27/10/21

Apenas um peladeiro














Ao final do empate de ontem, o técnico Enderson Moreira tentou justificar o injustificável, ou seja, defender a manutenção do peladeiro Diego Gonçalves entre os titulares (e mantido durante toda a partida):

"- O Diego teve uma lesão, está tendo um pouco de dificuldade de voltar a jogar tudo o que pode, mas precisamos tomar algumas decisões em função do adversário, em função do jogo aéreo também. Temos expectativa de que nesse final de campeonato possamos fazer com o que o Diego resgate seu melhor jogo. Ficou muito tempo parado, demanda mais de ritmo e estamos dando sequência".

Isso, para mim, tem outro nome: Panela.

Não existe qualquer razão para ter o Diego no time. Até porque, o seu "melhor futebol" é ser um peladeiro acéfalo. Ou seja, resgatar isso? Não é melhor um jogador com o mínimo de inteligência ao dominar a bola?

Desculpe que gosta do DG (e existem esses!), mas tem muita marra e pose...
...e pouco futebol para um clube da grandeza do Botafogo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

31 comentários:

Sergio disse...

Naturalmente não vi o jogo pelas razões já expostas várias vezes em outros posts. O empate foi ruim? Não, mas acho que falta ambição do time fora de casa, o que é uma cultura do futebol brasileiro. Num campeonato ver dois pontos é até compreensível um empate fora de casa, mas não aceitável, mas num de três ponto faz muita diferença.
Sobre o DG o pouco que vi achei uma bela duma M, joga nada, na minha pelada na hora do par ou ímpar seria o último a ser escolhido, isso se fosse escolhido. O incompreensível é esse cara não sair do time. Mistérios do panelão dos treinadores botafoguenses. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, é sempre assim: Quando atuamos fora de casa, já entramos em campo pensando apenas no empate. Enche o saco, pois fica evidente que com um pouco mais de esforço daria para vencer. E sobre o DG, tô contigo: Uma merda!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Ficou muito tempo parado? Demanda mais de ritmo?
D. Gonçalves sofreu a contusão em 22 de agosto, jogo frente ao Vila Nova no Nilton Santos;
Voltou a ser relacionado e não entrou em campo em 11 de setembro, frente ao Londrina, também no Nilton Santos.
A partir do confronto contra o Náutico, em 18 de setembro, até o jogo de ontem frente ao Goiás, esteve presente em todos. ou seja, um total de 9 jogos.
Entrou no inicio do segundo tempo frente ao Náutico;
Jogou os 90 minutos contra o CSA;
Jogou 81 minutos contra o S. Corrêa;
Jogou 90 minutos contra o Vitória;
Jogou 71 minutos contra o Avaí;
Entrou aos 64 contra o CRB;
Entrou no inicio do segundo tempo contra o Cruzeiro;
Jogou 88 minutos contra o Brusque;
Jogou 90 minutos contra o Goiás.
Além disso, óbvio, após estar completamente curado clinicamente, liberado pelos médicos, passou por toda a preparação, fase de "transição" e todas esses procedimentos antes de estar liberado para ser relacionado. Em 31 de agosto as noticias davam conta de que ele, mais o Ronald, iniciavam a tal fase de "transição", o que permite dizer que a partir desta data, até o dia anterior ao jogo contra o Londrina em 11 de setembro, teve 11 dias de trabalho.
Como não foi a campo, a partir do dia 12 de setembro até a véspera do confronto contra o Náutico ( no Nilton Santos) em 18 de setembro, mais 6 dias de trabalho. São 17 dias de trabalho no total.
O Jogador sofreu a lesão em 22 de agosto, em 31 de agosto iniciou a fase de transição e em 11 de setembro foi relacionado.
Que muito tempo afastado é esse?
Obviamente que a recuperação de um atleta não é tão simples, envolve outros fatores; o E. Moreira tem muito mérito na recuperação do time do Botafogo e nesse eventual retorno à série A, mas não é por isso que alguns questionamentos não podem ser feitos.
Não me "convenceu"!
SA!!!

Eduardo Samico disse...

Ressalvando que não acompanho os treinamentos, não sei como os jogadores retornam do Depto. Médico, são muitas as situações difíceis de entender.
O Ronald tem que voltar aos poucos (banco contra o Cruzeiro, o EM botou o Oyama no final, mas não o Ronald).
Rafael fica no banco enquanto alternamos Jonathan e D. Borges, que parece ter cláusula contratual que o proíbe de passar do meio campo.
Hugo volta e entra direto.
Marco Antonio é banco do acéfalo e inofensivo (para os adversários, claro !) Warley e do inominável peladeiro DG (jogo aéreo ? brincadeira !).
Mais as insistências com o tal LH e R. Moura... Osso !
Ao menos o Ricardinho só está ganhando para compor o time reserva nos treinos, pois não parece mais ser jogador de futebol profissional.
Mas, apesar do elenco mal montado, dessas escolhas incompreensíveis, de arbitragens péssimas (ontem o Goiás bateu à vontade e caçou com afinco o Chay), subiremos.
O EM conseguiu mudar o rumo em que estávamos com o traste do Mecâmico, é fato.
Lamento pois torço muito para que terminemos o campeonato em 1° lugar. E isso ainda é viável. Só não pode jogar como jogou contra Vitória, Cruzeiro, etc parecendo estar muito satisfeito com o empate.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, excelente pesquisa. Só joga por terra essa tentativa do EM em justificar algo bizarro e que eu qualifico como panela. Nada justifica o DG ser titular do MA. E ainda mais depois dos últimos dois jogos desastrosos com erros básicos do futebol.

Eduardo, exato. Já são várias incoerências. Menos mal que os resultados estão vindo, mas como o Marcio colocou, não significa que fiquemos cegos e aceitemos tudo, né?

Abs e SA!!!

Adelson disse...

Gatito precisa voltar logo. O gol do Goiás resultou de lambanças ridículas de Warley e Diego. Warley deu o passe para o adversário e o Diego, em vez de voar como um gato na bola, foi chutar o vento. Muita lambança logo no início do jogo.

Rodrigo Federman disse...

Adelson, sim. Passou da hora mesmo!
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Alguém consegue explicar por que o Marco Antônio fica no banco e o RM tem que entrar em todo jogo? Acho que a sorte estão do lado do Botafogo, porque coerência passa longe de GS. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, pois é. Certas manias e cismas dos "professores" são de cair o cu da bunda.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
As desculpas do EM irritam mais do que as atuações como visitante.
Fico muito preocupado com a provável série A.

JOTA disse...

RODRIGO, peladeiro ???? Você está muito bonzinho, rsrsrs.
Em pelada boa nunca jogará, pois é muito fraco e super mascarado.
O MARCO ANTÔNIO ser reserva dele ou do WARLEY, além das entradas do LH e do RM, merece uma CPI botafoguense, mas que não seja comandada por pilantras.....
O CHAY quer disputar com o NEYMAR para ver quem cai mais. Esse bobo da corte, que se acha o tal, tem que entender que futebol é jogo de contato físico e toda hora ficar caindo e rolando como se estivesse morrido cai no ridículo. Joga o seu futebolzinho que dá para o gasto, mas sem palhaçadas, porque ontem você exagerou.
A partida mostrou bem o baixíssimo nível do atual futebol brasileiro, pois foi entre dois times que estão entre os primeiros colocados.
Uma boa semana para os amigos do CB.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, pra série A tem que mudar pelo menos 80% do elenco e a gerência de futebol.

Jota, 100% de acordo.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo.

Acho que todos já falaram sobre o Diego Gonçalves. É caneludo, é peladeiro, e o escambau !!
Agora, por favor. Monte um post, aliás dois. Um sobre o polivalente "Warley" que não joga nada em posição nenhuma, e outro sobre o "Pedro doente".

O Warley é sinistro engana todo mundo. Ele fica por alí naquela zona morta, em que não defende porque não é lateral, e não ataca porque não é ponteiro. (99 % das vezes que toca na bola mata a jogada e atrasa, geralmente no fogo.
Aliás, no gol do Goiás teve torcedor que pra livrar a cara dele jogou a culpa no goleiro. Se olhar bem o Diego estava distante quase sem condições de chegar no atacante. Mas enfim...ele é um jogador moderno e polivalente !! Pra mim um asno, que de vez em quando acerta um cruzamento.

O Pedro doente, titularissimo nesse time, vê o jogo de dentro do campo. Outrora diziam que ele tinha um potente chute de fora da área, parece que não avisaram isso pra ele. Eu olhando ele andando em campo, me lembra o Quasimodo, personagem do Corcunda de Notre Dame!!

Agora imagina esses 3 no mesmo time.


Patinhas.


Rodrigo Federman disse...

Hahahaha. Patinhas, esse outro é tão horrível e mascarado quanto. Hahaha
Abs e SA!!!

JorgeFS disse...

"Seu" Moreira mudou muito o Botafogo, mas o Marco Antônio ficar no bonco num jogo como o de ontem, em que uma Vitória nos teria deixado muito bem na foto, mas como ele está no dia à dia dos jogadores espero que ele esteja certo, porque já tem muita gente surgindo no retrovisor

Sergio disse...

Vendo os gols que o Botafogo tem levado, eu pergunto: o que esses caras tem na cabeça para fazer jogadas tão vizinhas? A grande maioria dos gols que o Botafogo tem levado é mais falha dos seus jogadores do que mérito do adversário, inacreditável tomar tantos gols ridículos como o de ontem ou aqueles dois contra o Avaí.
Patinhas meu querido, vendo esses peladeiros atuais não te dá saudade do Caneleiro Embusteiro? Perde desses caras o Loco é craque. Contém ironia, mas pelo menos o Loco Abreu deu muitas alegrias. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Jorge, o MA ser banco de DG e Warley em qualquer jogo é inaceitável. Hehehehe

Sergio, sim. Quase todo gol é falha gritante. Isso precisa de um fim.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Patinhas lembrou do Pedro Castro... Eu só assisti ao segundo tempo e se notei o citado pagar na bola umas 4 vezes, foi muito.
E ele joga no meio de campo, onde se pensa, organiza e resolve os jogos.. Isso no futebol antigo, pois no moderno os jogadores têm várias obrigações, a ultima e justamente jogar futebol.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e olha que ontem nem foi dos piores jogos dele, hein? Rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E o Daniel Borges será adquirido em definitivo pelo Botafogo e assinará contrato até dezembro de 2023.
O valor inicial era de 1 milhão de reais e após negociação o valor baixou para 600 mil de forma parcelada.
Isso tudo porque o lateral bateu a meta estipulada de ser titular em 22 jogos.
SA!!!

Fatos disse...

Futebol é momento. Eu particularmente não acho o Marco Antônio nada demais, na série A no máximo compõe elenco, mas nesse momento entre ele e DG, não tem como ele não começar jogando.

Fatos disse...

Por falar em cláusula contratual, eis que 👇🏼

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/gatilho-contratual-daniel-borges-bater-meta-botafogo-pagar-r-600-mil-assinar-2023/

Pensei que esse tipo de contrato já não era mais feito em General Severiano. A experiência com o Cícero parece que não serviu de lição. 
E jogador do Mirassol que o Botafogo tem que adquirir em definitivo é o Oyama.



Rodrigo Federman disse...

Fatos, sim...composição de elenco em série A. Coisa que, em minha opinião, o DG nem isso.

Marcio, os contratos obscuros não têm fim.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Futebol é momento e no Botafogo é uma situação ainda mais acentuada.
Os titulares são apenas eventuais, pois não há quem possa definir o jogo mesmo que esteja fazendo um mau jogo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, fora esses contratos estranhos que acabam obrigando escalações e titularidade. Curiosa a notícia da cláusula do Daniel Borges, a escolha repentina pelo Jonathan de titular nos jogos anteriores e o retorno do DB agora na última ou penúltima rodada, né? Nos permite até imaginar que pudesse haver alguma negociação de intere$$e$ no momento. Nem suspeito.
Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

Eu acompanhei o Diego Gonçalves no Mirassol no campeonato paulista inclusive foi um dos destaques do citado campeonato.
No Botafogo até a sua contusão vinha bem mais reconheço depois da contusão voltou muito mal e o marco António tem atuado melhor e merecendo no atual momento ser o titular.
Agora o Ederson Moreira até o momento tem muito crédito para escolher o que ele achar melhor pois tem os treinamentos para ele observar.

Rodrigo Federman disse...

Marcos Antônio, pra mim, nunca enganou.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Obviamente que os treinamentos são importantes no processo de escolha dos técnicos, mas estes não podem estar acima daquilo que é apresentado dentro de campo,
O Grande Mestre Didi, sempre dizia que "treino é treino, jogo é jogo"

Uma outra situação que comprova que o negócio é o jogo, é uma fato que "ocorreu" na Copa de 1958.
Reza a lenda que Feola, o técnico, em uma prancheta demonstrava como uma jogada seria construída no confronto contra a URSS...

Dizem que entre toques de bola no meio campo e movimentações para atrair o adversário, a bola seria lançada para o Garrincha às costas do lateral esquerdo; o Mané iria à linha de fundo e executaria o cruzamento perfeito para Mazzola entrar livre a marcar o gol...

E Garrincha de pronto teria perguntado:

“Seu Feola, o senhor já combinou com os russos?”.

A máxima do Didi e o questionamento do Garricnha são válidos e por coincidência temos o exemplo do Carli...
Disse o R. Gomes sobre o zagueiro argentino, em 2016 após uma vitória sobre o Fluminense:

"Muito bom. Eu não o conhecia muito, nos treinos fiquei preocupado, mas nos jogos muito melhor, muito melhor. Nos treinos tinha muita insegurança, terceiro jogo agora, entrou bem contra a Cabofriense e agora jogou o jogo todo com uma autoestima elevada"

http://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2016/02/treino-e-treino-bem-nos-jogos-carli-surpreende-ricardo-e-deve-continuar.html

E isso tem explicação no fato de que nos treinamentos, todos se "conhecem", as jogadas obrigatoriamente são menos ríspidas e tudo mais...
Claro que estamos muito, muito, muito longe de ter um Didi e/ou um Garrincha no Time e o relato sobre o questionamento do Garrincha é algo meio "lenda", mas titular após o campeonato iniciado é quem está em melhor momento; isso não quer dizer que jogou um jogo mal tem que sair, mas 2, 3 ou 4 jogos é um exagero uma insistência, considerando que são todos comuns.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio! Muito boa colocação e análise. Concordo total contigo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, sobre a contratação definitiva do D. Borges por, segundo as noticias, ter atingido o numero mágico de jogos como titular, uma questão deve ser lembrada:
Em 12 de abril, saiu noticias deram conta de que o botafogo faria a inclusão de cláusula de performance em seus novos contratos,...

...Com isso, o clube passa a usar dados de performance focados na posição de cada jogador. Caso esse atleta alcance as metas, ele ganha uma bonificação, e o desempenho somado a uma boa classificação da equipe faz o valor aumentar. O objetivo é colocar cláusulas que não preveem aumento salarial, mas sim uma bonificação pontual.
Os atletas têm recebido bem as novas condições, mas ainda há contratos que colocam em questão outras metas, como a titularidade. Existem também ainda os gatilhos de aumento salarial, situação que o Botafogo tenta trocar pela bonificação para não onerar o clube e deixar o atleta motivado para perseguir as metas. Em alguns acordos, o Bota também manteve o gatilho de renovação automática caso haja o acesso à Série A do Brasileirão(...)"

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/botafogo-muda-formato-e-inclui-performance-em-novos-contratos-visando-seguranca-financeira.ghtml

Daniel Borges foi anunciado em 26 de maio...
Espero que a tal contratação esteja atrelada somente ao fato de ter sido titular em 22 jogos.
Considerando que ele chegou para a disputa da série b, ou seja, precisou ser titular em 57,9% dos jogos (22/38).
Considerando que os concorrentes são o Jonathan Lemos e o Warley (aquele que não defende como lateral e não ataca como ponta), penso que não foi difícil bater a meta.
E ainda tem uma outra observação, o Jonathan se contundiu em 5 de março, ainda pelo Carioca, em um confronto frente ao Nova Iguaçu e voltou a ser relacionado somente em 4 de setembro, rodada 22 da série B, contra o Remo.
D. Borges teve 22 jogos com o Warley (aquele que não defende como lateral e não ataca como ponta) como concorrente... A partir da 8ª rodada, a primeira como titular, o D. Borges só não foi titular em 3, contra Vitória (R27), CRB (R29) e Cruzeiro (R30) onde não saiu do banco.
Para mim é um lateral apenas de marcação e que tem feito um campeonato aceitável, digamos; mesmo considerando a performance, é preciso cuidado nas avaliações, considerando as variáveis... E estas variáveis incluem o Warley e o fato do Jonathan ter ficado ausente por longo período.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Marcio, essas variáveis tem um peso considerável na decisão final. Rs
Abs e SA!!!