28/04/21

Sempre a mesma coisa


 








O lateral Jonathan falou sobre a importância do tempo que o elenco terá até a estreia na Série B:

"- O professor terá longas semanas para trabalhar, implantar a filosofia com a qual ele gosta de jogar. E cabe a nós, atletas, fazer o nosso melhor no dia a dia para que a gente possa chegar à competição principal que vai ser muito difícil, a Série B, aptos a ser um time bem competitivo".

Eu juro que sinto falta de repórteres que também saem do senso comum. Por exemplo, adoraria perguntar ao Jonathan, logo após ele encerrar a fala acima: "O que você entende por 'filosofia de jogo'? E qual é a que mais prefere?"

Só para ver se ele (e na verdade, 99% dos jogadores brasileiros) sabe responder algo fora do discurso pré-decorado e padronizado.

Voltando ao tempo de preparação...

Nossa estreia na segundona será dia 28 ou 29 de maio. Ou seja, temos mais um mês para arrumar bastante coisa. Mas alguém realmente acredita em melhora tática ou técnica com esses jogadores? Alguém realmente acredita que vai mudar algo?

É capaz deles ficarem discutindo a respeito da "filosofia, maturação e mecânica" do "professor".


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

18 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Só acredito que eles terão bastante tempo para arrumarem mais desculpas.
E o treineiro vai continuar colocando um time diferente em cada jogo, deixando os peixes, e esperando a maturação e mecânica até não ter mais jeito.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, o problema no Botafogo é que quanto mais tempo eles têm, pior ficam. Nunca vi igual.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Com certeza, até nas desculpas.

Chico da Kombi disse...

Se começar a segundona tropeçando contra o Vila Nova, o mecânico e seus ajudantes já tem o discurso pronto: o longo tempo sem jogos oficiais prejudicou a mecânica de maturação dos craques.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Ricardo.

Chico, bem provável! E pedirá mais um tempo para maturar a filosofia de trabalho.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Salve, Rodrigo e amigos.

Rapaz, você tocou em um ponto chave e que com frequência me ocorre: "sinto falta de repórteres que também saem do senso comum".

Bingo !

Quando leio essa bobajada que esses "profissionais" cospem nas entrevistas, sempre penso que se tivesse repórter, repórter mesmo, era o momento de replicar com alguma outra pergunta -como as que você mencionou, Rodrigo- que deixaria evidente a falta de sentido dessas falas vazias e a total incompreensão da "filosofia de jogo".

É triste. São pessoas, em sua esmagadora maioria, iletradas, com parco vocabulário e capacidade cognitiva reduzida. Os mais antigos do Cantinho lembramos dos tempos em que não havia tv a cabo, nem transmissão dos jogos de futebol ao vivo na tv. O que tinha era o rádio, as entrevistas ao fim do jogo, rápidas, rasas, muitas vezes cômicas. Os caras, lamentavelmente, não têm capacidade de expressão. E tenho cá as minhas dúvidas se conseguem entender a dinâmica do jogo.

Algum amigo aqui do Cantinho, não lembro quem foi, observou as orientações do chamuscante treineiro em uma daquelas pausas dos jogos. Era um tal de "vâmu lá", "chuta, chuta", uma piada ! E nas entrevistas, vamos de mecânica quântica, construções filosóficas, um sem número de platitudes.

O 7 a 1 não foi obra do acaso.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Exato, Eduardo. Faltam também, bons profissionais na imprensa esportiva. Nas próprias coletivas atualmente no Botafogo, dá para contar no dedo aqueles que colocam questões relevantes e/ou tiram o Chamusca da zona de conforto. E isso porque parece que o próprio clube escolhe os influencers que perguntarão. Dá impressão de jabá. Sempre os mesmos.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

O que eu percebo é que o time não tem filosofia de jogo e muito menos o treinador. Além disso eu tenho a ligeira impressão que esses caras não treinam, e não é de hoje, pois há uns dois anos vejo o time parecendo um cata cata ou um par ou impar, tipo pelada, e no vestiário o "professor" distribui as camisas.
Mais grave, não vejo uma jogada ensaiada no time há anos e outra coisa que chama a atenção é que quanto mais tempo o time fica parado supostamente treinando, ele piora muito. Torço muito para que esse time se acerte, mas não confio muito que vá se acertar, tem muitos perebas no elenco e não tem como o setor de criação do time -o meio campo- possa melhorar. Tá feia a coisa. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, resumo: Esse time não tem/faz nada.
Abs e SA!!!

JorgeFS disse...

O que me deixa aflito é que, se acostumar com os treinos e a "filosofia " do "professor" é cheguem no B com a preguiça dos treinos, já vi esse filme várias vezes aí mesmo

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Jorge.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

"(...)implantar a filosofia com a qual ele gosta de jogar(...)"
Ele deveria implantar a filosofia que melhor aproveite as qualidades e minimize os defeitos dos seus jogadores.
Entretanto, pelo que observei dos jogos do Botafogo, Chamusca não tem filosofia de jogo preferida e nem faz ideia de qual a melhor filosofia para os jogadores disponíveis. O time do Chamusca é um bando completamente desordenado em campo.
E mais especificamente sobre o Jonathan, está claro que é um lateral que joga melhor ou menos pior defensivamente do que ofensivamente; assim, deveria chamar o "professor", como se referiu ao Chamusca, e avisar que não precisa que o "extremo desequilibrante" que joga por aquele lado não precisa descer tanto para ajudar na marcação.
É incrível como esses jogadores são incapazes de debater com o técnico sobre essa tal filosofia de jogo.
O time levou porrada a 3x4 e não teve um único camarada para tomar a iniciativa de falar para o Chamusca que não estava bom o time, que tinha muitas mudanças.
Não teve um De Rossi nesse time para bater de frente com o professor.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, esperar jogadores que sejam inteligentes fora e dentro de campo nesse Botafogo? Quem dera.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Essa é uma boa iniciativa.

Botafogo anuncia parceria para reformular programa de sócio-torcedor

"O Botafogo anunciou na manhã desta quarta-feira uma parceria com o objetivo de reformular seu programa de sócio-torcedor. A FENG, empresa que atua no mercado esportivo nacional e internacional, foi a escolhida no processo de seleção(...)"

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/botafogo-anuncia-parceria-para-reformular-programa-de-socio-torcedor.ghtml

SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, de fato isso é complicado nesse Botafogo.
Entretanto, essa situação parece ser quase que universal; observe que os jogadores sempre dizem que estão para ajudar... Declaração para se isentarem das consequências.
O Rivellino já relatou que quando o Zagallo disse que iria "escalá-lo" como titular e na ponta esquerda na Copa de 70; respondeu que não era ponta e que tinha o Edu, que jogava muita bola. (Edu foi titular nas eliminatórias com o comando do Saldanha)
Foi preciso o Zagallo explicar o que desejava, para que o Rivelino "aceitasse".... O Edu era aquele ponta de ir no fundo, ofensivo até a alma, e Zagallo já gostava do ponta que viesse no meio campo, como ele mesmo fez por toda a carreira. E assim Rivelino foi escalado.
O Rivelino estava ganhando a titularidade em uma Copa do Mundo e questionou... Esses caras do Botafogo só fazem perder e perdem completamente calados.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Muito interessante essa parceria, Marcio. Espero que agora façam um produto interessante ao torcedor.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não tenho mais saco pra : ver mesas redondas sobre futebol (de qq canal que seja)’ idem pra ver programas “esportivos”, pra ler colunas/opiniões de “entendedores/comentaristas” de futebol, de assistir jogos de futebol nessa desgraça de pais (só assisto os europeus), não assisto/vejo fotos de jogadores de futebol, enfim, deletei tudo isso nos últimos 12 meses e não sinto falta alguma.
Sobre jogadores amebas/protozoários de um único e defeituoso neurônio, esses então, quaisquer que sejam, inclusive, do Botafogo já os deletei totalmente do meu campo.
Destes to jogador de futebol (especialmente os dessa desgraça de país
).
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Pai, sim...pouco se tira de útil em 99% dos jogadores/treinadores e 90% da imprensa esportiva.
Abs e SA!!!