05/10/21

Que fique treinando sozinho










Notícia retirada do GE:

"Justiça nega tutela de urgência em ação de Lucas Mezenga para rescisão indireta com o Botafogo.

Zagueiro entrou com o processo na última semana e pediu pressa na decisão devido a uma proposta dos Emirados Árabes, cuja janela de transferência se encerra nesta segunda".

Existem dois pontos a serem abordados:

1- O atleta tem todo o direito a receber o que o clube se comprometeu a pagar, seja em salários, impostos e/ou bonificações;

2- Considerando a situação, escolha burra do Mezenga. Mal começou a carreira e já fecha as portas para um clube grande.

Ah, Rodrigo...é um jovem. A culpa é do empresário dele. 

O moleque fará 20 anos. Já é um homem. Não pode ser um idiota sem opinião e deixar o seu empresário simplesmente fazer o que quiser em seu nome. 

Burro!

E digo mais: Se a lei permitir, espero que o Botafogo dificulte ao máximo essa vontade do zagueiro sair. Mas se permanecer, que sequer seja relacionado. Fique apenas treinando de castigo e refletindo o preço de ser um homem que não se posiciona.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

19 comentários:

Jacob disse...

1000000000000000000% de acordo.

Marcio disse...

Segundo as noticias, o Botafogo pagou a divida relacionada ao FGTS do L. Mezenga e já pediu o encerramento do processo.
Vale dizer também que houve alterações na legislação que trata do assunto, por causa da pandemia...
Entretanto, o Botafogo está ou estava inadimplente com essa obrigação desde 2018, o que convenhamos não é razoável.
E o seu contrato de empréstimo pelo Nova Iguaçu é até o final da temporada e dependendo do seu nível de atuação nesta reta final de campeonato, considerando que a outra opção na zaga é o Gilvan, poderia render-lhe na virada do ano uma proposta para o futebol do exterior.
Assim, mesmo com o desejo do Botafogo em adquirir parte dos seus direitos, ele poderia recusar e se acertar com o eventual interessado..
O problema no meu entendimento não está no fato do jogador brigar pelos seus direitos, já que em um contrato, todos têm direitos, deveres e obrigações, há legitimidade, e sim a possibilidade gigantesca do citado jogador nem ter noção do porquê da briga, o que está acontecendo e em uma análise lógica, determinar qual a melhor decisão.
Ou seja, pode ter brigado pelo certo em um momento inapropriado, pois a justiça negou o pedido de urgência, a janela de transferência no chamado "mundo árabe" fechou-se ontem e agora encontra-se em um clima ruim no clube o qual tem contrato vigente.
Mas isso não anula a culpa do próprio Botafogo no processo, aliás o ano de 2018 é inicio da gestão Mufarrej, que ao final da mesma montou o tal comitê que recebeu nota 8 do Durcesio...

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/botafogo-atrasa-depositos-de-fgts-e-fica-vulneravel-a-processos-como-o-de-lucas-mezenga.ghtml

https://maisqueumjogo.com.br/botafogo/botafogo-paga-fgts-e-pede-fim-do-processo-de-lucas-mezenga/

https://www.terra.com.br/esportes/botafogo/justica-nega-pedido-de-lucas-mezenga-para-deixar-o-botafogo,331059182c443086a8e06f3a598ef0afh6hfsc8k.html

SA!!!

Eduardo Samico disse...

Calma, Rodrigo, calma...hehehe.

Cara, eu não manjo nada da legislação que rege as relações entre jogadores de futebol, clubes e empresários. Também não sei se esse cidadão está apenas emprestado ao Botafogo ou se o clube detém algum percentual de seu passe (nem é mais passe que chama). Ele é do Nova Iguaçu, né ?

Isto posto eu digo que o clube deve agir da maneira mais profissional possível, visando a obter os maiores ganhos esportivos e econômico-financeiros nesta novela.

Lembrando que graças ao maravilhoso planejumento do sr. Freeland estamos entrando na reta final do campeonato mais importante dos últimos tempos para a sobrevivência do clube tendo por zagueiros um com 34 anos, muito bom jogador, mas que disputou 2 partidas em 2020 e com histórico de lesões, outro estabanado e colecionador de cartões e um terceiro com 31 anos que só jogou em times inexpressivos e que até hoje não aprendeu a cabecear ou marcar decentemente. E, para completar o banco, tiveram que subir correndo com o tal Everton, que acho que era volante.

Nós, torcedores, podemos ter ímpetos de deixar o moleque de castigo, no canto, cheirando parede. Mas os profissionais envolvidos - espero que tenha disso em GS - têm que agir de modo frio e desprovido das paixões que nos movem. De novo, que façam o que for melhor para o Botafogo, dane-se esse tal Mezenga.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Pai.

Sim, Marcio. O Botafogo não é santo nessa história. Mas é algo que o próprio LM poderia analisar, como você bem colocou, pelo momento, perspectivas e tal. Mas não, é mais um acéfalo que aceita ser escravo de empresários.

Eduardo, concordo contigo, porém, existe um grande problema: Exceção ao JB, pelo visto, os demais profissionais envolvidos são todos incompetentes, beirando o amadorismo. Logo, difícil imaginar algo realmente aceitável ou feito de maneira racional.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Essa é a hora em que o jogador líder do grupo, experiente e com alto senso de responsabilidade, deveria chegar no Mezenga e falar: cara, tu é novo e fez uma enorme bobagem! Despede esse seu empresário porque ele não te orientou adequadamente, te botou numa fria e não está preocupado com a sua carreira. Vai lá, pede desculpas aos seus companheiros, técnico e dirigentes, e assuma o compromisso de se aplicar o máximo possível para defender a bandeira do clube.

AC

Rodrigo Federman disse...

AC, eu acho que isso nem é tarefa de companheiro de time. Talvez algum dirigente. Mas o cara é adulto, já com salário de homem grande. Tem que ser homem também para se posicionar, tomar decisões. Parece uma criança que deixa tudo nas mãos de um adulto.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, ok, adulto, mas lembrando que ele veio do Nova Iguaçu para o Botafogo para reforçar o sub-20, logo após o Carioca. E acabou rapidamente sendo incorporado aos profissionais. O "salto" foi grande em pouco tempo. Além do mais, eu não sei como é a vida econômica e social dos familiares dele. Por isso, dou uma "colher de chá" e creio que mereceria um aconselhamento.

AC

Marcio disse...

Penso que é uma questão particular do jogador, não cabendo intromissões, salvo se o mesmo comentasse, o que não ocorreu devido ao pedido de urgência pela liberação e a consequente "surpresa" do clube.
E isso não ocorre somente por aqui, há pouco tempo o Barcelona perdeu uma de suas promessas, Ilaix Moriba, para o RB Leipzig; segundo as noticias, o jovem jogador pediu uma alta quantia para renovar.
Inclusive o técnico R. Koeman tentou convencê-lo a ficar, dizendo que com 18 anos é mais importante jogar do que o dinheiro:

"Falei com o Ilaix há duas ou três semanas, mais como pessoa do que como treinador do Barça. A situação dele é horrível porque tem 18 anos, é jovem, tem conseguido jogar na primeira equipe e é o futuro do clube. E ele não joga, ele não está conosco. E eu sei o que o clube quer oferecer a este jogador, é o futuro"
"E meu conselho é que o dinheiro não é a coisa mais importante, é jogar. Mas o jogador, além de seu povo, decide de forma diferente. Estou desapontado com isso porque acredito mais no futebol do que nos contratos. Para um jovem de 18 anos, o mais importante não deve ser dinheiro"

A questão é que decisões devem ser tomadas e as respectivas consequências assumidas; se o indivíduo não está preparado para tomar as melhores decisões ou se delega a terceiros tal tarefa, abrindo mão da sua própria autonomia de escolha, não há o que se fazer.

SA!!!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

AC, aconselhamento, ok. Mas não acho que deva ser obrigatoriamente de jogador/companheiro de time. Se tiver, melhor. Mas isso deve ser parte da estrutura do clube. O que não dá é para aceitar um marmanjo de 20 anos ser tratado como criança, independente de onde e como veio. É barbado. Fazer coisas de adulto ele sabe muito bem. Precisa ser homem também para a vida profissional.

Sim, Marcio. Mas o quero dizer, é que um cara de 20 anos já sabe o que pode ser bom ou ruim para sua carreira. E sequer opinar a sua vontade real aos empresários é bizarro. Não consigo ter pena.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Esse é um dos muitos casos que mostra a incompetência que levou o clube para esse poço sem fundo. E concordo, torando o CEO o resto dessa turma é dose para leão.
Quanto a atitude do jogador eu acho que ouviu o canto da sereia via empresário e, sendo uma oportunidade de ganhar muita grana naturalmente ficou seduzido pelo canto da sereia. Não tiro a razão dele, mas deveria agir de outra forma, por que não conversar com a diretoria? Em 1963 o Amarildo recebeu uma proposta irrecusável do Milan, qual foi a atitude do jogador? Conversou com a diretoria do clube e essa liberou o Amarildo. Claro que não há nível de comparação em termos de qualidade entre o Amarildo e o LM, mas sim a atitude. Acho que o L. Mezenga foi iludido. Enfim, que o clube saiba resolver esse problema sem ter prejuízo.
Acho que essa legislação atual para o futebol, a famigerada lei pelé (com minúscula mesmo) foi péssima para os clubes, não tão boa para os atletas, mas uma maravilha para a máqfia empresarial e também para dirigentes ambiciosos que andam para os clubes . Abs e SB!

Marcio disse...

Sim, Rodrigo, mas eu trouxe o exemplo do Ilaix Moriba para comprovar que não é uma situação de "aconselhamento" somente.
E aqui no Brasil, há uma coletânea de acontecimentos como esse, com raras exceções, como no caso do Igor Rabello que em 2018 recusou uma transferência para o Akhmat Grozny da Chechênia, mesmo após o Botafogo ter concordado com o negócio; coincidentemente ele tem bacharelado e licenciatura em Educação Física, o que permite ter um melhor discernimento das ocorrências, já que está olhando além do campo e bola.
A maioria que for questionada, responderá que somente se preocupa em jogar bola, mas também acho que com 20 anos o cara tem de saber se posicionar.
SA!!!

Daniel disse...

Ficará apenas completando treino até o fim do contrato. Duvido que volte a ser relacionado, talvez se fizer um pedido público de desculpas.

Rodrigo Federman disse...

Sergio, a única coisa que questiono é se um homem de 20 anos não tem o mínimo discernimento do que é bom ou ruim.

Isso, Marcio. Esses caras parecem que são produzidos em escala. Todos iguais. Inclusive na falta de cérebros.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

E o E. Moreira publicou uma carta aberta à Torcida:

"Gostaria de compartilhar algumas palavras com vocês, não apenas sobre o episódio de sábado, mas por algo maior, que é o propósito, o motivo pelo qual vestimos a camisa do Botafogo.
Um clube como o nosso não pode estar onde está hoje. Vejo a grandeza estampada nas paredes, com ídolos e feitos, mas que carrega uma esperança de resgate que, a cada ano, fica mais dura.
Eu assumi essa missão e quero muito fazer um Botafogo melhor, que nos permita renovar as galerias com novos personagens, com novos títulos, com novos motivos para orgulhar as futuras gerações. Essa pressão eu faço questão e gosto de ter.
Meus reflexos no jogo foram de proteção aos atletas, instinto de defesa do meu grupo, por acreditar firmemente no nosso projeto e no compromisso deles. Não vamos deixar esse acesso escapar"

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/enderson-moreira-explica-discussao-com-torcida-do-botafogo-instinto-de-defesa-do-meu-grupo.ghtml

SA!!!
Já dei a volta no Brasil e vejo aqui algo muito diferente, de acolhimento, de envolvimento. A capacidade profissional, o olhar humano, o pensar no próximo. O Botafogo é diferente. A sua torcida é diferente.
A minha experiência no futebol me faz entender o poder de uma palavra de apoio, de energia positiva, e também das consequências de uma crítica, por isso reagi daquela forma. Sei das virtudes e das imperfeições de cada atleta, o quanto podem render e onde podem chegar, mas entendo a torcida. Não é de hoje, não é comigo, não é com esse time, é de um contexto muito maior.
Eu gostaria de pedir apoio total e irrestrito a esses atletas. Porque se tem “alguém” que pode devolver o Botafogo à Série A esse “alguém” são eles. Falta muito pouco, apenas 10 jogos. Estamos dentro da zona de acesso. É hora de unir, de cada um entender o seu papel e influência. E, acima de tudo, somar."

Rodrigo Federman disse...

Daniel, tem que ser de enorme potencial para valer a pena aceitar as desculpas. Como não vi nada de especial, por mim pode sair no final do ano.

Marcio, só faltou o principal: Pedir desculpas.

Abs e SA!!!

Salomon disse...

Avaí acabou de empatar com a Ponte Preta.Coritiba empatou 3 vezes nos 4 últimos jogos.Tudo muito nivelado, não tem nenhum bicho papão.O que faz a diferença, além de um mínimo de qualidade,é muita disposição e sangue nos olhos.
Ganhando do CRB,recuperamos a vice liderança.
SAN.

Rodrigo Federman disse...

Boa, Salomon.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

E o Goiás perdeu para o Náutico. Só depende dos jogadores contra o CRB para terminarmos a rodada em 2° lugar.
A ver.
Mudando de alhos para bugalhos, será que não é o momento de mudarmos de goleiro, tirando o fraco Diego e entrando com o fraco Douglas ?
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, meu medo é esse: Quando depende só da gente! Cara, sobre goleiros, eu ainda acho o Diego menos pior.
Abs e SA!!!