08/11/21

Quem verdadeiramente merece aplausos















Palavras do técnico Enderson Moreira, após a excelente vitória de ontem:

"- O Freeland foi muito feliz na montagem do elenco, não só pela parte técnica mas pelo perfil, pelo caráter. Saímos de uma posição extremamente complicada, estávamos em 14º e conseguir reverter isso… É um momento muito especial para todos, para mim. É um prazer enorme compartilhar de momentos tão significativos e marcantes com esses atletas. Esse grupo merece muito cada resultado, pela forma como trabalham e pela maneira como se respeitam".

Essa era minha única "preocupação" em caso de sucesso do time na Série B. Entendo a euforia, mas o mérito é TODO do Enderson e atletas. Não existe qualquer possibilidade de colocar o Freeland nesse bolo do sucesso. E espero que a torcida saiba fazer essa análise racional, deixando a paixão de lado também.

Não esqueçamos: Foi o EF que manteve o Chamusca por tanto tempo. Se não fosse a pressão do torcedor, o ex-treinador teria ficado mais algumas rodadas, com certeza. Também foi o diretor de futebol que extrapolou o teto salarial para trazer o Rafael Moura, tentando, depois, o Fernandão e Anselmo Ramon nas mesmas condições. Isso, sem contar todos os indicados pelo "Mecânico", sem qualquer análise (técnica ou financeira) prévia.

Resumo: Amigo, torcedor, não caia nessa! Repito: O mérito da recuperação e volta à Série A é do treinador e jogadores...
...apenas!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

14 comentários:

Marcio disse...

Inicio o meu comentário, resgatando algumas noticias, até já comentadas por aqui:

Em 14/07/2021

"Encarregado de comunicar a Chamusca com atraso o que fora acertado nos dias anteriores, o diretor de futebol Eduardo Freeland foi justamente quem defendeu a permanência do treinador. Números e dados foram levantados durante o debate em defesa do técnico, e um dos argumentos foi que, apesar dos resultados ruins, o time desempenhou melhor que os adversários em muitos momentos, e circunstâncias que fogem das mãos de Chamusca implicaram no placar final(...)"
"Um dos pontos que pesaram a favor de Chamusca foi a relação com o elenco, consultado pela diretoria. Os jogadores acreditavam no trabalho do treinador e pediram pela continuidade, mas o amparo não foi suficiente para a decisão."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/chamusca-treinou-botafogo-com-demissao-ja-decidida-e-torcedores-foram-avisados-em-reuniao.ghtml

O Chamusca deixou o Botafogo na 12ª colocação da série b, 13 pontos ganhos em 10 jogos... Em um total de 27 jogos, venceu apenas 9, empatou 12 e perdeu 6.
Teve o trabalho defendido mesmo após eliminações patéticas na Copa do Brasil e campanha ridícula no Carioca; e mais ainda, com um time montado com a aprovação do próprio técnico. como se comprova a seguir:

Em 30/06/2021.

"Nenhum atleta veio porque Marcelo indicou, todos passaram pelo crivo da diretoria e, principalmente, da análise de mercado do clube. A maioria dos nomes chega por indicação dos empresários ao clube, se a gente entender que o atleta tem perfil pra competição e se enquadra na questão financeira, o Botafogo contrata. Claro que eu tenho uma participação, nenhum atleta chega ao Botafogo sem o meu aval, essa autonomia eu não abro mão em clube nenhum."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/sob-pressao-chamusca-se-aproxima-dos-quatro-meses-de-botafogo-prazo-no-brasil-e-o-proximo-jogo.ghtml

Ou seja, parece que o trabalho do Freeland foi somente "viabilizar" as contratações, pois a maioria dos nomes, segundo a matéria, veio por indicações de empresários e somente depois passaram pela análise e por último o aval do antigo técnico.
Obviamente não me importa a declaração do E. Moreira, já que não teria a mínima lógica ele falar qualquer coisa que seja contra o diretor de futebol e não duvido, claro, que esteja sendo sincero na avaliação.
Mas mesmo não vivendo o ambiente do clube, me reservo ao direito de achar o trabalho do Freeland ruim.
O fato dele ter "escolhido" o Chamusca, está dentro do contexto, digamos, mas brigar pela sua permanência após tantos resultados pífios ultrapassou o limite do razoável; se tivesse prevalecido a sua vontade, até mesmo considerando a passagem curta e ruim do Chamusca pelo Náutico, após sair do Botafogo, talvez o E. Moreira não tivesse conseguido tamanha recuperação. E não custa lembrar que entre a saída do Chamusca e a chegada do E. Moreira, o Botafogo teve duas derrotas com o comando do R. Resende (Brusque e Goiás). E se o E. Moreira chegasse uns 3 jogos à frente, como seria?
Recuperação esta, convenhamos, meio fora da curva em um campeonato nivelado por baixo. São 15 vitórias, 4 empates e 3 derrotas em 22 jogos, 74% de aproveitamento.
O interessante é que quando a fase é ruim, comentaristas, e demais especialistas em futebol surgem dizendo que "resultados ruins não significam trabalho ruim"... Assim sendo, por que devemos acreditar que o bom resultado é fruto de um trabalho 100% correto?
Respeito, mas não compro esse discurso do E. Moreira.
SA!!!

Marcos Antonio disse...

Neste momento não adianta procura culpados ou heróis.
Importa é que o Botafogo já subiu e tem começar a pensar em 2022 pois o próximo ano tem uma responsabilidade muita grande de no mínimo continuar evoluindo e xô segunda divisão.
Mérito é De todos teve muitos erros e teve acertos inclusive na contratação e na escolha do Ederson Moreira como também a negociação e volta do nosso eterno ídolo e capitão para mim Joel carli.
Ontem o mauro Galvão falou que a volta do Joel carli carli carli com sua liderança foi primordial para o sucesso da equipe,como também o seu aproveitamento. e ambos passaram pelo freeland mais a continuidade do chamusca realmente foi uma bola fora dele.

Eduardo Samico disse...

Lembrando que, para substituir o Mecânico, o escolhido havia sido o Lisca.

O Botafogo correu atrás, fez proposta, aguardamos um tempo, salvo engano ele aceitou, comprometeu-se com o clube e, para nossa suprema sorte, deu pra trás, preferindo o Vasco ! Ainda bem ! Só aí veio o Enderson Moreira.

Entendo perfeitamente que o clube, na draga em que foi deixado pelas gestões moderno-praiana (copyright Marcio) e imodesto-amadora (idem), além do nefasto comitê (indi)gestor, não tem condições de sair contratando esses pseudo-medalhões que custam os olhos da cara - e não jogam bulhufas. Temos que ser prá lá de competentes, precisos, não dá para dar tiros no escuro nem trazer ex-jogadores em atividade.

Isto posto, que o setor de futebol profissional cumpra com sua missão e encontre bons e jovens valores perdidos pelo continente. De novo, sei que não temos condições de voltar à série A disputando o título. Mas temos que cuidar para não correr riscos de bater e voltar. O clube tem que estabelecer uma meta factível, ainda que não correspondente à grandeza do nosso passado glorioso, mas muito distante. Temos que caminhar com segurança sem retrocessos.

Abs.

JOTA disse...

RODRIGO, concordo integralmente com o seu comentário.
Infelizmente, a maioria das pessoas esquece o que alguns fizeram em passado recente e os males que causaram. Alguns até se arrependem das "merdas" feitas, mas acredito ser a minoria. No caso do FREELAND, torço para estar errado, mas não levo fé.
Já comentaram por aqui e eu concordo que não dá mais para assistir futebol com o som ligado, pois para esse bando de comentaristas o mais importante é o festival de besteirol que ficam falando e a partida é só um detalhe. Tolero um ou dois e olhe lá.
Uma boa semana para os amigos do CB.

Rodrigo Federman disse...

Tô contigo, Marcio. Grato pelo EM, mas esse discurso não cola.

Marcos Antônio, mas devemos sim, apontar aqueles que falharam. E o Freeland é o maior exemplo disso. A torcida não pode aceitar passivamente por causa da goleada. Não mesmo!

Sim, Eduardo. Foram muitas merdas. E várias dessas só não aconteceram (ou aconteceram) por causa da pressão da torcida. Se dependesse apenas do Freeland...

Exato, Jota. A torcida ficar empolgada, ok...mas cega e aceitar/passar pano para o que tanto nos prejudicou ao longo da temporada é burrice.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Pois é, até alguns comentaristas/sites começaram a dizer que o Botafogo se preparou muito bem para a Série B, com a contratação pelo Freeland do técnico experiente na mesma e de vários jogadores próprios para a disputa, esquecendo tudo que se passou até a vinda (por acaso, visto que não era a 1a opção) do Enderson Moreira. Mas, quem acompanhou desde o início da ano sabe que o Botafogo vai subir APESAR do Freeland e não por causa dele.

AC

Marcio disse...

Penso que não se trata de buscar heróis ou vilões e sim avaliar de forma precisa quem produziu de forma satisfatória.
Está correto, por exemplo, em uma única temporada ter 6 laterais esquerdos?
PV foi negociado e o Hugo é da base, está no contexto;
Guilherme Santos teve o contrato renovado... Por quê?
R. Carioca foi contratado... Por quê?
Aí, por causa disso tudo, tiveram de contratar o Jonathan e o Carlinhos...

A zaga vai terminar a temporada com Carli e Kanu, incontestáveis no campo e bola, mas com Gilvan que não aprovou e o ainda "inexperiente" Mezenga na reserva...
Emprestaram o Marcelo e o Kanu...
E se o Carli não tivesse esse rendimento e/ou apresentasse as muitas contusões, como seria?
Seria assim:
Em julho, quando o Carli se contundiu, noticias deram conta de que o Botafogo pensava em contratar mais um zagueiro, só que tinha um problema:

"(...)Um zagueiro, portanto, voltou à pauta do Glorioso. O entrave, porém, é o cofre. O clube ainda busca a manutenção de recursos financeiros para buscar um jogador da posição(...)"

https://istoe.com.br/apos-lesao-de-carli-botafogo-pretende-contratar-novo-zagueiro/

Como Carli retornou e a zaga firmou-se de vez, a contratação de mais um zagueiro foi deixada de lado., esquecida.
No ataque, Babi e Pedro Raul foram embora, está dentro do contexto.
Subiram o Navarro, também dentro do contexto.
Foram contratar centroavante e trouxeram Rafael Moura, nada mostrou e isso não é uma surpresa, e pensaram ainda em trazer o suspenso Fernandão, que a possibilidade de ir a campo era somente agora em novembro.
Só para constar, ao elogiarmos o Carli e o seu comando dentro de campo, não podemos nos esquecer que os experientes dos outros setores, Ricardinho e R. Moura, não contribuíram em nada dentro de campo...
Claro que não erraram 100%, mas os erros eram bem evitáveis.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

AC, isso é exatamente o que não pode acontecer.

Marcio, isso mesmo. A análise é muito mais ampla. Mas infelizmente a imprensa e boa parte da torcida não consegue pensar assim. Daí, a enorme probabilidade do Freeland continuar, firme e forte, no comando do futebol do clube.

Abs e SA!!!

Adelson disse...

Ele falou isso para bajular Freeland, pois quer continuar no Botafogo em 2022. Mas, para a série A, tem que mudar tudo, talvez até o técnico. Não podemos repetir o exemplo do Vasco e do Cruzeiro. Se dependesse do ridículo Freeland, ficaríamos na lama.

A vitória contra o Vasco foi construída por uma estratégia inteligente no jogo, mas foi uma exceção. O time não vinha jogando bem há muito tempo, e sempre contou com a fragilidade dos demais.

Rodrigo Federman disse...

Adelson, infelizmente o Freeland continuará.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Mérito da volta é de quem colocou o mecânico prá fora, do Enderson e do elenco que comprou a briga, não foi o Freeland. Por ele o mecânico ainda estava enguiçando a máquina. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Com certeza, Sergio. Além se ter sido responsável pelas vindas (e dinheiro queimado) de Rafael Carioca, Gilvan, Marcinho, FF, Rafael Moura, Frizzo e outros.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

No dia de ontem, faleceu Sicupira, que jogou no Botafogo nos anos 60.
Foi campeão do Rio-São Paulo de 1964 e do Carioca de 1967.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Marcio. Que descanse em paz.
Abs e SA!!!