09/11/21

Sinuca de bico














Está claro que o Enderson Moreira tem a sua dupla de volantes preferida: Barreto e Pedro Castro.

O problema agora é: O Oyama entrou no meio do jogo contra o Confiança (na semana passada) e mudou o time. Tanto que, em poucos minutos, foi eleito o melhor em campo. Ontem, por conta da suspensão do Barreto, iniciou entre os titulares e foi novamente o destaque botafoguense.

E agora, Enderson? 

Para mim, não há dúvida: O Oyama é muito melhor que Barreto e Pedro Castro. Mas como prefiro ele com um pouco mais de liberdade (até pela qualidade técnica que tem), eu formaria a dupla com o Barreto.

Seria(á) um balde de água fria se o treinador voltar com o cara para o banco de reservas, né?

Espero que não!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

13 comentários:

Eduardo Samico disse...

Eu pensei que o Pedro Castro tivesse levado o 3º amarelo contra o Vasco. Enganei-me.

Não há desculpas para o EM não iniciar o jogo com o L. Oyama. O cara simplesmente foi decisivo nas 2 últimas vitórias. Apenas isto.

Os "professores" não gostam de repetir que futebol é momento ? Então, o momento agora é todo do Oyama.

Acho que a melhor formação, pelo que me lembro das combinações testadas, foi do PC com o LO. Não sei se tem a ver, mas quando jogaram Barreto e LO, este não se saiu tão bem. De todo modo, LO e PC ou LO e Barreto, o fato é que o L. Oyama não pode ficar no banco.

Não podendo jogar o Chay, que se repita a escalação que tão bem se saiu no último jogo.

Abs.

Marcio disse...

Considerando o que sempre escrevo por aqui, que o Botafogo tem titulares bem eventuais, para 3, 5 jogos, entendo que chegou o momento do Oyama ser titular; até porque talvez nem deveria ter saído do time, considerando a completa inoperância do P. Castro, que nem fazer gols de média distância tem conseguido fazer.
O P. Castro parece correr para não chegar...
Entretanto, quando jogaram juntos, Barreto e Oyama, tive a sensação de que se anularam um pouco,, mesmo sendo o Barreto mais de marcação e o Oyama aquele que sai melhor para o jogo. Chega a ser meio contraditório, considerando que escrevi que possuem características diferentes e por isso deveriam ser complementares.
Talvez se anulem quando da chamada "fase defensiva", quando posicionados na "zona 8", diriam os filósofos do futebol moderno.
Mas o E. Moreira é pago para encontrar soluções e mandar a campo os melhores jogadores do momento e o Oyama está no grupo dos melhores.
Jogou uma bola redonda no último jogo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, tomara mesmo que ele não volte com o Oyama para o banco.

Marcio, acho que muitas vezes o Enderson até prendeu mais o Oyama do que o Barreto. Pode ter sido um dos motivos de naqueles jogos não ter dado muito certo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, pode ter segurado mais o Oyama para poder fazer a tal saída de três, a saída Lavolpiana, criada pelo argentino Ricardo La Volpe e tornada conhecida do público geral quando foi o técnico do México na Copa de 2006.
Dentro desse contexto que você citou, não é errado fazer o Oyama "descer" para ajudar nessa saída; mas é bom considerar a forma com que o adversário avança as suas linhas de marcação, pois a ideia do argentino La Volpe considerava o fato dos adversários jogarem em um 4-4-2 e assim pressionavam os zagueiros com os atacantes.
A saída de três proporcionava a vantagem numérica e evitava a perda da bola ou o famoso "chutão" para o nada.
Deste modo, retornando ao caso do Oyama, penso que precisa de uma certa autonomia, descer para ajudar na saída quando for necessário e quando não for, ter a liberdade de avançar e poder fazer a sua boa qualidade técnica ser um diferencial, como foi nesse último jogo.
O que não pode, vejo um desperdício, é colocá-lo à frente da zaga para ajudar na saída e mesmo quando não for necessário, deixá-lo fixo.
Em resumo, precisou do Oyama para fazer a saída, obviamente o Barreto se adianta para ocupar o espaço deixado; não precisa do Oyama para fazer a saída, Barreto se fixa na proteção e sai o Oyama para o jogo.
Essa saída precisa estar sincronizada com todo o time, para que não ocorra os infrutíferos toques sem avanço no terreno de jogo.
Só uma observação:
No meu entendimento, a saída de três com o volante é melhor do que com a utilização de um dos laterais e explico:
A saída pelo meio possibilita um leque maior de passes, claro que necessita da movimentação da equipe; a lateralizada quase sempre força a voltar a bola para o meio ou esticar em profundidade para o ponta disputar a bola.
Não por acaso, no Botafogo ocorre muitas vezes de bola nos zagueiros, laterais, volta no zagueiro...
Você observou bem, Rodrigo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Esse sincronismo que não houve entre eles nas vezes que atuaram juntos. Talvez , com orientação do EM, o desempenho dessa dupla melhore.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Luis Oyama fazia a saída de bola junto a dupla de zaga, jogando de primeiro volante, no esquema do Chamusca, que preferia uma linha de 4 jogadores na defesa (DB, Kanu, Gilvan e PV) jogando em linha alta.
Já o Botafogo do Enderson joga com 3 jogadores na defesa (DB, Carli e Kanu) e um primeiro volante com função exclusiva de marcar (o famoso "cão de guarda), pois o treinador prefere jogar com a defesa mais postada e dois "extremos" (Carlinhos/Hugo e Warley) mais avançados apoiando os jogadores de frente. Nesse esquema não há necessidade de um primeiro volante ajudando na saída de bola e sim marcando pros "extremos" terem liberdade.
Com isso, creio que Oyama deveria entrar na vaga do Pedro Castro.

Rodrigo Federman disse...

Fatos, apesar da teoria futebolística moderna, ao menos a conclusão final eu não só entendi, como concordo por inteiro: Oyama na vaga do PC. rs
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Vou na simplicidade: Oyama no meio, o resto dá um jeito, pois o Oyama nos dois últimos jogos jogando na sua posição foi importante e um detalhe: tem visão e sabe lançar. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Total acordo, Sergio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Então o Oyama deverá flutuar entre as "zonas 8 e 10"; mas se jogar o que jogou na última partida e se aproximar da "zona 14", poderá ser chamado também de "ritmista." e até deixar o Navarro, "jogador terminal" em boas condições de gol.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Marcio, cada vez mais detesto o futebol moderno.
Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

Mirassol já pediu para o paulistão uma pena.

Rodrigo Federman disse...

Marcos Antônio, o que não significa volta certa.
Abs e SA!!!