03/10/21

Tem que se desculpar















O fraco Diego, o horrível Gilvan, os péssimos Carlinhos, Barreto (e outros) e os mascarados Chay e Diego Gonçalves...

Nomes e opções não faltaram, mas ninguém me tirou mais a paciência do que o Enderson Moreira na derrota de ontem.

Quem ele pensa que é para querer exigir e/ou determinar como o torcedor deve se comportar no estádio vendo o seu time apresentar um futebol sofrível e perdendo um jogo?

É claro que reconheço o que conquistou até agora. A melhora para a época do Chamusca é gritante e muito se deve ao próprio Enderson. Mas pera lá...peitar a torcida (li relatos de que ele desceu para o vestiário batendo palmas com ironia)?

Babaca!

Espero que os dirigentes deixem bem claro qual o papel do Enderson e o que ele pode ou não fazer. E que seja chamada a sua atenção, pois pior do que zagueiro que fura uma cabeçada, é treinador querendo cantar de galo com o torcedor.

Repito: Babaca!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

33 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Menosprezar o torcedor virou rotina no Botafogo.
Quando ganhamos o mérito é dos dirigentes, mas quando perdemos a culpa é da torcida.
O pior é não aprenderam nada com os fracassos.
Fica o ponto de interrogação ??
Vao voltar a só dá desculpas ??

Rodrigo Federman disse...

Bem isso mesmo, Ricardo.
Abs e SA!!!

Jacob disse...

Concordo 100% com cada palavra e frase escrita por você, bem como a que você escreveu como reconhecer a mudança da água pro vinho do Chamusca pro Enderson.
Torcedor, via de regra, é incongruente e pouco racional. Isso é um saco.
O próprio Enderson semana passada (e eu ouvi) disse: “os 11 resultados positivos sequenciais foram um ponto fora da curva. Não é normal uma equipe apresentar resultados assim”.
Isto posto, os jogadores são exatamente os mesmos dos 11 melhores resultados. O treinador é o mesmo dos 11 melhores resultados. Os 11 melhores resultados foram conseguidos nos últimos 40/45 dias e os últimos 2 (empate/derrota) foram o 46° dia da mesma campanha que nos movimentou do 14° lugar ao 2º e ontem ao 4º.
45 dias atrás pensávamos em permanecer na B. 2 resultados atrás já brindávamos acesso meio que antecipado. Ontem voltamos a falar de todos os péssimos, ruins, mascarados etc que nos trouxeram da 14° ao 4º.
Se eu estivesse no lugar do Enderson, não sei se teria reação diferente. Lógico que tem que ser um nórdico ou eslavo ou asiático (japonês) pra ouvir calado sabendo no seu íntimo que do 14° ao 4º, 3º, 2º ou 2º, 3º, 4º em 45 dias não foi fácil, não é normal.
Então, mesmo sendo eu torcedor tenho que saber que antes de xingar, protestar (até com razão) não implica em você dar uma força numa hora difícil e/ou importante pro grupo ruim, péssimo, mascarado etc..,
Enche o saco também esse torcedor emotivo e pouco racional.

Rodrigo Federman disse...

Pai, mas então eu acho que você não entendeu o que eu quis dizer (ou discorda do que escrevi), pois falei justamente o contrário: tirei toda e qualquer possibilidade de argumentação ou desculpa para o Emerson ter "peitado" a torcida. Se eu pago ingresso, estou no direito de xingar, aplaudir ou cobrar. Ele é pago apenas para treinar e tentar vencer.
Abs e SA!!!

Jacob disse...

Sim, eu tô dizendo que a torcida pode ser menos passional e estimular, ao invés, de jogar pedras ou cobrar no 1º momento difícil e importante pro mesmo grupo que trouxe do 14º ao 4º, 3º, 2º ou ao 2º, 3º, 4º de ontem. Gritos de estímulo em hora de dificuldade faz diferença.

Rodrigo Federman disse...

Pai, a torcida estimula tem 26 anos (desde o último título relevante), mesmo com fracassos, roubos e amareladas. Torcer e ser passional. Racionalidade eu deixo para os profissionais do esporte, matemáticos e estatísticos.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

O que este desequilibrado cidadão deveria tentar entender, antes de adotar posturas estúpidas e destemperadas, é que se o futebol não suscitasse o comportamento passional nos torcedores gente com a qualificação dele jamais iria ganhar a fortuna que ganha. Ou ele acha que treinadores ganham mais de 100 k mensais, por quê ?

Futebol, e seus torcedores, é isso: paixão. E paixão é irracional.

E focando no aspecto do profissionalismo, alguém no clube tem que mostrar para o nervosinho que a torcida é o maior e mais valioso ativo da entidade Botafogo FR. Sem torcida nào tem mais Botafogo FR. Não é foco no cliente ? Quem é o (mal tratado) cliente do Botafogo ?

Bobalhão e, principalmente, desequilibrado esse EM. Imagino os jogadores, que já são fracos, jogando mal, passando sufoco contra o Avaí em casa, vendo seu "comandante" batendo boca com torcedor.

Não quer pressào, vaia, apupos, vai treinar o Olaria ou o São Cristóvão.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, digo mais: será que ele também cobra assim internamente os erros individuais, o excesso de salto alto dos seus comandados, etc.? Atitude de um cara babaca. Não quer pressão, volta para um clube pequeno.
Abs e SA!!!

Adelson disse...

O elenco é, em regra, um amontoado de nulidades, em que Navarro parece ser craque. Ganhamos muitas partidas jogando muito mal, tendo sorte com os erros e expulsões dos adversários.
Fiquei assombrado quando vi o jogo contra o Vitória, temi o início de uma sequência de péssimos resultados. Na sexta teremos uma final... se perdermos, estaremos em profundos apuros.

Ge disse...

Um absurdo. Cabe a Enderson se preocupar com o campo e bola. E ele tem trabalho a fazer. A queda no desempenho já dura quatro jogos, mesmo na vitória sobre o Sampaio Corrêa, o Botafogo não jogou futebol. Contra o Avaí, o time teve pouquíssimos momentos de controle, mas mesmo assim devia ter tido um fim diferente, o time catarinese tem o mesmo nível técnico e não precisou de muito para vencer.

JOTA disse...

RODRIGO, alguns torcedores, por terem pago ingresso, se acham no direito de vaiar,etc.Como sempre repito, BEOCUTAS,rsrsrs.
O EM tem que entender que parte da culpa é dele, pois as substituições mequetrefes que faz normalmente não estão mais dando certo, simples assim.
Tem que dizer ao CHAY, DG e outros, que eles não são craques e que têm que cagar sangue em campo, como se dizia, para produzir algo de bom.
Um treinador normal, sem imposições de dirigentes, etc, não pode escalar o GILVAN e manter um goleiro medíocre como titulares, além das substituições medíocres e inaceitáveis como colocar o RM e o WARLEY.
Quanto a sua Msg, concordo plenamente, tem que se desculpar, pois de uma hora para outra, passou a se achar o rei da cocada afro descendente. Antes de vir para o BOTAFOGO o EM era o famoso quem ?
Um bom domingo.

Rodrigo Federman disse...

Adelson, um elenco em que muitos torcedores consideram Chay craque e fazem festa de monstro sagrado para um bom jogador (apenas) como o Rafael...

Ge, desde a vitória sobre o Náutico dá para perceber excessos e salto alto.

Perfeito, Jota. Concordo total contigo.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

O Junior, grande jogador, ídolo da torcida daquele time, várias vezes campeão, sentiu na pele o que é ser treinador lá. Rogério Ceni, o mesmo, no S. Paulo. Idem o cracaço Falcão no Inter-RS.
Jogador de futebol, e técnico e demais profissionais envolvidos, tem que estar preparado para entrar em campo e desligar do que vem de fora. Se não consegue talvez esteja na profissão errada.
Abs.

Marcio disse...

O profissional é ele, E. Moreira, e assim é ele e não o torcedor quem tem de ser equilibrado.
E posso estar enganado, mas o único clube onde criticam a 3/4 a Torcida é o Botafogo.
O E. Moreira está de passagem no Botafogo e não conhece a história de vexames a qual o Torcedor tem passado em muitos anos; assim, não aceito que venha tentar determinar comportamentos do Torcedor, sabe muito pouco ou nada.
Para terminar, por mais que não seja ético, gostaria de saber do E. Mireira em qual termo ele tem o trabalho que recebeu, de forma bem franca e objetiva.
SA!!!

Luiz Antônio disse...

Treinador COVARDE !! Não dá oportunidade a outros jogadores como Ewerton zagueiro Cesinha meia e Jonathan lateral (Não que eles vão salvar a pátria) São sempre os mesmos que jogam e que entraram e não acrescentam NADA, fora a panela dele. Com isso o Botafogo tá se ferrando. Com esses PEREBAS cativos vai ser difícil.

Rodrigo Federman disse...

Fecho contigo, Eduardo.

Marcio, disse tudo.

Luiz Antônio, o elenco é fraco. Não há muitas opções para tentar mudar algo.

Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

Eu estava no estádio e o futebol tá sendo resolvido em detalhes.
O primeiro tempo o nosso goleiro não foi exigido como o goleiro deles.
Segundo tempo começamos melhor fizermos o gool e começamos a dominar a partida.
Estávamos perto do segundo gool já que o Avaí sentiu.
Aí apareceu a margarida o cara do Avaí centra uma bola despretenciosa o gilvan cabeceia o vento o goleirão pula atrasado aí gool do Avaí.
A maionese azedou o Botafogo se perdeu todo do técnico aos jogadores.
Uma pequena parte da torcida começa s vaiar e xingar os jogadores.
Não foram todos nós e sim uma parte é maior parte começou a incentivar até o desequilibrado técnico bateu palma para nós.
Os jogadores que passaram pelo Botafogo experientes e conhece bem s torcida agradeceu e o Avaí que não tinha nada a vê ver com isso comemoraram a vitória é tivemos que engolir bruno silva,Edilson todos erraram.
Quando terminou o jogo fiz parte do coro de vaias.
Antes não gosto de vaiar porque o adversário se beneficia.
Resumo da opera se banco fosse a cagada do gilvan e do goleiro poderíamos estar por aqui todos vibrando.

Marcio disse...

As incoerências do Sr. E. Moreira:

"(...) Precisamos de carinho, saímos de uma situação muito complicada"

Porra, tem um monte de trabalhador que recebe apenas um salário mínimo e não recebe esse "carinho"...

"(...)Quando mais precisamos de apoio, é a hora que menos temos(...)"

Poderia explicar como conseguiu a arrancada, pois a Torcida não podia se fazer presente.

"(...)Fiquei muito chateado mesmo, não de ser criticado, mas de ver atletas se dedicando, com corte no supercílio, nariz quebrado, que futuramente terão dificuldade no dia a dia, serem vaiados, xingados(...)"

Provavelmente o Sr. E. Moreira não deve fazer valer os seus direitos ao receber um produto/serviço de qualidade ruim, pois aquele que forneceu pode estar se dedicando ao máximo.
Tem uma infinidade de brasileiros que encontram dificuldades infinitas e sem ter uma. digamos, remuneração adequada..
Muitos destes jogadores, ainda jovens, podem trocar de profissão se assim desejarem.

Infelizmente a classe dos profissionais da bola só sabem conviver com o elogio, se acham os maiorais, os donos da verdade, não aceitam a contestação.
No pais do 1 a 7, precisam baixar a bola também e não apenas apontar os defeitos dos outros

https://www.terra.com.br/esportes/botafogo/enderson-moreira-desabafa-apos-discutir-com-torcedores-do-botafogo,90e766de0ab6055c4cb37a6b5964369ad6eshp16.html

SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo.
Alguém já descobriu esse lebre. Em time que Chay é o cracaço e o Navarro é a estrela, tudo pode acontecer !!! Até o treinador dá piti e ficar por isso mesmo! E a cantilena continua, os caras não fazem nada em campo e a culpa é da torcida.

Patinhas.

Anônimo disse...

Rodrigo e turma
Impressionante estarmos onde estamos com o time que temos. Temos Carli, Chay e Navarro. E não são lá essas coisas...e ninguém mais!
O Vasco, que está atrás, nos ganha em 9 ou 10 posições, se comparados os nomes.
Quais dos nossos, por posição, são melhores do que os do Vasco?
O que quero dizer é que nossa posição é totalmente fora da curva de. E esse o perigo. Jogo de vida ou morte contra o CRB.
Agora o tema do Enderson. Estupidez em discutir com torcida no meio do jogo.
Negócio dele é no campo.
Imbecilidade querer dizer como torcida faz.
Paulo de Poa

Rodrigo Federman disse...

Marcos Antônio, mas nem o goleiro deles foi exigido também. O Botafogo não dominou em momento algum.

Marcio, são marmanjos que ganham salários de milhares de reais e não têm qualquer compromisso ou real sentimento pelo clube. Carinho é o cacete. Eles precisam é de pressão e serem cobrados mesmo.

Patinhas, eu falo isso desde que a torcida se "encantou" pelo genial Chay. E renovaram o contrato dele (com substancial aumento) até 2024...

Paulo, eu não vejo nada demais no time do Vasco.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Posso estar errado e não sei alguém já falou sobre isso pois não li os comentários ainda, mas essa queda do time prá mim se deve entre outras coisa a dois fatores: muito oba oba sobre a equipe que é limitada e parece que no sapatinho cresceu um salto nº 9. Em segundo lugar a infeliz entrevista do presidente sobre futuras contratações, dispensas e investimento, acho que isso de certa forma mexeu com o time. Espero que esteja enganado.
O Canhota é realmente um sábio em se tratando de futebol e a primeira coisa que ele fala no seu comentário é "quem contratou esse Gilvan?" Realmente ele e esse goleiro conseguiram o Botafogo perder no mínimo uns 6 pontos.
Sobre o descontrole do Enderson eu digo o seguinte: peça desculpas a essa gloriosa torcida, pois sem ela não existiria mais o Botafogo e não é justo o que fazem com ela, é uma completa falta de respeito com quem vem aturando desmandos e falta de ambição dos dirigentes do clube e nem por isso essa torcida não desiste. Duvido que torcida de outro clube aguentaria o que nós torcedores botafoguenses temos que aturar, principalmente os mais jovens. Enderson, calminha e peça desculpas pelo chilique. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, eu tinha esquecido da entrevista do presidente bobalhão também. É mais uma prova de oba-oba. Nessas horas (derrotas), repare, eles não aparecem.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Fala Rodrigo e amigos! O que o EM fez ontem, inacreditável. Torcedor tem total direito de vaiar, o que não pode é partir pra agressão. Nossa torcida já está cansada dessas merdas, crescer e na hora H dar pra trás. Próximo jogo de vida ou morte. Temos que ganhar os 5 jogos em casa e arrancar pontos fora. Só assim pra subir.

O time está jogando achando ser melhor do que os outros. Galera tem que tirar o pé do sapato de cristal e colocar na chuteira.

Infelizmente ninguém nos respeita mais. Inadmissível perdermos pontos contra Avaí e Vitória.

Não tem um jogo do Botafogo que seja tranquilo!

Quero ver o pedido de desculpas do EM. Outra, futebol é o único esporte onde ficam com essa bobeira de jogador ser coitadinho! Tudo gira em torno desses caras serem indefesos! Pqp.

SA...André

Marcos Antonio disse...

Eu na hora imaginei que o treinador queria ser um regente de torcida organizada.
Foi cômico.

Rodrigo Federman disse...

André, o pior é que até agora (21h25 de domingo) ele não pediu desculpas.

Possa crer, Marcos Antônio.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Di Sabbato trouxe o questionamento do Canhota sobre quem contratou o Gilvan...
São os mesmos que resolveram emprestar o Marcelo Benevenuto e o Sousa.
Não estou dizendo que os jogadores são o Franco Baresi ou Mauro Galvão, mas para contratar o Gilvan, melhor seria ficar com os dois no elenco.
Além disso, esses mesmos que contrataram o Gilvan e emprestaram o Marcelo e o Sousa, trouxeram o Carli, que teve pouquíssima presença em campo na última temporada, contratação por outros aspectos fora o futebol; o argentino tem se saído bem nos jogos, mas no meu entendimento o planejamento foi péssimo e para 2022, em qual divisão for, quem tem a caneta para definir os rumos do futebol não pode permanecer.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e curiosamente essa mesma pessoa continua empregada e com a responsabilidade de montar o elenco do ano que vem. Isso me preocupa demais.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, tenho certeza nas seguintes possibilidades:
O Botafogo pode subir "apesar de" ou não subir "por causa de".

SA!!!

Eduardo Samico disse...

Não resta dúvida que a demissão, ainda que tardia, do Chamusca e a vinda do Enderson Moreira, meio que no acaso, afinal tentaram o Lisca, deu certo e o time conseguiu subir bem na classificação entrando e se mantendo no G4.

Mas também não restam dúvidas quanto à incapacidade desse sr. Freeland para montar elencos de time de futebol profissional. Em tempo, quanto à apregoada experiência dele, lembro das sábias palavras de um diretor que tive em empresa de engenharia: "tem gente com muita experiência, experiência em trabalhar mal".

O Gilvan é simplesmente incrível ! É inacreditável um sujeito desses trabalhar como jogador de futebol, zagueiro ainda por cima ! Ele não sabe cabecear, só isso. Não tem o tal tempo de bola. O lance do 1º gol do time de S. Catarina, no sábado, é bizarro. A anta sobe para cabecear, todo troncho, e não acha nada. Como lá atrás já não temos goleiro que inspire confiança, o resultado foi bola nas redes. No lance do 2º gol também começa com ele rebatendo uma bola de cabeça...

Não sei se existem profissionais capacitados para atuarem como diretores de futebol dando sopa, mas eu sou torcedor. E o que vejo até o momento é um incapaz ocupando essa função no Botafogo. Um incapaz que, entre outros "reforços", nos trouxe Rafael Carioca e Rafael Moura, e que queria trazer aquele atacante, esqueci o nome, de 35 anos e enrolado com problemas de doping.

Freeland, para montagem de elenco, não dá ! Espero que o executivo principal observe isso.

E, nem espero mais pedido de desculpas da parte do treinador nervosinho e desequilibrado, que quer mais carinho para os seus jogadores.

Em tempo, de novo, quem quiser procurar, no twitter do Museu do Fogão (@MuseuBFR) tem um vídeo com os "melhores momentos" das lambanças protagonizadas por Gilvan e Diego Loureiro. Vale a diversão.

Abs.


Rodrigo Federman disse...

É isso, Marcio.

Eduardo, como o Marcio sempre fala (e concordo integralmente), o Freeland tem mérito zero nessa reação do time. Ele tem demérito quase que total na péssima montagem do elenco, em ter bancado o Chamusca até tarde. Ou seja, não tem capacidade para gerir o futebol de um clube da grandeza do Botafogo.

Abs e SA!!!

JorgeFS disse...

Quando eu achava que a maluquice tinha passado, eis que o EM começa tudo de novo, como dizia Jô, HAJA DEUS

Rodrigo Federman disse...

É fogo, Jorge.
Abs e SA!!!