30/03/21

MB: Já merece o banco








Apesar do péssimo jogo contra o Nova Iguaçu, o Matheus Babi ainda parece estar com moral interna. 

Palavras do técnico Chamusca:

"- O posicionamento do Babi, em alguns momentos, não é nada trabalhado ou algo que colocamos como mecânica de jogo para a equipe. O que foi estabelecido para hoje era tentar com o jogo de amplitude, explorar o corredor esquerdo deles com o Warley. O que acontece é que em alguns momentos, quando a equipe está na zona de construção, sai uma bola longa para o Warley e o Babi não tem tempo de se colocar na área. Ele é um 9, vai jogar o tempo todo na área. Hoje trabalhamos com Marcinho pela esquerda, Felipe Ferreira pelo meio e Warley na direita. É uma construção. É natural que em algumas fases do jogo tenhamos algumas dificuldades. Nos próximos jogos a tendência é termos o Babi um pouco mais participativo".

Bom, MC, minha opinião é irrelevante, mas vai assim mesmo: Não existe qualquer plano de jogo quando se depende de Warley para "pensar" e de Babi para fazer qualquer coisa fora da grande área. É desperdício no sentido literal da palavra. 

Se é para ficar nesse tipo de jogo, o pouco que fez o Navarro foi muito melhor do que o Babi. Ao menos ele sabe fazer o pivô e parece ser mais raçudo. 

Repito: Fora da área o MB é uma completa negação. E pelo que (não) vem jogando, acho que já passou da hora de sentar no banco de reservas.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

41 comentários:

Filipe disse...

Queria saber o motivo que não estão usando o Matheus Nascimento. Jogou muito bem na reta final do brasileiro e com Chamusca não entrou nenhuma vez (pelo menos não nos jogos que vi).

Rodrigo Federman disse...

Filipe, deve ser baboseira "professoral" do Chamusca, porque o MN é jovem, blá blá blá. Aí não utilizam no fraco estadual para, no desespero do Brasileiro colocarem em campo no fogo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Muita calma nessa hora... Vamos lá!

""- O posicionamento do Babi, em alguns momentos, não é nada trabalhado ou algo que colocamos como mecânica de jogo para a equipe(...)"

"(...)O que acontece é que em alguns momentos, quando a equipe está na zona de construção, sai uma bola longa para o Warley e o Babi não tem tempo de se colocar na área. Ele é um 9, vai jogar o tempo todo na área.(...)"

Parece haver um conflito nas falas do Chamusca.
Ele diz que o posicionamento do Babi em alguns momentos não é trabalhado, uma mecânica de jogo, e explica que por vezes o Babi não tem tempo de se posicionar na área, quando sai uma bola longa.
Ao mesmo tempo diz que Babi é 9 e vai jogar o tempo todo na área.
Se o Babi em alguns momentos tem uma movimentação que não é predeterminado, está claro que o Babi não joga o tempo todo dentro da área; Não é novidade ver o Babi caindo pelos lados, voltando ao meio campo para "ajudar" na organização (?)...

A questão mais objetiva é que o Babi não consegue se posicionar na área quando sai uma bola longa para o Warley justamente pela falta de uma movimentação predeterminada.
O Babi não pode iniciar a movimentação para se posicionar na área, quando a bola estiver a caminho do Warley., já que não tem velocidade para "acompanhar" o ponta... Na retomada da bola, conforme a disposição da equipe adversária e da sua própria equipe, todos devem ter em mente ,de forma antecipada, como a jogada vai se desenrolar.
E isso é trabalho do técnico!
E uma outra hipótese é que se o Babi não está na área, outro jogador deve ocupar a posição.
Guardadas as devidas e gigantescas proporções, quando o Canhota diz que foi o lançador que foi porque jogou com grandes atacantes, significa que não está falando apenas da técnica pura e simples, está falando de posicionamento e movimentação dos citados atacantes. Os atacantes sabiam quando "pedir" o lançamento e o Canhota sabia quando deveria lançar. Uma combinação perfeita!
E o Babi não tem técnica para fazer o aleatório no jogo...
Daqui a pouco o Chamusca vai adaptar o que o Canhota diz sobre o esquema tático do Botafogo na época do Garrincha. Vai dizer que até a entrada da área tem esquema tático, da entrada da área para dentro da área o esquema é o Babi.
Essas falas do Chamusca mais confundem do que explicam... Espero que no campo e bola as coisas venham a evoluir satisfatoriamente, pois é o que importa.
SA!!!

Sergio disse...

O Matheus Babi não tem mobilidade nenhuma e a habilidade com a bola nos pés é bem fraquinho. Na minha opinião centro avante tem que ter mobilidade tanto para receber a bola quanto para abrir espaços, coisa que no pouco tempo que ficou em campo o Navarro foi mais efetivo, inclusive na jogado do gol contra o NI.
Infelizmente estou mal acostumado em termos de centro avantes, pois vi não só no Botafogo alguns de ponta e, mesmo alguns razoáveis mais efetivos que o MB, acho ele fraco. O pouco que vi achei o Matheus Nascimento mais jogador, se movimenta bem, abre espaços e tem habilidade.
Quanto ao Marcinho, Warley, Felipe Ferreira que o MC comentou as escaramuças táticas, sinceramente, não vi nada disso, a não ser que todos devem ir para o banco. Os que entraram foram mais efetivos. Abs e SB!

James disse...

Matheus Nascimento e Navarro já deveriam estar encorpados no time, pena que utilizam a mesma posicão, mas daí o treinador que é pago pra isso tem que achar um espaço pros dois.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o Chamusca mal chegou e já se tornando rei nas incoerências advindas de falas "supostamente" rebuscadas! hahahah

Sergio, também acho. Se for para o Babi, é para não sair da área. Para fazer pivô, o Navarro (que é fraco) é melhor. Só que eu queria mesmo o MN testado desde o início. E na função de centroavante.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

E vão emprestar o Marcelo para o Fortaleza.

Obviamente o Marcelo não está em fase para ser titular, mas não sei se o melhor seja o empréstimo.
Os outros zagueiros disponíveis, segundo a página oficial do clube, são: Carli, Gilvan, Kanu e Sousa.
O Chamusca após a derrota para o Flamengo, quando questionado sobre as falhas do Marcelo, disse:

"Nós hoje tínhamos quatro opções para o setor, os dois que jogaram, o Gilvan e o Ewerton, que é um garoto da base. Com a ausência do Sousa e a não-regularização do Carli, a gente tem poucas opções para o setor.(...)"

Se no jogo em que não pode contar com o Carli e Sousa ele reclamou das poucas opções e inclusive levou um jovem, Ewerton para o jogo, me parece estranho aceitar facilmente a liberação de um jogador do setor.
Ainda mais que o Carli é uma absoluta incógnita enquanto jogador; já expliquei o porquê das minhas desconfianças em um Post anterior.
Vale lembrar que o Chamusca até improvisou o Marcelo de volante no decorrer do jogo frente ao Vasco.
O fato do Marcelo não jogar um futebol para ser titular, considerando a disponibilidade de elenco, não significa que precisa ser rifado.
Ele falhou muito e isso não se discute, mas técnico algum pensou em mudanças... São tão responsáveis quanto o jogador. O próprio Chamusca poderia ter dado um "descanso" para o Marcelo e não deu.
Inclusive o defendeu após o jogo contra o Vasco:

"Eu acho que o Marcelo, se eu não me engano é o sexto jogo dele comigo. Nos quatro anteriores, com exceção do Vasco. E eu não sei se é justo colocar na culpa do atleta um lance que originou o escanteio. Não estou querendo defender o Marcelo, mas querendo ser justo."

Se o Chamusca não considerou os jogos do Marcelo em 2020 e assim o manteve titular, tanto que citou " o sexto jogo dele comigo"; não será "justo" admitir o empréstimo agora levando em consideração a citada temporada 2020.

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/apos-derrota-do-botafogo-para-o-flamengo-chamusca-alerta-vamos-precisar-evoluir.ghtml

https://www.botafogo.com.br/futebol/elenco.php

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

James, mas se são melhores, precisam jogar e terem a preferência. Não dá para ficar insistindo com MB.

Marcio, eu ainda acho que o Marcelo vive uma fase ruim, mas tem bola. E não me desfaria dele.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO e amigos, vejo o CB todos os dias mas não tenho postado, pois não tenho mais paciência para ver tanta idiotice de jogadores e treinadores, não só no nosso BOTAFOGO mas na maioria dos clubes.
As negociatas proliferam com o aval de dirigentes e dos próprios "treineiros", que não querem perder seus "GORDOS SALÁRIOS".
Hoje não resisti, pois é incrível que o MB seja titular absoluto e que esteja sendo disputado (????) por vários clubes brasileiros. Esse "poste" não serve nem para ser reserva, do reserva, do reserva. JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, tô contigo. No máximo, opção de banco....e para série B.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Quem teve a sorte e o privilégio de ver o Canhota jogar vai entender o que o Márcio escreveu. O lançamento acontecia porque havia movimentação dos homens de frente que puxavam a marcação e havia espaços para a penetração.
Ao vivo se percebe melhor essa dinâmica, pois muitas vezes pelo vídeo vemos apenas o final da jogada e não a totalidade de sua construção.
Vendo o vídeo completo da final de 58, nunca havia me dado conta que o gol de Pelé dando um lençol no adversário se origina de um lançamento magistral do mestre Nilton Santos que coloca no peito do craque.
No Botafogo dos bons tempos mesmo depois do Gerson cansei de ver deslocamentos que confundiam a defesa adversária, e isso com vários jogadores, Mendonça,PC Caju, e entros clubes como por ex. o Rivelino, e muitos outros jogadores, para não me estender muito no assunto. Os times do Botafogo dos últimos anos, salvo raras oportunidades, é um time estático. Não tem bom meio campo e ainda os atacantes que tem pouco se deslocam, aí a coisa fica muito difícil. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, sim. Tanto que, em vários momentos, o Frizzo iniciava a jogada e abria as mãos tipo "porra, alguém se desloca, pede a bola...".
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sérgio, e eu nem tive a oportunidade de ver o Canhota em campo...

Aliás, já que o assunto é o centroavante M. Babi, não sei o motivo que no Botafogo pouco se fala de Carlos Antônio Dobbert de Carvalho Leite, o segundo maior artilheiro da história do clube, campeão carioca em 1930, 32, 33, 34 e 35. Também foi médico e técnico do clube.

Voltando ao mais especificamente ao Post, pela primeira vez na vida leio sobre o centroavante não ter tempo de se posicionar na área, quando a bola chega ao ponta... A reclamação mais "normal" era de que o centroavante não faz gol porque a bola não chega ou chega de forma errada.

Jamais assisti ao Dinamite chegar atrasado na área, Careca, Romário, Baltazar, Reinaldo (o melhor que vi), Nunes, Claudio Adão.
E tinha cruzamento pelas pontas direita e esquerda.
Ainda dizem que o futebol hoje é mais dificil.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, fiquei abismado com isso também. Se o centroavante não teve tempo de se posicionar na área, pergunto: Será que o cara realmente é um centroavante? rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, posso estar enganado, mas não é tão difícil de explicar esse absurdo.
Uma outra hipótese:
O centroavante nessa porcaria de futebol moderno recebe a incumbência de marcar o volante adversário e faz isso até praticamente a intermediária defensiva.
Como está mais preocupado coma marcação do que com o que deveria ser a sua primeira obrigação, fazer gols, não está com o pensamento voltado para o ataque.
Em uma bola longa, ele tem de percorrer 70, 80 metros... Fica complicado.
O mesmo vale para os pontas atuais auxiliares de laterais. O cara desce para marcar, uma, duas e na terceira está no bagaço.
E o Chamusca, qual providência irá tomar, pois isso é muito bizarro.
SA!!!

Sergio disse...

Reinaldo do Galo foi o melhor centro avante que vi jogando, e olha que vi muitos craques dessa posição. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Isso, Marcio. Centroavante hoje tem que voltar para marcar adversário e esquece a função principal: Marcar gols.

Possa crer, Sergio. Dos atacantes técnicos, eu sempre vou destacar o Dodô. Diferenciado demais.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Dodô foi um dos melhores que vi, jogava muito. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Demais, Sergio.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

78 minutos em campo desde que MC assumiu.

Fatos disse...

Não engraxaria a chuteira do Romário ou do Careca. Ou do Van Basten.

Fatos disse...

Saem Marcelo e Warley, entram Gilvan e Marco Antônio.

Douglas Borges
Jonathan
Gilvan
Kanu
PV
Kayque
Matheus Frizzo
Felipe Ferreira
Marco Antônio
Marcinho
Matheus Babi

Ricardinho relacionado pra partida.

Marco Antônio pode jogar pela beirada num 433 ou pelo meio num 442.

Por que Marcinho continua titular tendo Ênio e Ronald de opções?

A hora do Matheus Nascimento vai chegar, espero que seja posição dele (9) e não entre com o time perdendo o jogo.

Fatos disse...

Ah, esqueci. Zé Wellison fora dos relacionados pra partida. Praticamente fechado com o Sport.

Rodrigo Federman disse...

Fatos, o problema é sair Marcinho e entrar Ronald, Warley ou Ênio. Precisamos de bons atacantes urgentemente.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Esse Marcinho parece ser bem fraquinho e, pior, sem disposição...
Saiu um sem disposição e trouxeram um substituto.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, pra mim, já deu tempo de notar quem pode render algo (Frizzo, por exemplo) e quem é ruim (Marcinho).
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Felipe Ferreira, Marcinho e Babi é a senha para eu não perder meu tempo no proximo jogo. Abs e SB!

Fatos disse...

Concordo contigo, esses jogadores estão a anos-luz da tradição de grandes atacantes do Botafogo. Mas entre os que estão no elenco, creio que Ênio e Ronald (até Warley) apresentaram mais que o Marcinho, que até agora não vi futebol para manter essa titularidade absoluta, jogando aberto ou pelo meio.

Rodrigo Federman disse...

Fatos, realmente o Marcinho é péssimo.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, desanima mesmo.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Terça feira de faxina no clube. Cinco jogadores a menos.
2 dos 4 maiores salários do elenco (Kalou, Gatito, Marcelo e Cavalieri) estão de saída do Botafogo: Kalou (rescisão com pagamento de cerca de 1,5 milhões) e Marcelo Benevenuto (empréstimo pro Fortaleza com opção de compra de 50%). Podiam liberar também o Cavalieri, creio que Douglas Borges (e eventualmente em caso de suspensão, Diego Loureiro) dão conta do recado até a volta do paraguaio.
Rafael Forster teve sua saída oficializada e se apresentou ao Juventude. Zé Welison está por detalhes pra assinar com o Sport, nem foi relacionado pro jogo de amanhã. E Matheus Babi provavelmente fará sua despedida contra o Madureira. O Serra Macaense tem duas propostas oficializadas sobre a mesa, de FluminenC e Athletico, e sem duvida aceitara uma delas.

Rodrigo Federman disse...

Fatos, essa merda de Babinem deveria mais ser relacionado.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Agora sem marcelo benevenuto, companheiro dele, tá na hora de sair.
Tô com Rodrigo não colocaria amanhã no jogo


Mamá

Marcio disse...

Se o Douglas borges mantiver o nível de atuação, tem de ser mantido titular
A última vez que o Gatito defendeu o Botafogo foi em 23 de setembro, contra o Vasco pela Copa do Brasil.
Depois disso foi jogar pela seleção do Paraguai e o resto da história todos sabemos, está até hoje sem jogar, ou seja, 6 meses.
Pelo tempo que está fora de combate, não é mais desfalque.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Mamá, pois é! Nego trata apenas o Marcelo como baladeiro e irresponsável....esquecem, porém, que o MB era companheiro assíduo nas noitadas.

Marcio, mas assim que estiver liberado (recuperado), o Gatito tem saldo e merece o benefício da dúvida. Em minha opinião, a titularidade é dele, mas com o Douglas de sombra (já aprovado).

Abs e SA!!!

Unknown disse...

E vcs viram o comentário do presidente falando sobre o Babi?
Cara q lá é casa de mãe Joana todo mundo sabe,mais falar isso publicamente é cara de pau...disse q o Babi nao vai ficar,que o outro clube quer vender e o jogador está muito desmotivado ..
Sim,mais ele sabe de tudo isso e porq ele ainda é relacionado?
E porq ele ainda é titular absoluto msm s apresentar nada e muito desmotivado?
Não tem como entender,entra e sai direção e nada muda...em um clube sério esse Babi nem no banco estaria mais..e se eles não vendessem ficaria encostado o resto do ano inteiro.
Quem é Babi?
O Botafogo sacaneia ele msm.. incrível...
Abraço aos amigos..
Ass - Evison

Rodrigo Federman disse...

Evison, eu vi. Patético. Não adianta contratarem um CEO se a presidência do clube continuar sendo formada por amadores.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

No caso do Babi e de outros jogadores do passado recente, trata-se do famoso "dar o exemplo" ... não só para o próprio Babi como para outros jogadores e para o público externo. Tem contrato, está sendo assediado por outros clubes e está desmotivado? Cumpra-se o contrato até o fim e vá para o banco de reservas até a motivação aparecer. O Botafogo pode perder no curto prazo, mas ganhará no longo, pois isso servirá de exemplo para os demais jogadores e demais clubes.

AC

Rodrigo Federman disse...

AC, eu deixaria ele pastando Marechal Hermes.
Abs e SA!!!

Salomon disse...

Rodrigo, o tal CEO já está há duas semanas no clube, recebendo um bom salário, com certeza, e até agora não ouvimos sua voz.

Rodrigo Federman disse...

Salomon, deve ser tanta sujeira para analisar primeiro, que entendo a situação dele.
Abs e SA!!!