09/09/21

Já chega para jogar






















Notícia retirada do GE:

"Botafogo acerta a contratação de Rafael, ex-Manchester United".

O contrato terá duração de três anos com algumas cláusulas pontuais.

Excelente notícia. Temos, enfim, um lateral direito confiável e experiente e que vai ajudar bastante. Isso é certo, apesar de eu não compartilhar com toda a euforia de parte da torcida. É um bom jogador e que no futebol brasileiro tem tudo para sobrar, mas está longe de ser a sumidade que muitos estão imaginando.

Mas enfim, repito: Inegavelmente, uma contratação de grande valia.

Agora vem a parte que me deixa mais preocupado: Quando estará em campo? Cabe ao GLORIOSO agilizar a parte documental e burocrática para que o Rafael já esteja disponível.

Vale lembrar que a sua última partida oficial foi no final de maio. Ou seja, recente. Não precisa de três ou quatro meses para entrar em forma...
...até porque, já terá terminado o campeonato.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

32 comentários:

keven disse...

Fala Rodrigo o medo é esse de demorarem um mês só para regularizar o jogador e mais uns dois para ele " encontrar " a forma física e nisso só joga ano que vem no " campeonato" estadual.
ABS e SA!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo, depois da passagem do Seedorf pelo Botafogo, reservo-me o direito a não ter euforia alguma. Já estamos muito escaldados.

Considero a contratação do Seedorf das maiores e mais importantes feitas por um clube brasileiro neste século. O cara era um craque de bola, profissional respeitado e respeitável, sério, dedicado, cheio de qualidades dentro e fora de campo.

E o que o Botafogo conquistou durante sua passagem ? Um Estadual e uma classificação para a LA. Muito pouco, diante do potencial.

Mas acho muito boa a contratação do Rafael, pelo que ele pode agregar em termos de futebol e também por aspectos extra-campo. Tomara que o Botafogo honre os compromissos assumidos, que melhore e muito a qualidade da montagem do elenco, que prossiga nesse viés de alta, conquistando o retorno à série A e mantendo-se, sem sustos, por lá.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Keven, sim. Tomara que dessa vez seja tudo rápido.

Tô contigo total, Eduardo.

Abs e SA!!!

JorgeFS disse...

Preocupante são cláusulas contratuais, que nos últimos tempos têm trazido mais problemas que soluções, Cortez Lecaros kalou e tantos outros, que dessa vez sejamos bem sucedidos para a subida para A

Marcio disse...

Chega para jogar... Mas já ouvi comentários de que "podem" escalá-lo em uma função mais avançada, com liberdade para "construir o jogo por dentro", entre outras situações modernosas
De primeira eu digo que sou pela entrada pura e simples do Rafael na lateral.
O máximo que pode ocorrer, mas não acredito que haja potencial técnico no elenco para tal, seria uma variação em um 3-5-2, 3-4-3, a partir do esquema primário que contempla uma linha de 4 zagueiros.
O momento é para manter o time, com substituições simples baseadas no jogo bem fica, jogou mal sai.
SA!!!

Mário disse...

Bom dia. Tb concordo Rodrigo, nunca foi uma sumidade. Um jogador nota 5,5 para os padrões europeus, mas que pode contribuir para o Botafogo. Agora me incomodou darem a 7 para ele. Poxa, lateral usando a gloriosa 7? Seria um pouquinho menos estranho se dessem a 6 que tb é importante para nós. Mas enfim que dê certo em campo a contratação e fora dele.

Sds,
Mário

Rodrigo Federman disse...

Jorge, se bem que o Rafael vem com vontade e prazer. E é botafoguense. Pode ser que isso tenha um peso também.

Marcio, sim. O Rafael é lateral direito. Pronto. Nunca foi craque como o Lahm ou mesmo o Daniel Alves para, depois de certa idade, escolher camisa em qualquer posição. O reconhecimento e moral dados ao Rafael precisam ser condizentes e proporcionais ao seu tamanho e futebol. Nosso torcedor está muito mais empolgado do que que realmente deveria.

Mário, para os padrões europeus, concordo: No máximo nota 5,5. Aqui no Brasil equivale a 7,0 ou 7,5 fácil.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, não podemos esquecer que deram ao Honda no Botafogo funções mais defensivas, escalado como volante..
Obviamente que o futebol do Honda foi muito abaixo do razoável, mas a forma que o escalaram em campo também não foi das melhores. Na época até pesquisei como o japonês havia sido escalado em suas últimas equipes, em todas não teve responsabilidade de marcação; mesmo os craques, nem todos conseguem ter alto nível de atuação quando escalados em outras posições... Então é preciso cuidado com essas situações.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ainda tem isso, Marcio.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Fora do tópico, Rodrigo, peço licença para compartilhar aqui o que acabei de ver no blog Mundo Botafogo, do Ruy Moura. Trata-se de nova seção chamada "Botafoguenses Anônimos", muito interessante. Abaixo, o link:

https://mundobotafogo.blogspot.com/2021/09/botafoguenses-anonimos-fritz-engel.html

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Muito maneiro, Eduardo. O Rui é fera demais.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Vou colaborar e sugiro lançar por aqui os "Botafoguenses (mais ou menos) anônimos"... Para a completa felicidade do Rodrigo inicio com Tomas Bastos.
Cachito Ramirez, Alexandre Oliveira, Jean Coral, Rodrigo Fuska, Jéferson Feijão, Ciurlizza, Darci Cavalo, Grizzo, Alberoni, Vinicius Colombiano, Robston, Bruno Corrêa...
Penso que está de excelente tamanho.

SA!!!

Marcio disse...

Brincadeiras à parte, a iniciativa é excelente, pois a história do Botafogo vai muito além das mais conhecidas/populares.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, Tomas Bastos eterno! hehehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E o Enderson Moreira levou mais 2 jogos de punição e multa de 15 mil reais por causa da expulsão no jogo contra o confiança.
O jogo foi em 24 de julho e o stjd ainda discutindo....
Mas eu gostaria de saber também o que é feito quando o VAR não funciona ou funciona mal, quando o árbitro não acusa um gol quando está claro para o mundo que a bola entrou....
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, esse é o futebol brasileiro. Ou melhor, esse é o Brasil.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Darci Cavalo... Putz ! Mandaste bem, Márcio !

E o Tomas Bastos põe na conta do Rodrigo, heheh...

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, sou e sempre serei o maior fã do futebol do Tomás Bastos. Hahaha
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Samico, o pior é que o Rodrigo pediu a contratação do T. Bastos e depois passou a criticá-lo aqui no Blog...
Uma coisa é certa, lembrar de Valtencir, Carlos Roberto, Roberto Miranda e Rildo é fácil.
SA!!!

Sergio disse...

Boa contratações, tomara que corresponda às nossas expectativas. Agora só falta o outro lateral botafoguense, o Marcelo do Real Madri, aí as laterais voltariam a honrar num time que já teve laterais de referência. Sonhar não custa
Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Foi sim, Marcio.

Sergio, depois faltaria só arrumar do meio para frente. Rs

Abs e SA!!!

Daniel disse...

O Botafogo joga num 3-4-3, com Daniel Borges, Carli e Kanu numa primeira linha, os dois volantes mais Marco Antônio e o lateral esquerdo numa segunda linha, Chay, Diego e Navarro na frente. O melhor lugar pro Rafael deve ser nessa segunda linha na vaga do vaga-lume Marco Antônio.

Rodrigo Federman disse...

Daniel, eu sou velho, tradicional. Para mim é 442 clássico, sempre. E o Rafael é lateral direito, devendo atuar como um lateral. Simples assim.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

O Botafogo não joga no 442.

Fatos disse...

Ótima leitura.

Daniel disse...

Eu também prefiro esse esquema, mas Enderson armou o time num 3-4-3 e tem dado certo até aqui.
SA!

Rodrigo Federman disse...

Ok, Fatos. Pra mim joga.

Beleza, Daniel. Pra mim tá o 442 clássico e concordo que esteja dando certo.

Abs e SA!!!

Fatos disse...

Ok,Rodrigo, você pode achar o que quiser rs
Mas o que vemos em campo é outra coisa. Observe o time jogando nesse sábado!
Abraços!

Fatos disse...

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/apos-emprestimo-avai-lecaros-contrato-reativado-botafogo/

Rodrigo Federman disse...

Fatos, todo mundo pode achar e ver o que e como quiser. Como o futebol não é ciência exata, toda visão é válida e verdadeira.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Eu acho e somente acho que o esquema é o 4-4-2 e o 3-4-3 ocorre porque o D. Borges não tem entre as características o apoio.
O Botafogo fazia mais ou menos isso com o lateral esquerdo Luciano Almeida lá por 2007 e também o Barcelona quando tinha na lateral esquerda o Abidal, já que Daniel Alves sempre foi muito ofensivo.
Deixo claro que não estou comparando o Abidal a esses laterais do Botafogo.
Agora, uma situação é o Rafael avancar e ser surpresa, outra e jogar adiantado.
Esse 3-4-3 tem de favorecer no quesito liberdade o lateral mais técnico/ofensivo e no caso o Rafael, até segunda análise, é o melhor lateral.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Bem isso, Marcio.
Abs e SA!!!