13/10/21

Faltou querer vencer









Palavras do técnico Enderson Moreira sobre a pouca intensidade do time no empate de ontem:

"- Acho que no primeiro tempo, sim. No segundo, criamos chances claras. Fábio defendeu uma, outra passou muito perto com o Navarro. Bolas paradas foram boas também. Jogo de cada um na sua proposta. Cruzeiro não foi para o abafa, estavam saindo com força no contra-ataque. No segundo tempo ajustamos dentro da proposta para o jogo".

Eu acho que a análise do Enderson foi focada apenas nos 15 minutos iniciais do segundo tempo. Os demais 75 (sem contar os acréscimos) foram com o Cruzeiro se  impondo fisicamente, com muito mais vontade, disposição e querendo a vitória. Tanto que tivemos o Diego como o melhor em campo, nos livrando da derrota.

Se jogamos na proposta previamente elaborada, desculpem, mas pelo visto a intenção não era vencer. Era "não perder".

Pouco para a grandeza do Botafogo (mesmo diante de um rival também tradicional).


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

29 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Acho que eles acreditam que ninguém assiste aos jogos ou não ouvem comentários.Pq as desculpas e os discursos são sempre os mesmos qd jogamos mal ou perdemos.
Fico pensando em que esperar do Botafogo na série A.Será para não cair de novo ??

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, vamos esperar por mudanças (jogadores, responsável por futebol e dedicação).
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Eu definitivamente não entendo isso: o time do Cruzeiro é pavoroso. Dominou, chutou 4987 bolas a gol, mas perigo, perigo mesmo, foram poucos os lances. Naqueles 15 minutos iniciais do 2º tempo, forçando um pouquinho de nada, conseguimos roubar umas bolas vadias e se o Diego Gonçalves tivesse a capacidade de, antes de cruzar uma bola, olhar o posicionamento do atacante, o Navarro teria marcado aquele gol - a bola foi cruzada um pouco distante dele, que não chegou a tempo. Depois, resolveram tirar o pé do acelerador e ver o Cruzeiro dominar o jogo.

Ou seja, será que esses energúmenos não são avisados de que a conquista do 1º lugar na série B significa mais dinheiro no caixa do clube ? Que significa entrar na Copa do Brasil em fase mais adiantada - e sem riscos de pagar vexames para Aparecidenses, ABCs, etc ?

Pombas ! Podendo conseguir a classificação para a série A com antecedência e tranquilidade para que dar chances ao azar ?

O Botafogo de ontem me lembrou corridas de F1, o último GP da Turquia serve como exemplo, em que o líder está em um determinado ritmo, quase que de cruzeiro, controlando a corrida. Alertado pelos boxes, vai lá e faz a melhor volta e abre mais uns segundos de vantagem. Bottas e a Mercedes fizeram isso.

O Botafogo, por acaso, está "administrando" o quê ? Qual vantagem ? O "experiente" sr. Freeland não alerta, informa, cobra essa postura de aguerrimento ao treinador e elenco, não ? E o presidente e vice ?

Para encerrar, ontem destaquei os zagueiros e o Navarro. Sendo que os zagueiros, talvez pela apatia do restante do time, se viram em palpos de aranha várias vezes. Mas, o Navarro, longe, muito longe, de ser um Roberto Miranda, Túlio, Dodô, parece ser o único a lutar, a correr, marcar, demonstrar indignação... Os outros - Chay, Marco Antonio, o burro e omisso Warley, Diego G., P.Castro (esse, como atenuante, pode alegar que retornava de contusão), o péssimo Jonathan Silva (está mais que explicado o motivo de seu insucesso na série B espanhola) - sem comentário. Respeito ao jovem atacante. Tudo indica que não permanecerá em GS em 2022, mas não se esconde, muito pelo contrário. Se todos adotassem a mesma postura...

De todo modo, com direito a estresse, subiremos. Mas que o executivo principal perceba que para a série A não dá pra irmos de Freeland em hipótese alguma. Enderson Moreira, vá lá, o preparador físico parece ter melhorado o elenco, mas o sr. Freeland, que volte para as divisões de base de algum outro time.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Eduardo. Concordo em gênero, número e grau. Não sei porque entramos em campo (em alguns jogos) mais preocupados em não perder do que em vencer. Isso não entra na minha cabeça.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Cara, eu fico puto com isso - evito os palavrões mas tem horas que não dá, rs.

Um bando de jogadores medíocres, com sérias dificuldades nos fundamentos do esporte, estão pensando o quê ? Ou se matam em campo ou vão tomar sufoco de times medonhos como esse do Cruzeiro.

No Botafogo não tem nenhum Messi, M'Bappé, Harry Kane ou Lewandowski para resolverem o jogo quando der na veneta.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Exatamente isso, Eduardo. O problema é que temos alguns (vários) jogadores que se acham Messi, M´Bappé, Kane ou Lewandowski. Entre eles, o craque ex-Lusa da Ilha que não pode ser criticado (alguns torcedores dizem que isso é ser anti-Botafogo), o Diego Gonçalves, Warley...
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, concordo e acrescento que não entendo um treinador ter a cara de pau de tirar CHAY e MARCO ANTÔNIO para colocar o "famoso quem" LUIZ HENRIQUE e o sonolento DG. Pelo menos os titulares são menos ruins e mais interessados em correr pelo clube que os paga.
Esses LE são muito fracos, particularmente o JS, que chegou cheio de marra e se achando. O ex jogador RM entrar em campo é uma imoralidade futebolística.
O pior é que alguns se acham os tais, o que mostra o baixíssimo nível do atual futebol brasileiro.
Para encerrar e o juízes hein? Os jogadores peitam, xingam, reclamam acintosamente, caem parecendo mortos e ressuscitam rapidamente e Suas Senhorias pouco fazem.
Valeu por não termos sido derrotados, mas foi vergonhoso.
Uma boa semana para todos.

Rodrigo Federman disse...

Jota, sim. Tirar o Navarro todo jogo para entrar o RM é uma afronta. E isso acontece todo jogo mesmo. Não dá para entender. Deve, com certeza, haver forças maiores que exigem ou obrigam. Quero não acreditar que se trata de escolha técnica do Enderson Moreira.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Joel Carli mostrou, mais uma vez, o motivo de ser um dos líderes do elenco do Botafogo. Antes de a bola rolar contra o Cruzeiro, o argentino deu um passo à frente e foi a voz ativa entre os jogadores do Alvinegro.
Ainda no vestiário, antes da preleção e do momento de fé, comum entre os jogadores nos momentos que antecedem os compromissos, o zagueiro, exercendo a função de líder, gritou e foi responsável por passar confiança aos atletas.
É um líder nato.

Mamá

Anônimo disse...

Vanderley Luxemburgo na coletiva do final do jogo de ontem cruzeiro x botafogo,disse que mandou o seu volante colar no Chay; segundo ele, é o único jogador do Botafogo que poderia criar alguma coisa.
Aí emu fico na dúvida, será que o Chay tá caindo seu futebol ou os treinadores adversários já perceberam que marcando ele, o Botafogo tem ´sérias dificuldade em criação de jogadas.

Mamá

Marcio disse...

Infelizmente os reflexos de conformismo com resultados adversos ainda se fazem presentes no Botafogo; há um longo trabalho a ser feito para mudar essa cultura..
Claro que enquanto torcedor eu não quero comemorar título de série b, divisão que não gosto de ver o meu Time; entretanto, mesmo com parcimônia em uma eventual comemoração, sem repetir o discurso de 2015 onde comparavam os títulos nacionais conquistados das séries A e B, como se fosse uma quebra de jejum,, quem está no clube deve objetivar o máximo sempre.
E ser campeão na série b significa iniciar a disputa da Copa do Brasil 2022 já na 3ª fase, o que encurta o caminho até uma eventual decisão.
Além disso, jogar a partir da 3ª fase fará o Botafogo disputar menos jogos na temporada 2022 e com isso "terá" mais tempo livre para trabalhar a Equipe, pois vivem reclamando da falta de tempo...
Então, considerando que são 4 vagas de acesso e o Botafogo está em 2º lugar na tabela, não custa rigorosamente nada tratar os jogos como decisão e buscar o título e suas respectivas vantagens.
O retorno à série a é primordial, mas é preciso olhar além do "simples" retorno.
E na verdade eu nem sei se o departamento de futebol tem em conta a vantagem proporcionada pelo título da série b.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Mamá, pena que não conseguiu fazer com que o time tivesse atitude durante praticamente todo o jogo. E não digo que foi responsabilidade dele (pelo contrário). Só acho que esses discursos são bonitos, mas se não faz efeito, se torna apenas corte para vídeos editáveis de Botafogo TV e suas papagaiadas.

Marcio, infelizmente a cultura do "não podemos perder" se enraizou no clube. Parece não ter como tirar esse tumor de General Severiano.

Abs e SA!!!

Carlos Eduardo disse...

Mesmo em fim de contrato – o que será debatido mais abaixo – Rafael Navarro não tira o pé (nem o rosto) das divididas). Corre, luta, vibra, abre espaços e finaliza. É o jogador mais perigoso do Botafogo. Mais do que isso, é o melhor jogador do Botafogo na Série B, o que mais gera pontos ao time alvinegro.
Ontem foi o melhor jogador do Botafogo no setor ofensivo. Foi quem gerou preocupação ao adversário, finalizou, quase fez um gol e levou perigo. Faltou companhia.

Carlos Eduardo disse...

Destaque também para Diego Loureiro. Após as más atuações recentes, foi bem em um jogo grande. Segurou a pressão do Cruzeiro, fez grandes defesas e foi decisivo no empate.

Carlos Eduardo disse...

Não achei o empate mau resultado. O Botafogo jogou com o regulamento debaixo do braço e saiu com empate que não deve ser desprezado. Ganhando em casa e empatando fora chegaremos a série A. Ontem enfretou um clube em crescimento na competição, que só perdeu 1 dos últimos 15 jogos, com pressão da torcida, enfim, um jogo duro. Dava para ter vencido sim, mas poderia ter perdido também. Então, o empate não foi de todo ruim. Manteve o Botafogo firme na luta pelo acesso e pelo primeiro lugar da Série B.

Marcio disse...

Se o Luxemburgo ordenou ao seu volante fazer marcação individual no Chay, caberia ao técnico ordenar modificações e/ou o próprio Chay movimentar-se ou trocar de posição e permitir que outro jogador.
Futebol se joga com e sem a bola...
Por isso vou lembrar do Canhota na Copa de 70, onde no jogo contra o Uruguai sofria marcação muito forte e trocou de posição com o Clodoaldo... O resultado foi o gol de empate marcado pelo proprio Clidoaldo.
PC Caju, inclusive, conta que o Zagallo ja tinha lhe avisado que entraria no jogo no segundo tempo... Iria recuar o Canhota para volante e ele, PC, assumiria a armação do jogo.
E Sem saber das intenções do Zagallo, o Canhota tomou as devidas providências.
Mas eram outros tempos e é pedir muito para esses jogadores do futebol moderno tamanha audácia.
Falta capacidade de sair do esquema de jogo ensaiado.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Carlos Eduardo, não foi mal resultado, mas ficou uma sensação de que se encarássemos com mais pegada e querendo vencer, poderíamos ter voltado ao RJ com os 3 pontos.

Marcio, 99% dos técnicos brasileiros são incapazes de mudar o time e forma de jogar durante os tempos. Preferem esperar o intervalo. São todos horríveis. Por isso não vingam lá fora.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Não vi o jogo mas li os comentários e posso dizer o seguinte: de onde menos se espera é daí que não sai nada mesmo, p time do Botafogo é isso mesmo e essas oscilações são naturais de um time sem nenhum jogador de destaque.
Infelizmente faz parte da cultura do futebol brasileiro que empatar fora de casa é um bom resultado, num campeonato de 2 pontos pode até ser verdade, mas num de 3 pontos não é bom negócio, muito embora empatar com o Cruzeiro não é demérito, mesmo com o Cruzeiro não estando nos seus melhores dias.
Sobre essa de precaução fora de casa, me lembro do Botafogo 1X Atlético Mineiro na Taça Brasil de 67, jogo de desempate que o Botafogo perdeu na cara ou coroa em que o Zagallo botou o time na retranca e o Manga salvou o time até que num lance infeliz o Botafogo tomou o gol. Então o Botafogo partiu prá cima e em menos de 10 minutos empatou o jogo, e não era nenhum timeco, tinha Gérson, Jairzinho PC Caju, Roberto Miranda, Rogério e companhia.
Lendo o comentário do Márcio sobre marcação homem a homem me faz lembra os jogos de 69 em que o Bonsucesso exerceu marcação individual no Canhota e foi o Bonsucesso quem realmente tirou o tri do Fogão. Me lembro também do Ademir Vicente marcado o Zico e esse não via a cor da bola, chegando em certa ocasião a ser expulso de tão irritado que o Galinho ficou. A marcação individual quando dá certo é um inferno para o jogador marcado.
Enfim, tirando o varandão da saudade acima, repito: às vezes esperamos desse time mais do que ele possa dar, mas acho que no final das contas pelas circunstâncias do jogo o empate não foi tão ruim. E como o mundo da voltas, de frangueiro a salvador do time ontem, o DL. Futebol é muito interessante. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, pela forma como fomos dominados, o pontinho conquistado é para ser louvado. Heheheh
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Sérgio, o empate em si não é o problema. A questão é a postura aparentemente conformada, quase desinteressada do time (tirando o Navarro, Carli e Kanu), no jogo.
O Cruzeiro atual é um time com péssimos jogadores, o clube em crise, com salários atrasados, falta tudo por lá. Acho até que após o jogo entraram em greve...
Com tudo isso, o time do Cruzeiro jogou dando seu máximo, insuficiente para ganhar do apático e mediano time do Botafogo.
Eu aceito o Botafogo sem bons jogadores, cada vez mais raros no Brasil, mas não aceito apatia e falta de vontade de vencer.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Exatamente isso, Eduardo. Pior do que o resultado (que no todo não foi ruim) é a postura do time em campo.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

É meio uma sensação de desperdício. Apertamos um pouco na marcação e tivemos uma grande chance de gol. Era manter a pegada e poderíamos ter saído de BH na liderança. Mas, não; a impressão que dá é a de conformismo. Um pontinho do empate tá de bom tamanho...
Enfim, penso que desperdiçamos ótima oportunidade de vitória.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, sim. Se apertássemos e jogássemos para valer em pé de igualdade de disposição, venceríamos.
Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

Verdade que essa segunda divisão é um bando de japonês.
Veja o Botafogo como o chamusca estava a beirando a terceira divisão já que o clube possui só 3 vitórias.
Hoje estamos com 15 vitórias e melhor ataque do campeonato.
Isso mostra o quê!
O nível baixíssimo do campeonato e não a qualidade do Botafogo.
Se o Ederson Moreira tivesse começado a série b já teríamos subido a bastante tempo.
Estamos achando que o Botafogo é bom nada disso é o nível do campeonato.
Cruzeiro ganhou do líder lá em Curitiba de 3x0 em 15 jogos só perdeu um.
Aí o torcedor cruzeirense está fazendo a mesma pergunta que nós.
Se Luxemburgo tivesse assumido antes estaríamos nessa posição.
Simplificando o óbvio este time do Botafogo mim surpreendeu desde da vinda do Ederson.
É eu já estava realmente preocupado com a terceira divisão do que pelo acesso.
Acredito em milagres e o Botafogo está provando que existe.
O time é mediano nunca deixamos de reconhecer e a posição atual é um milagre de que coisas que só acontecem com o Botafogo é que essa diretoria cogitava a quarta vaga e hoje briga pelo acesso e pelo título.

Rodrigo Federman disse...

Marcos Antônio, não acho que essa posição seja milagre. O elenco é nivelado com os demais e temos o peso da camisa. Estamos aonde deveríamos estar desde o início. Entre os 4.
Abs e SA!!!

Ronaldo Menezes disse...

Fala rapaziada Alvinegra!

A galera da antiga vai saber o que eu vou escrever:
1º Treinador não vai detonar o time dele depois de uma partida feia. (Como foi falado por alguns amigos aqui no Cantinho e por alguns jornalistas: " O Botafogo é o time a ser batido na competição, futebol vistoso, agressivo que procura o gol". O Luxa é macaco velho e mudou tudo dentro do Cruzeiro, a coletiva mostra isso.
2º Não temos um time como do CAM e dos Mulambos que são superiores aos outros times da série A.
3º Gosto do AM ele é malandro jogou com o regulamento embaixo do braço, poderia mais? poderia, mas quando a bola rola todas as nossas teorias são somente teorias e mais nada, lá é sério e o trabalho que nosso treinador está fazendo é ótimo.
4º Dos 15 pontos disputados pela Raposa tomamos um ponto deles.

Abraços meus amigos.

Rodrigo Federman disse...

Ronaldo, sim, não está péssimo, mas ainda há muito a melhorar na postura do time nos jogos fora do RJ.
Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

Concordo com o time seja igual aos outros um bando de japonês.
Agora peso de camisa discordo exemplo disso é o próprio Botafogo,vasco,cruzeiro e épocas passadas Corinthians,palmeiras.,Atlético mg,fluminense,internacional todos já foram rebaixadas e o peso da camisa ficou aonde!
Acredito em milagres e trabalhos organizados agora peso de camisa discordo.
Tá ir Cuiabá,Juventude,Bragantino,Chapecoense,América mg todos na primeira divisão.

Rodrigo Federman disse...

Marcos Antonio, camisa tem que pesar!
Abs e SA!!!