04/10/21

Não dá para esperar mais
















O próximo compromisso do Botafogo será na sexta-feira, dia 8 de outubro, na "final" contra o CRB.

Exatamente um mês após o anúncio oficial da contratação do Rafael, que veio com pompa de craque e com direito, inclusive, a assumir a mítica camisa 7 do GLORIOSO (mesmo sendo lateral direito).

Eu sempre disse e repito: Para o padrão brasileiro, o Rafael realmente é acima da média. Mas a euforia foi e continua sendo exagerada. É um bom jogador, mas - até mesmo pela posição - longe de ser daqueles que decidem e/ou façam a diferença dentro de campo. 

O torcedor se empolgou por ele ser botafoguense declarado (e isso é inquestionável) e por ter jogado ao lado do Cristiano Ronaldo. Fez festa como se tivesse chegado um monstro. Longe disso. Vai ajudar, mas não creio que supere as expectativas racionais de quem acompanhou a sua carreira até hoje.

Mas o fato é: Se o Rafael veio para ser o "líder" do time, tem um mês contratado e chegamos na fase final do campeonato (inclusive com o jogo vital diante do CRB), não dá mais para esperar o 100% de condicionamento. 

Se é diferente, precisa começar logo entre os onze, independente da posição.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

18 comentários:

Marcio disse...

Eu já escrevi anteriormente que o Rafael deveria ser escalado inicialmente como lateral; depois, com o desenrolar dos jogos, fazer as alterações que se façam necessárias.
Entretanto, provavelmente estão fazendo 7589 cálculos para definir o melhor momento de fazer o Rafael titular.
SA!!!

Anônimo disse...

Bom dia Rodrigo. Desculpe fugir do tema, mas eu gostaria de uma opinião de vcs e dos amigos. Eu sou botafoguense desde 2007, e d la p o q eu mais vejo e o time pipocar na reta final dessas competições de pontos corridos. 2007, 2008, 2011, 2013, 2016 e 2017 como exemplos principais. Nos demais anos, ou o time brigou p não cair, caiu ou foi figurante. A exceção foi justamente a série B d 2015, na qual o time teve uma oscilação ou outra mas nada q preocupasse tanto. Então o pq disso? Passam -se técnicos, jogadores, diretorias e o roteiro é sempre o msm. E esse ano está se desenhando essa amarelagem outra vez. Eu por ser mais novo, sinceramente não sei a resposta.

Sds,
Mário

Rodrigo Federman disse...

Marcio, talvez na última rodada. Rs

Mário, classificaremos.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não é difícil uma tentativa de explicar o que acontece no Botafogo e os resultados colhidos.
"Deixar" o Gérson Canhota, Craque e Líder do time ir embora... Os títulos secaram até 1989.
E assim os erros se perpetuaram e chegamos no que estamos hoje.
SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, concordo integralmente com a sua Msg de hoje.
Realmente não dá para esperar mais, a não ser que forças ocultas continuem atuando e protegendo pseudos craques, captou meu amigo?
Uma boa semana para todos.

Rodrigo Federman disse...

Exatamente Marcio.

Jota, que não esperem mais.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo e turma
Jogarão juntos o goleiro Loureiro o Gilvan contra o CRB? Se sim, precisaremos 2 ou 3 gols para garantir a vitória. Esse o drama. Olha o primeiro gol do Avaí. Os dois falham. No segundo, antes do goleiro espalmar para frente da área, a origem do lance é uma bola muito alta e forte que é cruzada para a área que era só o zagueiro (Gilvan) deixar sair pelo fundo e cobrar tiro de meta. Ele vai lá no alto e traz a bola de volta para o campo e a bola fica com o Avaí. Enfim, nos dois gols tem problemas com os dois. Vamos fazer 2 ou 3 no CRB? Esse Gilvan me lembra dois zagueiros da história do Botafogo que considero os piores da vida do clube. Um era o Bandoch (meu Deus!!!!) e o outro um que conseguiu ser o culpado dos 5 gols que uma noite levamos do Cruzeiro pela CB: Renan Fonseca

Saudações
Paulo de POA

Rodrigo Federman disse...

Paulo, no gol, enquanto o Gatito não volta, não tem muito jeito. Já na zaga, com o Kanu de volta, espero não ver mais o Gilvan.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Fora do Post.
Tomas Müller após a derrota do Bayern frente ao Eintracht Frankfurt, a primeira em seus domínios após 30 jogos de invencibilidade; a equipe bávara teve 72% de posse de bola e 20 arremates a gol, segundo as informações.

"Estamos muito decepcionados, com raiva e frustrados - não sei qual é a palavra certa. Este é um jogo que obviamente não deveríamos perder de jeito nenhum, mas houve falta de eficiência. Não fomos eficazes nem na frente do gol, nem na defesa. As poucas chances que o Frankfurt teve foram suficientes para marcar dois gols"

https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/thomas-muller-se-revolta-com-primeira-derrota-do-bayern-em-casa-apos-30-jogos-raiva.ghtml

E o Bayern com o Tomas Müller lidera a atual Bundesliga e vem de nove conquistas seguidas; conquistou duas UCL e dois mundiais FIFA...
Müller está desde os 10 anos de idade no Bayern, ganhou tudo...
Por que a irritação?
Se Tomas Müller jogasse no Botafogo desde os 10 anos de idade...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, se ele jogasse no Botafogo culparia a torcida.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Se o jogador é bom mesmo ainda não estando 100% tem que botar para jogar, apesar de um lateral direito não ser uma posição que vá decidir, porém, o Marinho era lateral e foi decisivo em vários jogos, então, quem sabe.
O meu temor é o mesmo do Paulo de POA, Gilvan e o goleiro, se o zagueiro não jogar já é uma boa.
Mário, o Márcio escreveu sobre o Canhota que foi preterido por um nadador, depois que os grandes beneméritos e grandes presidentes se foram, no Botafogo atual, no fundo, no fundo eles não levam futebol a sério, paixão como de um Ademar Bebiano, Paulo Azeredo, Carlito Rocha, João Saldanha e muitos outros.
No tempo dos grandes times claro que o Botafogo não era invencível, mas os jogadores tinham vergonha na cara, e o que exemplifica isso é uma declaração do maior lateral esquerdo do século XX, o grande Nílton Santos: "quando nós perdemos um jogo eu tenho vergonha de sair na rua. O Botafogo atual perdeu a vergonha, o que na realidade já faz algumas décadas. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Sergio. O Nenê com 58 anos chegou no Vasco em um dia e no outro estava em campo. E mesmo no ECTD ele nem vinha atuando com regularidade. Ou seja chega de frescura e deixar de fora o cara que trouxeram para ser diferente. Principalmente em se tratando de uma "final".
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo.

Não estou jogando contra, mas o que ví desse Rafael não dá pra animar. Ele é botafoguense e tal, eu também sou porém não jogo nada.
Tomara que ele arrebente nos jogos, mas tô com o pé atrás !!!
O tapete vermelho já estenderam pra ele, agora falta ele fazer a sua parte.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, apenas um jogador médio (pra baixo) lá fora, mas que aqui ainda é acima da média ridícula. Só que o torcedor se empolga apenas por ele ser botafoguense declarado. Não tem potencial para levar um time nas costas e/ou fazer a diferença.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre o Rafael, não é razoável que os anos de Europa, mais especificamente de Premier League, jogando no Manchester United e treinado pelo Ferguson, não tenham sido válidos para ter minimamente um conhecimento estratégico/tático do jogo.
Volto a repetir que no meu entendimento ele deve ser escalado inicialmente de lateral e em teoria não pode ser reserva neste time do Botafogo.
Também não custa lembrarmos que o Botafogo não tem aproveitado as experiências acumuladas de jogadores com passagem na Europa; explicações para tal fato fatalmente não são poucas, mas não foi "aproveitado nada" das passagens de Seedorf, Honda e Kalou, mesmo que em questões estruturais para o futebol.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Marcio. Tudo é feito sem qualquer planejamento.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Opa ! Com algum atraso, nem sei se o Mário irá ler essa resposta, mas vou dar o meu pitaco, já que ele ontem pediu nossa opinião.

Nos anos citados - 07, 08, 11, 13, 16 e 17 - eu diria que houve situações distintas que levaram o time a, nas palavras dele, "pipocar na reta final". Confesso que já não lembro direito o que ocorreu em cada uma dessas edições do Brasileiro.

Lembro-me de alguns episódios mais marcantes, como o doping do Dodô, o melhor jogador do time, artilheiro, quando vínhamos bem em 2007.

Em 2013 tivemos aquele jogo decisivo contra o Cruzeiro em BH, em que levamos um gol em escanteio no finzinho do 1º tempo, depois o Seedorf perdeu um pênalti, acabamos derrotados por 3 a 0.

Houve casos em que nosso elenco não era lá essas coisas, chegou na hora agá, não rolou...

Mas acho que no geral o Botafogo padece, e isso vem de longe, de gestões desastrosas e conformadas com a mesmice. Tinha uma faixa que dizia tudo: "Não há clube que resista à tamanha falta de ambição". É bem isso.

Falta gente com mentalidade vencedora e com capacidade de liderança no clube. Que não se conforme com eliminações vexatórias em copas do Brasil, carioquinhas, brasileiros.

Será que na campanha de 2015 o diferencial teria sido o Antonio Lopes ? Não me agrada a figura dele, me remete ao Eurico Miranda, mas o cara foi treinador vitorioso, acostumado a lidar com craques, com gente difícil, conhece os meandros do futebol. Deve impor um respeito no vestiário que um Freeland nem de longe impõe. Não sei...

Espero que haja mudanças na estrutura do clube de modo a privilegiar o profissionalismo e honrar o nome conquistado e que vem, há alguns anos, sendo enxovalhado por uma gente nefasta e que parece odiar o Botafogo FR.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, eu concordo contigo. Existe sim, um ar meio "derrotado" em General Severiano e que precisa ser expurgado. Vale ressaltar, também, que o Botafogo nunca foi um clube reconhecido por ser um papa-títulos como o Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro...nossa história é rica em craques, tradição, mas mesmo com times mágicos, os títulos não vieram na proporção razoável.
Abs e SA!!!