14/10/21

Quando o campeonato acabar...
















Notícia retirada do FogãoNet:

"Enderson explica Oyama na direita ao invés de Ronald em Cruzeiro x Botafogo: ‘Muito tempo sem jogar".

Palavras do treinador:

"- Pensamos no Ronald, a única dúvida é que ele está há muito tempo sem jogar, o jogo estava muito pegado e qualquer vacilo poderia ser decisivo. Achamos melhor naquela situação colocar um jogador de qualidade técnica que consegue sustentar bem o lado, que tem condição, sempre joga para frente, entra na área, faz gol… Queremos que o Ronald entre em uma situação mais confortável. Ele vai ganhar mais ritmo nos treinamentos e poder nos ajudar novamente".

Eu sou adepto do seguinte pensamento: Se o jogador está no banco de reservas, é porque foi avaliado como clinicamente disponível. Logo, se existe qualquer receio, melhor deixá-lo de fora e ocupar o espaço com qualquer outro em melhores condições.

Além disso, me soa um pouco incoerente, afinal, do nada, o Jonathan foi escalado (depois de um tempão de inatividade) de titular contra o Vitória. Acredito que o receio deveria ser o mesmo. Ainda mais ao substituir um jogador (Daniel Borges) que vinha de atuações regulares e aceitáveis.

Por fim, se o Enderson diz que achou melhor colocar o Oyama por ser um jogador que atua para frente, entra na área... não sei mais quais são as características do Ronald.

Enfim, os professores querem dar aula sempre, mas muitas vezes se enrolam nas próprias tentativas de argumentações.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

15 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Se subirmos e continuarem com essa mentalidade, já imagino onde vamos parar de novo.
Espero que o CEO já esteja pensando grande para a possivel série A.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, possa crer.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Claro que os casos devem ser analisados separadamente, pois existem variáveis distintas, mas...
O Pedro Castro se contundiu em 18/09, jogo contra o Náutico e foi liberado pela primeira vez em 08/10 para o confronto contra o CRB; ficou no banco e não entrou em campo.
E o E. Moreira não deu sinais de preocupação com as condições do P. Castro, pois o escalou neste jogo contra o Cruzeiro e o deixou em campo por 90 minutos. Mesmo em uma posição que o desgaste é mais forte, 2º volante, onde precisa marcar, ajudar organizar o jogo, fazer as coberturas necessárias...
E o Oyama que vinha em uma sequência de 5 jogos com 90 minutos em campo, ficou no banco.
E o Ronald, igual ao P. Castro, retornou aos jogos em 08/10, contra CRB, e também não foi a campo, mas vale a lembrança de que ficou fora de combate em 06/07, por coincidência frente ao mesmo CRB.
O E. afirmou que a escolha pelo Oyama entrar no jogo frente ao Cruzeiro foi que "o jogo estava muito pegado e qualquer vacilo poderia ser decisivo"; só que o Oyama foi ao campo com mais ou menos 42, 43 minutos do 2º tempo e o jogo foi até os 50 minutos.
O Ronald não tinha condições de jogar esses 7 minutos? Se a resposta for negativa, não deveria ter sido relacionado...
Além disso o E. Moreira também afirma preferir que o Ronald vá a campo em uma situação mais confortável...
Então por que não o mandou a campo no jogo frente ao CRB, onde o Botafogo vencia o jogo e estava com um jogador a mais desde o 1º tempo?
Voltando ao jogo contra o Cruzeiro, o Oyama no pouco tempo em que ficou em campo, perdeu umas duas jogadas que poderiam ter sido fatais, inclusive.
Repito que cada caso deve ser analisado separadamente, mas as explicações dos técnicos são em sua maioria muito vagas e justamente por isso deveriam ser questionados, considerando fatos pregressos.
A imprensa esportiva no Brasil questiona muito pouco esses treinadores.
SA!!!

Sergio disse...

O que está acontecendo no Botafogo é uma sorte enorme, porque estou observando muitas incoerências nas escalações e substituições, talvez a mais ridícula seja a do ex jogador RM entrar em todo jogo no lugar do melhor atacante.
Uma pergunta: o lateral direito Rafael contratado como estrela da companhia já estreou? Se não, vai estrear quando?
Botar o Oyama na direita é dose pra mamute. Inexplicáveis essas barracões e substituições. Tomara que continuemos com sorte, porque vejo muitos problemas além do elenco fraco. Abs e SB!

Fatos disse...

Quando o jogador está no banco de reservas, não só foi avaliado como clinicamente bem como fisicamente também, pois após ser liberado pelo DM o atleta passa pela fisiologia e pela preparação física antes de voltar a ser relacionado pras partidas.
E o exemplo do Jonathan Lemos é perfeito.

Eduardo Samico disse...

Rodrigo, há muito tempo desisti de procurar alguma coerência nos discursos dos treinadores brasileiros.

Como o amigo bem disse, os "professores" entram numa de lecionar e se enrolam e se contradizem. Sem contar que podem existir muitas situaçôes nas internas que ignoramos e que assim que deve mesmo ser.

Vamos ver se contra o Brusque, em casa, com um bom intervalo após o jogo de BH, o Ronald volta. Pode vir a ser uma boa opção nessa reta final.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, ótima pesquisa. Só evidencia a incoerência na hora do EM tentar justificar algo que parece ser injustificável.

Sergio, comecei a ter essa impressão também. Parece que algumas escolhas têm sido aleatória (seja no nome ou momento).

Exato, Fatos. Se está no banco, imaginamos que esteja apto. Não faz sentido levar um cara que o treinador diz que ainda não é a hora e deixar outro 100% fora da lista de relacionados.

É, Eduardo. Os caras agora cismam em falar que são gestores de grupo...e esquecem que antes de qualquer coisa, são apenas treinadores de futebol (bola rolando).

Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, esses treinadores se acham os tais, simples assim.
Qualquer êxito, passageiro ou não, passam a ser os donos da verdade.
O atual manda chuva alvinegro, não substituiu o CHAY e o MARCO ANTONIO por dois bem piores, como o seu protegido LUIZ HENRIQUE e o sonolento DG.
Quando o campeonato acabar e o BOTAFOGO voltar para a Série A, será endeusado e blá, blá, blá. Vida que segue.

Rodrigo Federman disse...

Jota, sim. Infelizmente é a real.
Abs e SA!!!

James disse...

Talvez o Ronald iria entrar com mais sede de bola e sairia da tática adotada de não perder. Quem sabe poderia até vencer, para surpresa do técnico Alvinegro.
Partidas como essa contra o Cruzeiro, acho uma falta de respeito total com o torcedor que espera dias para assistir o seu time jogar, mesmo que consiga o valioso pontinho fora de casa.

Rodrigo Federman disse...

James, não tem lógica. Imagino que ele entraria para obedecer as orientações do treinador. É muito "se" que não se justifica.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Mudando um pouco de aasunto, li que o clube reúne dinheiro para pagar as as devidas dividas com Lecaros e Guilherme Santos.
Quem sao os responsáveis por essas contratações ?
PQP.....

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, nós sabemos todos os envolvidos. Infelizmente são ratos que lá estão desde muito tempo...
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Lecaros que eles tiveram que pagar 1,4 milhão.. E sem saber que tinham que pagar pela contratação..

Rodrigo Federman disse...

Fatos, e nada aconteceu com os cafajestes.
Abs e SA!!!