03/08/21

Da água pro vinho














Destaque do Botafogo, o Chay, sem perceber, acabou evidenciando como o Marcelo Chamusca é um treinador ruim e o erro que foi tê-lo mantido no cargo durante tanto tempo:

"- O trabalho do Chamusca era um trabalho muito bom, era um excelente treinador. Agora chegou o Enderson, que mudou o astral. Cada um tem seu método de jogo, abraçamos o projeto do Enderson, como ele queria que jogássemos. Ele teve pouco tempo de treino, mas nas conversas temos assimilado bem o que ele pede e está dando certo".

Em duas semanas, o novo comandante mudou o astral que estava instalado em General Severiano. Além disso, os jogadores já entenderam o que o EM quer e pede. Logo, se compararmos os 14 dias de um com os cinco meses do Mecânico, acaba sendo gritante. E desconsiderando o futebol apresentado, o simples fato de três vitórias seguidas e discurso de que ainda tem muito a melhorar (ao invés de que está tudo sendo bem feito) já dá um novo ânimo aos botafoguenses...
...dentro e fora de campo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

11 comentários:

Marcio disse...

O técnico anterior sempre achou todos os resultados negativos "normais", sempre com explicações que nada explicavam... Jogar por dentro, por fora, entrelinhas, tripé, corredor, mecânica...
Sinceramente, eu não acredito nesses técnicos que vão para as entrevistas com esses tecnicismos e com o jogo de campo paupérrimo, prefiro mil vezes as falas do Neném Prancha...

“Quem pede tem preferência, quem se desloca recebe”.
“Futebol é simples: quem tem a bola ataca; quem não tem defende”

Com esses caras, Messi, Rivelino ou Beckenbauer jogariam mal, imaginem esses jogadores do Botafogo, com dificuldades naturais no futebol.
Ou seja, quanto mais simples e objetivo, melhor; espero que o E. Moreira faça o simples e não se empolgue e queira ser o novo Rinus Michels.
Especificamente sobre o Chay, dos jogos que acompanhei, quase sempre foi o melhor em campo e com boa vantagem sobre os demais, mesmo naquela zona que era o time.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Marcio. Para o MC, o time perdia, jogava mal...e mesmo assim conseguia ver pontos positivos que ninguém mais enxergava! Chega desse discurso.
Abs e SA!!!

Jorge Luiz Vieira disse...

O EM vem de três jogos com três vitórias e seu discurso é de que ainda tem muito a melhorar...esse pensamento por si só ja nos deixa esperançosos...o Chamusca perdia, tomávamos um baile e mesmo assim ele via coisas positivas...inegavelmente estava enganando a todos.
ABS!!!

Rodrigo Federman disse...

É isso, Jorge Luiz.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Faço coro com os amigos do Cantinho. Aliás, já tinha comentado aqui mesmo a respeito da radical mudança de discurso entre o mecânico e o EM. Ainda que seja caô, que seja da boca pra fora, que o EM esteja jogando pra torcida, não importa. Há tempos falamos aqui sobre o conformismo reinante em GS. O Botafogo, o outrora gigante Botafogo, fazendo fiascos em cima de fiascos, e não se via indignação, inconformismo, vontade de mudar.

Que as falas do EM representem o início de um longo processo de mudança de mentalidade no Botafogo, é o que desejo.

Abs.

JorgeFS disse...

Não sei como será o amanhã, mas 9 pontos em três jogos já trás um pouco de esperança, ainda é cedo mas já vemos mais vontade no time, quando há mais empenho supera - se em parte as deficiências, pelo menos é que esperamos

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Eduardo. A mentalidade é a primeira coisa que precisa mudar - com urgência - em GS. Pra ontem!

Sim, Jorge. Inegável que dá um fio de esperança. Mesmo assim, muita calma nessa hora. rs

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Não tenho assistido os jogos do Botafogo, mas vi os melhores momentos e li diversos comentários, a conclusão que cheguei é que o mecânico estava atrapalhando o time com um esquema sem sentido e sempre colocando a culpa nos jogadores pelos resultados, coisa que com certeza estava desagradando o time.
O novo treinador conseguiu pelo menos montar um esquema mais adequado ao time um 4 4 2 e enterrando o estatutário 4 3 3 nos dizeres do Márcio, algo muito bem sacado. Nota-se Também uma maior entrega dos jogadores, além de um time mais compacto.
Claro que há muito o que melhorar e sabemos que esse elenco não é um grande elenco e sem muita entrega e muito suor não vão conseguir nada.
Com o EM que eu não levava fé e espero queimar a língua, apesar de ainda ser cedo para uma avaliação mais precisa, mas já deu para notar melhoras. Tomara que haja um bom crescimento e que o Botafogo volte para a primeira divisão, lugar de onde nunca deveria ter saído. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

É, Sergio. Estou na mesma situação de acompanhar todos momentos nos pós-jogos. Além, é claro, de ler as opiniões dos amigos. Inegavelmente houve alguma evolução, por menor que seja.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Todos sabemos as dificuldades existentes no Botafogo, mas determinadas situações não devem ser "transmitidas" ao Torcedor, já que de forma geral e não está errado, se preocupa apenas com o resultado de campo e em ser campeão.
Claro que o técnico não deve inventar que vai ser campeão, que vai jogar o fino da bola, entre outras coisas surreais, mas essa de querer falar da realidade e sem mostrar o caminho e a vontade de melhorar apenas afasta a torcida.
Trago o exemplo do supercampeão José Roberto Guimarães, técnico da seleção feminina de voleibol, sobre a disputa nas Olimpíadas:

Em 28 de abril de 2021

“Não somos a melhor seleção do mundo, mas vamos brigar. China, Sérvia, Estados Unidos e Itália estão à frente. Essas são as candidatas. Depois, no bolo, vem o Brasil e eu não descartaria a Rússia, que vem com um time mais novo”

https://www.olimpiadatododia.com.br/toquio-2020/325714-jose-roberto-guimaraes-coloca-brasil-atras-de-4-favoritos-e-elogia-macris/

Hoje nas quartas de finais, considerando as favoritas que ele citou, só não está a China; a Rússia, que ele não descartou, está. E o Brasil, como ele disse, está brigando no bolo.
Agora, imaginem ele dizendo que não é favorito, que vai ser difícil enfrentar tal e tal seleção... O que o Brasil conquistou no voleibol não lhe permite entrar para fazer turismo, mesmo quando não tem a "melhor" equipe.

Já no Botafogo, o que mais incomoda é o discurso derrotista em toda e qualquer entrevista.

Nós podemos até não gostar desse ou daquele técnico, mas qualquer trabalho em esporte é preciso confiança no técnico, que acreditem nas instruções passadas, sem isso, nada feito.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, por isso que eu sempre falo: A primeira mudança que precisa ser feita no clube é a questão da mentalidade. O resto é consequência.
Abs e SA!!!