10/11/21

Começou...









Notícia retirada do FogãoNet:

"Por cláusula contratual de acesso, Gilvan deve renovar com o Botafogo até o fim de 2022".

Já temos o primeiro grande erro da próxima temporada.

E nem me refiro ao fraquíssimo Gilvan...
...mas sim a quem o contratou e permitiu tal cláusula nociva (técnica e financeiramente) ao clube.

Insisto: Iniciar a Série A com Eduardo Freeland é pedir para passar raiva.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

21 comentários:

Eduardo Samico disse...

Eu não entendo nada de contratos entre clubes de futebol e jogadores nem de como se dão as negociações para contratação dos atletas. Sei é que me soa estranho, e desfavorável para o clube, esse tipo de cláusula contratual.

Neste ano já teve a situação em que o Botafogo se obriga a contratar o Daniel Borges devido ao fato de este ter disputado mais que "x" partidas. Agora esta com o Gilvan.

Antes, em outros anos e outras gestões, foram casos como os do Cícero, Diego Cavalieri, creio que do Dudu Cearense também.

Em todos e em comum, o fato de o Botafogo acabar se lascando.

Tomara que o executivo principal J. Braga comece a se debruçar com lupa nas análises desse tipo de contratação. Tudo bem, os chefes intermediários devem ter autonomia para tocar suas respectivas áreas, mas autonomia não significa liberdade total para fazer o que bem entender, com decisões que acabam se revelando prejudiciais para o Botafogo FR.

Abs.

Anônimo disse...

Rapaz, quando li essa notícia fiquei boquiaberto. Como é que colocam essa cláusula no contrato? Se o cara fosse um craque e a cláusula de renovação fosse a favor do Botafogo (ou seja, solicitada pelo Botafogo somente) ainda vá lá....mas assim? Mais um pereba no elenco até o final de 2022.

AC

Rodrigo Federman disse...

Sim, Eduardo. E eu imagino que não seja obrigatoriedade em contratos. Logo, cabe(ria) ao clube, se posicionar e exigir cláusulas mais "inteligentes", né?

AC, são interesses maiores, com certeza.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Em 12/04/2021:

"Botafogo muda formato e inclui performance em novos contratos visando segurança financeira"

"(...)Desde que assumiu a direção do futebol alvinegro, Eduardo Freeland mudou o perfil das negociações, e o Botafogo criou uma métrica interna junto ao departamento de análise de desempenho para colocar nos contratos novos e também em acordos de renovações. Mais do que apenas entrar em campo, o atleta precisa entrar bem e entregar o que se espera dele(...)"

"(...)Com isso, o clube passa a usar dados de performance focados na posição de cada jogador. Caso esse atleta alcance as metas, ele ganha uma bonificação, e o desempenho somado a uma boa classificação da equipe faz o valor aumentar. O objetivo é colocar cláusulas que não preveem aumento salarial, mas sim uma bonificação pontual.
Os atletas têm recebido bem as novas condições, mas ainda há contratos que colocam em questão outras metas, como a titularidade. Existem também ainda os gatilhos de aumento salarial, situação que o Botafogo tenta trocar pela bonificação para não onerar o clube e deixar o atleta motivado para perseguir as metas. Em alguns acordos, o Bota também manteve o gatilho de renovação automática caso haja o acesso à Série A do Brasileirão(...)"

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/botafogo-muda-formato-e-inclui-performance-em-novos-contratos-visando-seguranca-financeira.ghtml

Eu gostaria de saber se os analistas de desempenho assistem aos jogos com a atenção necessária, pois nada, rigorosamente nada justifica uma renovação com o Gilvan.
A esperança é que o J. Braga se faça presente e faça as devidas cobranças...
Incrível como todo final de temporada algumas situações se repetem...

Para terminar, apenas como lembrança, trago um trecho da nota justificativa do Botafogo, quando da venda do PV ao Internacional:

"(...)O Botafogo vem se manifestando publicamente sobre a caótica situação financeira e a necessidade de eventualmente tomar decisões que são impopulares, mas necessárias para garantir a continuidade do Clube. Operações como esta, balizada por diretrizes de mercado e com o respaldo de uma consultoria externa, são as alternativas para enfrentar os desafios impostos.
"(...)Além de PV, há outras negociações em curso. O compromisso orçamentário é um caminho da qual a nova gestão não abre mão. Neste período de retomada, a estabilidade salarial na jornada de acesso à Série A — o principal objetivo do Botafogo em 2021 — é o maior desafio para que sejam preservadas a máxima entrega de todos, com profissionalismo e cobrança por resultados".

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/botafogo-se-pronuncia-sobre-negociacao-de-paulo-victor-com-o-internacional.ghtml

Quando a temporada 2022 estiver andando, mais ou menos lá pela metade, venderão algum jovem para ajudar a pagar os salários dos jogadores, entre eles o Gilvan...
Depois, quem sabe, negociem uma rescisão com o Gilvan e se pronunciem alardeando uma suposta economia de alguns milhões, enganando aos menos atentos.

SA!!!

JorgeFS disse...

Por mais que me esforce fica difícil acreditar, mas continuam premiando a improdutividade, o atleta não deve estar nem aí, vai fazer companhia ao Barradeguy, só falta um dominó e uma "brêja" geladinha e que venha 2022

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o pior é que falamos brincando, mas é o que acontecerá mesmo. Igual fizeram nesse ano com o PV...para pagar 1 mês de salários para Rafael Carioca, Marcinho e afins.

Jorge, isso revolta demais.

Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, já comentei com você várias vezes que a maioria dos empresários de jogadores tem "tretas" com muitos dirigentes dos clubes atuais, são "N" negociatas. Infelizmente, são poucos os que pensam apenas no clube e não somente "naquilo"$$$,rsrsrs.
Vivenciei tempos em que os presidentes dos clubes colocavam grana do próprio bolso para grande contratações e até ajudavam o pagamento de altos salários dos maiores craques.
Depois alguns viram que "negociações" no futebol sempre rendiam uma boa grana e passaram a controlar a maioria dos times. Existem contratos que são vergonhosos, pois sempre há uma clausula de sigilo e blá,blá,blá.
Para mim não é surpresa a renovação de certos contratos, pois deve ter sido combinado com dirigentes conivente$$$.

keven disse...

E prepare o coração, que ainda vai ser pior. Vão aparecer muitos outros contratos desse tipo.
ABS e SA!

Sergio disse...

Inacreditável isso, prendam o responsável por esse absurdo.
Não duvido nada que se desfaçam do Marcelo e Kanu que estão pretendidos pelo SP e fiquem com esse perebaço do Gilvan.
O torcedor botafoguense tem 3 dias de alegrias e um sem fim de dias de irritação, é flórida! Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Jota. Sonho com o dia em que os clubes e dirigentes quebrarão essa corrente maldita.

Não duvido, Keven.

Sergio, e sabemos quem é o responsável, né?

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, observe essa minha análise bem superficial sobre o Gilvan na série b, considerando que o que garante a renovação é o acesso.
O Botafogo fez na série B, até o momento, 34 jogos e sofreu 28 gols, média de 0,82 gol jogo;
Gilvan fez 25 jogos e "sofreu" 25 gols, média de 1 gol/jogo.
Se dividirmos a média de gol/jogo do Gilvan pela a do Botafogo, teremos 1,22, o que significa dizer que a média do zagueiro é 22% mais alta do que a do Botafogo.
Gilvan esteve presente em 74% dos jogos do Botafogo na série b.

Agora, faço a mesma relação com o Kanu.
Fez 30 jogos e "sofreu" 26 gols, média de 0,87 e se dividirmos pela média do Botafogo, teremos 1,06, ou seja, Kanu tem média 6% mais alta do que a do Botafogo.
Kanu esteve presente em 88% dos jogos do Botafogo na série b.

Por poucos jogos, 13 jogos e 5 gols "sofridos", mesmo reconhecendo a sua grande participação não vou considerar o Carli nessa conta.
Repito que é uma análise muito superficial, pois outras variáveis precisam ser consideradas nesses gols sofridos, e mais ainda a observação do campo e bola, mesmo considerando como já escrevi em outras oportunidades, que defesa boa é defesa bem protegida;
Que a defesa teve uma melhora após a sua saída e a consequente efetivação do Carli, entre outras prováveis medidas tomadas pelo E. Moreira, não há como negar e isso torna ainda mais claro o quanto é absurda essa renovação.
Quantos jogos o departamento de futebol/análise de desempenho assistiu do Gilvan?

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. De total acordo com sua análise.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, isso porque o Gilvan foi contratado para dar experiência à zaga:

"(...)O Glorioso segue reforçando a equipe e o nome da vez é o zagueiro Gilvan, de 31 anos, que atuou na temporada passada pelo Atlético Goianiense. O defensor canhoto e de boa bola aérea chega para agregar experiência ao setor.(...)"

https://www.botafogo.com.br/ler-noticia.php?cod=6190

SA!!!

Sergio disse...

Infelizmente o Carli não joga contra a Ponte, então o pereba do Gilvan jogar, que coisa triste, pois com esse cara em campo o Botafogo sempre toma gol e ainda atrapalha o resto da defesa. Que contratação esdrúxula essa do Gilvan. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, custou e nos custará ainda mais caro. Parabéns ao competente Eduardo Freeland.

Sergio, já estou preparado para uma falha dele pelo menos.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Por essas e por outras que não podemos embarcar na ideia de que não é hora de analisar o que foi feito, que é preciso esperar 2022.
O acesso não pide significar apoio incondicional a tudo o que foi feito.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Concordo total, Marcio. E muito me preocupo com o torcedor que fica eufórico (com razão) e aí esquece todas as merdas (e foram muitas) feitas ao longo do ano. Principalmente vindas do Dudu.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O Gilvan é um zagueiro experiente mesmo. É ruim desde jovem....

AC

Rodrigo Federman disse...

Hahaaha! Só se for isso, AC.
Abs e SA!!!

JorgeFS disse...

Botafogo ainda não iniciou conversa para renovação de Rafael Moura(torcedores.com) será que estão com esse dinheiro todo? Se isso ocorrer , prova que a falta de grana é balela

Rodrigo Federman disse...

Aguardemos as cenas do próximo capítulo, Jorge.
Abs e SA!!!