15/11/21

VOLTAMOS!!!

















ACABOU!

O Botafogo está de volta à primeira divisão do futebol brasileiro.

Vitória de 2 a 1 sobre o Operário que sacramentou o acesso.

Jogo ruim, saindo de um revés para a virada especial.

Enfim, classificados! E que seja para sempre! Chega dessa gangorra! O lugar do GLORIOSO é, sempre, entre os melhores.

Parabéns ao Enderson Moreira e jogadores.

Parabéns mais do que especial ao torcedor botafoguense.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

33 comentários:

Sergio disse...

Vou repetir o início do comentário feito no post anterior: ãoãoão Fogão é primeira divisão.
Confesso que hoje estava nervoso, não vi o jogo mas acompanhei pela internet de 5 em 5 minutos, quase a mesma coisa que ver, mas como não sou supersticioso continuei sem ver. Valeu Botafogo, agora está em seu verdadeiro lugar de onde nunca deveria ter saído. A torcida merecia essa vitória e de virada e mais emocionante, mas haja coração. Abs e SB!

Adelson disse...

A chegada de Enderson Moreira mudou a história do Botafogo em 2021. Parabéns a ele e ao elenco.

Agora é pensar na série A. Não temos elenco para nos sustentar por lá. Espero que existam cérebros funcionando adequadamente na diretoria.

Hugo Correia disse...

Hoje confirmamos o que já sabíamos desde o início... VOLTAMOS... e não retornaremos mais NUNCA... daqui pra frente, RECONSTRUCAO é alegrias fará parte do nosso dia a dia. MERECEMOS. Abraço a todos os irmãos botafoguenses... falei que ia ser com rodadas deanteceden ia?
Hugo - Porto Velho/RO

Anônimo disse...

O mais tradicional não pode jogar a série B. Muito feliz pela garra de time! Que a série A venha junto com mudanças, que os dirigentes honrem a história desse clube, um dia clubes mais conhecido do mundo! Enfim, voltamos!!!

Marcelo Lopes

keven disse...

O time jogou ruim.mas, valeu pelo acesso, e que agora venha o título da série B, que nos garantirá na copa do Brasil automaticamente na quarta fase.e o que pode resultar em um tempo maior para montar um planejamento que nos ajude a nós mantermos na série A.
ABS e SA!

Marcos Antonio disse...

Agora não tem matemático que dê jeito.
Estamos de parabéns e pensar bem para 2022 com orçamento enxuto sem loucura observar reforços que venha honrar a camisa do clube e sobre o jogo comentamos depois.
Avante fogao!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, acabou nosso sofrimento. Que sensação boa!

Isso aí, Adelson.

Hugo, que seja o começo de uma nova trajetória do Botafogo.

Boa, Marcelo.

Exato, Keven.

Sim, Marcos Antônio.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Em um jogo onde a Torcida, sempre ela, se fez presente, nada mais justo do que a vitória após os 90 minutos. E ela veio em um dia onde faltou muito de jogo ao Botafogo, onde houve pressa e não velocidade, pouca precisão nos passes e até mesmo substituições que não concordei; P. Castro e Chay, no meio de campo, e Hugo pela lateral esquerda me pareceram os "piores" em campo.
Mas como o futebol é um esporte onde surpresas acontecem, Chay deu o passe para o gol de empate marcado pelo P. Castro. O segundo gol saiu em uma das poucas movimentações organizadas pelo lado do campo, onde o Frizzo encontrou Navarro e este marcou de forma inapelável.
Depois o Botafogo ainda poderia ter marcado o terceiro gol, se houvesse um capricho no passe.
Entretanto, toda e qualquer análise torna-se meio desnecessária, pois a galera está comemorando com muita justiça o acesso, que em determinado momento se tornou meio distante, considerando o trabalho do técnico anterior.
Algumas observações:
1) Parabéns ao E. Moreira e aos jogadores pelo acesso, pois os resultados obtidos não precisam ser explicados;
2) Ainda sobre o E. Moreira, vale a lembrança de que o substituto do Chamusca seria o Lisca e isso me fez lembrar de um episódio de 2016 onde o São Paulo contratou o R. Gomes e o Botafogo era o 17º colocado no brasileirão... Jair Ventura assumiu e o Botafogo acabou classificado para a Libertadores 2017.
Desta vez, quando da demissão do Chamusca, o Botafogo escolheu o Lisca, que preferiu o Vasco... o E. Moreira veio e o final já sabemos.
3) O Navarro mostra a importância de um bom centroavante, pois marcou inúmeros gols nessa característica. Quando iniciou em 2020 eu não gostei das suas apresentações, mas agora em 2021 surpreendeu de forma muito positiva, no jogo dentro de campo e também por não baixar o ritmo mesmo com negociações sobre a renovação ou não de contrato.
Que seja o inicio de um novo tempo para o nosso Botafogo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Marcio. Que seja o início do novo Botafogo a partir de agora.
Abs e SA!!!

JorgeFS disse...

Torcer pro Botafogo é assim, muita emoção do princípio ao fim! Faz um primeiro turno para ser esquecido, e um segundo pra ficar na história, bom demais!!! Aí vem a pergunta, com ou sem emoção!

Rodrigo Federman disse...

Jorge, se a emoção for boa...rs
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, a ruindade no futebol brasileiro atual é geral e não é exclusividade nossa.
Como não tenho grandes compromissos, acompanho muitos jogos, inclusive da série A, e pelo que assisto ATLÉTICO MINEIRO, time da globo lixo e PALMEIRAS são os "menos ruins" times brasileiros da atualidade.
O BOTAFOGO, com a chegada de uns 4 ou 5 bons jogadores, pode ir bem ano que vem. O problema maior são as contratações "mandrakes", aquelas que todos nós conhecemos há muito tempo.
A sorte também ajuda, pois como foi citado acima, CHAY e PC que estavam mal, empataram a partida.
A meu ver a vontade e a disposição dos jogadores em campo são fundamentais quando os times se nivelam.
Vamos aguardar 2022, torçamos para que bons ventos soprem sobre o nosso BOTAFOGO.

Anônimo disse...

Boa noite Rodrigo e amigos do blog ! Vitória! Acesso! E alegria por acreditar num time apaixonante ! Sem palavras só emoção ! Boa noite e saudações a todos !
Lucas lima

Rodrigo Federman disse...

Jota, mas 4 ou 5 BONS jogadores (de verdade) são difíceis de serem encontrados. E estamos falando de time titular, fora composição de elenco.

Lucas, isso aí. Acabou!

Abs e SA!!!

Marcelo disse...

Estou ciente de que vou estar destoando de todos os demais colegas, mas discordo do que venho lendo e acompanhando dos comentários daqui e no noticiário, de uma maneira geral. Acho que o nosso futebol, em geral (com o qual não me importo muito) e com o Botafogo, em particular (e aqui é que a coisa pega para mim), sofre da mais completa falta de ambição. Me expliquem o seguinte: Se o Botafogo vencesse todas as partidas que disputasse esse ano, ele não voltava para a 1ª divisão? Se o Botafogo vencer o Campeonato Brasileiro de 2ª divisão, ele não volta automaticamente para a 1ª divisão? Então porque é que todo muito se acomoda em somente conseguir a classificação? Será que conseguir a classificação e um título, não é melhor? Claro, que o melhor de tudo seria nunca ter caído para a 2ª divisão, mas já que caiu, porque não buscar o título? Toda essa festa, comemoração e comentários já a respeito da próxima temporada, passa para a equipe a impressão de dever cumprido e que não deveriam mais se empenhar para conquistar o título. Se todos realmente acreditam na propagada grandeza do clube, deveria ser mais do que lógico que tendo caído para a 2ª divisão, NADA mais deveria ser aceito do que a conquista do título, com o consequente retorno à primeira divisão.

Muito se comenta aqui, em General Severiano e na mídia em geral, sobre a grandeza do clube, mas não estou enxergando a torcida, os jogadores, o clube e a mídia agindo como se o clube fosse grande.

Marcelo disse...

O ANO AINDA NÃO ACABOU !!!

Sergio disse...

Não podemos deixar de ressaltar o espetáculo da torcida botafoguense. Ela merece muito, mas muito mais que um acesso, ela merece muitos títulos. Poucas torcidas aguentariam o que a gloriosa torcida botafoguense aguenta. Parabéns Fogão. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, mas aqui, estamos todos comemorando o acesso matemático com antecedência. Em nenhum momento dissemos que agora pouco importa conquistar o título. Devemos sim, conquistá-lo mas eu comemoro mesmo o acesso.

Sergio, essa torcida é diferente demais.

Abs e SA!!!

Jacob disse...

Não fosse a saída do Chamusca e não entrada do Lisca teríamos ficado na B.
O mérito em 1° lugar, inquestionavelmente, é do Enderson.
Não vou falar do jogador A, B ou C. Hoje foi o dia mais esperado do ano desde o dia 01 janeiro. Terminamos bem e com méritos.
Parabéns ao grupo todo.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Pai. 100% do Enderson e jogadores.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo e turma
Um velho botafoguense feliz de novo. Confesso que duvidei desse final por muito tempo.
Méritos totais de Enderson e comissão técnica.
Mudou da água pro vinho.
A série B é uma barra muito pesada. É outro mundo.
Que nunca mais falemos sobre ela.
Saudações alvinegras
Pra mim, tem um nome símbolo: JOEL CARLI
Paulo de Poa

Rodrigo Federman disse...

Paulo, total de acordo, amigo.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Subir de onde jamais deveríamos ter descido. Mas essa queda nos transformou para melhor. A capacidade de mudar é que poderá impedir uma nova queda. A profissionalização do clube começou com o Jorge Braga com postura de time grande. Negociando com competência os passivos, ajustando o caixa e preparando o clube para investidores. Quem compra dívida não equacionada? Ainda não estamos nadando em águas calmas, mas a esperança é de boas novas do meio para o final do ano que vêm. Já falam em 8 reforços, o que é bem razoável. Resta saber onde...mas esse bom problema é da diretoria, que na minha opinião mostrou superação ao reconhecer, mesmo que tardiamente seus erros e corrigiu com competência os rumos. Parabéns Enderson e todo o time e agora queremos o título, que vale não só pela moral, mas também a classificação antecipada para as oitavas da CB (com a grana que vêm junto).

Assimos disse...

Salve, amigos do CB!

Foram 35 rodadas sem comentar aqui. Eu não tinha cabeça para o Botafogo… E mesmo depois do Enderson começar a esboçar algo interessante eu ainda ficava com o pé atrás. Esse time não me conquistou com técnica, mas sim com garra, o que não víamos nos últimos anos. Os caras realmente deram o sangue. Independente disso, a série A é paulada na cabeça e por isso o elenco precisa ser muito reforçado. Eu manteria o esqueleto do time: Kanu, Carli, Rafael, Oyama, Marco Antônio, Chay e Navarro (só que esse já se foi, infelizmente). Confesso que pela garra, TALVEZ, eu desse chance para alguns (tipo para entrar nos 15-20 min. finais): Carlinhos, Jonathan, Barreto, Pedro Castro, Warley. Mas isso ainda é realmente dúvida para mim.

É isso, amigos… Estamos de volta e agora buscamos uma série A com esse mesmo espírito de querer vencer e sonhar com coisas maiores.

Abraços!

Rodrigo Federman disse...

É isso, Paulo. Só falta vermos se serão mesmo 8 reforços ou 8 contratações. Essa é a questão e onde duvido muito do Freeland.

Amém, Assimos. Voltamos!

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

A festa foi linda, pá ! Lamentei não ter podido ir com minha filha. Mas festejamos em casa, com hino do Botafogo tocado em alto volume, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho.

A volta, ou não, à série A era praticamente uma questão de sobrevivência da entidade Botafogo FR. E apesar dos pesares, conquistamos aquele que é/era o principal objetivo do ano de 2021 com 2 rodadas de antecedência.

Agora é fundamental o EM mostrar ao grupo a importância da conquista do 1º lugar - as oitavas de final na Copa do B 22, representando mais grana e tempo para treinar a equipe. E para isso basta vencer o rebaixado Brasil em Pelotas que conquistaremos o 1º lugar faltando uma rodada para o término do campeonato.

Não quero que o Botafogo seja o maior vencedor da série B. Na verdade, sonhei que após retornarmos à série A em 2004 as coisas em GS mudassem e o Botafogo se mantivesse em um processo de crescimento, ainda que lento, porém constante. Infelizmente pelas razões que bem sabemos não foi o que aconteceu.

Mas, uma coisa de cada vez. Hoje, mais até que ontem, é dia de ver as pessoas vestindo com orgulho as cores do Botafogo.

Parabéns Enderson Moreira ! Parabéns, comissão técnica que veio com ele ! Parabéns elenco ! E como muito bem dito pelo Rodrigo, parabéns principalmente à essa torcida maravilhosa que não abandona o clube e sem a qual o Botafogo já teria sucumbido a todos esses dirigentes que por aqui passaram.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Boa, Eduardo. Valeu demais! E agora, pés no chão para buscarmos o título e reforçar bastante o time para o ano que vem.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Bom dia,
PVC comentou ontem no fim do jogo que paramos nos mantermos teriamos que ter no minimo 6 a 7 contratações, o que voce acha ?

Rodrigo Federman disse...

Unknown, concordo. E vou além: Pelo menos 5 para o time titular. Com muito boa vontade ainda.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E continuam partindo do Clube elogios efusivos ao Freeland...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, tema do post de agora pela manhã. Preocupante demais.
Abs e SA!!!

alex disse...

Boa tarde Rodrigo e amigos, VOLTAMOS A SERIE A ISSO QUE IMPORTA NO MOMENTO.
Obrigado , treinador
Parabéns e muito a torcida pela bela festa.
Parabéns aos jogadores , mas a maioria muito obrigado e tchau....

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Alex! Disse tudo!
Abs e SA!!!