09/02/21

O único destaque positivo










Após a goleada de ontem, o técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, foi só elogios ao jovem botafoguense Matheus Nascimento:

"- Outra coisa que me deixou feliz foi o Matheus Nascimento. Como treinador, é difícil ver um garoto aparecendo tão jovem e com talento. Se vê que, apesar da pouca idade, já é acima da média. A gente torce que esteja aparecendo mais um craque para o futebol brasileiro. Está de parabéns o Botafogo, cuidar bem desse garoto, lapidar, tem muito a crescer".

Tem razão. O rapaz tem apenas 16 anos e chama a responsabilidade sem medo, é técnico e tem presença. De fato, tudo para ser um craque de bola. 

Agora, engana-se quem acredita que o Botafogo vai lapidá-lo e colher os frutos. Não vai! Pelo contrário: Não dou até o final de 2021 para o MN ser negociado por um valor irrisório para pagar dois ou três meses de folha do elenco na série B. 

E vou além: Não ficaria nada surpreso se o próprio Renato já não tiver dado um toque na diretoria gremista, hein? Os elogios foram sinceros, mas possa crer que não ficou apenas nisso!

Dói, mas é a realidade.

Infelizmente.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

21 comentários:

Sergio disse...

Infelizmente nesse Botafogo atual vai sair por fez réis de mel coado como diziam os antigos. Eu sou antigo.
Uma pena, pois tem potencial e muitos que estão subindo bem orientados podem vir a ser bons jogadores, mas aí vem um barroca, um Valentim, um filósofo e vai tudo pro brejo. Abs e SB!

James disse...

É a realidade, Rodrigo. Vai ser moeda para pagar a folha.
Ontem arrisquei ver alguns lances do jogo e o pouco que vi me incentivou a colocar um filme pra dormir. Parecia Real Madrid x 3a divisão, gritante a diferença de nível técnico.
Matheus e Navarro são casos a parte, o restante ainda não aprendeu nada.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Sergio. E sairá logo, aposto.

Com toda certeza, James. Infelizmente será isso. Já nos preparemos.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Infelizmente esta é a realidade do futebol brasileiro, não só do Botafogo, que se encontra em nível abaixo de Grêmio, Inter, Atlético MG, esgoto, os 4 de SP. Mas mesmo nestes, sem dúvida em situação melhor que a nossa, aparecendo um bom jogador este não emplaca nem 1 temporada e meia. Vendemos nossas promessas que, caso não vinguem, podem retornar (Pedro, Gérson, Vitinho, deve haver vários outros).

Algo parecido ocorre com os treinadores. O Coudet deixou o Inter, líder do Brasileiro, para ir treinar o Celta de Vigo, que estava sei lá em qual posição.

É isso, periféricos agora até no futebol. Exportadores de commodities, nada além disso.

Abs.

JorgeFS disse...

O MN é uma grande promessa, se já não for uma realidade, mas se tivesse 18 grandes promessas iguais seria pouco diante da erosão que foi até ontem esse comando, quem sabe amanhã haja alguma esperança!

Anônimo disse...

RODRIGO, ontem a "dona encrenca", que é gremista roxa, me obrigou a ver a partida com ela. Alguns jovens me surpreenderam, pois podem, com um bom treinador, dar algum caldo em breve.
Mas não estou aqui para falar sobre mais uma tragédia alvinegra e sim responder ao EDUARDO SAMICO que ontem pediu a minha opinião.
Meu caro ES, o resumo da ópera é o seguinte:
1.meu pai é que foi sócio proprietário do Botafogo, eu não cheguei a ser.
2.a patifaria em nosso clube começou com o CHARLES BORER que, junto a alguns conselheiros, convenceu a maioria a vender GS.
3.na reunião em que ficou decidida a venda, meu pai e amigos, fiéis as tradições alvinegras, peitaram o CB e seus asseclas, mas foram derrotados em votação manipulada. Então meu pai rasgou o título de sócio proprietário e jogou na cara do safado vendilhão. O tempo fechou e eu e alguns amigos ajudamos a separar os nossos coroas da confusão. Nunca mais fomos a GS e deixamos de ser sócios do clube.
4.com a grana da venda, o NEFASTO CB comprou o iate CRISTINA e montou uma empresa de segurança chamada SBILL, em Jacarepaguá.
5.para justificar as falcatruas, ele e os comparsas inventaram uma série de "historinhas do boi tatá" sobre a venda.
6.qualquer dúvida é só consultar os jornais da época que têm fotos do iate e da EMPRESA.
7.naquele período, os sócios proprietários tinham muita influência nas votações importantes do clube, hoje realmente não sei o que acontece nas hostes do EX GLORIOSO. Também não posso afirmar a questão do sócio contribuinte, pois desde aquela época triste nos afastamos do clube. Espero ter respondido a sua pergunta e acrescentei alguns dados importantes sobre a venda de GS, que eu vivenciei.
RODRIGO, desculpe o texto longo. JOTA.



Adelson disse...

Ele já deve estar sendo orientado por empresários. E terá razões de sobra para buscar um bom lugar para seu futuro. Entendo até mesmo se for para o Flamengo. O Botafogo não tem como segurar nem jogadores medianos, muito menos os promissores.

Anônimo disse...

Não fica no ex-botafogo até o meio do ano.
Mas sabemos quem permanece: o Kevin.
Mas, insisto: o futebol do ex-botafogo deve ser fechado.
A alternativa é fazer como fez o Rangers, da Escócia, o lado azul de Glasgow.
Levi

Marcio disse...

E quem dentro do Botafogo dos ilustres tem conhecimento e capacidade para trabalhar e maximizar o potencial do M. Nascimento?
Quem?
Guardiola sobre o Messi e porque o centralizou:

“Messi jogava muito deslocado na lateral e eu sabia do potencial que ele tinha. Tinha claro que era nosso melhor atleta. Um jogador com suas características devia jogar no centro, porque é necessário que toque a bola quantas vezes seja possível”

https://trivela.com.br/espanha/guardiola-explica-como-messi-se-tornou-o-melhor-do-mundo/

Barroca sobre o M. Nascimento, após a derrota para o A. Goianiense:

"Eu conheço o Matheus Nascimento porque trabalhei na base e tenho envolvimento profundo com as seleções de base, me comunico sempre com todos os treinadores. O Matheus vinha jogando no sub-20 pelo lado direito, é um jogador que tem boa velocidade, que joga muito bem flutuando, acho que fez boa partida enquanto teve condições físicas, fez bastante ataque às costas(...)"

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/barroca-lamenta-derrota-do-botafogo-de-virada-para-o-atletico-go-falar-pouco-e-sentir-muito.ghtml

Matheus Nascimento, segundo as informações, tem mais de 150 gols pela base do Botafogo, sempre jogando pelo centro.
Por isso que não aceito essa conversa de que não se faz omelete sem ovos.
Não estou comparando o Messi com o M. Nascimento, óbvio, já que o argentino que é espetacular já fez história e o brasileiro ainda inicia a sua e nem sabemos qual nível vai atingir; entretanto, essa situação demonstra o porquê do Guardiola ser quem é.
Guardiola viu potencial no Messi e o centralizou para que participasse mais do jogo, sem uma marcação individual, à época, e assim ter maximizado a sua alta capacidade; mesmo tendo contado com atacantes como Eto'o, Ibrahimovic, Henry... Trabalhou para melhorar o seu melhor jogador. No Botafogo, uma cabeça coroada, sabe-se lá por qual motivo, pega um atacante que sempre foi goleador o o afasta da zona de decisão do jogo, o colocando para correr atrás do lateral adversário...
Guardiola não faria esse time do Botafogo ser campeão, não tem como, mas duvido que mandaria a campo essas escalações esdrúxulas e sem observar as capacidades dos jogadores.
É insanidade afastar da grande área um artilheiro .

E Guardiola ainda disse o seguinte:

“Tornei-me treinador para descobrir o que os oponentes fazem, achar respostas. O futebol é como o xadrez. Você precisa saber os movimentos do oponente para se adaptar”

Para terminar, Guardiola que centralizou o Messi e criou o falso 9 é o mesmo que ao chegar ao Bayern pediu a contratação do Robert Lewandowski, centroavante e artilheiro nato.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Eduardo. E mesmo na realidade brasileira, hoje o Botafogo é o terceiro ou quarto escalão financeiro.

Jorge, tomara que a gente consiga aproveitar dele o que, por exemplo, não conseguimos fazer com o Luis Henrique.

Exato, Jota. É uma ruína.

Adelson, não duvido. E também não duvido que o Renato já tenha pedido aos dirigentes do Grêmio. Pode anotar.

Abs e SA!!!

Daniel Cananea disse...

https://www.fogaonet.com/noticia/internacional-sondagem-matheus-nascimento-botafogo-gremio-concorrente/

Daniel Cananea disse...

Preço: 3 milhões, duas mariolas, e o empréstimo do Lindoso com salarios pagos até final de 2022

Rodrigo Federman disse...

Levi, isso com certeza. Os MN e LH da vida saem na hora. Já os Kevin, Cascardo e outras amebas recebem contratos infinitos.

Marcio, no Botafogo? Ninguém! Mesmo!

Hahahah! É rir para não chorar, Daniel. Sairá por um preço risível para pagamento de salários do Kevin.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Valeu, JOTA !

Marcio sendo cruel, comparando Guardiola e Gordiola... Não é à toa que os nossos professores filósofos etc não arrumam nada nos melhores mercados do futebol. Quando muito vão para o Arábia Saudita, Qatar, Japão. Por que não vão para Inglaterra, Espanha, Itália, França, Portugal ?

A negociação abordada pelo Daniel Cananea foi com o Inter. Se for com o Grêmio, onde está escrito Lindoso leia-se Kevin.

Falando sério, torço para que as coisas mudem em GS. A negociação com o clube mexicano interessado no Kanu não foi adiante pois os caras teriam feito proposta aquém do que queria o Botafogo.

Aguardemos atentamente.

Abs.

Sergio Di Sabbato disse...

Márcio, assino em baixo. Estou cansado de escrever que o Botafogo não tem um treinador que saiba trabalhar com o material humano que tem há muito tempo, e em relação a base, além da falta de um treinador que saiba ver o potencial dos garotos (embora o RR tenha feito algo promissor) falta um preparador físico de ponta. o último treinador que sabia montar um time com o material que tinha creio que foi o Cuca, e mesmo assim cometeu erros crassos, principalmente nas partidas decisivas.
Bom se o MN vai ou fica eu não sei, ou se sai no momento, verdade seja dita que vem sendo assediado há tempos, mas pelo menos teve o contrato assinado e vale uma boa grana, mas em se tratando do Botafogo, a política tem sido: vender as promessas e trazer as barangas e pagar os salários dos perebas.
Sobre o jogo de ontem dois aspectos me chamaram a atenção e um foi confirmado pelo JOTA que viu o jogo: há vários garotos da base promissores. Aí eu pergunto: onde estavam esses garotos que poderiam ser aproveitados e nenhum "professor" tentou ou quis ver? Ou será que preferiram trazer esse monte de perebas, alguns indicados pelo "professor" de triste memória, ou então a barangada do comitê trazida pelos empresários que empurraram seus clientes. Ou seja, fizeram lambança nas contratações tanto de jogadores quanto de treinadores. Diga-se de passagem que a carta do cam é bem esclarecedora das cagadas feitas pelo "maior botafoguense vivo". Vivo ele é, aliás, muito vivo.
O segundo aspecto foi que apesar da lambança que o Lúcio Flávio fez nas substituições e o vício incrustado no time principalmente no que se refere a marcação, o time procurou jogar verticalmente, coisa que era algo quase que um fenômeno com o Barroca e mesmo com seus antecessores. Esse ano só lembro de duas partidas em que o Botafogo lembrou um time de futebol: contra a Cabofriense dirigido pelo saudoso RW e contra o Sport no 1º turno.
Não tenho muita esperança na recuperação do Botafogo, mas também não posso condenar a diretoria atual, e uma coisa eles já fizeram certo: modificaram o departamento médico, o que já é uma coisa boa, além de trazer de volta o Altamiro Bottino. Enfim, só nos resta torcer para dar certo, e tomara que dê. Abs e SB!

JorgeFS disse...

(Fogãonet) MN já é sondado por Inter e Grêmio, por 2 balas de café e uma cocada de amendoim leva! É a norma!!

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, o fato é que sendo Inter, Grêmio ou qualquer outro, sairemos pessimamente no negócio! hahahah

Concordo total também, Sergio. Só nos resta torcer. É a última esperança.

Jorge, não ficarei surpreso.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Rodrigo, que goleiro é esse que atuou ontem? É da base? Caramba, acabei de ver os melhores momentos, o cara é muito fraco, pelo menos uns 3 gols poderiam ser evitados, mas o de falta foi um erro absurdo, fez golpe de vista! Eu acho que ele deu um golpe na vista! O Botafogo precisa recuperar urgentemente o Gatito ou pelo andar da carruagem arrumar urgente um goleiro. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, sim. É da base. Ele foi campeão brasileiro daquele time sub-20 (acho) comandado pelO Barroca. Eu sempre achei bem fraquinho. Ontem, não foi bem mesmo.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Caramba! E olha que o treinador de goleiros do Botafogo é muito bom, o Flávio Tenius é um dos melhores, então esse goleiro deve ser muito fraco. Que coisa, o Botafogo sempre formou bons goleiros na base, mas atualmente pé cada um pior que o outro. Saudades do Gatito. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, verdade. Imagina se não tivéssemos sequer o FT?
Abs e SA!!!