01/04/21

Lenga-lenga










Palavras (tentando justificar outra partida ruim) do técnico Marcelo Chamusca, após o empate de ontem:

"- O entrosamento só vai acontecer com o tempo e a sequência de jogos. Esse é o trabalho principal do treinador: encontrar o encaixe das peças para que a gente possa ter um entendimento melhor entre os jogadores e acabar melhor as jogadas".

Não, Marcelo...

O que um treinador de verdade precisa fazer de imediato é escalar os melhores (no caso do atual Botafogo, os "menos piores"), sem panelinhas (como a sua!) e montar o esquema de acordo com a característica do grupo, sem tentar impor um jogo para atletas que não têm capacidade para tal.

Enquanto continuar com esse "palavreado professoral de quinta categoria", panelinha e achando que aqui é filial do Cuiabá, você estará errado. 

Sempre errado!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

27 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
E pensar que o atual presidente quer mantê-lo até o final do seu mandato.....
Pela posição do Botafogo, no fraquíssimo Carioca, não resta dúvida que a intenção do presidente é preparar desculpas pelo fracasso.
A série B revelará essa panelinha.
Por falar nisso, cadê o novo diretor de futebol e o CEO ?
Não vão se pronunciar ?
Acho que tb já aceitaram que o clube virou time pequeno.

Adelson disse...

Esse cara teria meu respeito se dissesse zangado: "Meu time jogou uma partida de merda, tenho que tomar providêncuas".
Esse palavreado nojento, típico de treinador perdido é intolerável. Vá catar coquinhos!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, e se não estou enganado, o contrato dele foi assinado até o final de 22.

Fecho contigo, Adelson.

Abs e SA!!!

Pedro disse...

Rodrigo respeito sua opinião mas discordo totalmente. O técnico está em início de trabalho sendo que boa parte dos jogadores foi contratado nos últimos dias. Como ele vai saber quem são os melhores tão rapido?

O elenco do Botafogo foi totalmente reformulado e leva um tempo para encaixar as melhores peças e observar quem está chegando e dar um padrão mínimo em campo. Críticas vazias não ajudam em nada.

Se o Botafogo não precisasse todo ano contratar um elenco inteiro conseguiria manter um padrão técnico mínimo mas todo ano chega uma barca de jogadores novos e saem outros tantos. Como formar um time em 1 mês? Muito difícil, é preciso dar tempo ao Chamusca para ai sim criticá-lo.

Do ano passado sobraram 1 ou 2 titulares, não que achasse que a maioria deveria permanecer, pois a maioria ali não tinha o mínimo para vestir o manto sagrado, mas o time é outro. Jogadores diferentes, proposta de jogo totalmente diferente, leva um tempo para adaptar e começar a render. Criticar agora com todo respeito é burrice.

Rodrigo Federman disse...

Pedro, vários desses jogadores já foram indicados por ele. Além disso, desculpe, mas se uma pessoa é treinador profissional e vive do futebol, é obrigação dele conhecer os jogadores de cabo a rabo dos principais clubes. Respeito a opinião do amigo, mas comigo, essa balela (que eles tentam emplacar) não cola.
Abs e SA!!!

RICARDO SOUZA disse...

14 jogadores da última temporada saíram do elenco:

Saulo
Helerson
Rafael Forster
Marcelo Benevenuto (empréstimo)
Victor Luís
Caio Alexandre (vendido por 19 milhões)
Rentería
Cícero
Éber Bessa
Bruno Nazário
Lucas Campos
Kelvin
Angúlo
Pedro Raul (vendido por 10 milhões)


12 "reforços" chegaram até o momento:

Douglas Borges (contrato 1 ano)
Jonathan (contrato 1 ano)
Gilvan (contrato 1 ano)
Joel Carli (contrato 2 anos)
Pedro Castro (contrato 1 ano)
Matheus Frizzo (contrato 1 ano)
Felipe Ferreira (contrato 2 anos)
Ricardinho (contrato 1 ano)
Marco Antônio (contrato 1 ano)
Marcinho (contrato 1 ano)
Ronald (contrato 2 anos)
Rickson (voltou de empréstimo)


4 jogadores renovaram:

Luis Otávio (até MAI/21)
Kayque (até MAI/21)
Romildo (até DEZ/23)
Guilherme Santos (até DEZ/21)


3 são especulados também:

Jonathan (L do Athletico Paranaense)
Welington Paulista (A do Fortaleza)
Welington Rato (M do Atlético-GO)

Sergio disse...

Realmente entrosamento em futebol leva tempo, mas se voltarmos um pouco veremos que mesmo sem grandes jogadores, embora melhores que esses atuais o Levir Culpi já apresentava sinais de um esquema e princípio de entrosamento. E o que falar do Cuca, logo no início já se via algo em termos técnicos e táticos.
Voltemos no tempo. Pela enésima vez vou falar do time de 89, que era praticamente o mesmo de 88, mas o que aconteceu em 88 e em 89? Simples, uma diferença de abordagem tática e melhor aproveitamento do que tinha no elenco. E um detalhe importante: o Valdir Espinoza não pediu nenhum reforço.
Tudo bem que hoje são outros tempos e o elenco com raras exceções é muito fraco, mas mesmo com elencos fracos é preciso saber o que tem em mãos e que esquema montar, mas parece que esses treinadores atuais encasquetam um esquema na cabeça e o insistem nele mesmo que não tenham jogadores para tal.
Caramba, o time de 93 campeão da CONMEBOL era terrível, mas tinha proposta de jogo, mas sobretudo coragem. Era um time de altos e baixos, mas lutava e tinha um treinador que entendia das 4 linhas, podia não ser um gênio como técnico, mas foi campeão também pelo Flamengo. Saudades do grande Capita.
Hoje vivemos não só uma escassez de bons jogadores mas sobretudo de treinadores. Falam muito e não dizem nada e são de uma incoerência sem tamanho.
No caso atual do time do Botafogo, insistir com Felipe Ferreira, Marcinho, Babi, principalmente esses 3, sabe quando vai conseguir entrosamento? Não vai, porque quem é ruim não agrega, estrago o possível entrosamento. Daqui a pouco o MC vai Barrocar em falar em homeostase, aí vai ser flórida. Abs e SB!

José Pinto disse...

Já querem sacrificar o treinador? Eu discordo, pois o Botafogo continua contratando mal. Esses jogadores que chegaram, com excessão de alguns, eram reservas em seus times da série B. Querem o quê, que o treinador faça milagre?

Rodrigo Federman disse...

Pois sim, Ricardo. Sem essa de elenco todo novo. Muita frescura no futebol moderno.

Sergio, mas entrosamento também só aparece quando existe um time minimamente aceitável. Nesse que o MC tem insistido, nem o tempo dará jeito.

José, eu queria ter ser "sacrificado" assim, ganhando um salário de 3 dígitos e paciência eterna da minha chefia e de alguns clientes, por exemplo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

O entrosamento vem com o tempo e a sequência de jogos...
Entretanto não penso que o trabalho do treinador apenas é encontrar o encaixe das peças para haver um entendimento melhor.
O trabalho do técnico é encontrar o melhor esquema de jogo que beneficie as qualidades e minimize as deficiências dos melhores jogadores, não dá para "permitir" que o técnico a reboque do seu esquema predileto fique procurando o jogador que o atenda.
O que falta ou faltou foi determinar de imediato o time titular, considerando os jogadores disponíveis, e depois trabalhar para a melhora do coletivo, seja adaptando o esquema aos jogadores e/ou substituindo nomes.
Não tem tempo para treinar, já alegou... Os jogadores reservas que quase não entram em campo ou jogam apenas 20, 25 minutos de jogo não podem treinar forte no dia após os jogos? Ou vão para o descanso?
SA!!!

JorgeFS disse...

Desmontando o circo velho, estão, só nos resta saber como vão montar o novo circo com essa lona tão curta e estreita!

Rodrigo Federman disse...

É exatamente isso, Marcio.

Jorge, se chover, inunda.

Abs e SA!!!

Adelson disse...

Milagres ele não pode fazer, mas o trivial pode: Parar de falar bobagens e repetir os mesmos erros, assumir que o time está jogando uma merda atrás da outra, demonstrar que está bravo com os horrores em campo e cobrar reforços dignos. Se ele ficar o ano todo com essa conversa mole, em poucas rodadas na série B ele voltará para o Cuiabá.

Rodrigo Federman disse...

Concordo de novo, Adelson.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

A questão é para mim muito simples. A diretoria está cometendo os mesmos erros do ano passado. Qual era a situação dos jogadores contratados até o momento?
Douglas Borges (contrato 1 ano)
Jonathan (contrato 1 ano)
Gilvan (contrato 1 ano)
Pedro Castro (contrato 1 ano)
Matheus Frizzo (contrato 1 ano)
Felipe Ferreira (contrato 2 anos)
Ricardinho (contrato 1 ano)
Marco Antônio (contrato 1 ano)
Marcinho (contrato 1 ano)
Ronald (contrato 2 anos)

O Matheus Frizzo é do Grêmio e estava emprestado para o Vitoria ano passado. Neste ano nem Vitoria e nem Gremio o quiseram. Marcinho, emprestado pelo Cuiabá para o Goiás, time rebaixado. Se for verificar cada um deles, vai ver que dessa lista de reforços não sai nenhum jogador bom, no máximo bonzinho.

AC

Fatos disse...

Saíram 14 mas podem sair mais uns 9 ou 10 ainda, Kevin, Barrandeguy, Cascardo, Rhuan, Davi Araújo, Kalou, Luis Otávio, Rickson, Lucas Barros, Lecaros...

Fatos disse...

Tem me chamado atenção a demora do Marcelo Chamusca para fazer substituições. Foi assim contra o Nova Iguaçu, e também contra o Madureira, onde era necessário mexer no intervalo, pois estava perdendo de 1 a 0. Levou ainda pouco mais de 15 minutos, quando então o time começou a jogar. No fim, faltou tempo para virar o jogo

Rodrigo Federman disse...

Sim, AC. E repetindo o mesmo erro de várias contratações...não necessariamente reforços. Novos Eber Bessas e Kelvins da vida.

Fatos, demora e só muda da mesma maneira, as mesmas peças. Limitadíssimo.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eu pensei que o MC poderia fazer alguma coisa diferente, mas vc vê que é mais do mesmo.

Não adianta entrar com Felipe Ferreira e Marcinho se ele sabe que terá que trocar no segundo tempo. O time é mal treinado e não tem organização nenhuma. Esse time não pode jogar com 3 atacantes, há quanto tempo estamos falando nisso?!


Até onde eu sei, quase todos os contratados foram indicações dele, creio que ele conheça todos que pediu.

O mínimo que se espera desse time é jogar organizado e com raça, pois fraco sabemos que ele é.

SA...André

Rodrigo Federman disse...

André, sim...e esse novo lateral esquerdo vindo do Vitória foi mais um pedido dele. Tenho um amigo rubro-negro baiano que está agradecendo até agora.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Estão dizendo que o Serra aceitou a proposta do Fluminense.
o negócio é que a parte em dinheiro que cabe ao Botafogo, o Fluminense quer abater o valor.
Vai oferecer quem?
Quem o Botafogo vai pedir?
Em quais condições os jogadores virão?
Sei não...
SA!!!

Sergio disse...

Sou da mesma opinião que o Márcio, sou contra contratações indicadas pelo treinador, geralmente vira peixe e nunca é lá grandes coisas, salvo raríssimas exceções.
Em 71 quem contratou foi o Custo Toniato, idem o Emil em 88. Quando o treinador sai o clube é obrigado a ficar com as barangas indicadas. Recordando as dragas recentes do Autuori: Foster, Renteria, Cascardo e outros perebas. Abs e SB!

Fatos disse...

Espero queimar a língua, mas esse lateral esquerdo é uma contratação "a la Comitê", tipo aquela do Kelvin (uma aposta baratíssima, se der certo, é um achado, se der errado não tem problema, é metade do preço de fulano).
O cara não serviu pra compor o elenco do Vitória, vai ser útil ao Botafogo??

Rodrigo Federman disse...

Fatos, assim como vários outros também contratados por essa nova gestão.

Marcio, já fizemos papel de trouxa escalando o cara ontem...faremos um papel ainda maior nessa negociação. Anota aí.

Sergio, também sou totalmente contra. Os caras vão embora e os encostos ficam. Vide o caso recente do Forster, pedido pelo Autuori e envolvido em uma péssima negociação com o Ludogorets.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Tomara que essa novela Babi acabe logo, tomara que saia do Botafogo. Essa novela mostra o nível a que chegou o futebol brasileiro: clubes querendo o Mateus Babi, um centro avante que não sabe matar uma bola, péssimo passador, lento e a maioria dos gols que faz são óbvios.
Sou do tempo em que centro avante tinha que saber jogar bola além naturalmente fazer gols. Abs e SB!

Marcio disse...

O interessante é que o Caio Alexandre, logo assim que apareceram rumores de negociação, não mais jogou. No oficial era que estava lesionado. Mas pertencia ao Botafogo!
Já o M. Babi que não pertence ao Clube e a taxa de vitrine é de 40%, se não estiver enganado, jogou todas as partidas, mesmo com tantos rumores de negociação e o presidente do Serra dizendo que a série b era pouco para o Babi.
O presidente disse que o Babi estava desmotivado, o técnico elogiou a postura... Devemos acreditar em quem?
E o pior é que o Chamusca diz que não tem tempo de treinar e não procedeu a efetivação de outro atacante no lugar...
Fala sério!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, quem o contratar vai pagar caro e não vai ter retorno. E que saia logo para, quem sabe, abrir brecha pro MN.

Marcio, são todos mentirosos natos.

Abs e SA!!!