25/11/21

Reserva ou rua?


















Pelas mídias botafoguenses independentes, li que o Botafogo ainda não procurou o Jonathan para tratar da renovação contratual e tudo indica que o lateral sairá do clube no final do ano.

Bom, vamos lá...em tópicos:

1- É fraco;

2- Entre ele ou Daniel Borges (também limitado), fico com o segundo, sem nem precisar pensar;

3- Eu o dispensaria...
...apeans se tivéssemos a certeza de que o Rafael veio para justificar o "oba-oba" e ser titular absoluto do time.

É justamente o terceiro ponto que mais me intriga.

Se for para o Rafael continuar sendo "preparado" ou só entrar aos poucos em jogos ganhos, mesmo sabendo da limitação gritante, eu renovaria com o Jonathan para ser reserva imediato do Borges. 

Ou seja, o "problema"- para mim - não é o Jonathan.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

11 comentários:

Jacob disse...

Agora, com o jogo jogado e sem mais outra preocupação, é colocar os pés no chão e ser mais racionais que nunca. Muitos dos empresários querem valores absurdos pra renovação. Um Messi não precisa dividir seu salário com empresário. Seu empresário recebe uma bolada numa transação X e fica por aí. Agora, esses jogadorezinhos mequetrefes brasileiros padrão série B não têm cacife pra se bancarem por seus próprios nomes, então, são presas fáceis dos empresários que mordem na transação e nos salários, ou seja, é sócio do jogador. E, com certeza uma parte do salário do jogador é dividido com seu sócio-empresário e uma outra parte, não duvido, vai pra Diretor e técnicos.
Portanto, desse grupo que subiu campeão é agradecer pela participação e dizer que estamos quites: eles fizeram sua parte e ganharam valor próprio pra série B e se valorizaram. Tiveram uma bela vitrine chamada Botafogo e, deveríamos cobrar por isso, bem como o acarrefour cobra pelos melhores espaços nos corredores e gôndolas em seus supermercados.
Quem quiser ganhar mais pra dividir a bolada entre esse grupinho que procure outro clube. A verdade é que até ontem eram zero. Avançaram pra 1. Nada além disso.

Marcio disse...

Penso que o Jonathan já contribuiu o "suficiente", não sou favorável que permaneça e isso independe do que o "polivalente" Rafael irá apresentar em 2022.
Se o Rafael jogar o mínimo que se espera, considerando a sua vivência na Europa, Daniel Borges serve para ser o reserva imediato; se o Rafael for apenas incentivador de vestiário, contratar um lateral para jogar será necessário.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Pai.

Marcio, o problema é justamente esse: O Rafael vai ser o cara que tanto se espera? Se sim, não faz sentido renovar com o Jonathan mesmo. E se ficar, não aceito ele ser reserva ou entrar de vez em quando em revezamento com o Daniel.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Jonathan é muito fraco. Aliás, os dois ! O J. Silva lateral esquerdo também.
A eles um agradecimento, tudo de bom e sorte no novo clube.
O Botafogo tem que ter precisão cirúrgica na montagem do elenco para 22.
Sem loucuras (Rafael Carioca foi loucura) ou apostas furadas (como contratar atacante de 35 anos suspenso por doping).
Tem que tentar aproveitar os guris da base. E temos que ter algum jogador experiente, um Valdo da vez. Jogador, não ex-jogador, padrão Ricardinho ou R. Moura.
Abs.

Sérgio Di Sabbato disse...

Prá mim tem que definir essa situação com o Rafael, e de modo simples: coloca prá jogar titular na lateral direita e o Daniel Borges reserva imediato, ou coloca o Rafael na ponta e o DB de lateral, simples. Quanto ao Jonathan, por mim pode ir embora. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Concordo total, Eduardo.

Sergio, eu não consigo ver o Rafael em outra posição que não seja a lateral. E isso, precisando mostrar muita bola.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo e demais, a situação do Rafael, salvo alguma situação desconhecida do público, foi falta de imposição.
Hulk, Diego Costa, Douglas Costa, Giuliano, David Luis, Willian, Renato Augusto; todos acima dos 30 anos, salvo algum engano, foram a campo...Alguns sentiram problemas físicos, verdade, mas foram a campo. Todos com mais ou menos o mesmo tempo de inatividade. Muitos destes clubes com elencos que até poderiam deixar alguns destes "fora" do time...
O Botafogo parece fazer força para ser diferente quando contrata alguém com "mais nome".
O cara foi contratado em 8 de setembro e até agora está fora de forma?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e todos esses outros deixaram claro que queriam entrar em campo logo. E em primeira divisão. Já o Rafael, disse que não era momento de mexer no time que estava dando certo. Por enquanto, decepcionante.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sim, Rodrigo, mas existem detalhes nessa situação que devem ser considerado.
O Rafael revelou no inicio do mês, após a vitória sobre o Confiança (3/11), que não estava recebendo salários em 2021...

"– Não estou recebendo (salário) esse ano não, amigo, fique tranquilo - escreveu no Twitter."

E completou:

"Irmão, tem jogadores lá que estão jogando a temporada toda e estão muito bem, está no final da temporada respeitem quem tá fazendo nosso Botafogo subir. É sobre o Botafogo, não sobre o Rafael, bora"

https://www.lance.com.br/botafogo/rafael-diz-que-abriu-mao-salarios-2021-leva-boa-ficar-banco-sobre-nao-sobre-rafael.html

Após esse mesmo jogo, disse o E. Moreira sobre o Rafael:

"Rafael é uma contratação que a gente tem muito carinho. Está há muito tempo fora do Brasil, vinha de um período de inatividade grande. O jogador vem com aquele entusiasmo para participar logo, mas foi interessante que o próprio Rafael percebeu que precisava de mais tempo. A partir do momento que ele entrou nos jogos ele sentiu um pouco ainda, que não estava nas condições ideais. É importante que temos o maior cuidado, há muita diferença de trabalho, na Europa tem campos mais macios."

https://www.lance.com.br/botafogo/enderson-explica-que-rafael-precisa-tempo-importancia-para-2022-vai-estar-inteiro.html

Em 18/10/2021:

"Botafogo vê número de sócios aumentar com chegada de Rafael e prevê ações com o lateral"

Palavras do L. Franco:

"De um lado tem um investimento para trazer o atleta, mas do outro lado tem o peso do que ele pode devolver. Não só desportivamente, mas também fora de campo. E a gente entendia que a vinda de Rafael, pelo apelo emocional como torcedor, traria esse resultado fora de campo(...)
Muito por conta dessa paixão pelo clube, ele se colocou à disposição para colaborar com ações e projetos que nos ajudassem a trazer novos sócios. Não é algo que está no contrato dele, mas é algo que ficou muito claro para ele que ele pode colaborar muito. E não é só ele. Temos outros casos também, mas ele tem o fator simbólico. Por isso a gente construiu a campanha muito na coisa de ser o torcedor dentro de campo. É aquele momento que o sócio do Botafogo ia poder enxergar um deles ali vestindo a camisa 7, que é mais simbólica ainda..."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/botafogo-ve-numero-de-socios-aumentar-com-chegada-de-rafael-e-preve-acoes-com-o-lateral.ghtml

Não está recebendo salários em 2021...
As desculpas utilizadas pelo E. Moreira, que não duvido serem verdadeiras, mas não impediu que outros jogadores com anos de Europa fossem a campo...
As palavras do L. Franco sobre o retorno fora de campo e ele obviamente não está errado em olhar dessa forma a contratação...
Se veio para jogar somente em 2022 e agora está colaborando fora de campo, não acho o melhor caminho, mas é uma escolha... O que definitivamente não pode é ter um jogador relacionado e criando expectativa na Torcida de modo desnecessário, pois não vai a campo.

SA!!!

Marcio disse...

Só para constar:

Matheus Nascimento:
Botafogo na "eme" em 2021, rebaixado, desmotivado, time ruim... Tinha M. Nascimento em todo jogo na reta final.
Em 2022, começou mal, mas quando engrenou com o E. Moreira, poucas oportunidades recebeu... Não sei se é o jogador que apregoam, uns mostram todo o potencial logo de cara, outros demoram, outros ficam na mesma, tudo bem; mas considerando as inúmeras oportunidades que o experiente R. Moura recebeu e o futebol que demonstrou, melhor seria insistir com o jovem.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, não estava recebendo e aceitou entrar em campo em alguns poucos jogos? No mínimo estranho.
Abs e SA!!!