24/05/21

Recuperação eterna










Notícia retirada do Globoesporte:

"Recuperação de Gatito não evolui, e goleiro do Botafogo fará artroscopia 'para averiguação'.

Lesionado desde setembro de 2020, goleiro tratava edema ósseo no joelho direito de forma conservadora, mas recuperação estagnou".

Praticamente oito meses sem qualquer evolução, decidiram averiguar melhor agora. Pelo menos mais 30 dias (no mínimo) de pós-cirurgia e depois voltaremos à estaca zero.

Como não sou da área, falo sempre como leigo: Somos um clube muito azarado. Mas no íntimo, eu ainda acho que tem incompetência do DM também. Não é possível que em oito meses ninguém consiga dar um parecer mais preciso da causa, consequência e tempo de recuperação do Gatito.

Nunca vi dores no joelho (pelo que lemos, não houve rompimento dos ligamentos) demorarem tanto tempo em um jogador de futebol. Poderíamos ter consultado especialistas, já que infelizmente não conseguimos recuperar nossos atletas com rapidez e certeza.

O mesmo serve para o Cavalieri, com supostas dores que ninguém diz o que é e o afasta dos gramados desde o início do ano. 

Só com os dois goleiros, são quase R$400 mil por mês em salários. 

Enquanto isso, a gente vai com o apenas regular Douglas Borges...

Enquanto isso, o Alan Ruschel, que sobreviveu a uma queda de avião, joga regularmente sem sequelas e nem dores...

Coisas que eu não entendo...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

17 comentários:

JorgeFS disse...

Gatito precisa fugir urgentemente desse DM fantasma, assombração

Filipe disse...

O que esperar de um departamento no Botaafogo que praticamente aposentou nosso maior ídolo em atividade (Jeferson), erraram em tudo com ele e o Jef teve que tirar do bolso pra fazer cirurgia com outro especialista.
Filipe.

Marcio disse...

O interessante nisso tudo é que o Gatito, segundo as noticias à época, revelou ter jogado com dores no joelho...

"Eu consegui treinar mas senti o joelho no aquecimento da partida contra o Peru. Sim, joguei aquela partida com dores - afirmou o goleiro, em entrevista à rádio "Deporte Total 780", do Paraguai."

https://www.lance.com.br/botafogo/gatito-fernandez-afirma-que-jogou-pelo-paraguai-com-dores-joelho.html

E mais "interessante" ainda é que o Botafogo não se pronunciou sobre o ocorrido, pelo menos não li ou ouvi nada a respeito, e nem fez cobranças à federação paraguaia.
Não sei se há alguma forma legal do Botafogo cobrar um ressarcimento, mas isso não impede que houvesse uma forte reclamação por parte do Botafogo.
Para terminar, não custa lembrar que o paraguaio ficou sem jogar por mais ou menos 6 meses em 2018, por causa de uma lesão no punho.
As contusões no Botafogo são infinitas... Os caras parecem que estão na fila do sisreg, tamanha a demora no diagnóstico e consequente tratamento.
SA!!!

Adelson disse...

Do Botafogo só leio coisas negativas há muito tempo, que fase hein!

Anônimo disse...

Ricardo
Com os salários que recebem e sem cobranças, nada mais cômodo do que ficar no DM.E quando terminarem os contratos os mesmos serão renovados para recompensar os " grandes" serviços prestados.
Alguém pode acreditar num clube que diz que o bom ambiente no vestiário é fator positivo para o técnico, apesar da campanha medíocre??
No flamengo jogadores se cobraram mesmo já vencendo a final por 2 x 0.
No Botafogo está tudo normal, ou seja, perdendo vergonhosamente para times pequenos, o que vale é a harmonia no vestiário.

Rodrigo Federman disse...

Jorge, são muitos casos que nos deixam com o cabelo em pé, né?

Pois é, Filipe. Tudo que envolve o DM do Botafogo parece bastante questionável. São inúmeros os casos. Os do Jefferson e, agora, do Gatito, gravíssimos.

Marcio, será que não houve pronunciamento justamente por não fazerem a menor ideia do que ele tinha? Não desconsidero a hipótese.

Adelson, parece nunca ter fim.

Possa crer, Ricardo. E o DM não se manifesta de maneira assertiva também.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, se os médicos não souberam informar, caberia ao cidadão que estava sentado na cadeira presidencial tomar uma atitude, inclusive mandar o jogador em uma consulta com um especialista externo.

Entretanto, não custa lembrar que o Botafogo fez mudanças em seu DM, tendo anunciado em 11 de fevereiro nomes dos novos contratados.

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/apos-reformulacao-no-dm-botafogo-anuncia-dois-novos-medicos-no-clube.ghtml

Ou seja, os novos médicos "encontraram" o Gatito com 5 meses de inatividade; e se agora mudaram a conduta no tratamento, com 3 meses de clube, significa dizer que foram mais rápidos ou menos lentos.

SA!!!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo, difícil, senão impossível ao menos para mim, tecer comentários a respeito de contusões de jogadores, os tratamentos prescritos e recuperação. Não sou da área médica e ainda que fosse, não tenho detalhes do caso e, como bem observou há tempos o JOTA, a conduta do jogador no curso do tratamento/recuperação faz toda a diferença.
Isto posto, não há como negar a, digamos, infeliz coincidência que ocorre com o Botafogo FR em alguns casos. O Márcio já nos lembrou do triste episódio com o Jefferson e com o próprio Gatito, na lesão no punho.
Eu me lembro, sem fazer muito esforço, da contratação e do tratamento do Canales, que veio passear no Rio de Janeiro. E também do episódio do lateral chileno Rojas, vetado pelo dept. médico e que continuou jogando normalmente.
Difícil entender...
Como não acompanho os outros times, não sei se algo semelhante ocorre com eles. Lembro-me vagamente de, no ano passado, ter lido comentários sobre a demorada recuperação de um jogador do esgoto, acho que era o Rodrigo Caio. As críticas e reclamações dos torcedores pareciam com as nossas.
Realmente, uma baita falta de sorte (será só isso mesmo ?) do Botafogo.
Por outro lado, acabei de lembrar da grave contusão sofrida pelo João Paulo naquela entrada criminosa do jogador do Vasco. Ele foi operado, ficou meses e meses em recuperação e voltou dentro do prazo previsto, não foi assim ?
Mudando de assunto, ontem vi o 2º tempo da decisão do campeonato goiano, jogo disputado entre Vila Nova, nosso próximo adversário, e Grêmio Anápolis. Pessoal, o Vila Nova é ruim demais ! Kelvin, o possante Kelvin, que disputou 7 partidas pelo Botafogo na temporada passada joga lá. O campo era um horror também.
Não sei como andam as demais equipes da série B, mas pelo que vi, se tivermos um treinador mediano (até o momento a impressão que passa é que não temos técnico nem treinamentos adequados), um time bem preparado fisicamente, sem jogadores da estirpe de um Rafael Carioca, Marcinho Goiano, F. Ferreira, M. Antonio e outros do gênero dá pra sonhar com o retorno à série A.
Aguardemos.
E, sim, claro: Fora Chamusca ! Fora Freeland !
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Exato, Marcio. Nós somos leigos, mas dá para desconfiar bastante do trabalho, né? Esperam meses sem qualquer preocupação. Impressionante.

Sim, Eduardo. Leigo que somos, não podemos afirmar, mas é fato que situações como essas (Gatito, Cavalieri, Jefferson...) acontecem demais em General Severiano. Então só podem ser infelizes coincidências de um clube bastante azarado.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Depois que ouvi um depoimento do Rogério, ponta direita que brilhou no Botafogo naquele time de 67/68, que o problema dele que ninguém conseguia curar as suas dores, inclusive o tirou da copa de 70 como jogador, mas quando jogou pelo Flamengo o Francalaci, excelente preparador físico descobriu que o problema dele se resolveria com alongamento, o que de fato aconteceu, eu prefiro não julgar o DM, pois essa questão de dor é complicado.
O que eu acho que nesse caso o erro maior foi do Gatito ter insistido em jogar mesmo com dores, e quem tá pagando o pato é o sempre azarado Botafogo.
Dois goleiros no estaleiro é para usar a famosa frase "há coisas que ... E a coisa é tão terrível que seremos obrigados a aturar o mecânico e suas barangas. Realmente "há coisas que... Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Sergio. O Botafogo chegou a enviar um documento à seleção paraguaia naquela época. Deveria ter conversado com o goleiro e vetado.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Samico lembrou do Canales...
Relembro o que disse em entrevista o médico Luiz Fernando Medeiros, que havia sido demitido recentemente, sobre a vinda do jogador:

"Ele chegou ao clube em maio do ano passado com uma lesão no pé que impedia seu aproveitamento imediato. Tratamos, e em um mês ele estava melhor. Tem um detalhe jurídico, que ele já tinha um pré-contrato assinado quando foi ser avaliado por mim. Se ele não tivesse esse pré-contrato, eu poderia até desaconselhar a vinda dele. Nos restou recuperar o cara. Foi uma situação difícil. Ele estava fora de forma, mas conseguimos recuperar o pé dele."

E na mesma entrevista, citou o planejamento de uma viagem do Botafogo na Libertadores, onde parte do elenco viajou e outra permaneceu no RJ.

"(...)Eu não planejo treino, eu não executo treino, eu não planejo viagem... Essa viagem conjugada (Colômbia e Equador) foi planejada sem nenhuma consulta ao departamento médico. Metade do elenco vai voltar. Vale a pena? Você vai ficar com um terço do elenco lá, outro terço ficará aqui, outro terço bate e volta. Não sei se é a melhor solução. Mas foi a decisão da diretoria."

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/magoado-com-demissao-ex-bota-desabafa-medico-nao-provoca-lesoes.ghtml

E ninguém da diretoria veio a público rebater o que disse o médico, pelo menos não li ou ouvi nada a respeito.

SA!!!

Eduardo Samico disse...

Pois é, Rodrigo, infelizes coincidências. Ou, como eu escrevi acima "uma baita falta de sorte (será só isso mesmo ?) do Botafogo". Isso me faz lembrar uma frase atribuída ao golfista Tiger Woods, que teria dito que "Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho."

O Sérgio lembrou do episódio do Rogério, o bailarino (na época chamavam-no de canela de vidro). Uma adequada preparação física resolveu seu problema.

Já li que o campo de treinamento do Botafogo está em péssimas condições (tanto é que andaram correndo atrás de local para treinamento), duro, provocando lesões nos jogadores. Será que é isso mesmo ? Será que isso não contribui para a ocorrência de várias lesões e não complica a recuperação de alguns jogadores ? Não sei...

Só sei que as coisas no Botafogo andam cada vez mais complicadas. E agora que o chamuscante treineiro conseguiu a proeza de vencer seu primeiro clássico, estamos lascados. Vamos de Chamusca por um bom tempo nessa série B.

Abs.

Marcio disse...

Um irmão de Camisa alertou-me para mais uma incoerência do Chamusca:

"Treinamos na quinta e na sexta. Os jogadores eram cobradores de pênaltis nas outras equipes que defenderam. Mas não houve desestabilização em nenhum momento. Cobrança de pênalti é sempre complicado de analisar. A gente não pode esquecer, existe cobrador e o mérito do goleiro. O Vanderlei é um goleiro que tem currículo muito bom desde o Santos. É até contraditório. Perdemos o campeonato por um pênalti que não foi marcado para nós. O (primeiro) jogo terminaria 1 a 1 e nós teríamos o título. Poucas pessoas vão se lembrar."

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/chamusca-lamenta-derrota-nos-penaltis-do-botafogo-e-projeta-serie-b-a-postura-me-deixa-otimista.ghtml

(...)Perdemos o campeonato por um pênalti que não foi marcado para nós. O (primeiro) jogo terminaria 1 a 1 e nós teríamos o título. Poucas pessoas vão se lembrar."

A incoerência está no fato dele dizer que perdeu o campeonato em uma penalidade não marcada no 1° jogo contra o Vasco, imediatamente após ser derrotado por 3 a zero nas penalidades e também ter sido eliminado pelo ABC na Copa do Brasil em uma derrota por 4 a 1, onde desperdiçou 2 penalidades, com Cesinha e Marcinho.
Ou seja, como garantir que a cobrança no primeiro jogo seria convertida se o time dele em 7 penalidades cobradas converteu apenas uma?
E mais ainda, contra o mesmo goleiro, Vanderlei, que ele utilizou como justificativa para as penalidades perdidas...
É muita incoerência para um cara só.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Haahhaha. Marcio, quando o Mecânico atribuiu a perda da Taça Rio ao pênalti não marcado no primeiro jogo, eu pensei a mesma coisa. Considerando as péssimas cobranças no ano, como ele pode garantir que seria gol? É um embuste.

Pois é, Eduardo. O Botafogo certamente está no Guiness como o clube mais azarado do futebol brasileiro. Só pode. Hehehe

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

A fala do treineiro-mecânico, transcrita pelo Márcio, levou-me a pensar o mesmo que os amigos: incoerência, conversa-fiada, outro embuste.

Além de inexistir garantia de cobrança bem sucedida, ainda mais levando-se em consideração o péssimo retrospecto dos pênaltis batidos pelo Botafogo nessa era chamusca, e lembrando que o "se" não entra em campo, vamos pensar um pouquinho: tá certo, um dos baluartes da cobrança de penais do Botafogo vai lá e faz o gol. Quem garante que o jogo acabaria 1 a 1 ? E caso terminasse 1 a 1, o Vasco, em não tendo a vantagem do empate, adotaria a mesma postura do 2º jogo ? Pouco provável...

Do Chamusca eu espero que fale menos, até por que do que fala quase nada se aproveita, e trabalhe mais. Ou seja, treinos, treinos e mais treinos ! Cobrança em cima desses jogadores de meia-tigela. Preparação física pesada. Os caras são uns merdas, jogam uma bolinha bem pequena, então terá que ser no suor, na força, na intensidade. Talento eles não irão adquirir, mas uma forma física adequada, capaz de correr 90 minutos, botar pressão nos adversários, isso é possível. Mas, se me perguntarem se eu acredito nisso...

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, do Chamusca eu já não espero mais nada, pois nem para treinar um time esse cara tem competência.
Abs e SA!!!