22/10/21

Questão de momento

 














Notícia retirada do GE:

"Jogadores do Botafogo fazem lei do silêncio em protesto contra pagamentos atrasados.

Atletas repetem manifestação de 2019, quando também se recusaram a dar entrevistas para chamar atenção para promessas não cumpridas pela antiga diretoria".

No final do dia, o clube emitiu uma nota oficial explicando a situação:

"O Botafogo sempre foi transparente quanto à realidade financeira e vem mantendo diálogo permanente com os jogadores, informando os movimentos internos em busca de soluções.

Transparência:

1) Todos os colaboradores (incluindo os atletas) que recebem até 60 salários mínimos estão em dia com os seus vencimentos. Três atletas que recebem acima deste valor ainda aguardam a parte complementar.

2) 17 atletas estão com direitos de imagem em atraso aguardando decisão judicial. O valor, suficiente para estes ajustes e para o pagamento da folha de novembro, encontra-se depositado em juízo à espera da liberação dos magistrados. Descumprimento de ordem judicial é impensável.


3) Ciente da importância do momento, o Botafogo antecipou aos atletas R$ 600 mil reais de premiação futura nos últimos 60 dias.

O Botafogo respeita a manifestação dos atletas e destaca todos os esforços de reestruturação administrativa envidados desde o início da gestão, além da parceria com o SindeClubes e o MPT, que nos permitiram chegar até este mês sem atrasos salariais".

Muito bom o rápido posicionamento do clube. 

Quanto aos atletas, estão nos seus direitos. Mas cientes de que é uma nova diretoria e que tem jogado tudo de maneira limpa (pelo menos é o que a gente ouve por aí), poderiam evitar ou segurar um pouco mais essa manifestação.

Estamos quase assegurando o retorno para a Série A. Não precisávamos de um "problema" agora.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

15 comentários:

Jacob disse...

Exatamente o que você falou: se tudo que tá sendo dito dessa nova administração Braga não é cascata, então, os jogador s poderiam dar um “alívio” em consideração. Estão no direito deles, é certo, mas pelo que parece a pontualidade tem sido uma característica dessa nova administração. Mas foi legal ver a resposta rápida, direta e precisa em resposta.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Pai. É por aí mesmo.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Essa nova diretoria pegou foi um rabo de foguete deixados pelos "notáveis" que afundaram mais o que já estava no fundo do poço. Pelo menos essa nova gestão parece ser transparente e, esclareceu o ocorrido.
Claro que os jogadores estão cobertos de razão e em campo estão demonstrando bastante profissionalismo, por isso o time está numa boa situação no atual campeonato. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, estão no total direito. Mas poderiam esperar só um pouco, né? Logo nesse momento? E com a classificação batendo na porta?
Abs e SA!!!

Luiz Antônio disse...

O PIOR de tudo é que são jogadores horrorosos se utilizando da camisa do Botafogo. Acho que só aumenta a pressão sobre eles, pois se perder do Goiás vão dar que desculpas.

Fatos disse...

O Botafogo poderia estar em dia com os profissionais, a questão é que o acordo com o MPT só engloba vencimentos até 60 salários mínimos, e tbm não inclui encargos trabalhistas

Rodrigo Federman disse...

Luiz Antônio, essa é uma questão. Se perderem para o Goiás atuando mal, várias teorias serão levantadas. Eles que mostrem o contrário dentro de campo.

Independe, Fatos. É direito dos caras. O que questiono é se não poderiam esperar um pouco ou terem procurado a diretoria antes de externarem a situação na imprensa.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Bem, considerando que poucas mensagens explicativas são extraídas dessas entrevistas; é um show de "levantar a cabeça e continuar trabalhando", " a bola não quis entrar"; "o adversário é muito qualificado, difícil" ou "esse pontinho vai nos ajudar lá na frente", entre outras prontas, não descarto que mesmo após à transparência da diretoria em relação aos pagamentos, alguns dos jogadores não tenham de fato entendido o que ocorre.
Além disso, fato é que a decisão dos jogadores é coletiva, óbvio, mas sempre há alguns líderes e estes é que levam as demandas aos superiores...
A resposta imediata é um excelente sinal, mas é preciso que nas comunicações não restem dúvidas sobre as providências tomadas e o fiel cumprimento do combinado. Agora é evitar que o assunto ganhe contornos além do esperado e traga maiores problemas.
SA!!!

Adelson disse...

Respeito o direito de protesto dos jogadores, só não entendo porque enviaram uma cartinha para apenas um certa emissora, especialista em não ouvir primeiro o outro lado antes de divulgar ataques. Isso aí ficou muito mal explicado.
Pelo relato da diretoria, se verdadeiro, o problema não é tão grave e está com providências em curso. Achei que a diretoria deu demonstração de estar agindo com boa-fé (neste caso), mas a cartinha achei estranha.

Salomon disse...

Rodrigo,
Direito de receber salário é inquestionável. Só acho que faltou noção de timing por partes dos jogadores, num momento decisivo do campeonato. Desnecessário expor ao público ,principalmente quando time e torcida se reaproximaram após mais de um ano de pandemia. Dá uma broxada no torcedor.
Abs e SAN

Rodrigo Federman disse...

Marcio, meu medo maior é justamente isso: Que influencie no ambiente e momento do time em campo. Principalmente por ser reta final de campeonato.

Adelson, é porque, querendo ou não, nessa emissora o assunto reverbera muito mais rápida e com maior alcance. Fato.

Sim, Salomon. É o que eu penso também.

Abs e SA!!!

Adelson disse...

Os jogadores do Cruzeiro fizeram da forma correta e a repercussão foi gigante...
Notícia ruim anda com as próprias pernas...
Muito estranha a forma como agiram... E não especificarem o tamanho da dívida e nem as tratativas com a diretoria, como fizeram os jogadores do Cruzeiro... Algo que beira a má-fé...

Rodrigo Federman disse...

Adelson, mas obviamente houve má fé também. Intenção foi sim, criar um clima.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, sempre que noticias dão conta de atrasos de pagamentos aos profissionais do Clube, escrevo que o combinado deve ser pago. Falar de salário de qualquer trabalhador é um assunto muito sério
Todavia, uma situação que deve ser pensada é que ao negar as entrevistas, os patrocinadores não têm as suas marcas exibidas e essa, obviamente, é uma fonte de receitas importante.
Um outro ponto que não citei em meu comentário anterior é que as legitimas cobranças precisam obedecer a critérios, ter uma gradação, para não utilizar de ações quase que limítrofes ainda em inicio de "negociação".
Pois bem, segundo as noticias, foi liberado um valor pela justiça para que o Botafogo pague mais um mês de direitos de imagem, ou seja, é a comprovação de que de fato há um trabalho sério, conforme a nota explicativa do clube.
Aos jogadores, sobrou um grau a mais de responsabilidade pelo o que ocorrer no restante do campeonato, já que podem ter sido um pouco "precipitados".
De qualquer forma, acredito que o Botafogo precisa intensificar a comunicação aos seus contratados, objetivando não deixar margens às dúvidas, claro que tudo de forma interna, pois não vejo mais necessidades, por enquanto, de novas notas explicativas.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É, Marcio. Os próprios jogadores carregaram as costas de pressão agora. Analisaremos como será o comportamento deles na terça.
Abs e SA!!!