTRATO, um acordo entre duas ou mais partes, o jogador não inventou rigorosamente nada.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, que continuemos fortes no sobrenatural! heheheheh

Marcio, também não senti os dois cansados. Eu os via bem mais dinâmicos e com pique do que o Babi, por exemplo.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Cícero de novo? O Botafogo não aprende com os próprios erros. Um time que tem vários ex-jogadores e que anda em campo por deficiência no preparo físico reintegra um elemento que é exemplo das duas coisas. Pelo que deduzi das matérias sobre o assunto, esse negócio das arábias é pra livrar o clube de mais prejuízo na Justiça do Trabalho. Estamos tão mal que aplaudidos qualquer coisa que achamos que pode melhorar nossa situação. Numa época de futebol brasileiro corrido e de pouca técnica, em que os times dão preferência a velocistas e marcadores implacáveis, achamos que boleiros decadentes irão resolver nossos problemas. Então não há porque se surpreender se o time prega no segundo tempo e sofre sufoco e gols nos minutos finais da partida.

Miguel

Sergio Di Sabbato disse...

No meu comentário sobre o jogo eu escrevi que as substituições foram completamente equivocadas, principalmente as do CA e Honda, então acho que vi o mesmo jogo que os amigos. Os que entrara estavam completamente perdidos em campo, não sabiam o que fazer.
Essa que o JOTA citou sobre o PR e o Honda só pode ter sido coisa de um sujeito que acha que porque fez cara fez o gol então ele foi uma performance de bom nível. Eu achei tanto o PR quando o MB duas peças nulas, dois jogadores completamente inúteis onde estão escalados, e o gol do PR não apaga isso, pelo contrário, mostra que o lugar dele é dentro da área, é apenas um finalizador mediano.
Quanto a má fase ter acabado, tenho minhas dúvidas pelo futebol apresentado ontem, não fosse a sorte não teríamos vencido o jogo. O Botafogo jogou razoavelmente 30 minutos do 1º tempo e 15 do 2º. Depois que fez o segundo gol o time recuou dando tanto espaço ao adversário que só mesmo um milagre evitou o empate. Aliás, foi um recuo sem a mínima estratégia de contra ataque, simplesmente porque o meio campo que já não é lá essas coisas não acerta passes mas agudos e não temos jogadores velozes. Recuou porque achou que dava para segurar o resultado e jogou na base do chutão, não me lembro de nenhum jogador do ataque desse período receber uma bola limpa e ter como progredir.
Entre o Foster e o Cícero, prefiro o segundo, inclusive acho que ele pode seim ser um líbero, muito embora o Botafogo não tenha jogadores para um 3 5 2, não temos alas, quando muito um lateral bom e outro fraco. Vamos ver os próximos capítulos do nosso interminável sofrimento. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Miguel, mas na atual situação, se está recebendo salário, tem mais é que ficar disponível mesmo. E digo mais: Nessa ruindade que é o elenco, ele se torna peça mais importante (para o elenco) do que o Luiz Otávio e tantos outros.

Fecho contigo, Sergio. Entre o Cícero ou Forster de volante, sou muito mais o primeiro. E olha que não nutro simpatia alguma por ele.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Só uma dúvida: eu estou tentando entender a marcação do penalti a favor do Palmeiras, porque o que vi no máximo seria uma sola do Cavalieri, e pela regra seria uma falta para dois lances, não vi penalti não, mas como o var e os comentarista de arbitragem além de fracos são corporativistas, então apesar de não ouvir os comentários (tiro o som da tv porque cansei de tanta bobagem) não sei o que acharam do lance. Repito, não vi penalti. Abs e SB!

Marcio disse...

Mas o Cícero não foi afastado por deficiência técnica, tática ou física, na visão da diretoria, e sim por salários.
Disse o Montenegro:

" Cícero é um bom jogador, foi muito útil, é vitorioso. O problema foi fazer contrato longo demais e ser caríssimo. Se não tivesse esse salário dele de Grêmio campeão da Libertadores, de São Paulo… É um salário que o Botafogo não pode pagar. O problema dele é puramente de salário. Senão estaria incorporado até o fim do ano"

https://www.lance.com.br/botafogo/montenegro-fala-sobre-situacao-cicero-salario-que-nao-pode-pagar.html

Então, considerando as palavras do Montenegro, não fez sentido algum deixar o jogador afastado e recebendo integralmente, após o "fracasso" nas negociações para uma rescisão ou equivalente.
É o ideal? Não é! Mas a questão é que para cada um dispensado contratam um pior. Thiaguinho (23 anos) e L. Otávio (23 anos) mostraram o quanto deixam a desejar.
Veja também o caso da zaga, Dispensaram o Carli, confesso que já não o via tão imprescindível, e trouxeram o R. Renato e o Forster, mas quem está dando conta do recado é o Kanu, que estava por lá há tempos e "ninguém viu".
Agora vem o Kelvin com possibilidade de prorrogação de contrato se atingir isso ou aquilo...
Sinceramente, desconfio que esses caras não se reúnem, departamento técnico, médico e jurídico, para avaliar todas as variáveis de uma possível contratação.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, eu vou além: Não vi nada naquele lance! Achei muito mais pênalti o que ao nosso favor não foi marcado no primeiro tempo.

Marcio, essa situação do Cícero teve alguma coisa muito sinistra e obscura. Aliás, nada que nos surpreenda, vindo dessa diretoria, né?

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, lembra da entrevista do ex-coordenador médico do BOTAFOGO, Luiz Fernando Medeiros?

Sobre o Canales:

"Ele chegou ao clube em maio do ano passado com uma lesão no pé que impedia seu aproveitamento imediato. Tratamos, e em um mês ele estava melhor. Tem um detalhe jurídico, que ele já tinha um pré-contrato assinado quando foi ser avaliado por mim. Se ele não tivesse esse pré-contrato, eu poderia até desaconselhar a vinda dele. Nos restou recuperar o cara. Foi uma situação difícil. Ele estava fora de forma, mas conseguimos recuperar o pé dele."

Falta de integração entre os departamentos

"Na minha visão, acho que uma integração maior entre os departamentos seria útil. Embora houvesse um relacionamento muito bom, falta alguém para intermediar e coordenar esse relacionamento. Há um bom relacionamento informal. Você troca ideias e informações, mas falta um gerenciamento das informações. É esse o problema? Honestamente, não sei dizer. Mas acho que ajudaria."

Responsabilidade dividida?

É uma maldade colocar na conta do médico as contusões. As lesões não são minhas. Eu não planejo treino, eu não executo treino, eu não planejo viagem... Essa viagem conjugada (Colômbia e Equador) foi planejada sem nenhuma consulta ao departamento médico. Metade do elenco vai voltar. Vale a pena? Você vai ficar com um terço do elenco lá, outro terço ficará aqui, outro terço bate e volta. Não sei se é a melhor solução. Mas foi a decisão da diretoria.

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/magoado-com-demissao-ex-bota-desabafa-medico-nao-provoca-lesoes.ghtml

Três situações que mostram como as coisas eram ou ainda são feitas, já que a entrevista é de 2017.
Assinaram um pré-contrato com o Canales antes de ser examinado pelo médico;
Falta de gerenciamento de informações, integração entre os departamentos, o que remete a situação contratual do Canales;
por último, um planejamento para uma viajem pela Libertadores, sem consultar o departamento médico para entender se a alternativa escolhida era a melhor.
E ninguém da diretoria da época apareceu para a réplica.
São coisas básicas que não precisam de tecnologia...
Veja que vão trocar o gramado do campo de treinamentos no NILTON SANTOS. Agora?
Não era uma situação de fácil previsão?
Um jogo de futebol ou um campeonato começa a ser vencido nas decisões corretas tomadas na preparação, muito antes da bola rolar.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, a situação é rir para não chorar, amigo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

SÉRGIO, em alguns desses Blogs esportivos li essa e outras preciosidades sobre o PR.O empresário do rapaz deve trabalhar bem, r$r$r$.
Faço o mesmo, pois esses comentaristas e locutores acham que o mais importante são as baboseiras que falam e não o futebol que queremos assistir.
Às vezes ainda ouço um pouco o tal de DANDAN, que pelo menos enche menos o saco.
Aturar as baboseiras do PVC então, para mim é dose. Ele entende é de estatística, pois tudo é o percentual do time A e do B,etc. Respeito, pois há quem goste.
Concordo com você, também prefiro ver o jogo do nosso Botafogo em silêncio total.
Saudações alvinegras. JOTA.

Sergio Di Sabbato disse...

Uma coisa que tenho que elogiar no BL, não colocou o LO em campo. Isso é um pequeno progresso. Ainda faltam outros, vamos torcer. Abs e SB!

Jacaré disse...

Sérgio, sobre o penalty, antigamente aquele lance do Cavalieri seria cobrança em 02 toques dentro da área. A regra mudou, e atualmente, marca-se a penalidade.

Essa foi a explicação do Salvio, após o jogo.

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Jota, esse tal de Dandan é um dos que mais me irrita. Hehehe

Sérgio, isso é progresso. rs

Valeu, Jacaré.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Estranha explicação do Salvio, porque canso de ver esse time de lance fora da área e é sempre falta para dois toques. Talvez eu esteja interpretando errado os lances. Abs e SB!

JorgeFS disse...

Para os próximos jogos, impossível não é, mas que as dificuldades são enormes, não dá pra esquecer!
Os minutos finais, como dizem uns narradores, foram dramáticos, há um longo caminho à percorrer até sairmos da atoleiro a que empurrado o outrora Glorioso! Que para mim continuo escrevendo com G maiúsculo!!

Jacaré disse...

O pior de todos os imbecis comentaristas, o supra-sumo da arrogância e da empáfia, é o antipático Mauro César!

Ninguém, atualmente, é mais desprezível e maldoso que esse merda!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, é a falta de critério maluca no futebol brasileiro.

Sim, Jorge.

Concordo, Jacaré.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Jacaré, o que esse cara por você citado falou? Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, ele sempre fala merda. Rs
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Qual seria? Eu nem leio mais ou ouço o que esses caras falam ou escrevem. Tal qual a mediocridade do futebol jogado no país, arbitragens e esse var, a imprensa com seus jornalistas horrorosos não poderiam ficar de fora.
Depois que na copa de 2018 eu ouvi o tal de PVC falar que o Neymar era o jogador mais importante da seleção brasileira junto com o Pelé, parei. Ou o cara é muito burro e desconhece a história do futebol brasileiro ou é mesmo mal intencionado. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, você faz muito bem, isso sim.
Abs e SA!!!

Adelson disse...

Futebol horrível. Mas o que importa agora são os 3 pontos. O Palmeiras é dirigido por um ex-técnico. Não me animei, fiquei apenas aliviado... Vamos ver o que nos espera o complicado jogo contra o Sport em Recife.

Jacaré disse...

Sérgio, não se trata exatamente do que ele falou, ontem ou hoje. É o conjunto da obra como comentarista. Você teria que assisti-lo, para entender.

Ele "se acha" o maior jornalista esportivo da atualidade, e é maldoso e injusto com quem não deveria ser. O tom de seus discursos não agrada!

Já vi ele "meter o pau" em vários técnicos e jogadores, mas, eventualmente, quando se via diante deles, em alguma participação dos mesmos no programa, ele "afinava".

Fala o que pensa, mas não tem caráter!

Posa de João Saldanha nos estúdios dos programas, até espuma, mas de frente é um covarde!!!

O Eurico Miranda, que eu não gostava, uma certa vez, acabou com ele, ao vivo! Não teve argumento e teve que ficar calado!

Como exemplo. o título de uma matéria dele, conforme abaixo, infelizmente e apesar de verdadeira, no fundo é dita apenas por desprezo e maldade:

***Mauro Cezar Pereira cutuca: ‘Nos últimos 8 anos, Botafogo foi menor que Everton’***

Marcio disse...

Regras de futebol 2019/20 da cbf.

Regra 12:

2. Tiro livre indireto
Um tiro livre indireto será concedido à equipe adversária de um jogador que:
• jogar de maneira perigosa;
• impedir o avanço de um adversário sem qualquer contato;

Jogar de maneira perigosa
Jogar de maneira perigosa é toda ação de tentar jogar a bola quando houver risco
para alguém (inclusive o próprio jogador). Essa ação também se caracterizará
quando um jogador que estiver perto da bola desistir de jogá-la por receio de
lesão.

https://conteudo.cbf.com.br/cdn/201909/20190902145532_358.pdf

Sinceramente, não vi contato físico entre o Cavalieri e o Willian, ou seja, no meu entendimento a penalidade foi inventada.
E eu não duvido que no gol do C. Alexandre tenham afirmado que estava impedido... Como sou adepto do volume zero, não sei o que disseram.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Também, Adelson.

Isso aí, Jacaré.

Valeu, Marcio.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Pausa rápida em relação aos cuidados constantes que estou dispensando ao meu pai.
Desculpe-me, Rodrigo, mas não resisto: ouvi dizer alhures que a eliminatória para a copa do mundo vai começar.
Meu comentário: fo#$#da&@$-se a tal de seleção. Força, Celeste!
Quanto ao ex-botafogo, volto a querer saber de alguma coisa daqui a alguns meses, mas com a devida indiferença que ele está a merecer de mim.
Voltando ao meu pai...
Levi

Anônimo disse...

Márcio, sobre o lance do CA eles falaram que estava em posição legal. Isso o comentarista de arbitragem falando. Sobre o pênalti a favor do Botafogo o narrador que é palmeirense sem comentou o lance. Estranho, muito estranho!!

Me parece que o áudio do comentarista da TV fica aberto pro var, pois eles só tomaram as decisões depois que o dá TV disse o que era. Não sei se é aberto, mas parece que sim. Nesse futebol tudo é possível.

Sobre o Mauro César ele vestiu a camisa rubro negra e não se importa mais com isso. Nunca vi ele falando que os mulambos tinham um presidente que foi do bnds. Estranho terem acertado as finanças em um período que o presidente era/foi de um banco.

SA....André

Rodrigo Federman disse...

Levi, e ainda torço para o Brasil não se classificar! hehehe

Isso mesmo, André.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

André, a possível penalidade favorável ao BOTAFOGO foi no lance em que a bola bateu na mão do zagueiro Luan, após a intervenção do Jailson?
Particularmente não acho pênalti nesses lances... Na verdade, acho um exagero marcar todo e qualquer lance que a bola vai na mão, como no lance do Marcelo naquele jogo contra o rival.
Ele arrumam mais complicações, além das naturais que envolvem o futebol.

E o edema ósseo do Gatito?
Jogou pela seleção, inclusive.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, essa do Gatito foi mais uma das coisas obscuras no Botafogo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Foi essa sim Márcio! Se não me engano a bola iria em direção ao jogador do Botafogo que ficaria em uma condição favorável para marcar o gol.

SA...André

Rodrigo Federman disse...

Valeu, André.
Abs e SA!!!