04/11/21

Não pode haver dúvida










Ainda com o Chay sendo uma dúvida, o Botafogo terá o desfalque certo do Barreto no clássico contra o Vasco, domingo, em São Januário.

O volante recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória de ontem sobre o Confiança e o técnico Enderson Moreira não deu certeza de que o Oyama começará entre os titulares:

"- Nós temos o Oyama, que está sempre entrando. Mas eu quero avaliar direitinho, estudar bem o que a gente vai fazer nesse jogo. É um jogo especial, um clássico. A gente está na reta final, vamos ver como os jogadores vão se recuperar. Vamos avaliar bem, vamos pensar, para tomar a melhor decisão e colocar o time mais bem preparado".

Vale destacar que o "nipônico" foi o melhor do time na difícil vitória diante do Confiança. Sua entrada (no lugar do próprio Barreto) mudou a cara e postura do Botafogo no jogo. Não creio que o Enderson tenha alguma outra ideia ou opção. Não fará o menor sentido...
...da mesma maneira, se mantiver o "pupilo" Luiz Henrique na vaga do Chay.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

27 comentários:

Anônimo disse...

Se o Chay não puder jogar e com a suspensão do Barreto periga o Ederson colocar o Oyama mas também manter o LH....

AC

Anônimo disse...

Ricardo
Impressionante a capacidade desses professores complicar o que é simples.Acho que eles se baseiam nas desculpas que poderão dar em caso de fracasso.
PQP ....

Marcio disse...

No meu entendimento, para o lugar do Barreto é substituição simples, sem inventar e sem essa de ver como os jogadores irão se recuperar. O dono da vaga deve ser o Oyama.
O Oyama não pode estar cansado...
Entrou no jogo contra o Cruzeiro em 12 de outubro aos 43 do segundo tempo;
Não saiu do banco no jogo contra o Brusque;
Entrou no jogo contra o Goiás aos 21 do segundo tempo;
Entrou ontem, contra o Confiança, aos 10 do segundo tempo.
Jogou mais ou menos entre 60, 70 minutos, considerando os acréscimos...
Sou obrigado a lembrar do Perivaldo, jogava em ujm dia e no outro estava treinando junto aos que não jogaram e do JJ, técnico português que engoliu os nacionais.

"Minha cultura não é essa (de poupar). E os jogadores provam domingo a domingo. Descansar? Isso não existe. Vamos descansar nos dias que temos. Quinta, sexta, sábado… Domingo é para correr. Se tivermos jogadores com sinais de lesão, é outra coisa"

O Oyama e os outros têm hoje, sexta e sábado para descansar, domingo é dia de jogo e de correr, como disse o JJ.
Com 33 rodadas, 5 para terminar, não tem muito o que fazer nas partes técnica, táticas e física, apenas os ajustes normais de cada jogo.

E para o lugar do Chay, que não venha com L. Henrique mais uma vez, pois é antecipar uma substituição e reduzir para 4 as possibilidades.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

AC, Luiz Henrique é muito ruim. Mas muito mesmo!

Ricardo, é para mostrarem que pensam diferente. Fazer uma graça e tirar barato de estrategistas.

Marcio, torço muito para que seja o Oyama mesmo. E claro, que o Chay possa retornar.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Tudo bem, deixa o "professor" EM fazer um mistério, jogar seu charme. Mas que não venha com invenções esdrúxulas.

Oyama é o nome que naturalmente surge para o lugar do suspenso Barreto. E para substituir o Chay, M. Antonio.

Frizzo, que não entrou mal ontem, pode ser, embora seja muito mais lento. Ou testa o Rafael. Ou Felipe Ferreira, sei lá.

Só não invente o LH, pelamordedeus ! Esse cara vem se mostrando tão ruim, tão inoperante, que ontem até o chamei de Luis Otávio, ato falho que remete ao meio-campista de triste lembrança da campanha de 2020.

LH nunca mais !

Abs.

Marcio disse...

E. Moreira sobre Rafael:

"Rafael é uma contratação que a gente tem muito carinho. Está há muito tempo fora do Brasil, vinha de um período de inatividade grande. O jogador vem com aquele entusiasmo para participar logo, mas foi interessante que o próprio Rafael percebeu que precisava de mais tempo. A partir do momento que ele entrou nos jogos ele sentiu um pouco ainda, que não estava nas condições ideais. É importante que temos o maior cuidado, há muita diferença de trabalho, na Europa tem campos mais macios

A gente está com cuidado, ele está evoluindo de maneira positiva. Quando o jogo está à caráter nós pensamos em coloca-lo, mas não era o caso hoje. Rafael está sendo fundamental no vestiário, é o nosso jogador com maior ênfase no mundo do futebol e tem uma simplicidade. O que acontecer esse ano para ele é muito positivo. A próxima temporada é a que ele vai iniciar a preparação e estar inteiro, é muito importante para o Botafogo"

https://esportes.yahoo.com/noticias/enderson-explica-que-rafael-precisa-010510659.html

Cada caso é um caso e isso não pode ser ignorado.
Entretanto, Diego Costa, Renato Augusto, Willian e Douglas Costa, por exemplo, ficaram sem jogar por alguns meses e mal ou bem estão sendo utilizados constantemente.
Segundo o E. Moreira, o próprio Rafael entendeu que precisa de mais tempo... Tudo bem!
Mas é incrível que no Botafogo se encontra dificuldades para escalar as suas chamadas maiores contratações.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, ao invés do LH, pode ser até o Gilvan improvisado de armador! hahaha

Marcio, e assim continua o clube mais carinhoso do mundo! Vamos dar carinho, afinal, coitado, é muito sofrido e difícil jogar no Botafogo. Não tenho saco para isso! Pior é ver torcedor que idolatra mais jogador do que clube e acham normal, aceitável o cara simplesmente vir como craque, camisa 7 e não brigar para ser titular já. É muito absurdo!

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, observe esse trecho da fala do técnico:

"(...)Quando o jogo está à caráter nós pensamos em coloca-lo, mas não era o caso hoje(...)"

E ninguém questiona o técnico sobre o seguinte fato... No jogo contra o Brusque, aos 29 do segundo tempo o Botafogo ampliou o placar para 2 a zero e ele não tinha feito substituições.
Aos 34 do segundo tempo colocou o Warley no lugar do Marco Antônio, Carlinhos no lugar do Hugo; aos 41 colocou Ronald no lugar do D. Gonçalves e Frizzo no lugar do Chay; aos 43 R. Moura no lugar do Navarro.
Qual seria a condição mais favorável do que essa?

E não custa lembrar da desculpa utilizada quando colocou o Oyama no lugar do Warley e não o Ronald, no jogo frente ao Cruzeiro.

"(...)Queremos que o Ronald entre em uma situação mais confortável. Ele vai ganhar mais ritmo nos treinamentos e poder nos ajudar novamente"

Veja o desejo que o jogador entre em uma situação mais confortável...
Mas não colocou o Ronald em campo quando o Botafogo vencia o CRB por 1 a zero e tinha vantagem no numero de jogadores em campo, já que o adversário perdeu um jogador expulso.

Que o técnico deve decidir, não se discute; mas não dá para sempre se utilizar das mesmas justificativas. E não tem quem o questione.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, jornalistas esportivos fracos. E ainda somamos aos "influencers" botafoguenses (muitos deles, não todos) que passam pano e não questionam nada. Acham tudo certo, lindo e preciso.
Abs e SA!!!

Adelson disse...

Se o técnico preferir LH no lugar de Oyama, após o acesso a série A, deveria pedir seu boné e cair fora.

Rodrigo Federman disse...

Adelson, nem deveria pedir o boné. Deveria ser demitido! heheheh
Abs e SA!!!

Fatos disse...

As opções são Romildo e Kaique (ambos poucas vezes relacionados), Ricardinho (entra sempre faltando 10 minutos ou menos e apenas para swgurar a bola no ataque) e Frizzo (que tem sempre entrado como meia).
Não tem como não ser o Oyama.

Sergio Di Sabbato disse...

Tem que entrar com o Oyama, jogou bem ontem. O que não dá é aguentar essa baranga do LH, o peixão do professor, só isso explica esse cara titular.
Uma pena que dois dos melhorzinhos não jogam contras o Vasco. Dá prá ganhar? Dás, mais fica mais difícil. Se o Botafogo souber explorar o desespero do Vasco pode sair com uma vitória mesmo com dois desfalques importantes. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Fatos.

Sergio, assim a gente espera e torce. Rs

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Amigos, sou obrigado a discordar com veemência de alguns comentários, inclusive seus Rodrigo, em relação ao Chay e ao Enderson. O Chay, na minha OPINIÃO é tão jogador de série A que 4 fatos corroboram o que digo: primeiro ter sido destaque do C.Carioca pela Portuguesa. "Ah...mas C.C. não vale nada!" Só que levou de jogadores do Fla, Flu e cia...Segundo, foi citado e elogiado pelo técnico da Seleção. Terceiro pela bola que joga e seus números no Botafogo. Em último o fato de ter sido eleito um dos melhores do mundo em campo de 7. Cada um desses fatos isoladamente não diriam nada, mas o conjunto deles confirmam minha OPINIÃO.
A segunda discordância, no mesmo tema é o Enderson tbm não ser técnico de primeira divisão. Discordo 100%. So o fato dele ter mudado totalmente a "cara" do time, ser o melhor aproveitamento em TODOS os quesitos de performance desde o dia que assumiu o clube não o credenciam, não sei o que um técnico precisa fazer para ser reconhecido! Ontem os elogios vieram após as críticas de que escalou mal o time, mas ganhou o jogo e não foi por sorte, foi em razão da visão de jogo dele. Faltam peças, mas com um time considerado pior que muitos concorrentes conseguiu fazer muito mais no meio da competição. Se Vagner Mancini, Alberto Valentim, Roger e Thiago Nunes são.... Mas como sempre, aproveito o dito "a unanimidade é sempre burra". Abraços alvinegros!!!

Rodrigo Federman disse...

Paulo, obviamente respeito muito a opinião do amigo. Eu acho o Chay um jogador ok para compor elenco (em clube grande) na série A. Mas jamais titular absoluto. O raciocínio que faço é idêntico ao do Enderson: O treinador anterior era péssimo. Melhorou, também, porque não tinha como ficar melhor. E o Chay porque as demais opções são ainda mais limitadas. Eu ainda gostaria de ver o Chay no elenco da primeira divisão (não com status de titular absoluto), mas sobre o Enderson, apesar dos bons resultados, ainda não me passa confiança plena. Longe disso.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Uma observação sobre o futebol do Botafogo que vai além do E. Moreira...

O Freeland ter defendido o trabalho do Chamusca, mesmo após os péssimos resultados.

"Encarregado de comunicar a Chamusca com atraso o que fora acertado nos dias anteriores, o diretor de futebol Eduardo Freeland foi justamente quem defendeu a permanência do treinador. Números e dados foram levantados durante o debate em defesa do técnico, e um dos argumentos foi que, apesar dos resultados ruins, o time desempenhou melhor que os adversários em muitos momentos, e circunstâncias que fogem das mãos de Chamusca implicaram no placar final. Mas o diagnóstico que se impôs foi de fracasso do trabalho, apesar de alguns elogios e do empenho no dia a dia."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/chamusca-treinou-botafogo-com-demissao-ja-decidida-e-torcedores-foram-avisados-em-reuniao.ghtml

Antes de discutirmos Chay, E. Moreira e outros, é preciso discutir se o Freeland é o profissional certo para comandar o futebol em 2022.
Entre a demissão do Chamusca e a contratação do E. Moreira, Ricardo Resende comandou o time em 2 jogos, Brusque e Goiás, duas derrotas. E. Moreira assumiu e foi para o jogo frente ao Confiança fora de casa, venceu e depois emplacou mais 3 vitórias seguidas.
Se tivessem seguido a ideia do Freeland... Já era o acesso!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, acho que aí existe quase uma unanimidade: Freeland é péssimo e não tem competência alguma para comandar futebol profissional do Botafogo. Ficou evidente na péssima montagem de elenco desse ano. Lembrando que se dependesse dele, o Chamusca continuaria e teríamos contratado Fernandão.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Parece que o Vasco não vai subir, está perdendo para o Guarani. Realmente os concorrentes "favoritos" de voltar a primeira divisão devem estar decepcionando os "pseudos comentaristas" principalmente com o sucesso do Fogão que os pseudos não acreditavam e torciam contra. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

É isso, Sergio. Rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sem desejar debater o Vasco e seus problemas...
Mas a escolha pelo Fernando Diniz foi no mínimo fora de lógica, ele vem acumulando trabalhos muito ruins. Nas séries A e B do brasileiro ele tem mais derrotas do que vitórias. São 155 jogos, 51 vitórias, 48 empates e 56 derrotas.
Sofre uma média de 1,21 gol/jogo e faz 1,47 gol/jogo... E ele treinou A. Paranaense, Fluminense, Santos, São Paulo e agora o Vasco. Saiu do Fluminense e do A. Paranaense com os clubes na zona do rebaixamento, perdeu o brasileiro de forma ridícula com o São Paulo...O trabalho no Audax já está ficando distante.
Eu realmente não consigo entender a lógica de contratações dos dirigentes.
SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

O melhor das colocações e resultados da série B é ver os pseudo comentaristas de futebol quebrando a cara. Não tem preço ouvir o péssimo e vascaíno Lédio Carmona falando mal do Botafogo em total desespero de causa. Em contrapartida ao também vascaíno Pedrinho com comentários sensatos e isentos.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu só me divirto com os problemas deles. Rs

Verdade, Paulo. Mas eu também acho o Pedrinho chato a beça. Hehehe

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não tenho paciência para a maioria esmagadora desses comentaristas e justamente por isso eu assisto aos jogos do Botafogo com o volume zerado.
Quando é um outro jogo qualquer, quando envolve um time desconhecido, por exemplo, "impressiona" a tentativa de mostrar conhecimento... Como joga o City todos sabemos, e o Bournemouth?
Certa vez analisaram a atuação fo PH Ganso, quando o citado não foi a campo e nem poderia porque não estava inscrito na competição.
Muitos destes comentaristas pedem profissionalismo e também a nao demissão de técnicos que não dão resultados, sem se darem ao trabalho do motivo da escolha inicial.
O cara trabalha com futebol e obviamente precisa acompanhar, mas com tantos campeonatos espalhados e com um numero gigantesco de clubes, nao tem como aceitar vê-los pegar o microfone e se portaram como donos da verdade.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, exato. Sem contar que agora o jornalismo esportivo está cada vez mais bobinho, alegre, engraçadinho. Isso eu repudio completamente.
Abs e SA!!!

keven disse...

O EM , de umas rodadas para cá vem escalando ruim, e dando desculpas está lembrando o chamusca.
Não podemos ficar com ele para a série A.
ABS e SA!

Rodrigo Federman disse...

Keven, calma. Menos! Não lembra em nada ao Chamusca. rs
Abs e SA!!!