25/11/20

Início da sequência ingrata









O Botafogo está há cinco pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento. 

Ou seja, pelo menos duas rodadas (considerando todos os resultados favoráveis) para pensar em sair da degola.

Nas últimas rodadas, derrotas para Bahia, Bragantino e Fortaleza. As duas últimas, no Rio de Janeiro.

Para piorar, iniciamos hoje, em Belo Horizonte, uma sequência de três compromissos fora (Atlético/MG, São Paulo e Internacional) e um clássico contra o Flamengo.

Grandes chances de vermos o milagre ainda mais distante. 

Grandes chances, também, de afundarmos em definitivo para a lanterna do campeonato.

Diante desse quadro, mais uma vez farei questão de não passar nervoso. Na esperança de que os Santos ajudem, mas sem expectativa alguma.

Pra cima deles, Fogão!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

37 comentários:

Anônimo disse...

Ainda sobre o tal Durcesio: ele disse que acredita que esse time não cai. Eu digo que acredito que alguém ingeriu um alucinógeno.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Levi, acho que todo mundo lá em GS dividiu esse mesmo alucinógeno.
Abs e SA!!!

James disse...

"Acredito que esse time não vai cair" - disse Durcesio.
Essa frase já dá um tom de conformismo com a Série B.
Que os anjos do futebol nos ajudem!!

Rodrigo Federman disse...

James, infelizmente nem nos Anjos eu acredito mais.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

A situação é muito crítica.
De 2016 até o presente momento, o BOTAFOGO disputou pelo brasileiro um total de 176 jogos, com 60 vitórias, 49 empates e 67 derrotas. Dos 528 pontos disputados, ganhou 229, um aproveitamento de 43,4%. Dos 176 jogos disputados, venceu somente 60, aproveitamento de 34,1%.
E o aproveitamento em pontos vem em decréscimo:
2016- 51,8%
2017- 46,5%
2018- 44,7%
2019- 37,7%
2020- 31,9% (Até o momento)
O mesmo vale, obviamente, para o aproveitamento em vitórias:
2016- 44,7%
2017- 36,8%
2018 e 2019 - 34,2%
2020- 12,5%
Futebol não é matemática, mas isso pode significar algumas situações:
O BOTAFOGO manteve o seu padrão de desempenho e o decréscimo se deu pelo fato dos adversários terem melhorado os seus desempenhos;
Os adversários mantiveram o padrão e o BOTAFOGO é quem piorou o seu padrão de desempenho;
Os adversários melhoraram o padrão de desempenho e o BOTAFOGO piorou o seu padrão.
Existem ferramentas que ajudam a entender os contextos externos e internos que levam a um resultado satisfatório ou insatisfatório.
E vem o presidente eleito dizer que não acredita em rebaixamento... Baseado em quê?
Embora os elencos sejam diferentes nas respectivas temporadas, nada indica que a partir de hoje o desempenho será superior ao que se tornou padrão.
O BOTAFOGO tem 20 pontos e restam 17 jogos para o término do campeonato, 51 pontos em disputa. O BOTAFOGO precisa de 25 pontos para chegar aos "mágicos" 45, ou seja, precisa ter um aproveitamento de 49%, 8 vitórias (47% de aproveitamento) e um empate nos 17 jogos que restam.
Nada, rigorosamente nada aponta para que ocorra tal desempenho, considerando que a maioria dos adversários enfrentados são os mesmos em todas as temporadas.
O que esperar do jogo de hoje?
Apenas que o imponderável do futebol se faça presente, já que a "lógica" aponta que escapar é quase impossível.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e o mais louco também é que conquistamos 8 vitórias nos últimos 40 jogos de campeonato brasileiro. Agora precisamos de outras 8....em 17. Como acreditar? Infelizmente não dá.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sim, Rodrigo.
Essas 8 vitórias nos últimos 40 jogos estão contidas implicitamente no decréscimo de desempenho que citei no comentário anterior.
Houve tempo suficiente para que estudassem as temporadas para identificar os pontos fortes e fracos e assim adotar as medidas necessárias visando a temporada seguinte.
Futebol não é lógica, mas uma equipe que teve desempenho fraco na defesa, por exemplo, esse setor deve receber uma atenção especial no planejamento após identificados os porquês.
O fato concreto é que a tal análise de desempenho no BOTAFOGO é uma falácia, um embuste.
Inclusive o declínio por temporadas seguidas aponta que o tal 4-3-3 estatutário não deveria ser adotado, como sempre reclamamos por aqui; mesmo que fosse o esquema da "moda", como já foi afirmado, citando Liverpool e outros.
As decisões devem ser tomadas considerando o melhor para a instituição e não por preferências pessoais. Eu gosto de Equipes ofensivas, já escrevi isso aqui no Blog, mas considerando os recursos humanos disponíveis e os resultados obtidos nas últimas temporadas,
a estratégia e a tática de jogo adotadas deveriam partir de um sistema defensivo forte e pragmatismo do meio campo para frente.
Hoje, se fosse escolher entre Simeone, Guardiola e Klopp, para técnico, escolheria o Simeone e nem preciso explicar muito, mesmo entendendo que o Guardiola é o melhor dos três.
Infelizmente no BOTAFOGO as decisões são tomadas sem critério, sem obedecer a um estudo sério, minucioso... Basta olharmos os técnicos que passaram pelo CLUBE para comprovarmos que são muito diferentes no que pensam futebol...
Todos os Times montados são fracos? Pode ser que sim, mas como ter bom desempenho se não há uma linha de trabalho coerente?
Os dirigentes são infinitamente piores do que o Time; se forem perguntados das características dos jogadores contratados, duvido que consigam explicar.
SA!!!

RICARDO SOUZA disse...

Seis pontos a tirar do primeiro time fora do Z4, como temos muitos empates, no 1° critério de desempate (n° de vitórias) ficaremos atrás de qualquer equipe que fiquemos empatados. É desesperador. É e muito difícil imaginar esse Botafogo melhorar. Não há um lampejo, um mínimo de criatividade; e, fundalmentamente, não há postura de quem está lutando para não cair. A apatia se sobrepõe à urgência. Falta voz ativa, liderança em campo.
É o mínimo que o torcedor merece ver.

Marcio disse...

Diego Maradona faleceu por uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre, segundo o jornal argentino 'Clarín'.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, é assustador esse retrospecto recente. Quanto ao Maradona, me arrisco a dizer que é o maior personagem (e um dos três maiores gênios) do futebol mundial em todos os tempos. Uma pena!

Ricardo, a situação é muitíssimo complicada. Eu realmente não acredito mais.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Hoje naturalmente não verei o jogo, cansei de me aborrecer. Infelizmente o Botafogo está na segunda divisão, não tem time para reverter essa situação. Se ainda os jogadores tivessem garra até poderia acontecer, mas nem isso eles tem.
Maradona se foi, foi um dos 3 maiores jogadores que vi jogando. Que descanse em paz e obrigado pelos lances inesquecíveis que proporcionou a que gosta de ver o bom futebol. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, nem eu. Farei questão - se ainda estiver acordado - de passar 23h30 por aqui, apenas em respeito aos amigos do CB. Em relação ao Maradona, cara...que tristeza. Juro, meu dia já ficou péssimo quando fiquei sabendo. Difícil não se abalar.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Essa notícia da morte do Maradona, o último gênio da bola, o jogador que pensava, algo que nunca mais vi no futebol,e essa situação em que o Botafogo se encontra, também me bateu uma grande tristeza. O mais grave é que ao ponto que o ex Glorioso chegou já não consigo mais me importar e me preparando para abandonar de vez a última razão que me levava a assistir ainda essa droga que virou o futebol brasileiro. Botafogo na segunda divisão pela terceira vez prá mim já deu, não acredito mais na recuperação do Botafogo. Abs e SB!

Anônimo disse...

Calma pessoal, nossos problemas acabaram!!! Vejam as palavras do nosso presidente eleito, reparem no "romper com a era do amadorismo" e "é hora de profissionalizar o nosso Botafogo". Alguém acredita?
===============
Botafoguenses, vencemos. Fico honrado pela vitória e pelo apoio de cada um de vocês. Mas agora a eleição acabou, é hora de estarmos todos juntos. Há muita gente que diz que é tarde demais para mudar o Botafogo, mas eu asseguro: não é. Ainda há tempo. Não será fácil, mas podemos olhar para o futuro se, a cada dia, aqui no presente, construirmos juntos cada detalhe dessa jornada rumo a um Botafogo moderno.

Vamos romper com a era do amadorismo. É hora de profissionalizar o nosso Botafogo. Não é apenas ter um CEO e achar que está tudo resolvido. É ter um clube inteiro voltado a metas para atingir o objetivo em comum de gerar valores para os torcedores. Com isso, arrumaremos a casa e criaremos as condições necessárias para que os investidores possam voltar. Continuaremos trabalhando para conseguirmos a S/A.
==============

Abs

AC

Rodrigo Federman disse...

Sergio, o Botafogo acabou. Viveremos das suas histórias e passado.

AC, eu queria acreditar. Não consigo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Qualquer avaliação sobre o Maradona, de talento extraordinário, torna-se um tanto complicada devido ao conjunto de situações, extrapolou os limites do campo de futebol. É um personagem além do campo e bola.
Particularmente vejo algumas "injustiças" quando se enumera os chamados "melhores"...
Por exemplo, hoje se fala muito em Messi e CR7, o que efetivamente não está errado, mas vejo o Iniesta em um patamar também absurdo e que deveria ter sido eleito o melhor do mundo em 2010, pelo menos.
Uma coisa é certa, Maradona em sua época teve concorrentes de peso, jogadores extremamente talentosos no trato com a bola, a pouca transmissão dos jogos nos faz "esquecer" de jogadores como os uruguaios Ruben Paz e Francescoli que é idolo de Zidane, o argentino Osvaldo Ardilles...
Mesmo aqui no Brasil, deixam escapar alguns nomes, como Rivelino, citado como ídolo de Maradona.
Para terminar, dos que vi jogar, Maradona está entre os melhores, em letras garrafais, mas determinar a posição é algo complicado para mim.
SA!!!

Marcio disse...

E o sub-20 venceu mais uma, 3 a zero no lider Corinthians.
A "simples" mudança de técnico modificou todo o panorama existente á época que era de DERROTAS.
Não é possivel que nesse sub-20 não tenha jogadores melhores do que os muitos contratados.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, certeza. O Maradona foi dos maiores gênios, mas me arrisco a dizer que como personagem do futebol, foi o maior de todos os tempos.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sim, Rodrigo.
E o fato do Maradona estar entre os melhores, no meu entendimento, independe dessa estorinha de ganhou ou não ganhou copa do mundo.
Se assim fosse, o talentoso e polêmico búlgaro Hristo Stoichkov e o galês Ryan Giggs seriam verdadeiros cabeças de bagre.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Por compromissos no horário, deixei de assistir ao jogo do Sub-20. Faço a mesma pergunta feita acima, se não há valores nessa categoria em condições de compor o time principal.

Miguel

Rodrigo Federman disse...

Miguel, com certeza muitos deles não são piores que vários dos profissionais.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Amigo, vendo grandes jogadores, e hoje no caso o Maradona onde foram postados videos de suas façanhas, parece que jogar futebol é algo extremamente simples e fácil. Tive a sorte de ver grandes jogadores na minha infância e adolescência e mesmo na idade adulta, mas digo sem medo de errar: Maradona foi um dos maiores gênios da bola que tive o prazer de ver, repito: um dos 3 maiores que vi, mas concordo que o seu futebol maravilhoso independe da conquista de uma copa do mundo.
Se eu sou técnico do Botafogo olharia com carinho para o sub 20 do Botafogo, que depois que o novo técnico, o Ricardo Resende assumiu não perdeu mais nenhum jogo e pasmem, até o Rafael Navarro tá jogando bola. Que diferença faz um treinador que descobre as características dos jogadores que tem. Só no brasileiro já fez pelo que me lembro uns 12 gols e tomou menos de 5 gols (Márcio, me socorre com as estatísticas). De uns dos últimos colocados esse time sub 20 já está na zona de classificação.
Com remotas chances dos profissionais de não ir para a segunda divisão, deveriam pegar essa garotado e botar para jogar visando a segundona no ano que vem, e procurando ano que vem apenas reforços pontuais, eu disse reforços e não contratação de qualquer porcaria. Além disso, pegava umas 3 ou 4 promessas do sub 17 e começava a integrar com a turma de cima, porque desses profissionais só dá para ficar com uns 6 ou 7 jogadores, isso com um extremo otimismo de minha parte.
Pelo menos essa pequena alegria com o sub 20 do Botafogo para minimizar a nossa tristeza. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Sergio. Não é possível que ninguém nesse sub-20 seja melhor que muitas das tralhas que estão no time profissional.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Quando o Ricardo Resende assumiu o sub-20, o BOTAFOGO estava na lanterna do brasileiro sub-20 com 4 pontos em 6 jogos disputados, 4 empates e duas derrotas, para ser mais preciso. Marcou 7 gols e sofreu 9.
Desde então, com o novo técnico, o BOTAFOGO fez 8 jogos, com 6 vitórias e 2 empates; marcou 17 gols e sofreu apenas 2, no empate frente ao Ceará, primeiro jogo com R. Resende.

A diferença de postura entre o técnico atual e o que saiu é enorme:
Disse o Ricardo Resende:

"(...)Vou trabalhar para alcançar títulos e formar atletas com uma mentalidade vencedora para o profissional(...)"

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/invicto-no-botafogo-tecnico-do-sub-20-explica-o-sucesso-qualidade-e-dedicacao-dos-atletas.ghtml

Já o que saiu...

"(...) A ideia da base é em vez de formar equipes vencedoras, formar atletas capazes de render na equipe profissional."

https://www.fogaonet.com/noticia/tecnico-botafogo-sub-20-marcos-soaresbase-formar-atletas-profissional/

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Diferença mesmo, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Falemos do Maradona.
Dele, sinto falta do futebol que praticava. Somente do futebol...
Do resto, absolutamente nada.
Levi

Sergio disse...

Essa mentalidade vencedora da base terminou com aquela geração de 67/68, que vinha de muitas conquistas, chegando a ficar 125 jogos sem perder. Saudades do Botafogo. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Gênio, Levi.

Possa crer, Sergio.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

O A. Mineiro vai treinando bem para enfrentar o Internacional na próxima rodada.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Faço ideia, Marcio...
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, um dos times mais sem sangue que tenho o desprazer de ver jogar... Esse time provavelmente é um dos mais bunda-mole da história do futebol e não somente do BOTAFOGO.
Nem nas peladas se tem assiste algo dessa magnitude.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, não estou assistindo o jogo e mesmo assim concordo total.
Abs e SA!!!

Jonas disse...

Fala Rodrigo.

Quando o recém eleito presidente diz que acha que o time não vai cair, já dá para sentir que tipo de gestão vai acontecer.

Quanto ao jogo:Foster, Kalou, Honda inexistem. É o fim.

Marcio disse...

O time dos ilustres botafoguenses perdeu mais uma.
Parabéns comitê gestor. Parabéns presidente e presidente eterno.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Jonas, eu só digo que: Se alguém acredita em milagre do Botafogo, esse alguém precisa tomar um chá de simancol! rs
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, segue tudo na mais absoluta normalidade.
Abs e SA!!!