06/05/21

Santa ingenuidade, Batman!

















* Quinto jogador de linha com mais minutos em campo desde que o Marcelo Chamusca assumiu o comando técnico do time.

* Nenhum gol e apenas uma assistência.

* Atleta com mais perdas de bola no elenco.

As informações acima são do possante Marcinho, em notícia retirada do FogãoNet:

"Números não explicam a quantidade de tempo que Marcinho tem dentro de campo no Botafogo".

Meu comentário: Besteira. Explicam sim. Na verdade, não são os números técnicos em questão, né? Ninguém é bobo. Sabemos, muito bem, quais são os tais número$ que levam o Marcelo Chamusca a insistir, jogo após jogo, no péssimo  atacante...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

17 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Isso pq alguns dizem que está sendo feito um bom trabalho e time está em evolução.
Se o CEO não conseguir demitir os dois, com certeza vai pedir demissão.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Ricardo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Do mesmo técnico que viu evolução na equipe, quando do empate frente ao N. Iguaçu.

Recordando o que disse o Chamusca:

"(...)O Botafogo, nestes últimos dois jogos, que fizemos com semana cheia, claro que com adversários diferentes, primeiro o Macaé, depois o Nova Iguaçu, teve melhoras em vários aspectos. Se for dar estudada nos números, você vai entender o que estou falando. Passamos a ter recuperação de bola no campo do adversário. Por exemplo, no jogo passado, fizemos 19 desarmes no campo do adversário, que era aspecto que vínhamos tendo muita dificuldade. Hoje voltamos a ter número acentuado, foram 15 vezes, um pouco menos do que no último jogo(...)"

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/chamusca-ve-botafogo-melhor-no-primeiro-tempo-lamenta-ineficiencia-e-ansiedade-do-time-no-empate-com-o-nova-iguacu.ghtml

Pois bem, nesses dois jogos o Marcinho entrou no jogo no intervalo ou seja, 45 minutos/jogo, total de 90 minutos.
Vale dizer que o Marcinho é atacante...
Qual a relação do Marcinho e a fala do Chamusca após o último jogo?
Chamusca enalteceu a recuperação de bolas no campo de ataque nas duas últimas partidas e ainda mandou dar uma estudada nos números para entender o que ele estava falando...
Entretanto, surge agora que o Marcinho é o jogador que mais tem perdas de bolas no elenco, ou seja, em tese está explicado o porque das muitas recuperações nesses dois últimos jogos; recuperações de bolas que foram perdidas pelo próprio Botafogo.
Isso me faz lembrar os famosos "ladrões de bolas" que os professores adoravam enaltecer... Só que o mesmo que tinha alto índice de recuperação, também tinha um alto índice de passes errados... O roubo de bolas era apenas o conserto dos seus próprios erros.
Nesse caso, os números do Chamusca, quando cruzados com o desempenho individual, nada valem.
Não custa lembrar que o Botafogo não tem posse de bola, pois não troca 3 passes sem errar e assim precisa trabalhar para recuperar. Uma coisa é ter recuperação de bola contra quem naturalmente terá mais posse, outra é ter alto índice contra N. Iguaçu e Macaé, o que mostra uma equipe completamente deficiente.
Isso ajuda a explicar a montanha de incoerências que é o Chamusca e seus números enviesados; nada tem justificativa plausível e a escalação do Marcinho é apenas uma delas.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, perfeito! O que só reforça a minha suspeita de que os números que interessam do Marcinho são outros, bem distantes de questões técnicas ou relacionadas com a bola rolando.
Abs e SA!!!

Ezieljr disse...

Botafogo acaba de recusar uma oferta milhonaria pelo MN.

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/botafogo-rejeita-proposta-de-quase-r-150-milhoes-por-matheus-nascimento/

150 milhões Botafogo venderia muito bem... Não vejo ele valendo muito alem disso...

Desculpa sair do tema mas é que essa noticia achei muita doideira.

Unknown disse...

Os números que estão valendo e a porcentagem no bolso desses malfazejos.
Bagunça que tá isso aí, agente cria esperança que a cada ano vai mudar vai melhorar e só piora.
Viramos vitrine de porcarias...
Pq quando é um jogador bom eles( empresários) mandam pra outro time.

- Márcio Ferreira

Salomon disse...

Rodrigo,essa é a hora do CEO mostrar que tem autoridade e demitir quem não mostra resultados.Não precisa entender muito de futebol.Se o objetivo é profissionalizar ao máximo a gestão, tem que agir imediatamente,sob o risco de perder de vez o rumo.
Abs

Sergio disse...

A mecânica do Chamusca é muito ruim. Aconselho o mecânico dar uma lida nos escritos do Márcio prá ver se apresente alguma coisa. Abs e SB!

Marcio disse...

Rodrigo, as entrevistas do Chamusca é a mais completa comprovação do porquê do Botafogo não apresentar nada de jogo organizado. Ele é muito incoerente e as suas declarações não se sustentam minimamente.
Esses professores adoram análises numéricas gerais e se esquecem que mesmo o futebol sendo um esporte coletivo, a individualidade não pode ser desconsiderada; ninguém ganha sozinho, claro, mas o coletivo serve também para maximizar individualidades.
Um exemplo:
A Juventus tem 67 gols em 34 jogos pelo campeonato italiano, média de 1,97 gol/jogo; CR7 tem 27 gols em 30 jogos, média de 0,90 gol/jogo.
O português tem participação de 40,3% dos gols da Juventus e participou de 88% dos jogos, marca 1 gol a cada 100 minutos.
Ele não vai ser campeão sozinho, tanto que a Internbazionale ganhou o italiano, mas não se pode desconsiderar a capacidade que ele tem de fazer gols e com isso aproximar a sua equipe das vitórias.
Eu jamais vou aceitar essas conversinha dos técnicos em relação à coletividade do futebol para colocar todos os jogadores no mesmo nível de importância.
Será que o torcedor do Bayern achou que na eliminação frente ao PSG pela UCL, Lewandowski não fez falta porque o Choupo-Moting fez dois gols no confronto?
Não deveria ter prevalecido o bom conjunto da equipe alemã?
Não adianta o Chamusca torturar os números para justificar as suas péssimas escolhas.
SA!!!

Eduardo Samico disse...

Fala, Rodrigo, amigos do Cantinho...

Rapaz, gostaria de saber mais a respeito da passagem do chamuscante treineiro à frente do Cuiabá. Desempenho, quando chegou e saiu e, principalmente, se foi o responsável pela montagem do elenco que levou o clube mato-grossense à série A.

Vi alguns poucos jogos do Cuiabá na série B e o time, fraco como quase todos os times brasileiros, tinha padrão de jogo. E manteve-se boa parte do campeonato bem colocado e acabou conseguindo o acesso à série A.

Enquanto isso, o Botafogo não consegue ficar entre os 4 primeiros no possante carioquinha e é incapaz de vencer um Nova Iguaçu da vida...

Pelo pouco que andei lendo, o Cuiabá foi fundado há 20 anos pelo ex-jogador Gaúcho -sim, aquele que foi do esgoto. Venceu a Copa Verde em 2019, não sei se com o chamuscante treineiro. Acho que eles dispõem de CT, não tenho certeza.

Concordo que o treineiro vem tendo um desempenho pífio. Mas será que as coisas não são soltas demais no Botafogo ? Será que não rola uma certa permissividade no clube ? Treinos sempre leves, ausência de cobrança, conformismo, apatia, desinteresse...

É algo que de há muito falamos aqui no Cantinho: do jeito que as coisas andam no Botafogo, pode ter um orçamento de clube da Premier League, pode contratar o Guardiola, Messi, Modric, Rüdiger que logo todos irão ou se acomodar e entrar no ritmo devagar-quase-parando ou então tratar de ir embora o mais rapidamente possível.

Será que em um clube minimamente sério um chamuscante treineiro como o nosso sairia indicando os seus peixes queridinhos e tendo seus desejos prontamente atendidos ? Tenho dúvidas.

Então, ainda que o MC seja fraquíssimo, e ele parece ser, no Botafogo tudo se torna ainda mais difícil.

Que o tal CEO cobre, e muito, o trainee Terralivre, que bote pressão no Chamusca, que os jogadores se sintam pressionados.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eziel, ainda não acredito nessa especulação.

Márcio Ferreira, claro. Os números que interessam para eles é a comissão!

Salomon, sim. E espero que ele não demore muito para começar a chutar traseiro de certos incompetentes lá de dentro.

Sergio, ele é todo ruim! hehehe

Marcio, ele é um ser patético. Me arrisco a dizer que as coletivas são ainda piores do que ele apresenta comandando o time. Sim, ele consegue esse feito!

Eduardo, com certeza de problema interno também. Mas ele mostrou ser fraco. No Cuiabá, sequer tem torcida, ambição, etc. Foi para o Fortaleza e não deixou saudade alguma. É treineiro de série C. Talvez, no ano que vem, seja uma boa para o Botafogo tê-lo, pois se continuarmos com o Chamusca, é para lá (série C) que iremos.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo, que o chamuscante treineiro é fraco, disso não resta a menor dúvida ! Vide os resultados apresentados e a sucessão de incoerências e boçalidades por ele proferidas e pacientemente garimpadas pelo Márcio.

Fui saber mais a respeito do possante treineiro. A wikipedia em inglês tem mais informações que a daqui. Colo abaixo.

"On 21 May 2018, Chamusca was sacked by Ceará. On 2 September, he took over Ponte Preta, but was sacked late in the month.

On 14 October 2019, after unsuccessful spells at Vitória and CRB, Chamusca was named in charge of Cuiabá also in the second division. On 11 November of the following year, after impressing with the club in the 2020 Copa do Brasil, he replaced Rogério Ceni at the helm of top tier side Fortaleza, returning to the club for a third spell after nearly five years.

On 7 January 2021, Chamusca was sacked after a poor run of form."

Resumo da ópera acima: levou pés na bunda do Ceará, Ponte Preta, Vitória e CRB antes de parar no Cuiabá. Deixou o time mato-grossense para treinar o Fortaleza, que vinha bem e arrumadinho com o Rogério Ceni, e tomou outro pé na bunda.

É incontestável que o Cuiabá não tem torcida nem tradição, mas confesso ter minhas dúvidas quanto a quem tem mais ambição. Lembro-me de uma faixa colocada no Nilton Santos há alguns anos que dizia "nenhum clube resiste à tamanha falta de ambição" (ou algo assim).

Infelizmente, e não é de hoje, quem dirige (dirige ?!?!?!) o clube acostumou-se aos vexames, a entrar nos campeonatos somente para fazer número.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Eduardo. Não tenho dúvida alguma de que muito dos problemas estão enraizados em GS. Há anos parece que enterraram uma cabeça de burro que ninguém encontra por lá.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O problema desses técnicos, além da dificuldade em arrumar o time são as tentativas de justificar o jogo através de dessas falas empoladas; acabam por pouco explicar e ainda se desmentem em muitos casos.

Veja o Guardiola comentando sobre os jogos contra o PSG, pela UCL:

Após o 1° jogo:

"Precisávamos travar o jogo e reduzir o ritmo, porque se você faz um jogo aberto contra Mbappé e Neymar, eles te matam. Vimos contra o Bayern, são 10 mil vezes melhores que nós com o campo aberto. Tínhamos de jogar assim"

https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/liga-dos-campeoes/noticia/guardiola-ainda-temos-90-minutos-e-contra-o-psg-tudo-pode-acontecer.ghtml

Após o 2° jogo:

"Na primeira parte foi difícil pressionar a saída de bola, mas ajustamos alguns detalhes durante o intervalo, recuperamos a posse de bola mais rápido e o segundo tempo foi fantástico".

https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/futebol-internacional/2021/05/04/noticia_futebol_internacional,3914003/guardiola-diz-que-levar-o-city-a-final-da-liga-dos-campeoes-e-um-orgulho.shtml

Em momento algum o espanhol veio com aquela conversa professoral e enfadonha, em momento algum "reclamou" de ter de desacelerar o jogo para não dar chances aos contra-ataques... Ou como diria os professores, jogo de transição.
Nem disse que no segundo tempo a mecânica do jogo encaixou...

SA!!!

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Marcio. Esses professores aqui são péssimos.
Abs e SA!!!

alex disse...

Com todos nossos problemas dentro e fora de campo ....além de jogadores ruins a camisa pesa e muito ainda.....

Rodrigo Federman disse...

Alex, principalmente para quem não tem a menor condição de vesti-la!
Abs e SA!!!