15/09/21

Lateral, volante ou meia?










Contratado como maior reforço do Botafogo, o Rafael logo estará disponível para justificar o status em campo.

Apesar de praticamente toda a carreira como lateral direito, já tem muita gente falando no Rafael como volante e/ou até mesmo como um meio campista mais ofensivo.

Bola ele tem. Principalmente aqui no fraco futebol brasileiro. Mas para mim não tem outra opção: É lateral direita mesmo. Pelo menos de início. Sem essa de que chegou um jogador polivalente. Não, é um ótimo lateral e que seja testado assim de início.

Alguém pensa diferente ou o testaria em outra posição?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

25 comentários:

Gabriel disse...

Acho que Daniel Borges está muito bem fazendo o trio com Carli e Kanu.
Não o tiraria do time agora.
"Problema" pro Enderson.

Marcio disse...

Sou pela escolha inicial mais simples, ou seja, ser escalado na lateral direita, até porque o Time vem de jogos em bom nível e excelentes resultados.
Além disso, uma situação é ele avançar e ser um elemento surpresa, outra é jogar adiantado.
O que pode ser feito é segurar o lateral esquerdo na defesa e permitir uma maior liberdade ao Rafael, orientando a um dos volantes uma maior proteção ao Carli.
O principal nesse momento é modificar o mínimo possível a estrutura do Time.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Gabriel, se o Rafael é melhor, eu não pensaria duas vezes.

Marcio, sim...e que não venham com posições malucas achando que o Rafael é um cara diferenciado capaz de escolher camisa nas 11.

Abs e SA!!!

Gabriel disse...

Não creio que Rafael faça o papel de zagueiro pela direita que o Daniel Borges faz.
Acredito que sua vaga será no lugar do Pedro Castro ou do Marco Antônio.
Abraço e Saudações Alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Gabriel, pra mim o Daniel Borges é lateral. Enfim, já foi conversado sobre isso aqui. Para mim, é Rafael na lateral direita.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
Se ele se destacou em um futebol mais competitivo, como o Europeu, jogando em uma determinada posição, não há porquê escalá-lo em outra.
E isso não significa uma situação definitiva, com o passar dos jogos as adaptações podem ser naturalmente implementadas se as oportunidades/necessidades surgirem.
Só para servir de exemplo, cito o Philipp Lahm, que foi escalado como volante pelo Guardiola no Bayern.
Guardiola escalou pela primeira vez o excepcional lateral no meio de campo para suprir as ausências de Javi Martínez e Bastian Schweinsteiger; além disso, a mudança proporcionou adiantar o posicionamento do Thiago Alcântara, onde sempre atuou melhor.
Lembro que o Autuori "determinou" que o Honda seria volante e não houve uma tentativa de um melhor aproveitamento... "Esqueceu-se" o técnico que a ideia de qualificar o passe na saída de jogo era boa, mas o japonês nunca teve como ponto forte a marcação...
Em suas equipes o Honda sempre jogou adiantado e no Vitesse, onde esteve mais recuado, nunca teve a incumbência de marcar. Óbvio que isso não atenua as atuações ruins do Honda, mas é preciso um bom senso por parte dos técnicos também na hora da escalação.
Reafirmo que iniciaria o Rafael na posição mais lógica, onde sempre atuou, deixando as variações para um futuro que pode ser próximo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

De pleno acordo, Marcio. Que não tentemos inventar a roda quadrada.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Acho que tem que fazer o simples, é lateral direito, então escala na sua posição, simples assim. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Sergio.
Abs e SA!!!

Gabriel disse...

É lateral mas não joga como lateral.

RICARDO SOUZA disse...

Concordo com o Gabriel, o time levou apenas 4 gols em 11 jogos e EM não deveria mexer nessa primeira linha formada por Daniel/Carli/Kanu.

Rodrigo Federman disse...

Pra mim joga, Gabriel.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, então contratamos errado de novo. Se um cara que reconhecidamente é melhor que o atual titular não pode entrar , ferrou.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

O Rafael é lateral direito, certo ? Então que jogue na lateral direita. E não estamos aqui falando em barrar o Carlos Alberto Torres ou o Nelinho ou o Leandro. O atual titular é o Daniel Borges, que até bem pouco tempo vinha se mostrando deficiente na marcação no mano-a-mano e quase que totalmente inoperante no ataque.

Se, por exemplo, o Botafogo tivesse contratado o Marcelo ao Real Madri penso que poderíamos pensar em utilizá-lo no meio campo, dado seu extraordinário talento e à sua condição que talvez já não seja muito adequada à lateral. Mas, como o contratado foi o Rafael e não o Marcelo, inicialmente eu iria com ele na lateral direita.

Já pensaram, na indigência técnica que é o futebol jogado aqui, um lateral com técnica, habilidade, capacidade de infiltração, chute, bons cruzamentos, o quanto isso não pode render grandes chances de gols ?

Abs.

Ronaldo Menezes disse...

Bom dia povo do Cantinho!

Eu não tenho uma opinião formada aonde colocaria o Rafael, sei que é um jogador acima da média para qualquer competição no Brasil, entretanto temos hoje uma equipe formada e bem entrosada, não dá para fazer mudanças que podem mexer na estrutura do time sem uma avaliação.
Eu acredito que o EM o coloque no meio, não que eu ache a melhor posição, mas...

ABS e SA!!!!

Gabriel disse...

Então tá kkk

RICARDO SOUZA disse...

Não disse que Rafael não pode entrar. Disse que o EM não deveria mexer no trio de zagueiros.
Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, concordo 100% com o amigo!

Fala, Ronaldo. O fato é que ele é melhor do que todo mundo. Mas eu o colocaria na sua posição de origem e aonde jogou a vida inteira.

Ok, Gabriel.

Ricardo, entendi. Eu apenas disse que para mim não tem trio de zagueiros e por isso colocaria o Rafael no lugar do Daniel.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Vejo o D. Borges como um lateral apenas de marcação, guardadas as diferenças, como o Everaldo na seleção de 1970;
Completamente difetente do Abidal que não era lateral de apoio e que sabia jogar de zagueiro, tanto que jogou de zagueiro na copa de 2010.
Penso que o fato de não ser um jogador de apoio não necessariamente forma uma linha com 3 defensores.
SA!!!

Pix disse...

Pelo que vejo do time, Daniel Borges joga como zagueiro pela direita, Carli no meio e Kanu na esquerda. Inclusive o fato de ter uma boa marcação ajuda DB a fazer a função.
Não se trata de não apoiar o ataque, se fosse apenas isso seria um lateral defensivo. Se trata dele formar uma linha de três com Carli e Kanu sempre que o time tem a bola

Fatos disse...

Perfeito, Ricardo!! Eu também não mexeria no trio defensivo.

Sobre o Daniel Borges, não é porque sua posição de origem é lateral, ou sua camisa tem número de lateral, que ele joga de lateral. O que vale é o seu posicionamento em campo. E todos os jogos que vi sob o comando do Enderson ele jogou como zagueiro pela direita, com Kanu na esquerda e Carli na sobra.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Penso a mesma coisa. Lateral que não tem o apoio como ponto forte. Simples.

Pix, para mim é tudo termologia de futebol moderno.

Fatos, ok. Enfim, pra mim é lateral direito com mais características defensivas.

Abs e SA!!!

Pix disse...

É posicionamento em campo. Como sempre foi chamado desde o tempo que as camisas ficavam dentro dos shorts.
Abs!

Fatos disse...

Ok. Pelas partidas que assisti é lateral direito jogando como zagueiro pela direita.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Pix.

Beleza, Fatos.

Abs e SA!!!