23/03/21

Explicando o inexplicável








A maior bizarrice do comando técnico do Marcelo Chamusca até o presente momento se encontra na posição de volante.

Tendo o promissor Kayque, ele prefere insistir com o brucutu Zé Welison e o Rickson, que passou o ano passado inteiro emprestado (América/MG e Guarani) sem conseguir vingar e agora passa a ser importantíssimo para o Botafogo:

O treinador tentou explicar:

"- Funcionamos melhor com esse posicionamento. Como tivemos muitos problemas com os volantes durante essa semana, perdemos o Pedro Castro, o Luiz Otávio, o Romildo só será liberado amanhã para começar a trabalhar com bola, a estratégia foi guardar o Kayque para o segundo tempo. Ele entrou muito bem, fiquei muito satisfeito com ele".

Começar com o pior e colocar o melhor apenas na segunda etapa.

Certas decisões estrambólicas só acontecem no Botafogo. 

Eu juro que não consigo entender...
...e nem aceitar.

Aí, no próximo jogo, é capaz dele tirar o Rickson, mas voltar com o Luiz Otávio...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

20 comentários:

Anônimo disse...

RODRIGO, meu jovem e dileto amigo, não adianta se estressar pois faz mal a nossa saúde.
Ninguém é dono da verdade, cada um tem os seus achismos e quem escala é o técnico atual.
Sugestão ao amigo, não tente explicar ou compreender o inexplicável para você.
Repito que BEOCUTAS, até por outros intere$$es, seja na política, futebol, etc.
keep calm, vida que segue, não se aborreça com o que você não tem poder para mudar.
Continuarei na expectativa, aguardando a definição do time que disputará a Série B, o nosso grande objetivo em 20121.
Entenda apenas como sugestão ao amigo. JOTA.

Eduardo Samico disse...

Fala, Rodrigo.
Eu não vi o jogo, mas li vários comentários elogiosos ao desempenho do Kayque, que teria tomado conta do meio-campo. E esse jovem vinha já com boas expectativas, então eu confesso não entender os critérios dos treinadores.

O Luiz Otávio e o Zé Welison, infelizmente, tive o desprazer de vê-los jogando na catastrófica temporada passada com a outrora gloriosa camisa alvi-negra. LO simplesmente não é jogador de futebol. Seu empresário realmente é muito bom ! E o ZW é muito esforçado, mas trata-se de outro perna-de-pau contumaz. Dali não vai sair nada de bom.

Parece que o lateral esquerdo jogou direitinho. Depois de 1 temporada com V.Luis, qualquer um que não tropece na bola e consiga correr e pensar minimamente ao mesmo tempo há de parecer um Marinho !

Para encerrar, o MC talvez devesse aproveitar mais, e melhor, o Matheus Nascimento e o Navarro, pois o Babi já, já acaba saindo.

Ah, e o Rickson... Muito fraco. Vi vários jogos da série B ano passado. O cara era reserva no América MG e tampouco foi titular no Guarani. E quando entrou, e isso eu vi em mais de 1 jogo do Guarani, não jogou rigorosamente nada. É outro que é melhor passar logo adiante que ficar insistindo.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Jota, mas não estou estressado. Apenas constestando uma justificativa do MC, que para mim, é fazer o torcedor de otário! Essa carapuça eu me recuso a vestir. hahaha

Sim, Eduardo. Dessa vez eu vi e gostei dele. Não tem como ele ser reserva de ZW, Rickson e LO. Não mesmo!

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Outra fala do Chamusca:

Tem um ponto que é muito importante pra gente analisar a construção. Estamos fazendo os testes, colocando os jogadores que são contratados e construindo um padrão tático em jogos oficiais. Não tivemos pré-temporada, não fizemos jogos-treino, então na prática teremos essas surpresas em relação às alternâncias de jogar. Eu não sou preso a sistema nenhum de jogo, mas fico preso aos conceitos em cada fase do jogo. Essa experiência está tendo que ser feita com a bola rolando e vai ser assim no Carioca. Nossa intenção é conseguir vencer os jogos, estamos na briga."

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/chamusca-explica-opcao-por-rickson-no-botafogo-possibilidade-de-mudar-a-forma-do-time-jogar.ghtml

Trago este trecho, mais específico, para tratar do tema proposto.
"(...)Estamos fazendo os testes, colocando os jogadores que são contratados e construindo um padrão tático em jogos oficiais.(...)"
Considerando que ele precisa e está fazendo os testes nos jogos oficiais, entendo então que ele "deveria" ter iniciado com Kayque e não com o Zé Wellison, já que quem precisa ser conhecido em jogos de três pontos é o primeiro e não o segundo., que fez 17 jogos na temporada 2020 com a camisa do Botafogo e vem de passagens por equipes conhecidas nacionalmente.
Em tese, iniciar com o Kayque seria o "melhor", pois caso não se estivesse bem no jogo, por ser um iniciante, o Chamusca poderia colocar em campo o "experiente" José Wellison. E escrevo isso sem entrar no mérito de quem é melhor jogador...
Ele foi para o jogo com os volantes Zé Wellison e Rickson e com o Kayque no banco.
E justificou a escolha pelo Rickson:

"A opção pelo Rickson foi tática e não técnica. Com ele eu tinha duas possibilidades de formatação. Poderia utilizá-lo por dentro, com um tripé de volantes, dando mais liberdade pro Warley e pro Marcinho, e também poderia utilizá-lo fazendo o corredor pelo lado direito com Marcinho jogando mais por dentro e próximo do Babi(...)"

E no final terminou com o Marcelo de volante e justificou:

"Como tive problemas com os volantes nessa semana, até tive que usar o Benevenuto como volante no segundo tempo, a estratégia foi de guardar o Kayque, que entrou muito bem no segundo tempo"

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/chamusca-explica-opcao-por-rickson-no-botafogo-possibilidade-de-mudar-a-forma-do-time-jogar.ghtml

Sendo que aos 17 do segundo tempo o meia Ênio entrou no lugar do volante "dupla função" Rickson e o volante Kayque entrou no lugar do M. Frizzo.
Aos 29 do segundo tempo ele sacou o volante Zé Wellison e colocou o zagueiro Gilvan e assim improvisou o Marcelo de volante.
Observem também que justifica que poderia utilizar o Rickson em um tripé de volantes, ou seja, o terceiro no tal tripé citado pelo Chamusca era o Frizzo.
Isso me permite dizer que ele tinha 4 volantes à disposição, 3 que iniciaram o jogo e 1 no banco, Kayque.
Dos três que formaram o tal possivel tripé, Zé Wellison de 26 anos, Rickson com 23 anos e M. Frizzo de 22 anos, um deles não tem condições de terminar um jogo de 90 minutos e assim evitar a improvisação do Marcelo?
Numericamente falando, Chamusca pode ter tido menos volante à disposição, mas as suas declarações em relação ao "tal tripé de volantes" me permitem afirmar que teoricamente ele teve boas opções para a posição e que o improviso se deu por causa das suas substituições.
Em meu comentário após o jogo eu escrevi sobre não ter concordado com algumas substituições, citando especificamente a saída do Rickson e a manutenção até o final do Marcinho, pois achei o primeiro melhor (ou menos pior) do que o segundo.
Não muda rigorosamente nada, mas a fala do Chamusca não me convenceu e parece ter incoerências; o que pode atenuar são os porquês das modificações, caso sejam por motivos que o técnico não tenha controle.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Muito boas observações, Marcio. Isso só comprova que ele tentou se explicar, mas não explicou nada. É muita incoerência.
Abs e SA!!!

Daniel disse...

https://www.fogaonet.com/noticia/serra-macaense-nao-quer-matheus-babi-serie-b-botafogo-fluminense-proposta/

Marcos, Jefferson e Fábio jogaram/jogam a série B. Quem é Matheus Babi perto desses jogadores?
O futebol profissional é que grande demais para o Serra Macaense.
Outra coisa, o Botafogo não precisa comprar percentual nenhum! O jogador tem contrato assinado até dezembro/2021. Até o último dia do ano, por contrato, ele é jogador do Botafogo, e não do SM. Se esse presidente paspalhão quer tirar o jogador do Botafogo antes disso, pague então ao Botafogo os 40% que o clube tem direito em contrato por taxa de vitrine. Se não tem cacife pra isso, que se recolha a sua insignificância e deixe o Botafogo negociar o jogador com os clubes interessados.

Daniel disse...

Espero que a atual diretoria confirme a postura firme apresentada nas últimas negociações.
O contrato de Babi com o Botafogo é válido até 31 de dezembro por empréstimo. Nesse período, o clube precisa dar aval em qualquer negociação.
Em caso de proposta de € 3 milhões, o Botafogo ainda tem a opção de cobrir, pagando os 60% que o Serra Macaense teria direito.
Caso Matheus Babi não seja negociado até o fim do ano, o Botafogo perderá o direito aos 40% de taxa de vitrine.

Rodrigo Federman disse...

Daniel, por mim, enquanto não houver definição desse lance do Babi, eu já testaria o MN. Mas espero que o Botafogo não saia igual doido gastando mais dinheiro com Babi. Não vale tanto esforço.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Lendo o FEBEAPÁ 21 da lavra do M. Chamusca, que o Márcio pacientemente transcreveu aqui para o Cantinho, salta aos olhos o porquê de não haver treineiros brasileiros nos melhores centros futebolísticos do mundo.

Aqui eles vêm com essas falas empoladas e vazias, são tratados como verdadeiras sumidades e dificilmente são confrontados pelos jornalistas. Queria vê-los na Premier League, La Liga, campeonatos italiano, francês ou português.

E não venham com a desculpa da barreira do idioma.

É muita conversinha para o meu gosto.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, eles não têm capacidade sequer para o futebol latino. Quiçá na Premier League ou outros grandes centros! rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é.
Justificar a não utilização do Kayque no primeiro tempo por causa da falta de volantes não se justifica a partir do momento que citou o "tripé de volantes".
E ninguém questiona os porquês das substituições efetuadas e que resultaram na improvisação do Marcelo e, mais ainda, considerando verdadeira a falta de volantes, Chamusca jamais deveria ter sacado o Rickson, que segundo o próprio técnico, joga de volante e faz o corredor.
Em tese, a improvisação do Marcelo era evitável e o aproveitamento do Kayque desde o inicio era possivel.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o que mais me irrita é essa desculpa esfarrapada de reservar jogador para o segundo tempo. Porra, por que não começa com tudo desde o primeiro minuto?
Abs e SA!!!

Adelson disse...

Nos bons tempos, os técnicos costumavam ceder a pressão da torcida quando faziam escalações absurdas, hoje eles preferem a teimosia, arrogância e, principalmente, submissão a interesses difusos. Eles chamam isso de "convicção".

Fatos disse...

O presidente do SM esqueceu que Matheus Babi estava no elenco que rebaixou o Botafogo. Além disso mostra desrespeito total com a instituição.

Sergio Di Sabbato disse...

Eu quase não assisti o jogo domingo por conta do ZW e Rickson como titulares e o Kayke na reserva, discordo totalmente, tem que botar para jogar e entrosar logo esse meio campo, pois ZW, Rickson e LO não dá, ou melhor nunca deu, e esse papo de é "novo" já encheu o saco.
Eu ouvi que o presidente desse clube que nem sei o que significa em termos de futebol a devido a essa proposta do etcd disse que a série b é pequena demais para o Babi, pois eu que vi de centro avantes, Quarentinha, Amoroso, Roberto Miranda, Dé, Dodo, e muitos outros que o MB não amarraria a chuteira digo que o Botafogo é grande demais para o Babi, que é bom para compor elenco, acho que esse garoto MN é mais jogador e deveria se insistir nele. Três milhões de euros pelo Babi, o futebol brasileiro realmente está em estado degenerativo. Abs e SB

Rodrigo Federman disse...

Exatamente isso, Adelson.

Fatos, ninguém respeita mais o Botafogo. Isso é um fato.

Sergio, verdade. Essa história de que é um garoto e tal já cansou. O cara é homem, tem corpo de adulto e salário de empresário. Precisa e deve trabalhar e ser devidamente cobrado como gente grande.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Uma questão sobre o M. Babi:

Em 13/02/2020:

Botafogo monitora Matheus Babi, artilheiro do Campeonato Carioca que estava no Macaé

"Cria do Macaé, Babi recebeu o "ok" para acertar a saída, mas ainda não tem destino certo. O jogador fez acordo para deixar parte de uma futura venda com o clube do interior do Rio. Quem confirmou à reportagem foi o presidente Mirinho, que citou também interesse do Fluminense e de um clube da Coreia do Sul.
- Afastamos porque estava com a cabeça na Coreia. É cria nossa, um garoto muito bom. Liberei para ele fazer o que ele quiser, mas o Macaé terá uma parte quando vender. Já nos ajudou muito, fez cinco gols no Carioca. Deixamos ele seguir o caminho dele - disse."

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/botafogo-monitora-matheus-babi-artilheiro-do-campeonato-carioca-que-estava-no-macae.ghtml

Em 23/02/2020:

Matheus Babi assina com Serra Macaense, mas Botafogo mantém atacante no radar

"Babi estava livre no mercado depois de rescindir com o Macaé, que ainda espera lucrar em uma futura venda. Porém, o Glorioso não pretende gastar muito dinheiro com a contratação, até porque deseja enxugar o plantel.
A contratação é vista como uma oportunidade de mercado e não é prioridade.(...)"

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/matheus-babi-assina-com-serra-macaense-mas-botafogo-mantem-atacante-no-radar.ghtml

Em 03/07/2020:

Botafogo apresenta atacante Matheus Babi: "Vou honrar a camisa o máximo que eu puder"

"O Botafogo apresentou, nesta sexta-feira, o atacante Matheus Babi, que assinou contrato até dezembro de 2021(...)"

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/botafogo-apresenta-atacante-matheus-babi.ghtml

Que avaliação demorada, quase 5 meses!
Sem debater se o Babi é bom ou não, em 13 de fevereiro, segundo as noticias, ele estava livre e o Botafogo não tentou a contratação.
Foram buscá-lo quando estava no Serra Macaense...
Vale observar que da saída do Macaé e o anúncio da contratação pelo Serra Macaense, se passaram 10 dias.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, tudo demorado no Botafogo. Absolutamente normal.
Abs e SA!!!

keven disse...

Chamusca parece que tá perdidinho, já no caso do Luiz Otávio, só pode ser coisa de empresário, porque não tem condições, essa dupla de volantes na minha opinião era pra ser futuramente o Pedro Castro e o frizzo, porque pelo menos a bola não queima no pé.do jeito que estar não sei nem vamos subir pra a série A.
Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Keven, é coisa de empresário, dirigentes e com participação também do próprio treinador no esquema.
Abs e SA!!!