19/07/21

Chega para ser absoluto

 


O Botafogo está fechando o retorno (por empréstimo) do lateral esquerdo Jonathan, vendido em 2019 para o futebol espanhol.

O vínculo será até o meio de 2022 e espera-se que o jogador chegue ao Rio de Janeiro nos próximos dias.

Longe de ser um gênio ou sumidade, mas para quem tem Guilherme Santos ou Rafael Carioca como opções, o Jonathan retorna com status de "Nilton Santos" perto das duas amebas.

Que seja confirmado o negócio e não haja a babaquice de entrosar aous poucos com o companheiro. No caso dele, é: Consegue andar e pensar ao mesmo tempo? Pega a camisa e vai para o jogo!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

24 comentários:

Eduardo Samico disse...

Finalmente, uma boa notícia.
E se o inexistente Rafael Carioca chegou assumindo a titularidade em jogo fundamental, contra o ABC, não se pode conceber o Jonathan não entrar de cara. Pode desembarcar no Galeão, pegar a camisa 6 na Alfândega mesmo e ir a campo.
A vinda está confirmada mesmo ? Pergunto, pois nesse Botafogo, pródigo em más notícias, a gente sempre fica assim, meio ressabiado.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, também acho. Aterrisou no aeroporto, já vai direto pro jogo. Então, parece que ainda não está assinado, mas dizem que é "certo". Mas claro, no Botafogo, a única certeza que temos é a incerteza em tudo! ahhaha
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O interessante é que o Jonarhan foi negociado em agosto de 2019 com o Almeria pelo singelo valor de 4,5 milhões de reais por 75% dos direitos econômicos e na época as noticias deram conta de que tal negociação viabilizou o pagamento dos salários do mês de junho.
Jonathan saiu após disputar 17 partidas no time profissional, se eu não estiver enganado, Gilson assumiu a titularidade.
Para termos ideia de como o futebol é pessimamente gerenciado, depois da saída do Jonathan o Botafogo contratou para a lateral esquerda os seguintes jogadores, Guilherme Santos, Danilo Barcelos e V. Luis, este último, verdade seja dita, não foi uma contratação inicialmente ruim.
Agora em 2021, com Guilherme Santos no elenco, ainda trouxeram o R. Carioca... E quem "resolveu" o problema, mais uma vez, foi um jogador da base, P. Victor.
Só que como o Botafogo adora persistir nos péssimos caminhos, negociou o PV com o Internacional após 18 jogos no profissional; segundo dizem, 3 milhões de reais por 25% dos direitos econômicos (Era detentor de 50%, adquiridos junto ao Nova Iguaçu).
E 3 milhões para? Pagar salários, claro!
Tivemos o Jonathan na lateral esquerda, vacância, P. Victor, vacância e agora o Jonathan volta para assumir a posição; espero que vá bem e essa é a esperança, pois não há como ser pior do que os experientes contratados.
O retorno do Jonathan é apenas mais uma comprovação da incompetência do futebol de Botafogo dos ilustres.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sim. É muita incompetência.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O Botafogo hoje está em 13o lugar, 7 pontos atrás do CRB, último colocado do G4, e 4 pontos a frente do primeiro do Z4, o Confiança. O único desconto é que esses times estão com 12 jogos enquanto o Botafogo tem 11. Mas, a vitória nesse jogo faltante não é garantida.

Conclusão: diretoria do Botafogo executando com perfeição os passos necessários para manter o clube na Série B ou, talvez, rebaixar para a C.


AC

Marcio disse...

Mudando de assunto rapidamente.
Temos debatido por aqui a questão de técnicos, se dariam jeito ou não na equipe do Botafogo.
Entretanto uma questão fundamental, salvo se alguém comentou por aqui nos últimos dias, tem passado batida, a questão de quanto tempo tem sido dispensado no trabalho diário de preparação.
Considerando que o Botafogo não disponibiliza mais a "programação de treinos" em sua página oficial e que quando a torcida foi "cobrar" a demissão do Chamusca, o evento se deu no período da tarde, me parece claro que os treinamentos continuam os de "1/2 hora" para não desgastar os desgastados "profissionais".
Fora os extraclasses, embora muitos destes também sejam extremamente dedicados, todos os outros devem trabalhar e muito para poder aperfeiçoar as suas qualidades e minimizar as deficiências. Mais uma vez, vale o exemplo do Cafu.

Sobre técnicos, Klopp e Guardiola já estão estabelecidos, mas trago um outro exemplo que está sendo de sucesso, o novo técnico do Bayern de Munique, Julian Nagelsmann de apenas 33 anos.
Nagelsmann atuou pelas equipes reservas do Munique 1860 e do Augsburg e por causa de muitas contusões, deixou o campo aos 20 anos. De imediato passou a trabalhar com Tomas Tuchel, técnico da equipe reserva do Augsburg, até chegar ao Hoffeinhein para treinar equipes de base. Quando o técnico principal deixou o Hoffenhein, assumiu com a missão de livrar a equipe do rebaixamento; consegui e no ano seguinte classificou para a UCL. Depois foi para o RB Leipzig e na temporada 2019-20 chegou à semifinal da UCL Agora chegou ao Bayern, lembrando que este mesmo Bayern já havia tentado a sua contratação anteriormente, quando da excelente performance frente ao Hoffenhein.
Penso que sinais de competência sempre serão demonstradas, por mais que se tenha dificuldades nas condições de trabalho. O Luxemburgo, hoje um técnico conhecido, começou a sua carreira no Campo Grande em 1983 e no mesmo ano foi campeão capixaba pelo Rio Branco... Passou pelo Bragantino, chegou à seleção e também no Real Madrid, ou seja, não apareceu com a disponibilidade de grandes e excelentes elencos nas mãos.
O que vejo do Botafogo nestes longos últimos anos é que não é feito o melhor dentro do que está disponível e isso não se relaciona com estrutura, pois qualquer organização é feita por pessoas e as escolhas destas sempre são as piores possíveis.
Veja o caso do Nagelsmann no Bayern; o clube bávaro poderia contratar qualquer técnico renomado, não lhe falta dinheiro e nem tradição, mas apostou em um jovem; só que este não é um jovem qualquer, a sua performance aponta que é um profissional em claro ritmo de crescimento profissional, tanto que tentou a sua contratação anteriormente. Pode não dar certo, pois as exigências do Bayern não são pequenas, mas não impede afirmar que há um trabalho competente na identificação de talentos a serem contratados., coisa que o Botafogo passa muito distante de fazer.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

AC, sem problemas....depois eles jogarão a responsabilidade e culpa nas costas do torcedor, como, aliás, sempre fazem.

Muito bom, Marcio. Se um dia o Botafogo fizer 1% próximo disso, devemos agradecer aos céus.

Abs e SA!!!

Adelson disse...

Veja a situação do Botafogo...

G4: Mínimo de 63 pontos de 114 pontos possíveis = 55%
Botafogo agora: 13 pontos em 33 possíveis = 39%
Botafogo precisa: 50 pontos dos 75 pontos a disputar = 66%

Corte médio para não cair: 43 pontos = 38%
Estamos agora com 39%...

Situação gravíssima...

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Adelson. Mas eu não creio em rebaixamento. Da mesma forma, não creio em acesso à Série A.
Abs e SA!!!

Adelson disse...

Rodrigo, se não acontecer algo novo, o rebaixamento é possível. Já estamos com rendimento quase de rebaixamento. Eram 38 jogos.. agora 25 ... lembre-se que os últimos 10 é a fase onde o desespero corre solto... Os próximos 15 jogos serão determinantes... ou algo acontece aí, ou a vaca afundará no brejo.

Adelson disse...

Corrigindo... havia um erro na conta de pontos a disputar....

G4: Mínimo de 63 pontos de 114 pontos possíveis = 55%
Botafogo agora: 13 pontos em 33 possíveis = 39%
Botafogo precisa: 50 pontos dos 81 pontos a disputar = 62%

Corte médio para não cair: 43 pontos = 38%
Estamos agora com 39%...

Rodrigo Federman disse...

Sim, Adelson. Eu entendo e matematicamente faz sentido.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo, continuo a crer que não cairemos. Nem subiremos. Mas, sei não... Esse Brasileiro B está muito parecido com o do ano passado. Umas derrotas improváveis, um time mequetrefe e com os nervos em frangalhos, fraco, fraco de a gente ver e ter quase certeza que não conseguirão reverter o placar. Para completar o cenário tenebroso, uma diretoria péssima, perdida, um "diretor de futebol" estagiário, enfim, quase uma nave à deriva.

Um antiquado Antonio Lopes teria sido infinitamente melhor que o estagiário...

Mas agora Inês é morta.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, com o agravante que esses jogadores não têm personalidade para reverter situações adversas.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, sem contar que no Bayer o diretor-geral é simplesmente o Oliver Kahn, que faz parte do quadro de dirigentes desde 2020 e assumiu no lugar de outro não menos conhecido e importante, Karl-Heinz Rummenigge.
Vale dizer que Rummenigge deveria sair somente no final de 2021, mas antecipou a saída para que Kahn assumisse no inicio da temporada e com mais tempo para colocar em prática o seu planejamento.
E o diretor de futebol é o Hasan Salihamidžić, ex-jogador do próprio Bayern.
Ou seja, qualquer desvio mínimo na condução do time do Bayern por parte do Nagelsmann, até por ser jovem, deverá ser detectado e corrigido imediatamente, pois há quem entenda de fato de futebol e com o costume de vencer.

Enquanto isso sou obrigado a ler que Gonçalves que participou da última época de conquistas do clube, cariocas em 1990 e 1997, brasileiro em 1995, Rio-São Paulo 1998, Taça Cidade Maravilhosa 1996 e tem formação em gestão esportiva, teve o nome indicado por conselheiros para ser gerente de futebol, mas não agradou a chamada alta cúpula.

O Bayern não sabe de nada mesmo.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, no Bayern, eles precisam de um Eduardo Freeland para arrumar a casa.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Márcio, muito boa suas observações. Eu escrevi que o Botafogo treina pouco e mesmo sendo esse elenco fraco, treinando fundamentos e fazendo um trabalho intenso e diário poderia melhorar muito, porém parece que essa turma acha isso um absurdo. Lembrando que quando o Ramon Diaz veio quis impor treinamento full time, quanto tempo ele e sua equipe duraram? Esse é o Botafogo.
Também sou a favor de colocar ex jogadores em cargos relativos ao futebol que tiveram destaque no clube. Isso aconteceu no passado: Nílton Santos foi diretor de futebol em 1971, inclusive ficou marcado com o famoso tapão no Armando Marques ao final do jogo contra o CAM, eu estava lá, foi o melhor lance daquela tarde. Aliás, o ano de 71 em termos de prejuízo para o time em termos de arbitragem foi triste.
Também teve o Gérson Canhota de Ouro, mas saiu por não admitir interferência de dirigentes. Tudo no Botafogo é complicado porque os dirigentes "donos" do clube se metem em tudo sem saber fazer nada, por isso o profissionalismo nunca vai dar certo no Botafogo, haja visto a luta de parte do quadro de sócios ser contra a SA. Mamata é bom e eles gostam.
Que o Jonathan consiga resolver o cronico problema da lateral esquerda, de um clube que já teve os melhores laterais esquerdo do país.
O que é incrível e parece ser pratica comum dessa turma é vender os melhores para pagar os perebas, gostaria de entender esse mecanismo. Com essa mentalidade o Botafogo vai continuar nessa triste realidade de um ex grande clube cuja única virtude é ter tido um passado brilhante. Parece que é isso que essa turma quer. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, que o Jonathan chegue e tira a nossa raiva ao menos nessa posição. Hehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

A grande questão é que o Jonathan está vindo do período de férias, a sua última participação foi em 30 de maio.
Assim, pode ser que o "departamento físico" queira prepará-lo antes de mandá-lo a campo, ou seja, conhecendo o Botafogo...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, para estrear um mês antes do final do contrato. Rs
Abs e SA!!!

Adelson disse...

Pois é... e o Botafogo precisa fazer um aproveitamento de campeão da Série B de 2020 nos jogos restantes, se quiser almejar o G4.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Adelson.
Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Jonathan é muito bom latera, não precisa desmerecer ele falando que é um gênio até pq nenhum time no Brasil tem ,o Jonathan pode perfeitamente se tornar um dos melhores le do pais

Rodrigo Federman disse...

Tiago, eu não desmereci o Jonathan. Falei que é um lateral ok para o futebol brasileiro e que diante de Rafael Carioca e Guilherme Santos, ele se transforma em um Nilton Santos.
Abs e SA!!!