31/03/21

Empate sem evolução alguma










A tal da evolução continua não sendo sentida.

Nesta tarde, mais uma partida bem ruim do Botafogo. 

E dessa vez, sem gols milagrosos nos minutos finais. O 1 a 1 com o Madureira foi, novamente, um festival  de constatações: Elenco capenga, contratações sofríveis, treinador fraco e paneleiro, escalações contestáveis, etc.

Com o resultado, continuamos fora do G4.... no fraco campeonato estadual.

Desculpe quem considera normal, mas em um tornei como esse, é inadmissível estar tão mal e colecionar empates contra adversários risíveis. E esse atual Botafogo do Marcelo Chamusca consegue. Claro, com colaboração do próprio.

Apesar da escalação inicial (com o "desmotivado" Babi, Marcinho, Felipe Ferreira...), ainda me arrisquei a  assistir o jogo. 

Seria melhor ter feito qualquer outra coisa, pois na descida para o intervalo (já perdendo), eu pensei que pelo menos o treinador fosse mexer logo no time. Mas nada, voltou exatamente com os mesmos e com eles, o mesmo futebol horrível.

Quando deu 5 minutos, não aguentei, desliguei a tv e só volto agora, sabendo do empate, mas sem a menor ideia de como foi a segunda etapa. Mas aposto que não teve nada que valha algum destaque positivo. Certamente, veio no acaso e por conta do Madureira também ser bem ruim.

Alguém quer colaborar com algo a mais? 

Eu estou cada vez mais cansado desse Botafogo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

27 comentários:

Sergio disse...

Esse time treina e está sendo orientado pelo treinador? Parece que esses caras se encontram no vestiário e o treinador ainda faz o desfavor de colocar 3 inúteis: Marcinho, FFerreira e Babi, este com a bola no pé é uma nulidade completa: passa mal, é burro, lento e não tem habilidade. A titularidade de certos jogadores no Botafogo é um mistério.
Ou contrata ou vai ser um grande M. Mais um ano. Abs e SB!

Marcio disse...

O time apresenta o mesmo jogo desorganizado de sempre, ou seja, não evolui.
O Frizzo, que tem se mostrado com boa técnica, jogou mais recuado, quando deveria jogar mais para a intermediária do adversário e ter a possibilidade de um passe para gol ou uma finalização de meia distância.
Faltou também movimentação e aproximação... Aliás, a a aproximação é inversa, pois o Babi que não tem técnica alguma se aproxima dos jogadores de meio campo e só faz piorar o problemático setor.
Os extremos não fazem jogadas de fundo e não justifica a manutenção desse esquema...
Por que não um 4-4-2, com um centroavante e um atacante de movimentação?
Babi fez o gol, mas em umas três oportunidades atrapalhou ataques promissores, pois não consegue fazer o passe rápido.
As substituições do Chamusca, sinceramente, não mostram ser algo planejado, considerando as variáveis do jogo...
O cara quer jogar em transição rápida contra times que jogam de forma defensiva... E mesmo contra o Flamengo, que atacou o Botafogo, essa tal transição não apareceu
No meu entendimento, falta ao Botafogo entender que o jogo é pensado e organizado no meio de campo, que precisa entender a hora de acelerar e trabalhar a bola...
Não há movimentação, aproximação...
O único sinal diferente é que na maioria dos jogos a vontade se fez presente, disputam mais o jogo.
Marcinho, Ronald, não podem estar à frente do M. Nascimento nesse time.

Parece que estou escrevendo sobre o time do Alberto Valentim...


SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, acho que além de serem ruins, não treinam nada e ainda tem um treinador também ruim para, supostamente, comandar dentro de campo. Aí é unir o inútil com o desagradável.

Marcio, exato. Concordo integralmente contigo.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não vi o jogo, mas ele (MC) já tem 2 substituições prontas. Marcinho e Felipe Ferreira (esse é horroroso). Então pq não começar com seus substitutos. Não me entra na cabeça já que ter fazer essas trocas. Creio que o MC é bem paneleiro. O navarro não pode ser reserva neste time, assim como o Mateus Nascimento.

Como tinha dito, o MC não vai durar até a 5 rodada do campeonato da série b. Fraco de mais, tem que investir em um técnico melhor. Mas agora já temos várias dragas indicadas pelo MC. E aí diretoria?

SA...André

Marcio disse...

O fato é que esses técnicos "modernos" são apenas copiadores de esquema... Aparece alguma "novidade", lá estão eles a copiar, independentemente dos jogadores que têm a disposição.
Não sou contra a observação daquilo que existe de mais moderno, mas adaptações devem ser feitas.
Há também os outros técnicos, os que são na base do "vamos lá"...
O Jonathan, por exemplo, é um lateral mais defensivo e no momento é o melhor à disposição...
Então não faz sentido querer que ele vá à frente, mas ele pode proporcionar uma liberdade maior para o lateral esquerdo, já que pode fazer uma linha de 3 na defesa e outras variações de esquema.
Tem tempo para ver essas situações funcionando 100%?
Não, mas um esboço já seria possivel.
O Botafogo dificilmente terá espaço para esse jogo de transição que andam imaginando; penso que ele precisa de 2 jogadores com capacidade de ajudar na organização de meio campo e de chegada na área; um meio de campo com 4 jogadores... Jogando com dois atacantes, um mais fixo e outro de mais movimentação para não descartar os poucos contra-ataques que surgirem.
Agora, vai saber o que o Chamusca imagina...
SA!!!

Luiz Antônio disse...

A gente faz uma análise do que vemos nos jogos. E o que estamos vendo são jogadores que já mostraram que não acrescentam nada ao time. A grande questão é: o treinador que está todos os dias não consegue enxergar o que vemos em 90 minutos ?? Se ele pelo menos tentasse mudar pra melhorar mas não insiste em deixar jogadores inoperantes nos jogos. Tá difícil !!

Rodrigo Federman disse...

André, ele só faz as mesmas coisas sempre! Fraco demais.

Marcio, o moderno é bem entre aspas mesmo! São mais mascarados do que modernos de verdade. Acham que falam bonito, mas na verdade não dizem nada com nada. E na hora do futebol rolando, são péssimos.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Luiz, exatamente. E se o treinador não consegue enxergar (vivendo o dia a dia) o que a gente percebe pela tv, das duas, uma: Conivente com a ruindade ou ele é extremamente incompetente. Começo a achar que o MC tem muito dos dois.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não dá para levar muito a sério os motivos que levam os técnicos a escolherem este ou aquele jogador.
Não vamos nos esquecer que o Chamusca utilizou o Davi Araújo no jogo contra o Bangu e afirmou que o jogador estava treinando muito bem...

":Davi é um atleta que tem contrato com clube, em nenhum momento a diretoria ou o treinador posicionou que ele estaria fora. Pelo contrário, está treinando muito bem(...)"

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/chamusca-diz-que-ferrolho-do-bangu-dificultou-o-botafogo-tentaram-jogar-no-nosso-erro.ghtml


Davi Araújo não mais saiu do banco nos jogos contra Vasco e Flamengo e contra Nova Iguaçu e Madureira nem relacionado foi...
Repentinamente passou a treinar muito bem e pelo visto repentinamente passou a treinar muito mal.

SA!!!

James disse...

O Botafogo muda, muda e continua o mesmo. Se já estamos patinando no Carioca, o atoleiro ainda nem chegou. Tá dificil...

Rodrigo Federman disse...

Marcio, esse MC é um mascarado, treinero de quinta. E incoerente e mentiroso.

James, exato. A série B é 10x mais difícil do que esse campeonato estadual no qual estamos penando.

Abs e SA!!!

JorgeFS disse...

Empatar ou perder de pouco, pra eles é evolução! Só milagre salva o ano

Rodrigo Federman disse...

Jorge, pior que é assim que eles tratam mesmo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Chamusca sobre Matheus Nascimento

"O Matheus Nascimento é um excelente jogador, de potencial extraordinário. É um atacante que, pela idade, tem um nível de maturidade muito alto, bom poder de finalização, movimentação... Mas é um atleta que está maturando. Precisamos ter calma, não pode atropelar(...)"

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/marcelo-chamusca-fica-insatisfeito-com-empate-do-botafogo-mereciamos-um-resultado-melhor.ghtml

Não vai aprender rigorosamente nada olhando os atacantes que tem jogado e ainda vai esquecer aquilo que aprendeu até o momento.
Se a série b é o fio desencapado que eles dizem, o momento de testar o jovem atacante é agora.
É muita teoria... M. Nascimento vai ser testado quando tiver a mesma idade e experiência que o Ibrahimović tem neste momento.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eu vi, Marcio. Sairá logo sem nunca ter sido efetivamente testado o seu valor no clube. E olha que é tratado como um diamante.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Chamusca sobre o Babi:

"A nossa análise tem sido feita jogo a jogo. Tenho acompanhado tudo o que tem acontecido em relação ao Babi. Foi passado que não há nenhuma negociação oficial, de ele ter sido negociado com outro clube. O jogador tem sido exemplar dentro da minha gestão. Chega no horário, é um dos primeiros sempre no treinamento, tem se empenhado e estava ansioso para fazer gols. A quantidade de bolas que ele recuperou hoje foi incrível, e ainda fez o gol de empate. Estamos muito tranquilos."

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/marcelo-chamusca-fica-insatisfeito-com-empate-do-botafogo-mereciamos-um-resultado-melhor.ghtml

Depois do jogo contra o nova Iguaçu, Chamusca sobre o Babi:

"O posicionamento do Babi, em alguns momentos, não é nada trabalhado ou algo que colocamos como mecânica de jogo para a equipe. O que foi estabelecido para hoje era tentar com o jogo de amplitude, explorar o corredor esquerdo deles com o Warley. O que acontece é que em alguns momentos, quando a equipe está na zona de construção, sai uma bola longa para o Warley e o Babi não tem tempo de se colocar na área. Ele é um 9, vai jogar o tempo todo na área.(...)"

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/chamusca-valoriza-virada-do-botafogo-a-forma-como-foi-foi-melhor-ainda-porque-foi-com-superacao.ghtml

O Chamusca não observou a desmotivação no Babi que o presidente declarou...
Entretanto uma coisa me chamou a atenção:

"(...)A quantidade de bolas que ele recuperou hoje foi incrível, e ainda fez o gol de empate. Estamos muito tranquilos."

Recuperou muitas bolas e ainda fez o gol, ou seja, ter feito um gol é um bônus, mesmo o cara sendo centroavante... Deveria ser o contrário: Fez gol e ainda...
E por tentar recuperar bolas, está explicado o fato do Babi chegar atrasado na área...
Disse após o jogo frente ao Nova Iguaçu que "ele é um 9 e vai jogar o tempo todo na área" e na mesma entrevista disse que nas bolas longas o Babi não tem tempo de se posicionar na área...
Hoje elogiou o Babi por recuperar muitas bolas.
O Babi é centroavante, Chamusca?

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Calma, Marcio...vai ficar difícil pra eu pensar em algum tema para discussão amanhã. Hahahaha.
Mas sobre o Babi, é isso: os professores hoje em dia querem centroavantes que venham até a defesa marcar adversários. Se sobrar tempo para tentar fazer um gol, ok. Se não, tudo bem, eles foram importante taticamente. Patéticos.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Foi mal, Rodrigo...
É que não consigo ver essas declarações sem me manifestar... Porra, muitas teorias e o futebol só faz piorar.
Então coloca o Babi de volante! Zagueiro!
Numa dessas, se não for negociado, pode jogar no lugar do Marcelo.
É de desanimar, meu caro.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Sim, Marcio. É para deixar qualquer um maluco. Eu leio ou ouço essas coisas e só sinto raiva desses treineros. E o Chamusca é apenas mais um entre eles. Fraquissimo e mascarado igual.
Abs e SA!!!

Adelson disse...

O ponto é que tudo no Botafogo é uma merda só: Diretoria, jogadores e técnico.
Eu sabia que seria como jogar um clássico. Não conseguimos ficar no G6 do estadual, e tem gente achando que ficaremos no G4 da série B. Alguns ainda não acordaram para a realidade.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Adelson.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Não né lembro das bolas recuperadas pelo Dodô, mas me lembro das belas jogadas e dos gols. Quer dizer que o desempenho do MB é bom em tudo, menos na função principal de um atacante, fazer gols e armar para os companheiros. Futebol muderno!
Parece que para esses treineiros futebol se aprende por simbiose, deve ser o caso do MN.
Para terminar, eu não né desfariado Benevenuto. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, isso...eu queria outros atacantes que sequer saíssem de dentro da área adversária para nada. Ficassem lá o jogo inteiro, preocupados apenas em marcar gols! rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E o pior é ver que tentam vender que a série b será muito difícil, como se as equipes jogassem um futebol de bom nível.
A disputa "acirrada" é pelo baixíssimo nível técnico/tático do futebol nacional...
Um futebol que já produziu inúmeros craques, hoje só tem o Neymar, já com 29 anos, como o mais íntimo da bola, os outros mais próximos são apenas coadjuvantes no cenário internacional.
Quando vejo dizerem das inúmeras dificuldades da série b, o seu tipo de jogo, vejo que há aceitação da mediocridade.
A série b será difícil para o Botafogo por causa da sua própria mediocridade, da sua completa falta de capacidade de organização.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, se estamos com problemas diante de Madureira, Bangu, Nova Iguaçu e Resende, nem quero pensar o que será da série B com Cruzeiro (querendo ou não, tem camisa), Ponte, Vasco (mesmo caso do Cruzeiro), Goiás, Coritiba e outros! rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, fora o Vasco, rival local, não sei como andam os outros integrantes da série b, já que não assisti um único jogo deles.
Entretanto, o jogo que o Botafogo tem apresentado nos últimos anos e mais especificamente em 2021, fará todo e qualquer confronto equilibrado ou difícil.

E vou além, o Chamusca tem feito experiências para tentar encontrar um time titular...
Na minha modesta opinião ele deveria ter definido os titulares, definir o melhor esquema para eles, e conforme o nível de atuação dos jogadores, fazer as devidas trocas e variações. Essa quantidade de trocas não favorece ao conjunto..
Sem debater tecnicamente o jogador, veja o caso do Ronald, foi titular contra o Resende e Moto Clube, quando se contundiu aos 16 minutos de jogo, retornou no banco contra o Flamengo e hoje é reserva...
O Cesinha esteve disponível no brasileiro em 13 oportunidades e em 7 foi a campo, sendo que fez 6 jogos consecutivos, da rodada 33 a 38. Com o Chamusca foi a campo em 2 oportunidades, contra o Resende e Nova Iguaçu.
Felipe Ferreira, Marcinho e outros apresentaram mais futebol do que o Cesinha?
Uma coisa é sacar o Kevin, outra é partir do principio de que todos os contratados são efetivamente melhores do que os remanescentes da temporada anterior.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, mas nem precisamos saber como estão os futuros adversários, pois pelo futebol apresentado pelo Botafogo, é certo que nenhum jogo será simples.
Abs e SA!!!