07/11/21

Goleada de líder










Um espetáculo!

Assim podemos resumir o que foi a goleada do Botafogo por 4 a 0 sobre o Vasco em pleno São Januário.

Além do chocolate, o GLORIOSO ainda assumiu a liderança do campeonato pela primeira vez. E faltando apenas quatro rodadas, praticamente assegurou o retorno matemático à Série A em 2022.

Uma lição de futebol. 

Falamos que o time não poderia entrar em campo satisfeito com o empate e que deveríamos jogar com raça e buscando os três pontos. Foi o que naturalmente aconteceu em sequência, com 3 gols ainda na primeira etapa, quando tudo ficou mais fácil com a expulsão de um zagueiro vascaíno.

Na volta do intervalo, administrando com sabedoria, ainda marcamos mais um gol e sacramentamos a goleada com muita imposição e autoridade.

Hoje sim, amigos, tarde/noite para ser muito comemorada!

Vitória com "V" maiúsculo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

32 comentários:

Patinhas disse...

Rodrigo.

Não quero aborrecer e nem estragar a festa. Mas não acho legal ficar tocando bola interminavelmente pros lados nem pra trás. A essência do futebol é o gol, e a luta deve ser durante todo tempo disponível. Não se trata de forra, mas o Vasco já nos deu diversas goleadas sem ter pena. Aliás, quem tem pena é galinha.

Mas contudo não deixou de ser uma grande vitória.

Anônimo disse...

Boa noite rodrigo e amigos do blog ,ando sumido para não se iludir com o Botafogo kkk mas como bom sonhador que sou estou voltando a acreditar nesse clube que é uma verdadeira paixão , espero que essa mudança para clube empresa aconteça o mais rapido possível, estou cansado de ver o Fogão nas mãos desses pilantras , tenho fé que esse clube nas mãos de gente séria vai voltar a brilhar ! Sobre o jogo , foi uma das melhores atuações que vi nos ultimos anos , jogando sério sem dar mole para o adversário e tendo um jogo coletivo muito bom ! Saudações Alvinegras !
Lucas lima

Adelson disse...

Foi uma grande vitória obtida com inteligência e precisão, sabendo explorar o desespero do adversário. Técnico e jogadores estão de parabéns.

Sergio disse...

No post anterior escrevi que valeu a pena o sacrifício de não ver jogos do Fogão e nem comentar antes em dias de jogos.
Grande partida, já vi os melhores momentos e hoje foi show, inclusive do goleiro. Oyama bem, Marco Antônio, defesa muito bem, enfim, um time que jogou muito bem.
ESTAMOS NA PRIMEIRA DÍVISÃO. ABS E SB!

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, sim, daria para buscar 7 ou 8...mas tudo bem, foi ótimo. Rs

Lucas, grande retorno, meu amigo.

Disse tudo, Adelson.

Sergio, só um desastre nos tira. Excelente.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Comentei em posts atrás que se o Botafogo jogasse com inteligência e se aproveitasse do desespero do Vasco poderia se dar bem. Se deu melhor do que eu esperava. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, muito melhor do que todos nós esperávamos. Hehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Vitória em um jogo onde o empate jamais seria bom resultado. A preparação deve sempre considerar que o jogo será complicado, independente de adversário, mas o foco tem de estar sempre na vitória.
O Botafogo iniciou o jogo sem pressionar e com isso viu o adversário ter mais posse de bola e obrigar ao D. Loureiro efetuar duas muito boas defesas. Aos 11 minutos o Botafogo acabou com o ímpeto do adversário ao recuperar a bola após um escanteio e organizar um contra-ataque perfeitíssimo e sair à frente no placar, gol de M. Antônio.
Aos 19 minutos Navarro fez o segundo em um cruzamento do D. Gonçalves; aos 25 minutos ficou com um jogador a mais, após um vermelho de um jogador do adversário e aos 35 fez 3 a zero em mais um ataque muito bem organizado.
No segundo tempo, o adversário recuou e o Botafogo não colocou a pressão necessária para ampliar o placar, mesmo assim fez o quarto gol, D. Gonçalves aos 8 minutos.
Toques sem muita objetividade para lá e para cá e aos 33 minutos, P. Castro desperdiçou uma excelente oportunidade. E assim foi o jogo até o apito final do árbitro.
O placar em um clássico foi elástico, mas deveria ser ainda maior tamanha a diferença de organização entre as equipes.
Algumas observações:
1) Fosse o Botafogo em uma situação semelhante, o adversário não teria “aliviado”, embora a atuação tenha sido muito segura; um primeiro tempo exemplar.
2) Excelente partida do Oyama, ditou o ritmo de meio campo, completamente diferente da apresentação do P. Castro, quase sempre escondido.
3) O meio de campo deu velocidade à bola quando precisou e isso foi um fator importante no primeiro tempo.
4) O E. Moreira mandou a campo a melhor escalação possível, mas não perdeu a oportunidade de mandar a campo o R. Moura e o L. Henrique.
5) E o VAR é uma das coisas mais esdruxulas no futebol brasileiro.
6) E o árbitro? Deixou de aplicar um amarelo no zagueiro do Vasco ao fazer falta em Navarro e impedir um contra-ataque muito promissor, não havia cobertura e provavelmente sairia na cara do gol.
Deixou de observar os acréscimos por causa da parada pelo VAR para análise do lance do quarto gol do Botafogo. O jogo tem 90 minutos e não cabe à arbitragem achar que não precisa de acréscimos porque o jogo está definido.
SA!!!

Carlos Roberto disse...

Partida histórica. Humilhamos o bacalhau dentro e fora de campo, que vitória, que vitória. O BOTA VAI SUBIR!!!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, 100% de acordo. Cara, o lance do VAR só resumiu o que é o futebol brasileiro: Algo patético.

Valeu, Carlos Roberto.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, se a arbitragem é péssima dentro de campo, não será no VAR que será melhor; e assim o Brasil é o pais onde pior se aplica a tecnologia.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio.
Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

Botafogo é série A, enquanto Vasco e Cruzeiro continuarão fazendo clássicos em 2022, ainda pela série B, para desespero dos Cavaleiros do Apocalipse, que previam o contrário. Parabéns torcida apaixonada, parabéns jogadores, parabéns EM que vem dando um show como técnico. Quanto aos críticos midiáticos, que não pouparam o Fogão até a chegada do Enderson Moreira, chupa essa vai... Saudações Alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, mas quais críticos? Porque a situação era, de fato, ruim pra caramba.
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO e amigos, uma boa vitória e até um placar surpreendente.
Concordo que esses árbitros e o VAR estão dificultando o que já era meio complicado, captou meu amigo?
O EM para variar, colocou o seu "protegido" e o ex jogador RM. Isso é inadmissível, pode estar vencendo por goleada, mas esses dois entrarem é um desrespeito a quem paga ingresso.
Desculpem os que pensam diferente, mas é assim que eu vejo.
Um bom final de domingo aos amigos do CB

Rodrigo Federman disse...

Jota, aí tem $ envolvidos, infelizmente.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Era ruim e o diretor de futebol, Freeland, era contra a demissão do Chamusca.
E isso é o que foi noticiado à época.

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/chamusca-treinou-botafogo-com-demissao-ja-decidida-e-torcedores-foram-avisados-em-reuniao.ghtml

SA!!!

JorgeFS disse...

Vitória para não deixar dúvidas, já podemos acreditar que em 2022 estaremos onde é o lugar do Fogão e tenhamos um bom planejamento e um time competitivo para alegria dessa torcida que passou por um ralador de cocos por muito tempo e precisa voltar a ter motivos e orgulho de encher estádios, principalmente o Niltão

José Pinto disse...

O Botafogo já subiu, daqui pra frente é começar o planejamento para 2022. É quase certo que não teremos o Navarro, mas a renovação do contrato de grande parte desse elenco atual será viável, embora isso não garanta a titularidade para todos. Embora o Diego esteja bem embaixo dos três paus, Gatito tem que assumir a N. 1. A zaga é uma incógnita, Carli aguentaria mais uma maratona pela série A? Kanu vai continuar? Daniel Borges, Rafael vão deslanchar? no meio Barreto e Oyama estão no mesmo nível da maioria da série A, hoje. Pedro Castro teria que melhorar muito, no ataque, onde seria necessário contratar mais, com a possível saída do RN.
Por enquanto, é comemorar o acesso. Boa noite a torcida alvinegra. Durmam bem.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Marcio. E esse cara será o responsável pelo elenco do ano que vem.

Jorge, o desafio será ficar bem mais forte no ano que vem.

José, eu já sou favorável a não renovação de grande parte desse elenco.

Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

E os comentaristas modernos? O Botafogo soube sofrer. Atacar o espaço. Bom no último terço e jogo apoiado.

Parece outro esporte. Tite fez escola.

Rodrigo Federman disse...

Enéias, é a merda do futebol moderno.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Botafogo hoje mostrou que a "homeostase de entrosamento" está perfeita.
E o Oyama foi um grande "volante-meia" no jogo de hoje.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, só faltou ser um extremo insinuante que gosta de atacar pela zona 14.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Uma pergunta: esses comentaristas são levados a sérios, porque prá mim parece o Rolando Lero na Escolinha do professor Raimundo. Pobre futebol "muderno". Saudade de um Saldanha, Luiz Mendes e muitos outros. Abs e SB!

keven disse...

Que venha o título da série B, que nos garante bem adianta na copa do Brasil.
O que pode dá muito tempo, para um time fazer uma pré temporada Excelente.
ABS e SA!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, eu não os levo. Hehehe

Possa crer, Keven.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Salve, Rodrigo e amigos do Cantinho.

Realmente, uma tarde/noite em que os botafoguenses passamos muitíssimo bem. Atuação primorosa no primeiro tempo, goleada desenhada, liderança e dormimos praticamente garantidos na série A em 2022.

Cabe destacar o Diego Loureiro com defesas decisivas quando o jogo ainda estava 0 a 0. Depois mal trabalhou. Destaques absolutos o Oyama e M. Antonio, que nunca deveria ter sido preterido em favor do inexistente LH no jogo contra o Confiança (ok, ele jogou, mas jogou no lugar do D. Gonçalves, quando, na minha opinião, deveria ter entrado em lugar do Chay e mantido o DG). Que me lembre, ninguém destoou na partida de ontem.

Isto posto, quero me juntar ao que disse o Patinhas, logo no primeiro comentário (outros botafoguenses disseram o mesmo, Roby Porto, por exemplo). Até como ex-esportista (fui nadador) sou radicalmente contra o deboche e o desrespeito aos atletas vencidos. Há que saber vencer. Mas também detesto a postura do time que desacelera o jogo, não pressiona mais, abre mão de aplicar uma goleada histórica quando tem plenas condições disto.

Pombas, o Vasco completamente batido, pressionado pela própria torcida, com um jogador a menos, era pra gente ter mantido a pegada e ter feito mais 1,2,3 quem sabe 4 gols ! Eles não ganharam de 7 a 0 da gente (não me lembro quando nem como foi) ? Não meteram um 6 a 0 no Nilton Santos em 2010, quando jogamos com aquela camisa ridícula de pierrô ? Não sabem que rola uma zoação entre os torcedores envolvendo essas goleadas ? O esgoto não sossegou enquanto não conseguiu devolver o 6 a 0 de 15/11/1972 (eu estava lá nessa data; meu pai não queria ir, eu enchi o saco dele e fomos). Já a torcida do Botafogo levava uma faixa falando em "Vo6", heheh... Não sabem que o momento mais importante do jogo de futebol é o gol, a explosão da torcida, a comemoração, o êxtase ? Queria ter visto mais gols. Era possível, faltou querer.

Se o jogo tem 90 minutos, mais os acréscimos, considero um desrespeito à torcida essa palhaçada de ficar tocando a bola, rodando de pé em pé, sem o ímpeto demonstrado no primeiro tempo.

Uma coisa que me enche os olhos em times como Bayern e Liverpool é que os caras estão ganhando de 3, 4 a 0, passa dos 40 min do 2º tempo e eles continuam botando pressão e tentando, e fazendo, mais gols. Não se trata de ter mais ou menos técnica, é postura.

De todo modo, repito, foi uma tarde maravilhosa, inesquecível, o Botafogo fez um 1º tempo espetacular e, ao contrário do 2º tempo, fez 1 gol, continuou na mesma pegada e fez os outros 2 gols. E conseguimos um feito histórico, a maior goleada sobre o rival em S. Januário.

Parabéns ao Enderson Moreira, responsável direto pela metamorfose pela qual passou o time do Botafogo, parabéns aos jogadores. O time jogou com inteligência, consciência, empenho.

Estamos praticamente lá. Falta agora terminar o campeonato em 1º lugar, com as consequentes vantagens.

Enquanto isso, nossos rivais de peso amargarão mais outro ano na série B com perdas substanciais de receita.

Abs.

alex disse...

Bom dia Rodrigo e amigos , vitória merecida , jogamos bem , mas vamos a realidade.
Com esse time SERIE A , não da , pode mandar 80% embora sem pensar muito...

Rodrigo Federman disse...

Exato, Eduardo. Comentei com o meu pai na hora que marcamos o terceiro gol: Não pode dimuinuir o ritmo. A melhor demonstração de respeito é/seria continuar jogando com tudo e buscando mais e mais gols.

Alex, esse detalhe não pode passar em branco quando eles planejarem o elenco para 22.

Abs e SA!!!

Dudu disse...

Um elenco/time se constrói com tempo e entrosamento tb, devemos reforçar pra série A? Com certeza, mas não acho prudente mandar todo mundo embora, já temos uma espinha dorsal, um modelo de jogo e entrosamento, precisamos qualificar o elenco sem nos desfazermos dos atuais jogadores a torto e a direito.

Rodrigo Federman disse...

Dudu, a questão é que 80% desse elenco é fraco demais. Não nos empolguemos.
Abs e SA!!!