16/11/21

Na empolgação










Euforico (com razão!) após a vitória de ontem, o presidente Durcesio Mello falou sobre o ano complicado e projeção para o 2022:

"- Maior parte do mérito foi do Freeland, que montou um elenco de bom caráter, de bom nível, envolvido com o projeto, trouxe o Enderson… Só tenho a agradecer à comissão, cada um deles tem seu valor. Tenho viajado muito com o time, e é impressionante como eles trabalham. Estamos subindo com um terço do orçamento de 2015, que foi a última subida da gente. Aí você vê o mérito que o Freeland, que o Enderson tem, que toda a comissão tem. É difícil no futebol de hoje contratar jogadores desse nível no orçamento que impomos para não atrasar salários, o que conseguimos fazer. Estou muito emocionado com esse grupo e a liderança do Freeland, do Enderson, com todos. É um dia muito feliz. E vamos ser campeões, para entrar na terceira fase da Copa do Brasil".

Hoje, um dia após a confirmação do acesso, ainda está permitido comemorar e falar algumas bobagens...
...como por exemplo, citar o Freeland como o maior responsável pelo acesso.

Será que o presidente esqueceu da eliminação (e perda de receita) vexatória na Copa do Brasil? Do péssimo campeonato estadual? E das contratações de Rafael Carioca, Felipe Ferreira, Marcinho e tantos outros? Ou o fato do próprio EF ter mantido o Marcelo Chamusca por tanto tempo no comando técnico do time, mesmo contra o desejo da torcida inteira? Vale destacar que se o ex-treinador fica mais duas ou três rodadas (e se dependesse apenas do diretor de futebol, ele ficaria), o Botafogo correria sério risco de ficar fora do G4. Ah, ainda esqueci da tentativa de trazer o Fernandão, barrada pelo Jorge Braga (graças a Deus!).

Muita calma nessa hora!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

21 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, o Botafogo subiu APESAR do Freeland e não por causa do planejamento dele. O Freeland cometeu inúmeros erros que vão desde a contratação de péssimos jogadores até a manutenção do Chamusca por mais tempo do que o necessário. Se dependesse dele o Chamusca teria ficado por muito mais rodadas afundando de vez o projeto de retorno a Série A. A verdade é que demos muito sorte na contratação do EM que encaixou muito bem com esse time (futebol tem dessas coisas, o treinador encaixar num grupo de jogadores). Claro que o EM teve méritos afastando os piores jogadores, mudando o posicionamento de alguns e dando um padrão tático.

O maior problema do Botafogo no ano que vem é a quase certa manutenção do Freeland e o seu planejamento...

AC

Rodrigo Federman disse...

AC, pelo visto, vamos de EF em 2022. Deus nos proteja. Os méritos dele foram ínfimos, se comparado aos erros e aos que realmente nos livraram da segundona.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

No Post anterior citei esses elogios efusivos ao Freeland, partindo do Clube.
Sinceramente, embora tenham o claro direito de comemorar, penso que quem ocupa cargo de direção precisa aparecer na hora da dificuldade e adotar a discrição nas comemorações.
Embora reconheça que um projeto em sua implementação acaba por precisar de correções, algumas situações não podem ser esquecidas, mesmo reconhecendo também que um time de futebol é bem mais do que 11 jogadores.
No meu entendimento, alguns erros que foram cometidos na montagem do elenco eram perfeitamente evitáveis.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

De pleno acordo, Marcio.
Abs e SA!!!

Luiz Antônio disse...

O Chamusca, diretoria e jogadores, fizerem eu ter raiva do Botafogo. Raiva das incompetências apresentada naquele momento. E apesar do acesso e o possível titulo,foi muito difícil vibrar positivamente com esse time.
Espero que o próximo ano não tenhamos esse desgaste. A torcida tem que ter voz mais forte dentro do clube. Até porque na hora que precisa estamos lá. Haja vista o jogo de ontem.
Botafogo série A !!

Salomon disse...

Rodrigo,acho que com esse clima de euforia pelo acesso e com a possível conquista do título, dificilmente o Freeland será demitido.Resta torcer para que tenha aprendido alguma coisa com os erros cometidos e que o J.Braga tenha o Depto de Futebol controlado no cabresto curto.

Rodrigo Federman disse...

Luiz Antônio, principalmente o dirigente e o Chamusca!

Salomon, também aposto que ele será mantido. E isso que me preocupa demais. Tomara que o Jorge Braga continue intervindo quando julgar pertinente, mesmo não sendo o responsável direto pelo futebol do clube.

Abs e SA!!!

Ivan disse...

Espero que eles tenham consciência de que o Botafogo não pode analisar só por caráter. Tem que ter futebol. Ser um jogador de boa índole e não ter um bom futebol vai jogar o clube novamente na série B. 75% dessa equipe não tem nível pra série A. E ainda vejo gente pedindo pra fazerem uma troca entre Marco Antônio e Marcelo Benevenuto, que tem um excelente potencial de venda e é um ótimo jogador. Acho que o pessoal lembra da má fase que ele teve aqui e acha que não tem valor.

JOTA disse...

RODRIGO, errar é humano, persistir no erro é burrice que só trás prejuízos em qualquer atividade.
Também fiquei "P" da vida com as "M" feitas pela turma do futebol.
Entretanto, com quase oitenta no lombo, vivenciei muitas reversões para o bem ou para o mal, na vida de diversas pessoas.
Conheci profissionais Top de linha que viraram o fio e vice versa, portanto aguardarei os próximos meses para ver se o FREELAND está regenerado ou não, rsrsrsr.
Posso até achar pouco provável, mas segundo soube ele reconheceu as cagadas que fez e ouve muito o CEO, que tem feito um excelente trabalho nos bastidores.
A fonte que me contou é boa, não estou empolgado, otimista ou pessimista, apenas aguardarei um pouco para ver a realidade alvinegra em 2022.
Uma boa semana para os amigos do CB.

Rodrigo Federman disse...

Ivan, e como se caráter fosse algo diferenciado, né? É uma obrigação. Sobre o Marcelo, eu adoraria o retorno dele, isso sim.
Abs e SA!!!

JorgeFS disse...

Por isso acho que irão renovar com o RM até 2025, que tenham juízo

Anônimo disse...

Está lembrado de mim e de minha última participação por aqui no mês de maio passado,falei que o Botafogo subiria,vocês duvidaram lembra, jamais duvidei do nosso clube.
"Esse Botafogo é imortal"

Zé Alvinegro

Marcio disse...

Pois é...
Eric Cantona tinha muita qualidade técnica e polêmicas na mesma proporção... Só que é considerado um dos responsáveis pelo ressurgimento do Manchester United.
A primeira condição no futebol é saber se é bom de bola, todo o resto é acessório que pode agregar valor; mas se não for bom de bola, pode até ser um monge.
Quase a mesma situação ocorre quando defendem a titularidade de um determinado jogador alegando que está treinando bem ou quando dizem que não acompanhamos os treinamentos e por isso não podemos questionar a titularidade de alguém...
Como dizia o Didi, "Treino é treino e jogo é jogo".
E isso não significa que eu seja favorável à indisciplina, que não é para treinar, mas melhor um craque, polêmico, que não treina muito em um contrato de 1 ano do que um ruim de bola, disciplinado, que dorme cedo, não chega atrasado, por 5 anos.
O negócio é futebol, falar de futebol e do campo e bola.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Jorge, torço para que não!

Zé Alvinegro, falar com a paixão é fácil. Todos torcemos, isso que importa. Mas a razão nunca pode ser desconsiderada em toda e qualquer análise.

Jota, o problema é que aquele que inicia o ano, é quem monta o elenco e deixa os jogadores com contratos longos. Tenho muito receio dessa responsabilidade no lombro do EF, que para mim, está com saldo negativo ainda.

Exatamente isso, Marcio.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Eu até compreendo o discurso do presidente, mas se dependesse do Freeland o Botafogo provavelmente agora estaria brigando para não ir para a série C, isso porque quis manter o mecânico, optou pelo Lisca que não aceitou e ainda deu aval para a contratação de uma penca de perebas. A sorte do Botafogo é que o Lisca não quis vir e com a vinda da segunda opção, o Enderson Moreira, este conseguiu dar um padrão razoável de jogo e fez com que muito jogadores pelo menos jogassem com garra e deu um mínimo de jogo ao time. O que o Freeland teve foi muita sorte, pois suas escolhas foram sempre duvidosas. Tomara que na montagem do próximo elenco o Freeland não cometa tantos equívocos. Abs e SB!

Ivan disse...

Como conversamos no comentário acima, trazer 5 ou 6 jogadores é pouco. E dizer que não existe jogador de série A ou B acho uma visão equivocada. Preocupante.
Link
https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/prioridade-botafogo-2022-manter-base-atual-explica-freeland/

Rodrigo Federman disse...

Sergio, o problema é se o Durcesio realmente achar isso tudo. Isso sim preocupa demais.

Ivan, lá vamos nós, iniciar a Série A acreditando que esse elenco é capaz de surpreender por lá. Acho muito arriscado.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Eu me arrisco a dizer que com o Chamusca o Botafogo não subiria.
Há um Botafogo antes e outro após o Chamusca, ou seja, um Botafogo diferente.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu tenho certeza disso. E o risco seria da queda para a C.
Abs e SA!!!

keven disse...

Fora freeland, deixa o JB. Trazer um profissional pra essa área.
ABS e SA!

Rodrigo Federman disse...

Keven, eu adoraria que ele saísse também.
Abs e SA!!!