02/04/21

Só no Botafogo mesmo!


 







Apesar de ter sido lançado no fogo (fora da sua posição de origem) e com o rebaixamento consolidado na reta final do Brasileirão, o Matheus Nascimento mostrou personalidade e terminou a temporada enchendo a torcida de esperança por, enfim, termos a real possibilidade de um jogador diferenciado surgindo da base alvinegra.

Virou o ano, mudou o treinador e o MN simplesmente foi esquecido pelo novo professor, Marcelo Chamusca, que justificou com seu "ar professoral de quinta categoria":

"- Matheus Nascimento é um excelente jogador, com um potencial extraordinário. Tenho gostado muito dele, pela idade tem um nível de maturidade muito alto, bom poder de finalização, movimentação, mas ainda está maturando. Temos que ter muita calma com esse processo de maturação".

Pronto, o nobre Chamusca deve ter aprendido o significado de "maturar" recentemente, achou a palavra bonita e complicada e agora resolve repeti-la a exaustão, tentando justificar o injustificável, afinal, se o o Matheus tem potencial extraordinário, bom poder de finalização e movimentação...o que faz esquentando o banco de reservas durante 90 minutos de todos jogos no fraco campeonato estadual?

O ex-zagueiro (e ídolo) Gonçalves está com a torcida botafoguense e é mais um que não entende o pouco aproveitamento do atacante:

"- Eu gostaria de poder ver mais o Matheus Nascimento em campo. Pelo que ele demonstrou no Brasileiro, merecia ter mais minutos neste início de Estadual. O Chamusca falou de maturação, da qualidade do jogador, mas não está colocando ele para jogar. Tem torcedores do Botafogo que estão na bronca em função da falta de oportunidades dadas ao Matheus Nascimento".

Exatamente isso, Gonçalves!

E me impressiona a diretoria, ciente das qualidades (e potencial de mercado) do MN - e das limitações técnicas gritantes do Babi e Navarro -, ficar calada vendo o jovem ser a terceira opção em um time fraquíssimo.

Óbvio que o próprio Matheus pode não vir a ser o que imaginamos, mas repito o que sempre digo: Só saberemos quando ele tiver uma mínima sequência na sua real posição (sem entrar quando o time está perdendo). Enquanto isso não houver, eu continuarei achando um erro gritante não estarmos utilizando o camisa 9 no estadual.

O que os amigos acham?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

33 comentários:

Fatos disse...

Kalou rescindiu, recebendo a bagatela de 1,5 milhões. Foi uma das piores contratações da história do Botafogo. Toda contratação é uma aposta, tem risco. Mas trazer um jogador de 35 anos que havia jogado 5 jogos na temporada anterior com um salário alto e um contrato de quase dois anos ou é muita burrice ou alguém levou grana.

Unknown disse...

Botafogo, outrora glorioso, hoje um time pequeno.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Fatos.

Unknown, tratado como pequeno pelos seus próprios dirigentes.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Maturar... O Chamusca está bom para falar sobre Whisky!

Se o Messi tivesse iniciado nas mãos dos professores brasileiros, estaria "maturando" no Barelona B.
É muita teoria, muita filosofia e pouca praticidade; se o jogador está bem e tem demonstrado boa capacidade técnica, deixe-o em campo, pois é no campo de jogo é que vai passar a conhecer os atalhos.
Por que o Romário foi artilheiro do brasileiro em 2005 aos 39 anos?
Além da sua espetacular capacidade técnica, os anos dentro de campo permitiram a experiência de "saber" onde a bola iria chegar dentro da área, permitiu se entender a sua condição e adaptar-se ao jogo, sem perder o brilhantismo que sempre lhe foi peculiar.
E o Romário não iniciou como centroavante, não custa lembrar.
M. Nascimento é o Romário? Não sei! O que não significa dizer que não possa atingir um excelente nível.
Por que o medo de lançar um jogador que dizem ser espetacular e com mais de uma centena de gols marcados?
E não digo que os devidos cuidados não devem ser tomados pela comissão técnica e departamento de futebol, explicando todas as nuances da carreira, mas deveria ser um assunto mais interno do que externo. É preciso aproveitar a motivação, pois duvido que o jogador não esteja "aflito" para ter uma sequência... E não se pode permitir que ele passe a "entender" que não vai ter oportunidades justas no time titular.
E o que o M. Nascimento vai aprender ou aprendeu olhando Babi, Marcinho, Navarro, P. Raul e outros?
Vai aprender apenas o que não deve ser feito.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o irmão do Péricles estaria maturando o Messi até hoje! Impressionante!
Abs e SA!!!

Adelson disse...

Eu já cheguei a conclusão que esse tal Chamusca será apenas mais um dos técnicos em 2021.
E aí vem gente dizendo que ele não pode fazer milagres... Sim, não pode mesmo, pois nem o trivial consegue fazer, que seria tentar mudar a escalação desse time de merda.
Técnicos diferenciados fazem coisas extraordinárias, mas não é o caso dele.

Marcio disse...

Só para constar:

"O psicólogo definiu o jovem de 17 anos com essas palavras: “Pelé é obviamente infantil. Falta-lhe o necessário espírito de luta. É jovem demais para sentir as agressões e reagir com a força adequada. [...] Não acho aconselhável seu aproveitamento”. Para sorte do Brasil, Carvalhaes não tinha a palavra final sobre quem levar à Suécia..."

https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/esporte-ponto-final/2018/06/29/historias-de-58-garrincha-namorador-e-psicologo-quis-barrar-pele.htm

SA!!!

JorgeFS disse...

Se tivessem esperado Pelé maturar, só seríamos tetra! Oh, sina triste! Por favor, trás o papai Joel do chutão, que m......

Sergio disse...

Já pensou o Pelé no Botafogo atual com apenas 17 anos, começou com 16 no Santos. Segundo o Saldanha, num amistoso contra o Santos o Pelé foi oferecido ao Botafogo, mas o craque estava no banco. Quando entrou no segundo tempo acabou com o jogo. Aí o Saldanha foi fechar o negócio, mas a diretoria do Santos naturalmente mudou de ideia. Já pensou o Pelé naquele time da década de 60? Repito: história do João Saldanha.
Parece que o Pelé maturou o primeiro tempo no banco.
O que dizer desses jovens que jogam prá caramba em outras equipes, seja aqui ou no exterior? Só aqui mesmo esses treineiros fazem essas bobagens. Quer amadurecer, bota num barril de carvalho, bebidas naturalmente, jogador para amadurecer precisa jogar.
Que viu a estreia do PC Caju ( eu vi) sabe que quem tem bola joga com qualquer idade, em times europeus não tem essa frescura vem, só no Botafogo.
Caramba, insiste com essas dragas de Babi, FF, Marcinho e não usa o garoto que é elogiado por todos que o viram jogando. Repito, só nesse Botafogo atual.
Só para lembrar, o Botafogo nasceu pelas mãos de garotos. Para com isso Chamusca, já tá enchendo a paciência da torcida. Abs e SB!

Salomon disse...

Que eu saiba, ser humano amadurece.Queijo pode maturar.
PQP.

Rodrigo Federman disse...

Adelson, sim, é treinero fraquinho.

Marcio, no Botafogo a maré é sempre contrária.

Jorge, Joel também não. Nem de brincadeira.

Sergio, seria maturado assistindo Ronald, Warley, Navarro, Babi e Marcinho. Hahahaha

Ahahha. Boa, Salomon.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Perto dos últimos treineiros o papai Joel é um gênio. Pelo menos ganhou 2 campeonatos com o Botafogo, e o de 97 foi histórico. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, ainda prefiro nem levar isso na brincadeira. Para mim, de péssimo gosto. Rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Botafogo tem 20 anos que é uma draga só sem ganhar nada assume um diretoria que deseja colocar profissionalismo é o que promete e vejo na cabeça da maioria dos torcedores que o time saia de uma falência em um piscar de olhos.
Vamos ter calma o time tá falido o ano é longo e não podemos mais errar principalmente em mudança de técnicos ano passado tivemos vários e todos esses anos passados ganhamos o quê nada!
Calma galera vamos incentivar mais uma vez e se não subir torcer para não ir para terceira divisão.
É complexo de vira lata não é enxergar a realidade.
Renovei meu titulo de sócio e aumentei o valor não quero trocar de técnico quero troca de modelo de administração.
Chamusca é um bom técnico n situação financeira atual cabe no orçamento força a chamusca e espero final de ano com o acesso.

José alvinegro

Marcio disse...

Post do Cantinho Botafoguense em 2094

M. Nascimento, 90 anos, assume a tão esperada titularidade após passar pelo processo de "maturação" planejado pelo Botafogo.
E já em seu primeiro jogo como titular, viu-se envolvido em uma polêmica, pois após receber um cruzamento da direita, feito pelo "extremo desequilibrante" fulano de tal, meteu a bengala na bola e marcou o que seria o seu primeiro gol como profissional.
Seria porque o juiz entendeu que bengala não é perna e sim extensão do braço.
Os jogadores do Botafogo reclamaram muito e sem sucesso, já que o juiz permaneceu irredutível em sua decisão e o VAR, não o chamou para que conferisse o lance.
O lance revoltou a diretoria do clube e um ilustre dirigente disse que recorrerá ao stjd, pois bengala é um dispositivo auxiliar de marcha.
O que os amigos acham disso?

SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo e turma
Não concordo em chamar de ruim o Babi. Para mim, um excelente camisa 9. Só que jogando num time medíocre, horroroso. Olha que já chamamos de ruins jogadores que, fora do Botafogo, jogaram muito (Léo Moura e Paulo Baier, por exemplo). Ruim era o Botafogo.
Babi vai fazer um monte de gols no Fluminense, se for pra lá. E vai acabar vendido por 8 ou 10 milhões de euros. Pode escrever. O Botafogo devia ter adquirido esse jogador.
Paulo de Poa
Sds

Rodrigo Federman disse...

José, a torcida botafoguense está sendo maltratada há anos. Em 2020 então, foi um escárnio. Paciência? Desculpe, amigo, é tudo que não temos mais. Não conte comigo.

Hahaha. Marcio, bem possível. Começará a receber as primeiras oportunidades. Rs

Paulo, estou longe (muito longe) de achar o Babi um bom jogador. Quiçá, excelente. Para mim, um caneleiro e nada além disso.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Os amigos já lembraram de Messi, Pelé, PC (3 gols contra o América, 1967, decisão da Taça GB, eu estava no finado Maracanã) e eu lembro do Edu , ponta esquerda do Santos. Salvo engano foi à Copa de 66 com 16 anos. Nada de "processo de maturacão", homeostase, terço final, performar...

Haja saco pra essa bobajada. Mas, se fosse só o besteirol dito, pouco me importaria. Duro é ver as incoerências acompanhadas das patéticas tentativas de explicação.

Abs.

Sergio disse...

O dia que o Babi aprender a pensar, driblar, matar uma bola e saber se movimentar realmente vai ser um bom jogador.
Realmente pode ser vendido por uma fortuna de afinal até o Vinícius Júnior foi. No futebol atual tudo é possível. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Eduardo. Eu odeio esse futebol moderno e seus professores.

Hahaha. Exatamente, Sergio.

Abs e SA!!!

Adelson disse...

Foi tendo paciência que chegamos nesta situação atual. Paciente moribundo precisa de tratamento de choque e não de profilaxia, quando está puder fazer algo, o moribundo já embarcou. O Botafogo está sob risco de terceira divisão, só um sonhador não aceita que este risco é real em 2021. E conversa mole não pode fazer nada.

Marcio disse...

Se o Rodrigo não quer a volta do Joel "Prancheta" Santana, por certo deve preferir o O².
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Adelson. Tudo que não podem nos pedir é mais paciência.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, desde que também recontratem Thomas Bastos e Diego Jardel.
Abs e SA!!!

James disse...

Não tem ambiente melhor pra 'maturar' do que o campeonato carioca. Tá esperando o que...
Pior que me parece ser aquele técnico que sustenta sua teoria e não dá o braço a torcer para opiniões de torcida.
Até um belo dia colocar o MN pra jogar, o menino resolver o jogo e o técnico é vangloriado pela sua ousadia. Sempre o mesmo filme.
Futebol é bola no pé e bola na rede, seja mais simples Chamusca!!

Rodrigo Federman disse...

É, James. Vão tentar "maturar" o MN na reta final de algum desespero. Sempre assim.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre paciência, ..
Chamusca chegou no dia 22 de fevereiro e no dia 27 saiu a noticia que iniciou os trabalhos de campo. Naquele momento só tinha Ronald e Pedro Castro como contratados....
O primeiro jogo foi contra o Boavista e a escalação inicial foi a seguinte:
Diego, Kevin, Marcelo Kanu e Hugo, L. Otávio. Rickson e B. Nazário, ^nio Babi e Warley. Utilizou ainda os seguintes jogadores, M. Nascimento, J. Wellison, Ronald, Navarro e Cesinha.
Ou seja, dos contratados, apenas Ronald foi a campo.
A questão é porque não iniciou o trabalho de campo assim que chegou?
Poderia ter trabalhado 3, 4 dias... Ainda teria o amistoso contra o Ceará pela última rodada do brasileiro.
O Botafogo tem pressa, mas eles entenderam que não.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, na hora das desculpas eles esquecem tudo.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

O James escreveu algo que já aconteceu, pois o OO foi obrigado a escalar jogadores da base por motivo de contusão dos titulares, os garotos deram certo e o mérito dessas escalações foi do treinador, "que teve ousadia". Cascata, se dependesse dele não entrava ninguém. Abs e SB!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
Eles "perdem" tempo e a Torcida tem de ser paciente?
Sabiam que muitos não iriam permanecer e que muitos novos Iriam chegar... Era primordial ter iniciado o trabalho de forma imediata com os remanescentes.

E disse o Chamusca após o empate contra o Boavista na primeira rodada do carioca:

"Pelo pouco tempo que tive, poucas sessões de treinos, procurei simplificar o máximo possível. Não existe mágica no futebol, em três treinos não dá para mudar, implementar um modelo sem ter tempo devido. Nós mantivemos a estrutura dos jogos que assisti, procuramos colocar jogadores já entrosados no setor, com uma mecânica já estabelecida(..)"

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/apos-empate-na-estreia-do-carioca-chamusca-diz-que-botafogo-vai-trocar-o-pneu-com-o-carro-andando.ghtml

O cara disse que pelo pouco tempo que teve...
Entretanto, se tivesse iniciado os treinamentos no dia 23, por exemplo, teria mais tempo do que teve e reclamou... Não seria o ideal, lógico e novamente pergunto:
Por que não iniciou mais cedo o trabalho de campo, Chamusca?
Se não existe mágica no futebol, quem não tempo aproveita todo o tempo disponível.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Sergio.

Sim, Marcio. Podem me pedir tudo, menos duas coisas: Acharem que sou burro e ter paciência. Não mesmo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
E mais uma coisa, quantos treinos foram em tempo integral?
Me dei ao trabalho, fui olhar a página oficial do Botafogo e na tal programação semanal de treinos não há informação alguma.
Eles não querem torcida e sim claque.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu aposto que nenhum dia sequer houve trabalho em dois períodos.
Abs e SA!!!